domingo, 18 de setembro de 2016

Aula Invertida


A metodologia da sala de aula invertida é um modelo pedagógico que inverte a ordem tradicional em que ocorre a aprendizagem para que o aluno antecipe o estudo do conteúdo e, então, use o tempo de aula para atividades complementares para reforçar esse aprendizado. A aula invertida não precisa, necessariamente, ser em grupo.
Por exemplo, um professor de geografia que tem como foco do bimestre os blocos econômicos da América Latina, esse mesmo professor pode dividir a turma em grupos e assinalar um grupo econômico para cada grupo formado em sala de aula. Os alunos precisam ler o conteúdo no livro didático e apresentarem o assunto para os outros grupos. O papel do professor é transitar entre os grupos e sanar as dúvidas, dar dicas do que é realmente importante sobre o assunto e orientar sobre as anotações dos grupos. Pode-se usar dicionários para se buscar os significados de palavras novas ou outros livros para se aprofundarem no assunto. Há a tendência dos alunos de dispersarem por não estarem acostumados a esse tipo de trabalho, por isso é importante o professor transitar entre os grupos, como citado acima. Os alunos irão apresentar o que foi proposto e o professor poderá complementar quando necessário. Ao final, pode-se fazer uma atividade para se verificar a aprendizagem que poderá valer nota ou não.

Nessa semana, vocês são convidados a formular uma aula invertida com algum conteúdo do 4º bimestre. Futuramente, vocês serão convidados a relatar como foi essa experiência em uma postagem. 

26 comentários:

  1. Ensino Religioso-tema:Fatos do mundo contemporâneo a luz da fé.
    primeiro ano do ensino médio
    Cada aluno deverá escrever sobre um tema contemporâneo que o incomoda,exemplo:corrupção, violência, preconceito, intolerância etc.Num circulo de debates cada participante fará uma exposição acerca do tema escolhido, o participante deverá expor para o grupo, a importância e a relevância do tema por ele escolhido, para ser analisado em sala de aula.Após a exposição de cada tema escolhido, o grupo fará um debate sobre as temáticas escolhidas e a visão de suas religiões.Os que não possuem religião farão a exposição baseados em suas concecpções de vida sobre o assunto.A professora sugerirá que os alunos levem jornais e revistas para a sala de aula, onde os alunos pesquisem os temas relevantes para eles.Ao final da atividade os temas e as opiniões serão registradas através de cartaz confeccionados pelo grupo participante.

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  2. Língua Portuguesa - 6º ano
    Poema
    A turma será dividida em grupos de três ou quatro componentes. Cada grupo deverá pesquisar e levar para a sala de aula um poema. Será solicitado aos grupos que escolham um representante que lerá o poema escolhido por seu grupo para a turma. Após a leitura, os alunos e a professora, discutirão sobre os poemas, fazendo considerações relevantes sobre os textos apresentados.

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  3. Língua Inglesa - 6o Ano
    Tirinhas
    Os alunos serão divididos em grupo. Cada grupo receberá uma tirinha da Turma da Mônica, em Inglês, com algumas perguntas sobre a tirinha recebida. Eles terão alguns minutos para identificar os nomes dos personagens em Inglês, compreender o assunto da tirinha e responder às questões.
    O segundo momento, será de apresentação dessas tirinhas, cada grupo mostrará a sua tirinha aos demais, e explicará a situação ali exposta.
    As tirinhas também podem ser trocadas pelos grupos, para que eles possam compreender o assunto das outras, antes mesmo dos seus colegas exporem.

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  4. Língua Portuguesa - 2º ano
    Pré-Modernismo
    Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo ficará responsável por abordar uma obra do autor Monteiro Lobato. Estes também deverão no dia da apresentação elaborarem um jogo interativo com a turma, de acordo com a obra apresentada. Este jogo servirá como "avaliação" da aprendizagem, naquele momento, ministrada pelo grupo.
    A intenção é a de que todos consigam perceber a essência desse movimento literário que antecede o Modernismo. Matéria estudada mais a fundo no terceiro ano do ensino médio.

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  5. Ciências - 8° ano.
    Temática: Métodos contraceptivos.

    Os alunos se dividem em grupo, recebendo cada um deles, um método contraceptivo para o estudo em questão. Eles também recebem uma espécie de roteiro para que conste todas as informações necessárias à apresentação aos demais colegas.
    Após a análise prévia do conhecimento adquirido, os grupos apresentam uns para os outros todas as informações acerca do método contraceptivo que lhe foi destinado.
    Dentre outras, ali teremos informais como:
    Método escolhido;
    Informações gerais sobre o método;
    Quem pode utilizar tal método;
    Como funciona?;
    Prós e contras.
    Ao final da aula, ou em um segundo momento, os alunos produzem um texto explicando cada um dos métodos aprendidos, onde constem os pontos acima abordados.

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  6. 9º ano

    Tema: Oriente Médio

    Recurso: Charges

    A turma será dividida em grupos, onde cada um receberá uma charge. Cada grupo deverá realizar uma análise crítica sob a temática levantada em cada charge, com questões do Oriente Médio.

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  7. Trabalhei na reposição de greve com a professora de língua portuguesa neste sábado passado de maneira bem parecida ao exposto. Na verdade, quase funcionou, mas devemos ter dificuldades até conseguirmos doutrinar os alunos para tal, já que toda a precariedade do sistema educacional no Brasil foi corroendo docentes e discentes ao longo dos anos.
    Vejam de quando partiu essa idéia:
    Poderíamos discutir até que ponto a sala de aula invertida é mesmo uma inovação. Vygotsky (1896-1934), por exemplo, já destacava a importância do processo de interação social para o desenvolvimento da mente. Seymour Papert, na linha de Piaget, já defendia na década de 60 uma didática em que o aluno usasse a tecnologia para construir o conhecimento. E, sem ir tão longe, o próprio Paulo Freire era adepto de que o professor transformasse a classe num ambiente interativo, usando recursos como vídeos e televisão. “Não temos que acabar com a escola”, disse num diálogo com Papert em 1996, mas sim “mudá-la completamente até que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia”.
    Em todo caso, seja um método novo ou apenas um nome diferente para o que há muito se pensa para a educação do futuro, é fundamental que escolas e faculdades brasileiras conheçam mais sobre essa pedagogia. Sobretudo porque ela apresenta contribuições importantes para alguns dos maiores desafios do nosso alunado: motivação, hábito de leitura, qualidade da aprendizagem.

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  8. 1º ano (ensino médio) - MATEMÁTICA

    Tema: Potências e Propriedades (Revisão para seguir com Função Exponencial)

    Serão divididos entre os grupos os seguintes itens:

    I - Definição de Potência;
    II - Potência com Expoente Natural e Inteiro;
    III - Propriedades com Potências de mesma base.

    Cada grupo ficará responsável por ensinar um dos tópicos com a mediação do professor. Ao final do processo, os alunos resolverão exercícios voltados ao conteúdo ensinado.

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  9. 8º Ano

    Tema: Lutas

    Dividir em grupos a turma e cada grupo vai pesquisar e falar sobre um determinado tipo de luta.

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  10. 3º ano (ensino médio)

    Tema: Mujeres importantes y prestigiosas de América Latina.

    POLÍTICA. Michelle Bachelet, La Malinche, Eva Perón y Policarpa Salavarrieta
    CÍVICO-SOCIAL. Madres de Ciudad Juárez, Madres de la Plaza de Mayo y Estela Carlotto y Rigoberta Menchú
    LITERATURA. Isabel Allende, sor Juan Inés de la Cruz, Clarice Lispector y Gabriela Mistral
    OTRAS ARTES. Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Violeta Parra y Mercedes Sosa.

    A turma será dividida em 4 grupos. Cada grupo deverá relatar a história de vida de cada mulher citadas acima.

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  11. 3º ano (ensino médio)
    Química
    Tema: eletrolise
    Aula pratica sobre o tema explicando como tudo funciona. Na próxima semana a aula teórica fixando melhor o conteúdo.

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  12. 9° ano - assunto: gênero romance
    Os alunos lerão trechos do romance, ainda a ser escolhido (provavelmente "Dom Casmurro", de Machado de Assis - isso dependerá da disponibilidade de exemplares da sala de leitura). A partir da leitura, serão divididos em grupos com o objetivo de criarem perguntas sobre o enredo para os outros grupos. Assim, como num jogo de perguntas e respostas, os grupos competirão entre si para ver quem acerta mais. Tal atividade culminará na produção coletiva de um romance como uma das avaliações bimestrais.

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  13. T: 2001
    Os alunos deverão realizar uma pesquisa em grupo sobre vida e obras dos autores pré-modernistas, para apresentação de seminário em sala de aula.
    Assim que os seminários terminarem, haverá uma discussão sobre Pré-modernismo, conteúdos passados, postura do grupo e sobre o desempenho de cada componente, para que os alunos possam avaliar os trabalhos apresentados.

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  14. 3º ano: Energia Limpa
    Os alunos irão estudar os tipos de energias limpas e dar seus prós e contras...
    Depois apresentar para turma... Iremos discutir também a importância de um tipo de energia mais sustentável...

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  15. O trabalho proposto será baseado nas seguintes habilidades do 4º bimestre:reconhecer características estruturais de uma reportagem; reconhecer as funções fática, referencial e metalinguística da linguagem. A turma será dividida em três grupos que ficarão responsáveis por pesquisar em jornais e revistas exemplos de cada função da linguagem e posteriormente compartilharão com toda a turma, através de seminário, os saberes adquiridos.

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. Trabalho em grupo sobre o gênero textual " crônica".
    Cada grupo levará para a turma uma crônica publicada em jornal ou revista.
    Depois os alunos lerão o texto para a turma.
    Após a leitura, cada grupo criará cinco questões de interpretação sobre a crônica.

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  18. 9 ano, seminário sobre a ditadura militar no Brasil e o processo de redemocratização
    a turma será dividida em dois grandes grupos e cada grande grupo sera dividido em grupos de 4 alunos :um sobre o período de ditadura militar no Brasil, e outro grande grupo irá pesquisar sobre o processo de redemocratização seguindo o critério de divisão em grupos de 4 alunos.
    Haverá um sorteio e cada grupo ira pesquisar, confeccionar cartazes e apresentar o conteúdo pesquisado a turma.

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  19. Trabalho sobre o Halloween

    Os alunos irão ler a história do Halloween, suas comidas, suas festas o motivo da comemoração e depois irao fazer um trabalho em grupo com a minha mediação.

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  20. Turmas do terceiro ano.
    Aula. Relações ecológicas
    os alunos estudam o conteúdo do livro didático previamente e em sala de aula o tema é debatido e os alunos são estimulados a apresentar relações ecológicas presentes no seu dia a dia

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  21. Artes- 9º ano
    Arte contemporanea- Colagem
    Em grupo, os alunos selecionarão de revistas ou jornais imagens daquilo que eles mais gostam. Serão distribuídos para cada grupo um papel 40 kg em uma medida aproximada de uma folha A4.Nela eles farão uma margem com espessura de 3cm nos quatro lados.
    O trabalho consiste em momtar uma composição harmoniosa com as imagens selecionadas ocupando todo o espaço do suporte que é o papel.Durante todo o processo será necessária a minha orientação quanto à escolha das imagens e a disposição delas na montagem da composição.
    No final, será feita uma avaliação coletiva de todos os trabalhos da turma.

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  22. Matemática- 3° ano
    assunto: geometria analítica

    Separados em grupos os alunos ficarão com temas relativos a tópicos de geometria analítica ,onde cada grupo irá apresentar seu assunto com exemplos práticos.Ao final será feita uma abordagem pelo professor ressaltando os tópicos aplicados.

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  23. Sociologia – 3º ano

    Irei abordar o tema “VIOLÊNCIA”, para tanto, pretendo partir da violência sofrida pela mulher em um contexto nacional. Trabalharei com foco na Lei nº 11.340/2006, denominada de Lei Maria da Penha, partindo dos vários tipos que caracterizam a violência doméstica e familiar contra a mulher e perpassando pelas medidas de prevenção, assistência e proteção.

    Dividirei os alunos em 5 grupos. Cada grupo ficará responsável por pesquisar acontecimentos noticiados em veículos de comunicação acerca de 2 tipos de violência sofridos por mulheres em nossa sociedade. Os alunos levarão os resultados de suas pesquisas para serem debatidos em sala de aula a fim de refletirmos sobre as distinções entre as formas de violência. Seguem, elencados, 10 tipos de violência doméstica e familiar:

    Violência de gênero - violência sofrida pelo fato de se ser mulher, sem distinção de raça, classe social, religião, idade ou qualquer outra condição, produto de um sistema social que subordina o sexo feminino;

    Violência doméstica - quando ocorre em casa, no ambiente doméstico, ou em uma relação de familiaridade, afetividade ou coabitação;

    Violência familiar - violência que acontece dentro da família, ou seja, nas relações entre os membros da comunidade familiar, formada por vínculos de parentesco natural (pai, mãe, filha etc.) ou civil (marido, sogra, padrasto ou outros), por afinidade (por exemplo, o primo ou tio do marido) ou afetividade (amigo ou amiga que more na mesma casa);

    Violência física - ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa;

    Violência institucional - tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas etc.) predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades;

    Violência intrafamiliar/violência doméstica - acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono;

    Violência moral - ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher;

    Violência patrimonial - ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores;

    Violência psicológica - ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal;

    Violência sexual - ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.

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  24. Boa noite, caríssimos colegas!

    A sala de aula invertida utiliza uma metodologia ativa de aprendizagem, transformando o aluno em protagonista do processo.

    Nos trabalhos desta semana, solicitei às turmas que utilizassem alguns recursos midiáticos. Por exemplo, dando continuidade ao projeto "100 anos de samba", solicitei a uma das turmas que realizasse uma pesquisa sobre os tipos de samba, quais instrumentos são utilizados em cada tipo e que fossem baixados no celular cada exemplo de samba e também cada som dos instrumentos.

    Durante a semana, informo como se deu a pesquisa e o que a mesma provocou nos alunos.

    Abçs, Silvia




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  25. Entendo a campanha como interessante, ainda que possa, talvez, ser ou parecer mal intencionada. Assim, como a política permeia toda a sociedade e, particularmente, a literatura disponível para ser utilizada no processo que promove o despertar da consciência social dos alunos, é fundamental que todo o material didático a ser utilizado, desde o fornecido pelo Estado ao que os próprios professores propõem, deva ser apreciado previamente e decidido por todo o corpo docente. Dessa forma, além de analisar de forma crítica o que será apresentado aos alunos, é possível estabelecer estratégias para que esta literatura seja adequadamente divulgada. Com essa medida evitam-se discussões político-partidárias inúteis e, sobretudo, prematuras entre alunos, que geralmente são muito imaturos, mas já passíveis de serem cooptados, até mesmo em seus lares, bem como os consequentes antagonismos que surgirão entre estes. Enfim, o momento, no âmbito da sala de aula, é de despertar nos alunos, por meio de leituras variadas seguidas por debates, o conhecimento, a lucidez, o respeito às diferenças, o sentido de justiça e equilíbrio necessários para que não se tornem inocentes úteis, por exemplo, em campanhas espalhafatosas estimuladas pela mídia corporativa, mas, sim, cidadãos conscientes e não manipuláveis.
    Eduardo Lopes

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  26. 3 ano
    Trabalho em grupo: a justificação do poder político e a defesa de Montesquieu da divisão dos poderes

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