segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O ensino dos direitos humanos não passa somente pela transmissão oral do que se deve ou não ser feito. Passa, principalmente, pelo exemplo cotidiano daqueles que se propõem a serem os modelos que crianças e jovens devem seguir. Obviamente é o papel da escola problematizar temas históricos, sociais e culturais que levem os alunos a construir uma visão crítica do mundo. Como vocês sugerem trabalharmos esse tema com nossos alunos?

26 comentários:

  1. Existem vários curtas que abordam essas questões sociais. A minha sugestão é que os utilize de acordo com o assunto que se quer propor a ser trabalhado e discutido na sala de aula. Trabalho infantil, gravidez na adolescência, adultos e crianças convivendo com o alcoolismo e drogas, entre outros, são temas polêmicos que geram debates e consequentemente um crescimento mútuo.

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  2. Podemos trabalhar a questão dos direitos humanos na sala através de curtas, palestras, abordar exemplos do cotidiano do aluno.

    Trabalhar os direitos humanos na escola é primordial para uma consciência crítica do aluno e para que o mesmo compreenda a importância dos direitos que todos os humanos tem.

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  3. Bem, esse tema foi trabalhado num projeto de reposição de aulas, por mim e algumas colegas de trabalho. Foi um projeto muito produtivo e esclarecedor.
    Esse tema deve ser trabalhado sempre, pois devemos saber quais são os nossos direitos, como devemos agir em diversas situações do nosso cotidiano, quando temos razão e podemos cobrar do governo e das autoridades.Os direitos humanos não devem ficar só no papel, eles devem ser respeitados, portanto precisamos saber quais são os nossos direitos.
    Cada um sabendo os direitos que tem, deverão ter consciência dos seus deveres também.
    No nosso projeto, trabalhamos com vídeos, músicas e textos. Os alunos aprenderam de onde e quando surgiram os direitos humanos, tomaram conhecimento dos direitos básicos que todos nós temos, discutiram situações que acontecem rotineiramente na vida da maioria dos cidadãos. Refletiram a respeito de suas próprias atitudes e imaginaram como seria um mundo perfeito.

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  4. Acredito que seja válido trabalhar a partir da vivência dos alunos, através de suas experiências pessoais, casos que tenham vivido ou visto alguém próximo vivenciar.
    Este é um tema de extrema importância para se trabalhar com os alunos, pois desperta o lado humano de todos os envolvidos, alunos e professores.

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  5. Somente trabalhando com situações do dia a dia poderemos desenvolver nos nosso alunos a capacidade de torna-los críticos. E assim transformar a sociedade em que vivemos.

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  6. A melhor maneira de trabalhar a temática dos direitos humanos é com vídeos, curtas e/ou filmes, e discussão sobre a história, objetivo e promoção dos direitos humanos.
    Muito se tem discutido sobre os direitos daqueles que cometem crimes bárbaros e hediondos, e é exatamente nesse ponto que a conversa acaba ficando mais acalorada, pois observamos que a maioria dos nossos alunos acredita que "direitos humanos são apenas para humanos direitos", e a regra não deveria ser aplicada a casos de crimes como os citados acima.
    Enfim, é uma discussão válida e acredito que poderemos iniciar a partir daí uma campanha pela não-violência, buscando transformação da sociedade através de nossos valores, pensamentos e atitudes.

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  7. Boa noite, caros colegas!

    Complementando as falas das professoras Janaína e Amanda, trabalhamos o tema Direitos Humanos de forma interdisciplinar (LP, Ciências, LPT e Inglês).

    Segue o link do vídeo que trabalhamos no projeto: https://www.youtube.com/watch?v=Ka9Y7QY2zTM

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  8. Complementando...

    O que significa dizer que queremos trabalhar com Educação em Direitos Humanos?

    A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Portanto, a formação desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, todos, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em práticas.

    E foi isso que realizamos na aula interdisciplinar.

    Abraços, Silvia

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  9. Ja trabalhei Este Tema com enfoque nas religioes:"Direitos Humanos e Diversidade Religiosa", nas turmas de segundo e terceiro anos.Este Tema faz parte do Curriculo Minimo para o ER e trabalhei atraves de Videos e textos sobre o assunto,procurando mostrar as acoes sociais que cada religiao promove para a comunidade religiosa que pertence e para aqueles que nao pertencem sao: distribuicao de cestas basicas,assistencia medica,programa Caritas de ajuda aos refugiados,doacao de agasalhos e etc,como Forma de partilhar solidariedade e cidadania.

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  10. Um projeto para discutir Direitos Humanos necessariamente tem que desafiar à criatividade,
    a reflexão, a crítica, pesquisando, discutindo e analisando algumas das questões sociais
    fundamentais como a violência, fome, corrupção e, sobretudo a importância do ato de votar,
    propiciando o desenvolvimento de atitudes e competências, despertando o interesse pela
    pesquisa, visando o entendimento do presente para a projeção do futuro.
    A escola tem como compromisso mostrar ao educando que a verdadeira democracia implica
    a prática da cidadania, o conhecimento e o respeito pelos direitos humanos. Assim,
    conhecer, analisar, questionar, refletir sobre as questões sociais que alteram e prejudicam
    nossa sociedade é uma forma de assessorá-lo para eu utilize o seu "capital do saber" para
    redimensionar a dura realidade que lhe é apresentada, desenvolvendo nele a capacidade de
    criticidade, criatividade e principalmente co-responsabilidade.

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  11. Sugiro trabalhar com animações, documentários e entrevistas. Há algumas animações da UNICEF bem interessantes para passarmos para crianças e adolescentes, a fim de que a conscientização seja feita de maneira lúdica. Acredito que este seria um tema bem interessante para um futuro projeto da escola para 2017.

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  12. Creio que hoje em dia a maior discursão sobre direitos humanos é a violência contra bandidos. Esse é um assunto muito delicado, principalmente pelo fato de que a lei, em quase 100% dos casos, só se aplica às pessoas de baixa renda. Pessoas poderosas cercadas de advogados caros a lei não se aplica. Então por que um ladrão de galinha tem que ser punido com toda a violência mas o ladrão que rouba milhões tem que está esperando o seu julgamento em sua cara de veraneio?
    Um outro assunto que dominou as redes sociais é: salvaria um bandido gravemente ferido ou um policial levemente. Acho algo ridículo. Eu não sou medico para tomar essa decisão, mas se fosse eu teria um juramento no qual se procede salvar vidas imparcialmente. Eu cheguei a discutir esse tema em sala e foi bem interessante.
    Um outro: bandido bom é bandido morto. Mais uma vez essa frase só aplica a ladrão de galinha. Então é um assunto muito complicado.

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  13. Através de documentários e debates em sala de aula, além de cartazes.

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  14. Sugiro trabalhar com textos que abordem esse assunto e depois realizar um debate com a turma. Após o debate, cada aluno deverá fazer uma redação sobre o tema.

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  15. Sugiro trabalhar com textos que abordem esse assunto e depois realizar um debate com a turma. Após o debate, cada aluno deverá fazer uma redação sobre o tema.

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  16. Diversos textos abordam o assunto, como por exemplo, "Direitos humanos" de Dalmo de Abreu Dallari. O professor pode trabalhar a interpretação e promover debates que conduzam a turma à reflexão propondo que os alunos respondam às seguintes indagações:
    1- Todas as pessoas têm direitos?
    2- Por que é útil que haja regras de convivência social?
    3- O que constitui o direito?
    4- O que as pessoas devem ter possibilidade de exigir?

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  17. Acredito que a melhor forma de trabalhar esse tema é trazendo pro lado deles, com situações e problemas que acontecem mais próximo do que eles imaginam... Mostrar reportagens e documentários e debater em sala de aula...

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  18. Sugiro trabalhar com documentos, reportagens, ou seja, com temas afins. Também seria interessante confecção de cartazes, debate regado entre outros.

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  19. Falar dos Direitos Humanos é algo imperativo. A educação verdadeiramente libertadora passa pelo ensino de conceitos como a igualdade e a tolerância. Com isso, trabalhar os Direitos Humanos sob o viés histórico, filosófico, social e simbólico é, de fato, muito importante. Numa aula integrada de LP, LPT e Inglês, trabalhamos, este ano, as questões referentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos,seu contexto histórico e importância por meio de vídeos, música e poema. Mas este é um tema tão amplo quanto importante e pode ser trabalhado focando em subtemas,como os direitos das crianças, por exemplo. A verdade é que temos uma infinidade de material à nossa disposição. Um filme ganhador do Oscar e bastante recente é o filme "Selma" que fala da manifestação ocorrida na cidade de Selma, EUA, e um pouco da vida e da luta de Martin Luther King.

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  20. Procuro sempre conversar com meus alunos sobre temas polêmicos. Por ocasião do 2º turno das eleições municipais do Rio esse assunto foi muito debatido em sala de aula. Não consigo integrar o tema a minha disciplina, porém debatemos muito informalmente. O debate ainda o preparam para a vida, exercendo o respeito pela opinião alheia.

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  21. Acho que devemos partir do cotidiano deles, situações que ocorrem dentro da própria sala de aula, nos locais em que moram e também utilizando matérias de jornais e revistas. Eu conversei com eles sobre alguns temas atuais, mas de maneira informal onde eles puderam expor suas ideias.

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  22. Podemos trabalhar a temática direitos humanos através das próprias experiências dos alunos e aproveitar bons documentários sobre o assunto para posterior discussão com os alunos.

    Professor Julio César

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  23. Tudo já foi comentado acima. Documentários, palestras, discussões em sala de aula com tudo o que foi passado e as experiências vividas por alunos, professores, etc.

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  24. Além di que já foi dito,noção de respeito ao patrimônio público e privado na prática do grafite e arte pública em geral.

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  25. Já trabalho esse tema com os meus alunos. E procuro contextualizar, mostrar a importância...

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