Um dos objetivos da educação não é simplesmente o de efetivar
um saber na pessoa, mas seu desenvolvimento como sujeito capaz de atuar no
processo em que aprende e de ser parte ativa dos processos de subjetivação
associados à sua vida cotidiana (Gonzalez Rey, 2001)
Um professor precisava ensinar linguagem coloquial
e linguagem formal. O mesmo trouxe dois jornais para a sala de aula: O Globo e
Meia Hora. O jornal foi entregue aos alunos para que lessem e discutissem as
manchetes. Ao final das discussões que foram baseadas nas notícias, o professor
apontou a diferença na forma como as notícias foram informadas nos dois
jornais. A partir desse momento, o professor pediu que os alunos anotassem o
conteúdo no caderno e passou atividades sobre o mesmo. Essa é uma das formas de se usar o cotidiano dos alunos para
apresentar um conteúdo.
Gostaria que vocês elaborassem uma abordagem nesse estilo
utilizando um conteúdo que vocês irão trabalhar com os alunos nesse bimestre.
Boa tarde, caros colegas!
ResponderExcluirUma das saídas para reconectar o indivíduo ao mundo onde vive passa pelo desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse processo, os alunos aprendem a colocar em prática as atitudes e habilidades para usar as emoções, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável e, principalmente, lidar com o conteúdo programático. Por meio de dinâmicas, por exemplo, desenvolve-se um processo de formação integral, que não se restringe à transmissão de conteúdos.
Além de usar a transposição didática, como culminância dos conteúdos, aplico um jogo:
Morfologia - 8º ano.
a) Separe a classe em dois grupos e escolha um aluno como representante de cada grupo;
b) Pegue um livro da biblioteca ou utilize o próprio livro didático, escolha um texto, leia-o e selecione uma palavra desse texto para cada grupo;
c) Diga para a turma a que classe gramatical as palavras escolhidas pertencem. Exemplo: "escuridão", substantivo feminino, singular;
d) Cada representante fará uma mímica para o seu grupo, que tentará descobrir a palavra, com o tempo cronometrado. Em seguida, o outro grupo fará o mesmo, mas tentará diminuir essa marca.
e) O aluno que acertar, dentro do tempo cronometrado, ganha um pirulito e pontua para o grupo; se errar, pontua para o outro grupo.
Grande abraço, Silvia
turmas:oitavo e nono anos:COMPREENDENDO A PALAVRA RITO.A partir de um questionário,dismistificar a palavra rito ou ritual de coisas ligadas somente a ¨magia¨.Este questionário é interativo e reflexivo,onde professor e alunos respondem juntos.
ResponderExcluir1-O que você entende por ritos?
R-São ações realizadas diáriamente,cotidianamente.
2-Quais exemplos poderíamos citar como ritos cotidianos?
R-Escovar os dentes,interagir com o celular,tomar o café da manhã, tomar banho e etc.
3-Quais tipos de ritos cotidianos vocês conhecem?
R-cívicos e religiosos, além dos realizados diáriamente.
4-Escreva exemplos de ritos cívicos:
R-Cantar o Hino Nacional, hastear a bandeira, comemorar datas cívicas.
5-Escreva exemplos de ritos religiosos:
batismo, casamento, oração, culto evangélico, missa católica,comemoração de festas religiosas,culto do candomblé e etc.
6- Dentre os que você citou acima quais são os ritos de passagem?Sendo que ritos de passagem são aqueles em que o indivíduo passa de uma idade para outra de acordo com o que é considerado por sua instituição religiosa?
R-Batismo e casamento, além de festa de quinze anos, apresentação da criança recém-nascida,fazer a cabeça no candomblé e ritual para os falecidos.
Com as turmas de LPT, estou trabalhando com o desenvolvimento em uma redação. Já percebi que eles possuem muita dificuldade em entender e consequentemente escrever um texto em terceira pessoa.
ResponderExcluirA ideia da atividade é que eles escrevam orações que costumam usar cotidianamente em primeira pessoa. Depois, eles devem trocar as orações uns com os outros e tentar escrevê-las em terceira pessoa. É um bom começo para que possam compreender essa forma de escrita tão importante no texto dissertativo-argumentativo.
Turma 1°ano do ensino médio.
ResponderExcluirTrabalhar a presença de coloquialismo ( expressões próprias da fala na língua espanhola)
Da mesma forma, uso de gírias e formas refuzidas ou contraídas do português espanhol.
Elaboração de frases utilizando os mecanismos pesquisados pelos mesmos.
Turma 1°ano do ensino médio.
ResponderExcluirTrabalhar a presença de coloquialismo ( expressões próprias da fala na língua espanhola)
Da mesma forma, uso de gírias e formas refuzidas ou contraídas do português espanhol.
Elaboração de frases utilizando os mecanismos pesquisados pelos mesmos.
Turma 6º ano - Conteúdo: Substantivo
ResponderExcluirProposta:
Entregar aos alunos uma pequena folha que conterá um item a partir do qual o aluno deverá criar 6 palavras. Os itens devem ser os que seguem abaixo, de forma que cada item fique com um aluno e itens repetidos fiquem com alunos que sentem distantes.
1- Nomes de atores preferidos
2- Nomes de lugares que conheço
3- Nomes de animais
4- Nomes dos sentimentos que me fazem chorar
5- Nomes de emoções que gosto de sentir
6- Nomes de ações que gosto de praticar
7- Nomes de profissões
8- Nomes de palavras que posso formar a partir da palavra “flor” (ex. floreira)
9- Nomes de palavras formadas por duas outras palavras (ex.: guarda-chuva)
10- Nomes de frutas favoritas
11- Nomes de esportes que pratico
12- Nomes de objetos que tenho em casa
Repare que cada um deles vai gerar listas de substantivos de diferentes classificações.
Dê cerca de 10 a 15 minutos para que os alunos completem suas listas recebidas. O professor deverá preencher os itens no quadro, deixando espaço para preencher as palavras. Os alunos deverão explanar seis resultados, enquanto o professor coloca no quadro, buscando orientar para que todas as palavras sejam substantivos. Assim, se por exemplo em "Nome de ações que gosto de praticar" os aluno disser "dançar", deve ser indicado que o NOME da ação é "dança". Após o preenchimento, o professor deve conduzir sua aula de modo que os alunos percebam que por mais diferentes que possam parecer aquelas palavras elas têm algo em comum: servem para dar nomes às coisas. Chegando a essa conclusão, o professor explica que se tratam de substantivos e registra um conceito, preferencialmente, aproveitando as contribuições dos alunos. Para completar, deve-se salientar e registrar os diferentes tipos de substantivos, utilizando-se os exemplos levantados pelos alunos.
Gostaria de abordar as diferentes maneiras de pensamento entre as pessoas de níveis sociais diferentes e mostrar para os alunos que não depende de nós sermos ricos ou pobres, mas que devemos fazer valer a nossa pobreza com educação.
ResponderExcluirEnriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo (T. Harv Eker).
Vivemos num mundo de dualidades. Alto e baixo, claro e escuro, quente e frio, rápido e lento, direita e esquerda são alguns exemplos dos milhares de pólos opostos com que convivemos. Para que um pólo exista, é necessário que o outro exista também. É possível haver um lado direito sem que haja um lado esquerdo? Sem chance.
Turma de sexto ano:
ResponderExcluirFamily Members (Membros da família)
A turma é apresentada ao novo vocabulário. Fazemos uma atividade de fixação, construindo uma árvore genealógica com esse novo vocabulário.
Como atividade de casa, eles precisam procurar fotos de membros de suas famílias, para trazer na aula seguinte.
Ja em sala de aula, com as fotos em mãos, eles constroem cartazes da árvore genealógica de suas famílias,usando as fotos e o novo vocabulário que foi aprendido na aula anterior.
Essa aula fica muito marcada na memória deles, pois tem todo um envolvimento sentimental.
Turma de primeiro ano do ensino médio, conteúdo: Função do Segundo Grau.
ResponderExcluirUma abordagem bem próxima do cotidiano desses alunos, principalmente dos meninos, que jogam bola no campinho de frente para a nossa escola, seria:
O professor de Educação Física precisa do campo em ótimas condições para a realização do interclasse da escola. Porém, a tela que cerca este campo está em péssimas condições. Conversando com o prefeito, o professor consegue a troca da tela danificada. Ele disponibiliza 200 m de tela. Caberá aos alunos descobrirem a área máxima a ser envolvida pela quantidade de tela fornecida. Junto com as dimensões do campo, problemas deste tipo, caracterizam funções do segundo grau.
Passar um texto sobre a importancia da atividade fisica , apos terminado essa atividade , realizar com os alunos mini testes com dois grupos um que faz atividade fisica e outro que não faz e ressaltar para eles a importancia da atividade fisica.
ResponderExcluir-Aula prática de química 1º ano: descobrir a quantidade de álcool adicionada à gasolina através de experimento em sala de aula.
ResponderExcluirCom isso descobriram como analisar não só a quantidade de álcool adicionada à gasolina como também como a gasolina pode ser adulterada. Também saberão como fazer essa analise em casa.
-Aula prática de química 2º e 3º ano: Gerar gás hidrogênio a partir da hidrolise da água, gerando assim energia. Irão verificar como é fácil fazer um combustível através da passagem de corrente elétrica por um pouco de agua. Uma energia limpa, onde sua queima gera água novamente.
Ensino Médio
ResponderExcluir-Reportagens sobre a crise política e econômica que está ocorrendo no nosso país e na América Latina.
-a partir da reportagem trabalharei as mudanças econômicas que estão ocorrendo e como a política interfere diretamente na mesma.
-O objetivo da atividade é desenvolver o senso crítico dos alunos.
Conteúdo: Dinâmica. 1°, 2° e 3° leis de Newton.
ResponderExcluirPrincípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele."
A Força ou a Segunda Lei de Newton
"A mudança do movimento é proporcional à força matriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força."
Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton
"A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias."
Dada a teoria das três leis de Newton, a turma se divide em seis grupos e cada dois deles trabalha exemplificando a aplicação no cotidiano das leis propostas.
Agora, é hora de mostrar gifs animados e/ou figuras que mostrem o uso das forças no nosso dia-a-dia.
Por fim, os alunos fazem um relatório contendo desenhos com exemplos de onde se aplicam as três leis, a sua definição formal e a fórmula utilizada para cálculos e afins.
Gêneros a serem trabalhados: charge e tirinha
ResponderExcluirTema: eleições
Conteúdos:
- identificar nas tirinhas e nas charges a relação entre o texto e o contexto político, histórico e social, analisando as ideologias subjacentes nesses gêneros.
- Reconhecer na charge a presença de estereótipos, clichês, referências culturais e discursos sociais.
- Identificar os efeitos de humor presentes nas charges e nas tirinhas
Propostas de trabalho:
- os alunos farão uma atividade que envolverá leituras e análises de charges e tirinhas relacionadas ao tema “Eleições”.
- Produção de uma charge.
Para os alunos do 1o ano é interessante usar informações de catálogo de mercado de bairro e mercado da zona sul do RJ. Além de verificar que há diferença nos produtos oferecidos à venda nas lojas há também a grande diferença de preço. Com esse trabalho de pesquisa, praticamos o vocabulário referente a comida e preço.
ResponderExcluirMatemática 2°ano cones e pirâmides
ResponderExcluirCom a utilização de cones e pirâmides confeccionados em acrílicos, trabalhar com os alunos o conceito de áreas e volumes,ficando mais fácil a assimilação e compreensão da geometria espacial,contribuindo assim para a abstração do aluno.
3º ano
ResponderExcluirPoluição e meio ambiente
Sempre peço para os alunos pesquisarem e anotarem os principais problemas que existem na região onde moram (na rua, no bairro ou na cidade) e elaborar sugestões para solucionar esses problemas...
Em tempos de discussões acerca do significado de democracia e sabendo que os aluno do 3º ano passa por um período de transição a fim de alcançar sua cidadania plena, em outras palavras, passa a decidir sobre o destino da sociedade exercendo o direito de votar e ser votado, escolho como atividade a simulação de um Tribunal do Júri. Além de cristalizar o conceito de que a Cidadania é a expressão concreta do exercício da Democracia, objetivo central da atividade, o Júri Simulado irá fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro.
ResponderExcluirMaterial de apoio: Os alunos poderão adotar recursos tecnológicos, vídeos, pesquisas, teses, entrevistas e ensaios para defender seus argumentos.
O professor: O professor irá orientar os grupos acerca do tema e do papel que desempenharão no júri simulado, além de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.
Proposta Interdisciplinar: penso na atividade como uma junção de disciplinas, neste contexto, proponho que outros professores interessados pelo tema desempenhem os seguintes papéis:
a) Professor-juiz(a): dirige e coordena o andamento do júri, podendo lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições. Pode integrar o corpo de jurados ou não;
b) Professor-orientador(a): discute o tema de modo isento e imparcial com os grupos. Também integram o corpo de jurados;
c) Professor-orientador(a) de acusação: discute o tema com um dos grupos, auxiliando na construção das estratégias de acusação;
d) Professor-orientador(a) de defesa: discute o tema com o outro grupo, auxiliando na construção das estratégias de defesa.
Ao final, abrir-se-á espaço de debate e serão feitas as seguintes proposta reflexivas:
a) Quais foram os benefícios dessa atividade?
b) O que mais nos agradou?
c) Como nos sentimos?
d) O que podemos melhorar? O aproveitamento da atividade como avaliação complementar com pontuação para o bimestre letivo ficará a critério de cada professor(a).
Minha aula de produção textual teria como tema "O texto descritivo". Cada aluno deveria fazer uma descrição de si mesmo, um autorretrato. Após redigirem suas composições, um aluno ou o próprio professor leria as redações e os alunos deveriam adivinhar de quem era o texto lido.
ResponderExcluirPra mim é mt difícil especificar um conteúdo onde eu trabalho o cotidiano porque a minha própria maneira de entender a disciplina que ministro é a partir do cotidiano. É o HOJE que me impele a olhar para o passado e estudar história. Por exemplo, estamos vendo com o 1º ano o assunto Antiguidade Greco-Romana. Quando eu falo sobre Grécia e sobre a democracia ateniense, não tem como não falar sobre eleições, sobre campanhas políticas, sobre cidadania hoje. O mesmo cotidiano é utilizado quando trato de coronelismo e eleições na República Velha, por exemplo, no 3º ano.
ResponderExcluirTrabalho esse conteúdo por meio de um texto chamado "Estrangeirismo". Este trabalha a linguagem formal , a linguagem informal, as variações linguísticas e estrangeirismos. Após a leitura do texto, faço algumas perguntas para os alunos que envolvem esse assunto.
ResponderExcluirTrabalho esse conteúdo por meio de um texto chamado "Estrangeirismo". Este trabalha a linguagem formal , a linguagem informal, as variações linguísticas e estrangeirismos. Após a leitura do texto, faço algumas perguntas para os alunos que envolvem esse assunto.
ResponderExcluirDentro do asunto Vanguardas Europeias destaquei a palavra " mudança" e pedi que os alunos do 9º ano falassem sobre isso. Eles abordaram vários significados para essa palavra e refletimos sobre comportamento, personalidade, amizade, caráter e até mesmo vestuário, moradia entre outros temas do cotidiano deles.
ResponderExcluirDentro do asunto Vanguardas Europeias destaquei a palavra " mudança" e pedi que os alunos do 9º ano falassem sobre isso. Eles abordaram vários significados para essa palavra e refletimos sobre comportamento, personalidade, amizade, caráter e até mesmo vestuário, moradia entre outros temas do cotidiano deles.
ResponderExcluirEstudos realizados têm demonstrado a necessidade de ser desenvolvida uma prática pedagógica que não privilegie apenas a aquisição de conteúdos curriculares, como tem acontecido na maioria das instituições de ensino. No dizer de Galeffi (2001, p. 23) “precisa potencializar a educação humana do sujeito social autônomo e inventivo”.
ResponderExcluirDessa forma, a relação entre o educador e o educando deveria ser de trocas e interações tendo como metas o crescimento em conjunto; porém, de aprendizados individualizados. Utilizando os argumentos de Dante Galeffi precisa-se anunciar na aprendizagem autônoma uma tensão educativa que se funda na ação aprendente e com essa ação, ser desenvolvida uma atitude aprendente radical. O Professor nesta relação desempenha um papel fundamental pois contrariando o Comenio no dizer de Pacheco (1996) não é possível ensinar tudo a todos. A questão-chave não reside em saber se a aprendizagem deve conceder prioridade aos conteúdos, mas sim em assegurar que seja significativa.
Procuro usar nos problemas de Funções do Segundo grau temas do interesse dos alunos, principalmente basquete e futebol. Eles conseguem visualizar melhor os pontos notáveis da parábola.
ResponderExcluirExemplo: prova do 1° bimestre (feita apenas em setembro em decorrência da greve) - 9° ano. Na última questão, uma questão de produção textual, havia o texto provocador "Estado corta na merenda escolas, mas não economiza em bufê de reuniões do governo", publicado no jornal Extra agora em setembro. Segue o link: http://extra.globo.com/noticias/rio/estado-corta-na-merenda-escolar-mas-nao-economiza-em-bufe-de-reunioes-do-governo-20088717.html#ixzz4JzNbUU7m. A partir do texto em questão, os alunos produziram um texto do gênero carta do leitor, colocando-se como indivíduos diretamente afetados pelo teor da notícia.
ResponderExcluirNa história sempre fazemos esse trabalho para que os alunos consigam entender melhor os fatos, fazendo comparações do que esta escrito no livro e o que acontece nos dias atuais.
ResponderExcluirAo falar dos deuses gregos e sua simbologia no 6 ano mostro como é essa representação nos em algumas religiões atuais..
No 7 ao falar da Reforma protestante e da Contra Reforma e fazendo a relação com a igreja evangélica e seus diversos segmentos..
9 ano Erva Vargas, ditadura e golpe, e pedir com que eles reflitam sobre a situação da politica brasileira, fazendo até mesmo um debate, sobre o assunto.
Trabalharia com os alunos temas abordados em revistas de divulgação científica como a scientifica americam.
ResponderExcluirBem, têm muito material de filosofia em filmes, até em gibis...
ResponderExcluir