domingo, 25 de setembro de 2016

Educação Alimentar



Havíamos planejado na primeira reunião do ano realizarmos quatro projetos, um por bimestre, porém, em virtude da longa greve ocorrida, não conseguimos realizá-los. Iremos retomar esses projetos e nessa semana, vocês estão sendo solicitados a especificarem o que cada um fará com suas turmas em relação ao projeto de educação alimentar. No dia 24/02/2016, foi enviado um email sugerindo algumas ações por disciplina que poderá ser utilizado por vocês agora nesse planejamento. O importante é que cada um decida como contribuirá para a realização do projeto.

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, caros colegas!

    Pretendo trabalhar o documentário “Super Size Me: a dieta do Palhaço", de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente estadunidense, que segue uma dieta de 30 dias com a alimentação exclusiva do McDonald’s.

    O filme documenta os efeitos que surgem deste estilo de vida na saúde física e psicológica das pessoas, e explora a influência das indústrias da comida rápida.

    Antes do início do experimento, Spurlock, que tinha uma dieta variada, pesava 84,1 kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11,1 kg. Ele também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual e dano ao fígado. Além disso, o protagonista precisou de quatorze meses para perder o peso que havia ganho.

    Após a exibição do documentário, pretendo trabalhar os diversos discursos que envolvem as redes de fast food, entre eles o midiático.

    Boa semana a todos!

    Abçs, Silvia

    ResponderExcluir
  3. O conteúdo do quarto bimestre é muito restrito, ficando difícil sua aplicação no tema. Dessa forma pretendo trabalhar com ele análise de dados e construção de gráficos com o tema abordado. Assim que elaborar os detalhes acrescento na minha postagem.

    ResponderExcluir
  4. Explorando o texto: Hacia una alimentación sana.

    Vou definir os principais costumes de alimentação de determinados grupos ( espanholes, brasileiros, argentinos entre outro). Também será analisado uma classificação de alguns alimentos segundo a sua função: construtores, energéticos e reguladores.

    ResponderExcluir
  5. Pretendo utilizar o breve documentário "Criança: a alma do negócio" para trabalhar conceitos como alimentação saudável, consumismo, texto publicitário, modalização do discurso, estratégias midiáticas e funções da linguagem.

    ResponderExcluir
  6. Selecionarei dois artigos de divulgação científica relacionados ao tema "Educação alimentar" que serão lidos e analisados pelos alunos. Após essa etapa, haverá um debate sobre dietas, distúrbios alimentares e consumo.

    ResponderExcluir
  7. Eu passei pra todos as turmas pra eles fazerem cartazes sobre o tema.
    1 ano: Evolução da Alimentação
    2 ano: Obesidade na Adolescência
    3 ano: Impacto da Alimentação no Meio Ambiente

    Já recolhi a maioria e assim q der visto, vou colar no colégio...

    ResponderExcluir
  8. Selecionar um texto relacionado ao tema "Educação alimentar" que será lido e interpretado pelos alunos. Realizar um debate em sala de aula sobre o tema.

    ResponderExcluir
  9. O projeto de educação alimentar será desenvolvido associado ao currículo mínimo do 4º bimestre(reconhecer características estruturais de uma reportagem). Será proposto aos alunos que pesquisem reportagens relacionadas ao tema para posterior debate e registro escrito. Sugestâo de texto para aula inaugural:http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/merenda-saudavel-618741.shtml

    ResponderExcluir
  10. Irei passar um texto vai ser sobre alimentaçao saudavel. E irei correlacionar com a prática da atividade física para se obter uma vida saudável.

    ResponderExcluir
  11. Trabalho sobre o gênero textual receita.
    Primeira parte: os alunos deverão responder questões de interpretação sobre o texto lido.
    Segunda parte: conversarei com a turma sobre as características desse gênero textual.
    Terceira parte:a partir do texto lido, iniciarei um debate com a turma sobre "educação alimentar".

    ResponderExcluir
  12. Trabalho sobre o gênero textual receita.
    Primeira parte: os alunos deverão responder questões de interpretação sobre o texto lido.
    Segunda parte: conversarei com a turma sobre as características desse gênero textual.
    Terceira parte:a partir do texto lido, iniciarei um debate com a turma sobre "educação alimentar".

    ResponderExcluir
  13. Vou trabalhar no 4 bimestre com a turma do 8 ano, o tipo de alimentação do Brasil no período da independência com a alimentação nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  14. Falo sobre a educação alimentar em globalização.
    Quando apresento a inserção de diferentes tipos de alimentos que vem juntamente com distintas culturas.
    Apresento hábitos bons e ruins, e como isso pode afetar a vida de cada um.

    ResponderExcluir
  15. Trabalhei com as turmas do segundo dentro do tema sistema digestivo o assunto nutrição. Nessa aula discutimos o que são os nutrientes e a importância de uma alimentação saudável e balanceada.

    ResponderExcluir
  16. Já venho tentando seguir uma alimentação saudade na minha vida. Evito refrigerantes, margarina e frituras. Também estou fazendo uma plantação orgânica.
    Já trabalho nas turmas com esse assunto e pretendo enfatizar:
    Alimentação saudável
    -Alimentos transgênicos
    -Alimentos que contem corantes artificiais e naturais
    -Alimentos que matam

    ResponderExcluir
  17. Para cada atividade artística os alunos recebem um tema das artes visuais. Neste bimestre o tema para todas as turmas será Natureza- morta que representa frutos e flores, com ênfase no consumo de frutas para uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Vou trabalhar com os alunos os artigos que saem diariamente nos jornais sobre a alimentação saudável. Além da escrita, vamos analisar as dicas e como colocar em práticas as sugestões propostas avaliando os custos financeiros. Logo após a atividade, cada aluno também poderá escrever um artigo com as suas próprias sugestões referentes ao tema proposto.

    ResponderExcluir
  20. A ideia seria a de promover a construção do
    conhecimento crítico e estimulando um viver mais saudável hoje e no futuro. Por
    intermédio desta vivência, conseguimos estimular nesse espaço a adoção de práticas
    alimentares e estilos de vida saudáveis, assim como a construção de um material sobre
    alimentação saudável e práticas alimentares locais.

    ResponderExcluir
  21. Trabalhar com os alunos a importância de se evitar alimentos que não são saudáveis e ricos em sódio, desenvolver práticas que podem ser usadas no dia a dia para ganhar mais qualidade de vida,e consequentemente evitando gastos desnecessários com medicamentos e internações.

    ResponderExcluir
  22. Olá, pessoal.
    Trabalhei com todas as minhas turmas realizando trabalhos e discussões em sala de aula que priorizavam:

    Obesidade infantil;
    Doenças relacionadas à obesidade;
    Alimentos transgênicos;
    Agrotóxicos X orgânicos.

    Também pensei em trabalhar o documentário Super Size me, já descrito e proposto pela professora Sílvia. Entretanto, não tivemos tempo hábil para tal.

    Atenciosamente,

    Janaina Toscano.

    ResponderExcluir
  23. Falarei com as turmas de primeiro ano sobre a quantidade de calorias/porção de cada tipo de alimento. Em seguida, montaremos uma dieta com base na quantidade de calorias diárias recomendadas. Os alunos também aprenderão a calcular seu índice de massa corporal.

    ResponderExcluir
  24. No quarto bimestre em consonância com o currículo vou trabalhar, a influência da religião na alimentação e alimentos que são proíbidos por algumas religiões.Esta atividade faz parte da diferença entre cultura oriental, ocidental e influência das crenças afro-brasileiras.Será apresentado vídeo e textos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  25. Nós sabemos que a alimentação saudável é importante desde cedo, pois ela é fundamental para manter uma boa qualidade de vida e prevenir infecções e doenças na vida adulta. Por esse motivo, a alimentação saudável, desde a infância, é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, evitando problemas como a desnutrição, anemia, obesidade, entre outros.
    Tendo por objetivo salientar a importância do tema “educação alimentar”, pretendo discutir o problema da fome no Brasil, apresentando experiências sociais consolidadas de enfrentamento a esse problema, como a Ação da Cidadania (programa de mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria) e a Pastoral da Criança (programa de combate à desnutrição infantil).

    ResponderExcluir
  26. Vou repetir um projeto do ano passado, que deu super certo, sobre Food Pyramid ( Pirâmide Alimentar).
    Esse projeto pode ser feito com todas as turmas do Ensino Fundamental, aumentando o grau de dificuldade de acordo com a serie.
    O objetivo, além de aumentar o vocabulário da Língua Inglesa, é mostrar a importância dos alimentos no nosso dia a dia, as quantidades adequadas que devemos ingerir de cada grupo de alimentos, calorias, açucares, gorduras, fibras, sódio e etc.
    Os alunos estarão o tempo todo em contato com a Língua Inglesa, e também aprendendo muito a respeito de uma boa alimentação.

    ResponderExcluir
  27. A partir da pirâmide alimentar, posso trabalhar a construção de uma dieta diária e praticar o uso do have to e must.

    ResponderExcluir

  28. Pretendo despertar nos alunos, no âmbito da sala de aula, a importância da reeducação alimentar, alertando-os acerca dos riscos existentes nessa imensa oferta de produtos industriais disponíveis nas gôndolas de supermercados e tão nocivos à saúde. Buscando dar um tom divertido nas aulas de matemática ao longo do bimestre, usaremos as especificações existentes nas embalagens desses produtos, que são muito consumidos, justamente pelos alunos, de forma que sejam calculadas a quantidade de componentes daninhos que são ingeridos e discutam sobre os efeitos destes a médio e longo prazo.

    Eduardo Lopes

    ResponderExcluir
  29. Não sei como relacionar esse tema com o da minha matéria.

    ResponderExcluir