O que esperamos para o ano letivo de 2017? Que práticas pedagógicas podemos adotar para melhorar nossa atividade docente ao longo do ano? (sugestão do profº Júlio de Biologia)
Espero que seja um ano muito mais tranquilo que 2016... E como prática pedagógica, pretendo fazer uso do visual (com filmes, documentários etc) para não ficar apenas no conteúdo escrito...
Bom dia. Para esse ano já iniciei com o uso de lista de exercícios. Coloquei atividades na qual os alunos deveriam dominar conteúdos anteriores. Pretendo usar como uma das formas de avaliação, assim acredito que poderemos atualizar seus conhecimentos e eles sempre terao atividades para desenvolver em tempos livres.
Pretendo utilizar mais os equipamentos audiovisuais da unidade escolar. Além disso, dividi algumas turmas pelas habilidades artísticas de cada um. O objetivo é explorar e desenvolver o potencial individual e coletivo.
Torna-se importante aliar as práticas inovadoras à qualidade da educação. Entende-se inovação, neste sentido, como a redefinição de critérios de seleção e de organização dos saberes.
Nós, professores, precisamos desenvolver a consciência crítica, questionando o conhecimento considerado válido para recriar criticamente os conteúdos que transmitimos.
Colaborando, assim, com a transformação da transmissão do conteúdo, uma sugestão seria a utilização das tecnologias digitais, dicionários digitais, jogos didáticos, utilização de recursos audiovisuais, entre outros.
Desejo a todos os colegas um excelente ano letivo.
Espero que este seja um ano tranquilo e muito positivo para todos nós. Acredito que a utilização de jogos didáticos seja interessante para auxiliar na fixação dos conteúdos com as turmas.
Dentro das possibilidades de cada profissional e da realidade da escola, penso que é fundamental promovermos o letramento digital dos alunos. A tecnologia da informação e da comunicação estão presentes no cotidiano e a escola não pode ficar à parte. Os nossos alunos precisam ver o que é ensinado na escola de forma contextualizada, aplicado à vida, para que consigam atender às demandas de um mercado de trabalho que deseja um profissional preparado. O uso de tecnologia em sala de aula é fundamental tanto para o aluno quanto para o professor, uma vez que acabam conhecendo novas formas de aprender e ensinar.
Espero que seja um ano mas tranquilo em relação ao de 2016. Pretendo continuar com as minhas práticas: uso de músicas, filmes, folhas em anexo, jornais revistas, entre outros. Tudo isso colabora para uma aula menos cansativa e mais atrativa. Há determinadas questões que ainda estão fora do nosso alcance e que contribuiriam ricamente para a aula de todos, como por exemplo, um laboratório de informática e uma biblioteca maior, na qual fosse incluído um acervo maior dos títulos.
Desejo que esse ano seja de muita disposição e dedicação, tanto da minha parte quantos da dos meus alunos. Já iniciei o ano com uma atividade dinâmica, falando de ídolos, aparência física, talento e sucesso.Gosto de atividades assim para o início do ano, pois me permite saber mais dos interesses, preferências e personalidade dos meus alunos. Trabalhos assim também me permite uma aproximação maior dos meus alunos. Já trabalhei com música essa semana. A maioria dos meus alunos gosta muito desse tipo de atividade, pois a aula é mais divertida e dinâmica. Posso trabalhar a oralidade dos meus alunos, ampliar o vocabulário e explorar a letra da música de diversas formas. Gostaria muito de ter em sala de aula acesso à internet, para ter como fazer mais aulas diferenciadas e atrativas. Que esse ano seja de vitória, de paz e realizações!!!
Pretendo dar continuidade ao meu projeto de construção de um museu virtual de narrativas estudantis. Para tanto, tratarei de produzir atividades que levem os alunos a narrar suas histórias sobre o passado e sobre si. Pretendo também utilizar em sala de aula as narrativas históricas de outros alunos.
Pretendo promover debates sobre questões polêmicas, afim de que os alunos possam desenvolver um senso crítico maior. Para tal, fazendo uso de charges, documentários, reportagens e uso das redes sociais.
No mundo moderno faz-se necessário a adoção e constante inovação das práticas pedagógicas a fim de dinamizar o trabalho docente e estimular a aprendizagem do aluno.
Neste 2017, pretendo utilizar mais os recursos audiovisuais, bem como adotar metodologias de ensino ligadas a temas transversais e que fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e do universo dos jovens. Também pretendo promover um debate, caso funcione, o farei mais vezes para que exercitar o raciocínio e a crítica dos alunos quanto a temas polêmicos.
No mais, a metodologia tradicional de ensino, na qual já nos encontramos bem familiarizados e que sempre, não importando as circunstâncias, está sempre ao nosso alcance.
Espero que o Estado governe de modo mais responsável e que nos forneça o suporte necessário para desenvolver um bom trabalho. Em sala de aula, o ensino de Língua Portuguesa terá como foco a leitura e a interpretação de textos literários e não literários, a produção de textos orais e escritos e debates, de maneira a formar cidadãos capazes de se inserirem no mercado de trabalho.
Espero um ano positivo em todos os sentidos.Quanto a prática,é preciso trazer assuntos relacionados ao conteúdo de maneira contextualizada e com aplicação no cotidiano do aluno.O uso de tecnologia dentro das possibilidades em sala de aula,possibilita uma interação entre aluno e professor.
Como sempre, espero que 2017 seja melhor que 2016, apesar de que não será muito difícil .Mudei um pouco minhas praticas pedagógicas, até agora tem dado certo. Também pretendo dar mais aulas práticas em sala de aula.
Vai parecer comédia, mas é o que eu penso: Identificar os pontos fracos na aprendizagem dos alunos, traçar metas claras para superá-los e aprimorar a gestão. Em algumas escolas, o pagamento de bônus a professores e a outros profissionais que conseguem cumprir as metas estabelecidas. Um maior montante de recursos disponíveis e a gestão eficiente com foco na aprendizagem estão entre os fatores apontados como determinantes. Outro aspecto que se verifica é a baixa ocorrência de problemas como insuficiência de professores, de pessoal administrativo e recursos pedagógicos.
Espero que o ano letivo de 2017 seja produtivo, porém gostaria de ressaltar a responsabilidade que o Estado deve nos proporcionar, como servidores que somos. Pretendo trabalhar de forma lúdica (oralidade/ escrita) em projetos e debates realizados pelos alunos.
Este ano darei uma importância maior para a leitura e a interpretação de texto, pois cada vez observo mais a dificuldade de meus alunos em compreender certos aspectos que vêm de uma melhor inferência dos textos apresentados. Tal deficiência fica melhor evidenciada, quando da correção das avaliações aplicadas em sala de aula, é notório de uma maneira geral o déficit apresentado no que tange à interpretação dos textos propostos.
Gostaria de fazer práticas orais nas aulas de inglês para mostrar aos alunos que é possível sim eles falarem inglês. Além disso, gostaria muito de fazer atividades em grupo como corte e colagem em produções de texto.
Pretendo fazer mais uso de recursos audiovisuais e proporcionar aos alunos do noturno idas a museus e centros culturais, com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados e ampliar sua visão de mundo ao terem contato com diferentes produções culturais. É claro que estou ciente dos vários entraves que encontrarei para pôr tudo isso em prática, no entanto, acho que será válido.
Espero que seja um ano menos conturbado, ao contrário do ano passado. Mas se a greve deixou algo de bom e de aprendizado para mim foram as aulas interdisciplinares e projetos que pudemos por em prática. Portanto, espero poder também colocar em prática esse ano mais aulas interdisciplinares, interessantes e diferentes, enriquecedoras mesmo, tanto para nós quanto para os alunos.
O ano letivo de 2016 atravessou 2017. Ainda sim espero que tudo transcorra bem. Quanto as práticas pedagógicas que podemos adotar, sugiro, como proposto pela professora Gabriela Novello, a continuidade de aulas interdisciplinares que foram desenvolvidas como reposição por conta da greve. Poderíamos, por exemplo, trabalhar os temas transversais previstos pelos PCNs, como orientação sexual ou meio ambiente.
Bem, como os colegas, espero que o ano seja muito menos conturbado do que foi o ano passado, mesmo com a covardia sistemática do governo do estado com a gente. Pretendo me basear nos planos de aula e curso já elaborados e que seguem os PCNs da minha disciplina.
Espero que seja um ano muito mais tranquilo que 2016... E como prática pedagógica, pretendo fazer uso do visual (com filmes, documentários etc) para não ficar apenas no conteúdo escrito...
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirPara esse ano já iniciei com o uso de lista de exercícios. Coloquei atividades na qual os alunos deveriam dominar conteúdos anteriores.
Pretendo usar como uma das formas de avaliação, assim acredito que poderemos atualizar seus conhecimentos e eles sempre terao atividades para desenvolver em tempos livres.
Pretendo utilizar mais os equipamentos audiovisuais da unidade escolar. Além disso, dividi algumas turmas pelas habilidades artísticas de cada um. O objetivo é explorar e desenvolver o potencial individual e coletivo.
ResponderExcluirBoa tarde, caros colegas!
ResponderExcluirTorna-se importante aliar as práticas inovadoras à qualidade da educação. Entende-se inovação, neste sentido, como a redefinição de critérios de seleção e de organização dos saberes.
Nós, professores, precisamos desenvolver a consciência
crítica, questionando o conhecimento considerado válido para recriar
criticamente os conteúdos que transmitimos.
Colaborando, assim, com a transformação da transmissão do conteúdo, uma sugestão seria a utilização das tecnologias digitais, dicionários digitais, jogos didáticos, utilização de recursos audiovisuais, entre outros.
Desejo a todos os colegas um excelente ano letivo.
Silvia
Espero que este seja um ano tranquilo e muito positivo para todos nós.
ResponderExcluirAcredito que a utilização de jogos didáticos seja interessante para auxiliar na fixação dos conteúdos com as turmas.
Dentro das possibilidades de cada profissional e da realidade da escola, penso que é fundamental promovermos o letramento digital dos alunos. A tecnologia da informação e da comunicação estão presentes no cotidiano e a escola não pode ficar à parte. Os nossos alunos precisam ver o que é ensinado na escola de forma contextualizada, aplicado à vida, para que consigam atender às demandas de um mercado de trabalho que deseja um profissional preparado. O uso de tecnologia em sala de aula é fundamental tanto para o aluno quanto para o professor, uma vez que acabam conhecendo novas formas de aprender e ensinar.
ResponderExcluirEspero que seja um ano mas tranquilo em relação ao de 2016. Pretendo continuar com as minhas práticas: uso de músicas, filmes, folhas em anexo, jornais revistas, entre outros. Tudo isso colabora para uma aula menos cansativa e mais atrativa. Há determinadas questões que ainda estão fora do nosso alcance e que contribuiriam ricamente para a aula de todos, como por exemplo, um laboratório de informática e uma biblioteca maior, na qual fosse incluído um acervo maior dos títulos.
ResponderExcluirDesejo que esse ano seja de muita disposição e dedicação, tanto da minha parte quantos da dos meus alunos.
ResponderExcluirJá iniciei o ano com uma atividade dinâmica, falando de ídolos, aparência física, talento e sucesso.Gosto de atividades assim para o início do ano, pois me permite saber mais dos interesses, preferências e personalidade dos meus alunos. Trabalhos assim também me permite uma aproximação maior dos meus alunos.
Já trabalhei com música essa semana. A maioria dos meus alunos gosta muito desse tipo de atividade, pois a aula é mais divertida e dinâmica. Posso trabalhar a oralidade dos meus alunos, ampliar o vocabulário e explorar a letra da música de diversas formas.
Gostaria muito de ter em sala de aula acesso à internet, para ter como fazer mais aulas diferenciadas e atrativas.
Que esse ano seja de vitória, de paz e realizações!!!
Pretendo dar continuidade ao meu projeto de construção de um museu virtual de narrativas estudantis. Para tanto, tratarei de produzir atividades que levem os alunos a narrar suas histórias sobre o passado e sobre si. Pretendo também utilizar em sala de aula as narrativas históricas de outros alunos.
ResponderExcluirPretendo promover debates sobre questões polêmicas, afim de que os alunos possam desenvolver um senso crítico maior. Para tal, fazendo uso de charges, documentários, reportagens e uso das redes sociais.
ResponderExcluirOlá, pessoal.
ResponderExcluirNo mundo moderno faz-se necessário a adoção e constante inovação das práticas pedagógicas a fim de dinamizar o trabalho docente e estimular a aprendizagem do aluno.
Neste 2017, pretendo utilizar mais os recursos audiovisuais, bem como adotar metodologias de ensino ligadas a temas transversais e que fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e do universo dos jovens.
Também pretendo promover um debate, caso funcione, o farei mais vezes para que exercitar o raciocínio e a crítica dos alunos quanto a temas polêmicos.
No mais, a metodologia tradicional de ensino, na qual já nos encontramos bem familiarizados e que sempre, não importando as circunstâncias, está sempre ao nosso alcance.
Abraços,
Janaina Toscano.
Espero que o Estado governe de modo mais responsável e que nos forneça o suporte necessário para desenvolver um bom trabalho. Em sala de aula, o ensino de Língua Portuguesa terá como foco a leitura e a interpretação de textos literários e não literários, a produção de textos orais e escritos e debates, de maneira a formar cidadãos capazes de se inserirem no mercado de trabalho.
ResponderExcluirQue esse ano possa ser mais tranquilo que o ano passado. E vou utilizar textos como práticas pedagógicas.
ResponderExcluirEspero um ano positivo em todos os sentidos.Quanto a prática,é preciso trazer assuntos relacionados ao conteúdo de maneira contextualizada e com aplicação no cotidiano do aluno.O uso de tecnologia dentro das possibilidades em sala de aula,possibilita uma interação entre aluno e professor.
ResponderExcluirComo sempre, espero que 2017 seja melhor que 2016, apesar de que não será muito difícil .Mudei um pouco minhas praticas pedagógicas, até agora tem dado certo. Também pretendo dar mais aulas práticas em sala de aula.
ResponderExcluirVai parecer comédia, mas é o que eu penso:
ResponderExcluirIdentificar os pontos fracos na aprendizagem dos alunos, traçar metas claras para superá-los e aprimorar a gestão.
Em algumas escolas, o pagamento de bônus a professores e a outros profissionais que conseguem cumprir as metas estabelecidas. Um maior montante de recursos disponíveis e a gestão eficiente com foco na aprendizagem estão entre os fatores apontados como determinantes. Outro aspecto que se verifica é a baixa ocorrência de problemas como insuficiência de professores, de pessoal administrativo e recursos pedagógicos.
Espero que o ano letivo de 2017 seja produtivo, porém gostaria de ressaltar a responsabilidade que o Estado deve nos proporcionar, como servidores que somos. Pretendo trabalhar de forma lúdica (oralidade/ escrita) em projetos e debates realizados pelos alunos.
ResponderExcluirEste ano darei uma importância maior para a leitura e a interpretação de texto, pois cada vez observo mais a dificuldade de meus alunos em compreender certos aspectos que vêm de uma melhor inferência dos textos apresentados. Tal deficiência fica melhor evidenciada, quando da correção das avaliações aplicadas em sala de aula, é notório de uma maneira geral o déficit apresentado no que tange à interpretação dos textos propostos.
ResponderExcluirGostaria de fazer práticas orais nas aulas de inglês para mostrar aos alunos que é possível sim eles falarem inglês. Além disso, gostaria muito de fazer atividades em grupo como corte e colagem em produções de texto.
ResponderExcluirPretendo fazer mais uso de recursos audiovisuais e proporcionar aos alunos do noturno idas a museus e centros culturais, com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados e ampliar sua visão de mundo ao terem contato com diferentes produções culturais. É claro que estou ciente dos vários entraves que encontrarei para pôr tudo isso em prática, no entanto, acho que será válido.
ResponderExcluirEspero que seja um ano menos conturbado, ao contrário do ano passado. Mas se a greve deixou algo de bom e de aprendizado para mim foram as aulas interdisciplinares e projetos que pudemos por em prática. Portanto, espero poder também colocar em prática esse ano mais aulas interdisciplinares, interessantes e diferentes, enriquecedoras mesmo, tanto para nós quanto para os alunos.
ResponderExcluirO ano letivo de 2016 atravessou 2017. Ainda sim espero que tudo transcorra bem. Quanto as práticas pedagógicas que podemos adotar, sugiro, como proposto pela professora Gabriela Novello, a continuidade de aulas interdisciplinares que foram desenvolvidas como reposição por conta da greve. Poderíamos, por exemplo, trabalhar os temas transversais previstos pelos PCNs, como orientação sexual ou meio ambiente.
ResponderExcluirBem, como os colegas, espero que o ano seja muito menos conturbado do que foi o ano passado, mesmo com a covardia sistemática do governo do estado com a gente. Pretendo me basear nos planos de aula e curso já elaborados e que seguem os PCNs da minha disciplina.
ResponderExcluir