Havíamos planejado na primeira reunião do ano realizarmos quatro
projetos, um por bimestre, porém, em virtude da longa greve ocorrida, não
conseguimos realizá-los. Iremos retomar esses projetos e nessa semana, vocês
estão sendo solicitados a especificarem o que cada um fará com suas turmas em
relação ao projeto de educação alimentar. No dia 24/02/2016, foi enviado um
email sugerindo algumas ações por disciplina que poderá ser utilizado por vocês
agora nesse planejamento. O importante é que cada um decida como contribuirá
para a realização do projeto.
domingo, 25 de setembro de 2016
domingo, 18 de setembro de 2016
Aula Invertida
A metodologia da sala de aula
invertida é um modelo pedagógico que inverte a ordem tradicional em que ocorre
a aprendizagem para que o aluno antecipe o estudo do conteúdo e, então, use o
tempo de aula para atividades complementares para reforçar esse aprendizado. A
aula invertida não precisa, necessariamente, ser em grupo.
Por exemplo, um professor de
geografia que tem como foco do bimestre os blocos econômicos da América Latina,
esse mesmo professor pode dividir a turma em grupos e assinalar um grupo
econômico para cada grupo formado em sala de aula. Os alunos precisam ler o
conteúdo no livro didático e apresentarem o assunto para os outros grupos. O
papel do professor é transitar entre os grupos e sanar as dúvidas, dar dicas do
que é realmente importante sobre o assunto e orientar sobre as anotações dos
grupos. Pode-se usar dicionários para se buscar os significados de palavras
novas ou outros livros para se aprofundarem no assunto. Há a tendência dos
alunos de dispersarem por não estarem acostumados a esse tipo de trabalho, por
isso é importante o professor transitar entre os grupos, como citado acima. Os
alunos irão apresentar o que foi proposto e o professor poderá complementar quando
necessário. Ao final, pode-se fazer uma atividade para se verificar a aprendizagem
que poderá valer nota ou não.
Nessa semana, vocês são
convidados a formular uma aula invertida com algum conteúdo do 4º bimestre.
Futuramente, vocês serão convidados a relatar como foi essa experiência em uma
postagem.
domingo, 11 de setembro de 2016
Análise do IDEB
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
Educação voltada ao cotidiano do aluno
Um dos objetivos da educação não é simplesmente o de efetivar
um saber na pessoa, mas seu desenvolvimento como sujeito capaz de atuar no
processo em que aprende e de ser parte ativa dos processos de subjetivação
associados à sua vida cotidiana (Gonzalez Rey, 2001)
Um professor precisava ensinar linguagem coloquial
e linguagem formal. O mesmo trouxe dois jornais para a sala de aula: O Globo e
Meia Hora. O jornal foi entregue aos alunos para que lessem e discutissem as
manchetes. Ao final das discussões que foram baseadas nas notícias, o professor
apontou a diferença na forma como as notícias foram informadas nos dois
jornais. A partir desse momento, o professor pediu que os alunos anotassem o
conteúdo no caderno e passou atividades sobre o mesmo. Essa é uma das formas de se usar o cotidiano dos alunos para
apresentar um conteúdo.
Gostaria que vocês elaborassem uma abordagem nesse estilo
utilizando um conteúdo que vocês irão trabalhar com os alunos nesse bimestre.
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Transdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
A ideia de transdisciplinaridade envolve
não só os conteúdos disciplinares, mas também algo que vai entre, através e
além das disciplinas.
Ou seja, para se trabalhar de forma transdisciplinar, devemos
envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Por
exemplo, o corpo é um tema que está presente em várias disciplinas mas não
pertence a nenhuma ao mesmo tempo. Está na disciplina de Educação Física, na
disciplina de Biologia, na disciplina de Artes cênicas, mas não está totalmente
inserida em nenhuma disciplina. Não é possível inserir o tema “corpo” em apenas
uma disciplina.
Outro exemplo são as artes. As artes estão diluídas nas
disciplinas de História, de Psicologia, de Artes Plásticas, de Linguagem, etc…
Além disso, podemos citar a Espiritualidade, a Atuação Social, o
Meio Ambiente.
Mas então você me pergunta: Mas os temas transversais também são
transdisciplinares?
Sim, claro!
Os temas transversais podem ser trabalhados de forma inter ou
transdisciplinar. A diferença básica seria na forma como os professores
trabalham.
Se os professores trabalham cada um somente com sua disciplina,
trata-se de um trabalho interdisciplinar. Mas se os professores fazem um mesmo
planejamento, onde todos participam de todos os processos, indo além de suas
disciplinas de formação, se envolvem toda a comunidade escolar e seu entorno,
as famílias, então trata-se de um trabalho transdisciplinar.
Ou seja, um trabalho transdisciplinar obrigatoriamente deve conter
elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das classes de
aula.
Baseado nesse conceito, que temas vocês sugerem para trabalharmos
em sala de aula com os alunos? O que acham de juntarmos turmas de séries iguais
e termos vários professores trabalhando com essas turmas? Reconheço que o
colégio não possui espaço físico adequado para juntarmos turmas, mas acho que
na reposição, quando menos alunos comparecem, poderíamos tentar essa prática.
Além de estarmos fazendo uma experiência, ainda teríamos a oportunidade dos
professores compensar mais tempos de reposição. Ex. Se juntarmos duas turmas de
1º ano do ensino médio tendo três professores trabalhando com eles seis tempos,
cada professor terá reposto 12 tempos de aula. Isso também pode ser feito fora
da reposição, mas ficará condicionado ao número de alunos presentes ou não
daria certo.
quarta-feira, 20 de julho de 2016
Dominância cerebral e a maneira de exercer seu trabalho
https://www.personalidades.mobi/Dominancia_Cerebral/
Acesse o link acima, faça o teste e informe qual o seu perfil de dominância cerebral. Diga se o resultado do teste realmente é compatível com você. Justifique sua resposta. Informe de que forma seu perfil de dominância cerebral pode auxiliar no seu trabalho. Informe possíveis obstáculos que você pode ter em seu trabalho por conta de seu perfil de dominância cerebral.
quarta-feira, 13 de julho de 2016
Alunos transformando a escola
Como mobilizar estudantes para gerar transformações dentro da escola? Ouvir o que eles têm a dizer pode ser o primeiro passo. As demandas e percepções dos jovens podem ser o ponto de partida para a construção de um projeto educacional, que trabalha com questões significativas para eles e integra diferentes áreas de conhecimento.Como podemos colocar isso em prática?
Assinar:
Postagens (Atom)








