segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Construindo o conceito de tolerância



Após detectarmos falta de tolerância de nossos alunos em respeito a vários assuntos, tais como, a cor da pele, orientações políticas, religiosas, sexuais, pedimos que postem atividades que possam ajudar nossos alunos em relação a esse problema. Alguns professores já trabalharam o tema, porém, o problema ainda está presente em nossa comunidade escolar.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Avaliar



As formas de avaliar alunos no Brasil são sempre um assunto polêmico. Priorizar o modelo tradicional de avaliação — somativo ou classificatório —, cria um ambiente competitivo, e o resultado são alunos desmotivados, que estudam em busca de boas notas, quando o ensino poderia estar desenvolvendo muito mais do que isso. . Vocês estimulam a autoavaliação dos alunos? Vocês utilizam algum outro instrumento para avaliar que não seja o somativo?

domingo, 25 de setembro de 2016

Educação Alimentar



Havíamos planejado na primeira reunião do ano realizarmos quatro projetos, um por bimestre, porém, em virtude da longa greve ocorrida, não conseguimos realizá-los. Iremos retomar esses projetos e nessa semana, vocês estão sendo solicitados a especificarem o que cada um fará com suas turmas em relação ao projeto de educação alimentar. No dia 24/02/2016, foi enviado um email sugerindo algumas ações por disciplina que poderá ser utilizado por vocês agora nesse planejamento. O importante é que cada um decida como contribuirá para a realização do projeto.

domingo, 18 de setembro de 2016

Aula Invertida


A metodologia da sala de aula invertida é um modelo pedagógico que inverte a ordem tradicional em que ocorre a aprendizagem para que o aluno antecipe o estudo do conteúdo e, então, use o tempo de aula para atividades complementares para reforçar esse aprendizado. A aula invertida não precisa, necessariamente, ser em grupo.
Por exemplo, um professor de geografia que tem como foco do bimestre os blocos econômicos da América Latina, esse mesmo professor pode dividir a turma em grupos e assinalar um grupo econômico para cada grupo formado em sala de aula. Os alunos precisam ler o conteúdo no livro didático e apresentarem o assunto para os outros grupos. O papel do professor é transitar entre os grupos e sanar as dúvidas, dar dicas do que é realmente importante sobre o assunto e orientar sobre as anotações dos grupos. Pode-se usar dicionários para se buscar os significados de palavras novas ou outros livros para se aprofundarem no assunto. Há a tendência dos alunos de dispersarem por não estarem acostumados a esse tipo de trabalho, por isso é importante o professor transitar entre os grupos, como citado acima. Os alunos irão apresentar o que foi proposto e o professor poderá complementar quando necessário. Ao final, pode-se fazer uma atividade para se verificar a aprendizagem que poderá valer nota ou não.

Nessa semana, vocês são convidados a formular uma aula invertida com algum conteúdo do 4º bimestre. Futuramente, vocês serão convidados a relatar como foi essa experiência em uma postagem. 

domingo, 11 de setembro de 2016

Análise do IDEB


Considerando-se os resultados de nosso colégio, que vem caindo em desempenho um ponto a cada resultado do Ideb e também analisando os números atingidos por todas as redes, no qual nosso colégio não tem alcançado, como vocês analisam esse fato e como podemos melhorar nossos índices?

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Educação voltada ao cotidiano do aluno

Um dos objetivos da educação não é simplesmente o de efetivar um saber na pessoa, mas seu desenvolvimento como sujeito capaz de atuar no processo em que aprende e de ser parte ativa dos processos de subjetivação associados à sua vida cotidiana (Gonzalez Rey, 2001)

Um professor precisava ensinar linguagem coloquial e linguagem formal. O mesmo trouxe dois jornais para a sala de aula: O Globo e Meia Hora. O jornal foi entregue aos alunos para que lessem e discutissem as manchetes. Ao final das discussões que foram baseadas nas notícias, o professor apontou a diferença na forma como as notícias foram informadas nos dois jornais. A partir desse momento, o professor pediu que os alunos anotassem o conteúdo no caderno e passou atividades sobre o mesmo. Essa é uma das  formas de se usar o cotidiano dos alunos para apresentar um conteúdo.


Gostaria que vocês elaborassem uma abordagem nesse estilo utilizando um conteúdo que vocês irão trabalhar com os alunos nesse bimestre.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Transdisciplinaridade






Transdisciplinaridade

A ideia de transdisciplinaridade envolve não só os conteúdos disciplinares, mas também algo que vai entre, através e além das disciplinas.

Ou seja, para se trabalhar de forma transdisciplinar, devemos envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Por exemplo, o corpo é um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo. Está na disciplina de Educação Física, na disciplina de Biologia, na disciplina de Artes cênicas, mas não está totalmente inserida em nenhuma disciplina. Não é possível inserir o tema “corpo” em apenas uma disciplina.

Outro exemplo são as artes. As artes estão diluídas nas disciplinas de História, de Psicologia, de Artes Plásticas, de Linguagem, etc…

Além disso, podemos citar a Espiritualidade, a Atuação Social, o Meio Ambiente.

Mas então você me pergunta: Mas os temas transversais também são transdisciplinares?

Sim, claro!

Os temas transversais podem ser trabalhados de forma inter ou transdisciplinar. A diferença básica seria na forma como os professores trabalham.

Se os professores trabalham cada um somente com sua disciplina, trata-se de um trabalho interdisciplinar. Mas se os professores fazem um mesmo planejamento, onde todos participam de todos os processos, indo além de suas disciplinas de formação, se envolvem toda a comunidade escolar e seu entorno, as famílias, então trata-se de um trabalho transdisciplinar.

Ou seja, um trabalho transdisciplinar obrigatoriamente deve conter elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das classes de aula.

Baseado nesse conceito, que temas vocês sugerem para trabalharmos em sala de aula com os alunos? O que acham de juntarmos turmas de séries iguais e termos vários professores trabalhando com essas turmas? Reconheço que o colégio não possui espaço físico adequado para juntarmos turmas, mas acho que na reposição, quando menos alunos comparecem, poderíamos tentar essa prática. Além de estarmos fazendo uma experiência, ainda teríamos a oportunidade dos professores compensar mais tempos de reposição. Ex. Se juntarmos duas turmas de 1º ano do ensino médio tendo três professores trabalhando com eles seis tempos, cada professor terá reposto 12 tempos de aula. Isso também pode ser feito fora da reposição, mas ficará condicionado ao número de alunos presentes ou não daria certo.