quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Transdisciplinaridade






Transdisciplinaridade

A ideia de transdisciplinaridade envolve não só os conteúdos disciplinares, mas também algo que vai entre, através e além das disciplinas.

Ou seja, para se trabalhar de forma transdisciplinar, devemos envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Por exemplo, o corpo é um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo. Está na disciplina de Educação Física, na disciplina de Biologia, na disciplina de Artes cênicas, mas não está totalmente inserida em nenhuma disciplina. Não é possível inserir o tema “corpo” em apenas uma disciplina.

Outro exemplo são as artes. As artes estão diluídas nas disciplinas de História, de Psicologia, de Artes Plásticas, de Linguagem, etc…

Além disso, podemos citar a Espiritualidade, a Atuação Social, o Meio Ambiente.

Mas então você me pergunta: Mas os temas transversais também são transdisciplinares?

Sim, claro!

Os temas transversais podem ser trabalhados de forma inter ou transdisciplinar. A diferença básica seria na forma como os professores trabalham.

Se os professores trabalham cada um somente com sua disciplina, trata-se de um trabalho interdisciplinar. Mas se os professores fazem um mesmo planejamento, onde todos participam de todos os processos, indo além de suas disciplinas de formação, se envolvem toda a comunidade escolar e seu entorno, as famílias, então trata-se de um trabalho transdisciplinar.

Ou seja, um trabalho transdisciplinar obrigatoriamente deve conter elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das classes de aula.

Baseado nesse conceito, que temas vocês sugerem para trabalharmos em sala de aula com os alunos? O que acham de juntarmos turmas de séries iguais e termos vários professores trabalhando com essas turmas? Reconheço que o colégio não possui espaço físico adequado para juntarmos turmas, mas acho que na reposição, quando menos alunos comparecem, poderíamos tentar essa prática. Além de estarmos fazendo uma experiência, ainda teríamos a oportunidade dos professores compensar mais tempos de reposição. Ex. Se juntarmos duas turmas de 1º ano do ensino médio tendo três professores trabalhando com eles seis tempos, cada professor terá reposto 12 tempos de aula. Isso também pode ser feito fora da reposição, mas ficará condicionado ao número de alunos presentes ou não daria certo.

34 comentários:

  1. Tema sugerido:Valores éticos,cidadania e a construção da identidade escolar.Minha opinião sobre o agrupamento de turmas e de que devido ao espaço fisico da escola,fica inviável este agrupamento,pois não faço parte do grupo de reposiçao como outros professores também,teria que ser um projeto muito bem pensado e elaborado para dar conta da real situação da escola no momento.

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  2. Eu acho a ideia muito boa. Sugiro o tema eleições. Em uma conversa com os alunos do Médio percebi que eles possuem dúvidas básicas. Conversar e fazer atividades relacionadas a esse tema, são de suma importância para muitos desses alunos que estão votando pela primeira vez. Já houve uma imensa discussão sobre a escola sem partido. Mas nesse momento, a intenção é esclarecer realmente o papel do prefeito e dos vereadores. O exercício da cidadania, através do ato de votar. Não entraremos em questões políticas, mas como as eleições são realizadas não só em nosso país, mas também em outros países. Para os professores que não aderiram à greve, trabalhar com os assuntos transversais é algo que deva ser visto no dia, pois provavelmente a frequência não será baixa, como nos dias de sábado.
    A eleição no sentido geral mesmo: municipal, nacional, de representante de turma, de grêmio estudantil. O discurso e debater a democracia e sua importância. Respeitar a escolha da maioria, enfim há textos, filmes, jogos que trabalham essa questão.

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  4. Eu ADOREI a ideia! Eu vou na vive da Claudia. Eu só sugiro que, em vez de ELEIÇÕES, que é algo muito restrito, a gente estenda para DEMOCRACIA (mas obviamente com foco no pleito de outubro). Porque aí, para além do ato de votar propriamente dito, a gente trabalharia outras práticas, questões, ideias etc.

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  5. Eu trabalhei essa semana em todas as minhas turmas temas como: bullying, igualdade de gênero, intolerância religiosa, homofobia e racismo. Questões que sempre estão gerando confronto entre os alunos... houve boas discussões.
    Sugiro que trabalhemos sobre democracia, focando as eleições de Outubro, mas sobretudo o que está acontecendo no nosso país nesse momento. Hoje mesmo muitos alunos me procuraram para se informar e discutir os problemas que virão com a nova representatividade presidencial.

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  6. Boa noite, caro grupo!

    Aproveitando o eixo da intolerância de todos os tipos, sugiro o tema Direitos Humanos. Aliás devo ter esta aula pronta na próxima semana porque trabalharei o tema em outra instituição e também farei uma oficina de estudo de casos.

    Ressalto que este é um tema extremamente importante, pois corresponde à competência 5 do Enem.

    Grande abraço, Silvia

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  7. Seguem as orientações, principalmente para os colegas de outras disciplinas:

    Toda proposta de redação do Enem pede que o candidato siga uma conduta voltada para os direitos humanos. Conforme as instruções:

    Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema xxxxxxxxxxx, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

    Logo, os direitos humanos são usados como referência nas redações. O procurador da República Ailton de Souza considerou que há uma falta de informações na prova do Enem, uma vez que o Inep não especifica o que considera Direitos Humanos nas instruções da redação. O Instituto alegou que não colocou na prova, pois todo o material sobre esse tema já é público dentro da política nacional da educação.

    [...]

    “As bases filosóficas e conceituais dos direitos humanos na educação brasileira são públicas e estão consolidadas em uma política nacional de educação, cujos principais marcos legais são: o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. Não existe, portanto, insegurança jurídica quanto ao uso desses critérios na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Fonte: http://blog.enem.com.br/2016/direitos-humanos-no-enem/

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  8. Todas as sugestões apresentadas são ótimas para se trabalhar em sala de aula, incluiria o tema dos jogos paralímpicos,onde se pode trabalhar exemplos de: superação,força de vontade e determinação.

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  9. Sugiro trabalhar com os temas "Conviver na Diversidade (dos Meios Sociais e dos Ambientes Naturais)" e "Respeitar o Ser Humano e a Natureza". Acredito que são temas importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos.

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  10. Sempre achei que os temas primeiros socorros, prevenção a incêndio, educação ambiental e leis de trânsitos deveriam ser aplicados na escola. Essa é uma boa oportunidade de trabalharmos esses temas.

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  11. Acho que seria interessante trabalhar com o tema "eleições" sugerido pela professora Cláudia.
    Os alunos ficam "perdidos" em relação a esse assunto.
    Poderíamos realizar debates com os alunos. A turma seria dividida em grupos . Cada grupo defenderia um candidato.

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  13. Poderia ser trabalhado também o tema: respeito ao próximo! E a junção de turmas se trabalhando de forma transdisciplinar é muito viável, mas devido a falta de espaço físico só tem como realizar quando às turmas estão com o número reduzido.

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  14. Gostei muito da ideia de trabalhar em parceria com os colegas de outras disciplinas, pois penso que é uma experiência enriquecedora tanto para alunos quanto para os professores. Sugiro a abordagem de assuntos ligados ao mercado de trabalho, cursos técnicos e de graduação, para orientação dos alunos nesta fase tão decisiva de suas vidas.

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  15. Concordo com vários colegas aqui e acho super válido um trabalho com várias disciplinas... Sugiro temas que envolvam meio ambiente e também diversidade de gêneros...

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  16. Gosto do tema sugerido pela Joyce "Conviver na Diversidade (dos Meios Sociais e dos Ambientes Naturais)" e "Respeitar o Ser Humano e a Natureza", acho muito importante para nossos alunos do fundamental II, é bem amplo e podemos trabalhar com todos os alunos.
    Mas acho que não daria para juntar a turmas para a execução dos trabalhos, mas essa junção poderia acontecer numa presentação, onde cada turma colocaria o que foi assimilado com o tema.

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  17. Concordo que a maneira mais viável seria através de apresentação, já que não dispomos de um espaço físico amplo. Falar sobre essa crise política que estamos presenciando, pode funcionar com os alunos do ensino médio.

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  18. Penso que temos muito o que repor,então podemos usar todos os temas já sugeridos em forma de apresentação de trabalhos. Assim, conforme os alunos vão apresentado, vamos discutindo os assuntos e depois aplicariamos uma avaliação com os temas discutidos.

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  19. Gostei muito da ideia. Sugiro trabalharmos o tema "Adolescência". Esse tema é muito amplo, nos permite falar sobre diversos aspectos.
    Nossos alunos tem muitas dúvidas em relação ao seu corpo, comportamento, sexualidade, educação, política e etc.
    Acho que um grupo de professores conseguiria trabalhar bem com esse tema, seria uma aula bem esclarecedora e interessante para todos nós.

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  20. Claro que essa forma de reposição será mais rápida e, talvez, mais interessante para o aluno. Os temas sugeridos são ótimos e também poderíamos trabalhar um tema por semana nos três anos. Seria um projeto semanal.

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  21. De acordo com a proposta da Amanda, pelo menos para as turmas da tarde, nos oitavos anos, onde os tema ligados à adolescência, sexo e sexualidade dão uma discussão para um bimestre quase inteiro. Faz parte do currículo de ciências, podemos linkar com português, lpt, inglês e educação física.
    Ainda não consegui pensar em temais tranversais para o nono ano, visto que o conteúdo dirigido para essas turmas são específicos demais, mas com um prazo maior, poderemos fazer alguma proposta mais sólida.

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  22. Todas as sugestões são válidas. Creio que a forma mais correta e coerente seja a da professora Cláudia. Após discutirmos os assuntos, os alunos poderão apresentar de várias formas os trabalhos elaborados em aula. Será uma ótima metodologia a ser aplicada no Ensino Médio.

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  23. Todas as sugestões são válidas. Creio que a forma mais correta e coerente seja a da professora Cláudia. Após discutirmos os assuntos, os alunos poderão apresentar de várias formas os trabalhos elaborados em aula. Será uma ótima metodologia a ser aplicada no Ensino Médio.

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  24. Gostaria que se usasse o momento político, inclusive debatendo ideais diferentes entre os professores para mostrar o que é a democracia.

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  26. Sugiro os seguintes temas:
    - Conscientização e participação política;
    - Pluralidade étnica;
    - A mulher na sociedade.
    Creio que tratando da Conscientização e participação política em sala, professores de Sociologia, História, Filosofia, Geografia, entre outros, poderão abordar conteúdos acerca de nossa história política; suscitar questões atuais como eleições, impeachment; abordar a importância de se conhecer a plataforma eleitoral de um candidato. Enfim, trazer questões que propiciem a mobilização e empatia do aluno acerca da temática.
    Em relação ao tema Pluralidade étnica podemos discutir sobre a origem, não da raça ou do credo, mas do Ser Humano, da vida (base biológica), enfatizando uma única verdade: a de que pertencemos,todos, a uma mesma base existencial; a intolerância entre as diversas religiões; a desigualdade socioeconômica e as relações sociais discriminatórias e excludentes.
    A mulher na sociedade é um tema extremamente rico e abrange diversas disciplinas, tais como Literatura, História e Sociologia. Podemos desenvolver assuntos relacionados ao papel da mulher nas civilizações antigas e sua evolução; à violência doméstica; à liberdade e igualdade de gênero e às conquistas políticas e trabalhistas alcançadas na sociedade.

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  27. A ideia é muito interessante. Os temas como paraolimpíadas e eleições cai como uma luva para o momento atual, onde serão abordados assuntos ligados a respeito, superação e inclusão.

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  28. Sugiro como tema Infecções sexualmente transmitidas (ISTs).

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  29. Poderíamos falar sobre direitos humanos: o que é "direito", por que eles existem, se são ~respeitados e etc.

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  30. Gosto muito da ideia de necessidade de auto conhecimento. Nos preocupamos muito com o conhecimento sobre o mundo externo que, apesar de ser importante, não supera a importância do nosso complexo mundo interno.
    Muitos temas podem ser trabalhados diretamente ou não; físicos e intelectuais; históricos ; emocionais e outros.
    Entender a nós mesmos nos dá condições de decifrar o mundo e as pessoa à nossa volta.

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  31. Gosto muito da ideia de necessidade de auto conhecimento. Nos preocupamos muito com o conhecimento sobre o mundo externo que, apesar de ser importante, não supera a importância do nosso complexo mundo interno.
    Muitos temas podem ser trabalhados diretamente ou não; físicos e intelectuais; históricos ; emocionais e outros.
    Entender a nós mesmos nos dá condições de decifrar o mundo e as pessoa à nossa volta.

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  32. Nas últimas aulas de reposição,trabalhamos os temas identidade de gênero e sexualidade - nas aulas de LP, LPT e Ciências - e Direitos Humanos - nas aulas de LP, LPT e Inglês. As aulas transdisciplinares têm sido um sucesso! Esse formato de aula faz com que ela seja mais dinâmica, desperta melhor o interesse do aluno e ajuda, inclusive, no comportamento dos alunos em sala. Assim, pelo menos, tem sido até agora. Para as próximas aulas, uma sugestão é continuar trabalhando os direitos humanos em eixos temáticos mais específicos, como a questão racial, por exemplo. Outra sugestão, pegando o gancho do texto do post, é o trabalho com o corpo, pensando nas aulas de LPT e Artes: a relação entre música, dança, teatro e literatura daria uma aula incrível, sensorial e prática, o que os alunos provavelmente iriam adorar.

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  33. A transdisciplinaridade é um conceito que, em ampla medida, já é aplicado na escola, uma vez que do momento em que professores de diversas disciplinas se reúnem para levar a cabo diferentes projetos envolvendo os alunos já o estão praticando. Evidente que tal implantação requer cuidadoso planejamento, para não causar sensação de confusão para os alunos, mas, sim, promover o seu envolvimento e mobilização.
    Ressalto que deve estar claro para o corpo docente o espectro desta implantação, de forma que os conteúdos efetivamente transdisciplinares sejam transmitidos de forma harmoniosa e segura.
    Como sugestão de temas que podem ser abordados de forma intensiva, mas sempre observando-se a faixa etária e o nível de maturidade dos alunos, está respeito ao próximo, sobretudo nesse momento tão conturbado e onde se observa diariamente a disseminação do ódio ao diferente por parte de setores ultra conservadores da sociedade. A transdisciplinaridade seria um importante instrumento no sentido de sensibilizar as novas gerações para a importância de aceitar valores inquestionáveis como a igualdade de gênero, o respeito as diversas religiões, bem como buscar que os alunos assimilem que o racismo e a homofobia são crimes.
    Além destes temas, há outros necessários e muito presentes, como a importância da preservação da natureza para todas as faixas etárias. E, com foco no entendimento da dura realidade exposta no atual momento político, destacando a chegada das próximas eleições, seria muito bem-vinda uma ação direcionada aos alunos mais maduros, lembrando que vários votarão pela primeira vez, oferecendo a estes uma abordagem clara e isenta sobre o valor da democracia, o entendimento do processo eleitoral e a importância de votar de forma consciente.
    Eduardo Lopes

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  34. Participei de diversos projetos de reposição envolvendo essa questão.

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