segunda-feira, 3 de abril de 2017
Lei Maria da Penha
Nesse link vocês poderão acessar o e-book que pode ajudar a trabalhar o tema com nossos alunos: http://www.tjdft.jus.br/institucional/2a-vice-presidencia/nupecon/centro-judiciario-mulher/e-book-maria-da-penha-vai-a-escola
Quais as estratégias necessárias para trabalharmos o assunto em sala de aula? Os meninos da nossa escola conseguem respeitar as meninas?
quarta-feira, 29 de março de 2017
Alunos com Depressão
Recentemente, nossa escola foi tomada por uma profunda tristeza advinda da morte de uma aluna que perdeu sua vida tão prematuramente. A jovem foi diagnosticada com depressão e estava há meses tratando os sintomas da doença. A depressão na juventude é um fato que merece atenção, sobretudo porque é crescente. Entre os grandes desafios está distinguir a doença dos demais atos típicos da adolescência.
Muita gente tem se debruçado sobre este tema. Veja, por exemplo, as reportagens a seguir:
A) O Globo (fonte da imagem deste post):
B) Folha de São Paulo:
C) UOL:
Pensando nisso, nós também decidimos começar a refletir sobre esse tema.
É claro que ninguém pode dar conta da vida particular de cada jovem, tampouco
carregar o mundo sobre os ombros. Mas na medida do que é possível, o que
nós, agentes da educação, podemos fazer para minimizar os efeitos danosos desta
doença? Como é possível intervir para desacelerar o crescimento da depressão
entre os/as jovens?
Não é para responder agora. A ideia não é essa. Este é apenas um start
para uma proposta coletiva que há de envolver toda a equipe docente. Nossas
provas estão se aproximando. Este post tem como objetivo levar o tema
da “depressão na juventude” para as avaliações do primeiro bimestre. De
que forma este tema pode estar na sua avaliação? Existem muitas formas
deste tema aparecer: desde uma reflexão no rodapé da prova até uma questão
propriamente dita. Pode ser uma atividade de recuperação paralela, pode ser
parte da própria prova, um texto motivador, não importa. O importante é que a
escola toda seja convidada a pensar sobre o assunto, e não apenas os
professores de ciências ou biologia. Este assunto afeta a todos e todas. E se
todos e todas são potencialmente afetados/as, todos e todas podem
transformar esta vulnerabilidade em uma reflexão prática.
segunda-feira, 20 de março de 2017
Saúde também é questão escolar
Após assistir ao
vídeo abaixo, elabore um projeto de trabalho com sua turma, abordando o tema:
saúde como parte inerente da educação escolar.
CAMINHOS DA ESCOLA -
Saúde Também é Questão de Educação Escolar
Duração: 00:47:26
Série: CAMINHOS DA
ESCOLA
Etapa de ensino:
Geral
Sinopse
Escola também é lugar de aprender sobre saúde e hábitos saudáveis? O
Caminhos da Escola acredita que sim, já que nelas é que adolescentes podem
começar a saber mais sobre as mudanças da fase, drogas e também sexualidade. Em
Belo Horizonte, as dificuldades em conversar sobre os assuntos são mostradas.
Na EE Prof. Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, isso se tornou um projeto para
dar mais liberdade aos alunos para falar sobre essas questões de saúde. A
cantora Fernanda Takai fala sobre como a música sempre fez parte da sua vida.
E, no Desafio, é hora de saber quem vai vencer com o melhor jogo.
(Profª Sílvia Bonini)
segunda-feira, 13 de março de 2017
Motivação Profissional
O Sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
José de Alencar
Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.
Friedrich Nietzsche
O começo do ano letivo é marcado por um retrospecto do que foi o anterior e a expectativa daquele que está iniciando.
A motivação dos alunos é um tema recorrente nas reuniões pedagógicas. E o professor passa a ser considerado o elo pelo qual perpassa essa estrutura de buscar motivar o discente. Entretanto, pouco se fala em como manter esse profissional da educação motivado para motivar alguém a aprender ou compartilhar novas experiências.
Visto isso, quais artifícios e sugestões, enquanto docentes, podemos dividir com os colegas para que possamos nos manter motivados?
(Profª Cláudia Flores)
domingo, 5 de março de 2017
Práticas Pedagógicas para 2017
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Avaliação Anual
Chegou o momento de avaliar o blog como substituto das horas de planejamento presenciais no colégio. Necessito que avaliem as orientações pedagógicas, as práticas sugeridas, a eficácia do blog nas tomadas de decisão do colégio, na interatividade e outros aspectos que possam comentar. Essa avaliação será impressa e assinada pelos participantes para ser anexada ao relatório anual que deve ser entregue à Regional.
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
O ensino dos direitos humanos não passa somente pela transmissão oral do que se deve ou não ser feito. Passa, principalmente, pelo exemplo cotidiano daqueles que se propõem a serem os modelos que crianças e jovens devem seguir. Obviamente é o papel da escola problematizar temas históricos, sociais e culturais que levem os alunos a construir uma visão crítica do mundo. Como vocês sugerem trabalharmos esse tema com nossos alunos?
Assinar:
Postagens (Atom)






