Mostrando postagens com marcador orientação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador orientação. Mostrar todas as postagens

domingo, 18 de setembro de 2016

Aula Invertida


A metodologia da sala de aula invertida é um modelo pedagógico que inverte a ordem tradicional em que ocorre a aprendizagem para que o aluno antecipe o estudo do conteúdo e, então, use o tempo de aula para atividades complementares para reforçar esse aprendizado. A aula invertida não precisa, necessariamente, ser em grupo.
Por exemplo, um professor de geografia que tem como foco do bimestre os blocos econômicos da América Latina, esse mesmo professor pode dividir a turma em grupos e assinalar um grupo econômico para cada grupo formado em sala de aula. Os alunos precisam ler o conteúdo no livro didático e apresentarem o assunto para os outros grupos. O papel do professor é transitar entre os grupos e sanar as dúvidas, dar dicas do que é realmente importante sobre o assunto e orientar sobre as anotações dos grupos. Pode-se usar dicionários para se buscar os significados de palavras novas ou outros livros para se aprofundarem no assunto. Há a tendência dos alunos de dispersarem por não estarem acostumados a esse tipo de trabalho, por isso é importante o professor transitar entre os grupos, como citado acima. Os alunos irão apresentar o que foi proposto e o professor poderá complementar quando necessário. Ao final, pode-se fazer uma atividade para se verificar a aprendizagem que poderá valer nota ou não.

Nessa semana, vocês são convidados a formular uma aula invertida com algum conteúdo do 4º bimestre. Futuramente, vocês serão convidados a relatar como foi essa experiência em uma postagem.