segunda-feira, 13 de março de 2017

Motivação Profissional



O Sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
José de Alencar
Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.
Friedrich Nietzsche
O começo do ano letivo é marcado por um retrospecto do que foi o anterior e a expectativa daquele que está iniciando.
A motivação dos alunos é um tema recorrente nas reuniões pedagógicas. E o professor passa a ser considerado o elo pelo qual perpassa essa estrutura de buscar motivar o discente. Entretanto, pouco se fala em como manter esse profissional da educação motivado para motivar alguém a aprender ou compartilhar novas experiências.
Visto isso, quais artifícios e sugestões, enquanto docentes, podemos dividir com os colegas para que possamos nos manter motivados?
 
(Profª Cláudia Flores)


23 comentários:

  1. Com o passar dos anos lecionando, vamos nos sentindo cansados e desmotivados, contudo é preciso sempre renovar as forças, para que um bom trabalho seja realizado. Dessa maneira, a minha sugestão é a de que seja realizada uma espécie de capacitação semestral nas escolas. No município de Nova Iguaçu, por exemplo, a prefeitura realizou ano passado encontros com profissionais da área de psicologia na universidade UNIG. Vários temas motivacionais foram abordados. Isso ocorreu durante uma semana e cada professor teve a oportunidade de comparecer há pelo menos um dos encontros, que foram realizados na parte da manhã e da tarde.
    Em uma esfera menor, isso pode também ser realizado na escola. Destinar um encontro pedagógico para verbalizar entre os colegas anseios, dúvidas, desbafos... de problemas ocorridos no ambiente escolar, formando pequenos grupos de disciplinas diferentes é uma forma de ouvir o outro e compartilhar experiências particulares de como agir em determinadas situações. A palavra fortica e enriquece conhecimentos que podem fornecer esse "gás extra"do qual sempre estamos precisando.

    ResponderExcluir
  2. Depois de alguns anos como professora, percebi que não posso esperar ser motivada pelos meus alunos e muito menos pelo Estado ou Município. A motivação precisa vir de dentro de mim, eu preciso estar satisfeita com o meu trabalho, com o dom que é ensinar, com os meus alunos e colegas.
    Já cansei de esperar ser reconhecida pela minha profissão, nunca terei o salário que acho justo receber e nem os alunos dos meus sonhos.
    Deveríamos ter sempre cursos de aperfeiçoamento e reciclagem, salas de aula mais bem equipadas, menos alunos por turma. Acho que seria um bom começo, que teríamos professores mais motivados e satisfeitos, podendo dar o melhor de si.
    Enquanto isso, vou buscando não desanimar e me manter motivado!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que através de tres momentos, poderíamos dar início ao assunto citado:

    1- Boa estrutura.
    O exercício da docência já apresenta diversos desafios pela própria natureza da relação professor-aluno, por isso, é importante fornecer recursos suficientes e de qualidade para que esses profissionais se sintam amparados para atingir os seus objetivos. Cada vez mais tecnológicas, as salas precisam de constante atualização de equipamentos, de recursos multimídia e de estrutura física.
    São enormes as frustrações de um professor que precisa de certos recursos para dar sequência às suas aulas e que conta com uma estrutura física escolar precária. Esse tipo de situação, se constante e reiterada, leva muitos profissionais a se verem desmotivados e com o sentimento de que o seu trabalho na instituição é, praticamente, impossível de ser realizado.
    2- Atualizaçao.
    Com os avanços tecnológicos, da ciência e das formas de acesso às informações, é muito comum que os próprios alunos tragam para a sala de aula informações desconhecidas por professores. São exemplos: debates em curso no mundo acadêmico e outras questões relacionadas à repaginação nessa área. Por essa razão, é imprescindível que o corpo docente da sua escola passe por constantes formas de atualização profissional.
    3- Como motivar à atualizaçao?
    Isso pode ser realizado de diversas formas! A escola pode promover cursos internamente, como também incentivar — financeiramente e por meio de convênios — que esses profissionais procurem por cursos de atualização e por especializações fora dos muros da instituição.
    Além disso, é importante que as próprias metodologias de ensino e as próprias formas de avaliação utilizadas pelos professores da sua escola sejam adequadas. Procure organizar sistemas de avaliação, para verificar a existência de deficiências que, eventualmente, necessitem de melhoramento e de correção.


    ResponderExcluir
  4. Prezados colegas,

    Cumpre abordar a diferenciação, em ciências humanas, entre estimular e motivar.

    Motivação consiste no ato ou efeito de motivar e é compreendida como um fator interno de cada indivíduo, sendo assim é praticamente impossível uma pessoa motivar outra. Por sua vez, estimular compreende o incentivo, o impulso. Portanto, o profissional precisa ser estimulado para manter-se motivado.
    As colocações das colegas, principalmente do Cláudio, apresentam, de forma clara e objetiva, o que é necessário para estimular o professor.
    Ressalta-se, todavia, que, diante da atual situação do país, torna-se muito difícil manter qualquer profissional motivado. Porém, cabe ao professor descobrir as suas necessidades e, junto à equipe e aos alunos, buscar solucioná-las para se sentir estimulado e, com isso, gerar a motivação.

    Grande abraço, Silvia

    ResponderExcluir
  5. A motivação pode mudar radicalmente a eficiência do ensino. Todos sabem quais são as consequências de um profissional descontente. As escolas, normalmente, fazem um encontro pedagógico para planejar as atividades do semestre ou ano letivo. Esta é uma oportunidade perfeita para motivar a equipe, além de orientá-la sobre algumas práticas que podem realmente mudar os rumos do ensino na sua instituição. Durante essa reunião, os profissionais precisam ser incentivados a traçar seus focos e objetivos, como também identificar suas dificuldades para depois corrigi-las. A troca de experiência entre os profissionais é fundamental para a descoberta de soluções para transpor os desafios.

    ResponderExcluir
  6. O que me motiva como professora a fazer O meu melhor são meus alunos, ainda que 6 dúzia em meio a 1000. Mas, um ambiente de trabalho onde há infraestrutura para trabalhar também me motiva, sem contar um ambiente de trabalho que nos acolha é muito importante para ajudar o nosso bem estar como profissionais.

    ResponderExcluir
  7. Olá, pessoal.
    Motivação. Apresentar (algo) como motivo, como causa de; dar (razões, causas, fundamentos) a; justificar.

    O texto inicial diz que precisamos nos manter motivados pra conseguir motivar. Eu gostaria de saber como os profissionais que participam dessa discussão conseguem se manter motivados para o trabalho em vista do atual cenário na qual a nossa profissão se encontra.

    Motivar alguém vai muito além de oferecer melhores salários ou melhores condições de trabalho. As relações inter-pessoais estão em constante pauta quando o assunto passa para a esfera motivacional.
    Um conjunto de fatores, tais como estrutura, organização, solidariedade e empatia ajudam bastante na motivação profissional.

    Entretanto, isso não é suficiente no campo das ciências sociais ou quando seu trabalho envolve diretamente relação (com a pessoa) humana. Não podemos querer um produto pronto, é necessário ajudar a manufaturá-lo.

    Nesse momento, em especial, estou vendo a escola assim. E estou sentindo muitas dificuldades em me manter motivada com o público que temos. Ainda preciso encontrar fórmulas e metodologias que me estimulem a prosseguir e tentar motivar alguém.

    ResponderExcluir
  8. Sinto-me muito motivada nas seguintes situações: quando percebo que consegui atingir, afetar os meus alunos após uma explicação; quando recebo a notícia de que meus alunos e ex-alunos conseguiram o emprego que desejavam; que concluíram um curso técnico; ou que vão começar um curso de graduação seja em universidade pública ou privada. Isso tudo me dá forças para continuar na profissão.

    ResponderExcluir
  9. Todos os comentários aqui postados abordam cada um, no seu ponto de vista e convergem para uma só fala.Motivação e estimulo são dois pilares que é de fundamental importância,tanto na vida pessoal como na profissional.Me identifiquei muito com as postagens das colegas Raquel e da Diana, pois hoje em dia eu reencontro alguns ex alunos que deram continuidade aos estudos e hoje estão atuando em diversos segmentos profissionais.

    ResponderExcluir
  10. Uma boa forma de motivar o Professor é ter condições de trabalho descentes, onde tenha material de trabalho, estrutura para os Professores. E Mesmo sabendo de todas nossas dificuldades encontramos muitos dos nossos colegas tendo trabalhos realizados com sucesso, poderia se ter palestras motivacionais com os mesmos, porque são pessoas que tem as mesmas dificuldades como a gente, pois não adianta fazer palestras motivacionais com pessoas que não vivem a mesma realidade que a gente.

    ResponderExcluir
  11. Sempre que eu pego algo para fazer, mesmo sendo extremamente chato eu sempre dou o meu melhor. Isso faz com que esse tal serviço não seja tão ruim. Não importa o quão chato ou desvalorizado é tal serviço, se você recebe para isso faça o seu melhor sempre. Se não está satisfeito quem tem que mudar e você. Fazer um serviço porco só vai fazer mal a você e a quem depende desse serviço.

    ResponderExcluir
  12. Minha motivação vem quando consigo transformar um assunto complexo em algo simples e alcanço os alunos, e também, um local agradável e acolher para se trabalhar e uma infraestrutura que me de condições de executar aulas diferenciadas no clássico quadro...

    ResponderExcluir
  13. Fico motivada quando encontro ex-alunos que conseguiram o tão sonhado emprego; que concluíram algum curso de língua espanhola; ou que ingressaram em um curso de graduação.

    ResponderExcluir
  14. Desde o ano passado, o meu relacionamento com os alunos mudou bastante. Sinto um carinho enorme por eles e isso me motiva muito.

    ResponderExcluir
  15. Diante do cenário político atual, tem sido cada vez mais difícil manter- me motivada. O problema da indisciplina sempre esteve presente na escola, atrapalhando ou até mesmo impedindo o desenvolvimento de atividades. Entretanto desde o ano passado tenho notado uma melhora significativa no comportamento dos alunos do turno noturno. Tal constatação tem sido minha motivação ao elaborar meu plano de aula. O corpo discente interessado e participativo tem tornado o dia-a-dia em sala de aula mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  16. Falar em motivaçao em um cenário de descaso total com a Educaçao é muito difícil. Sem aumento de salários e sem estrutura é quase impossível se sentir motivado. Continuo por acreditar que posso fazer a diferença na bida dos meus alunos e por ter a certeza que só a Educaçao pode mudar essa realidade.

    ResponderExcluir
  17. Motivar um professor é incentivar seu conhecimento e sua capacidade de ação em sala de aula, além de ter seu trabalho reconhecido tanto profissionalmente como financeiramente. Para isso, acesso a recursos como uma simples xerox é imprescindível. Palestras ou reuniões com troca de idéias e experiências também é algo bem legal.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com os colegas que destacaram a importância da capacitação constante dos professores para o exercício da profissão. Sem dúvida, precisamos de momentos de estudo e de troca com os colegas das diferentes áreas para que possamos dividir nossas angústias e somar esforços na busca por uma educação de qualidade.
    Também me sinto realizada quando encontro ex-alunos seguindo em seus estudos acadêmicos. Tive o prazer de esbarrar com um ex-aluno em um curso de capacitação e, ao conversarmos, soube que ele estava fazendo Licenciatura em História e que eu influenciei sua escolha. Tem coisa melhor para um(a) professor(a)?!

    ResponderExcluir
  19. Nossa motivação, todos os dias, é acreditar na educação pública de qualidade, senão, não estaríamos na escola. São os alunos que nos impulsionam e fazem aguentar mais um tempo de aula, mesmo super cansados; que nos fazem enxergar uma aula divertida e diferente em potencial em cada lugar e a todo momento, mesmo nas horas de folga; que nos fazem ter esperança no ser humano e acreditar que a educação é a base de tudo. Não existe motivação maior do que os próprios alunos! Se fosse por altos salários e reconhecimento, nem teríamos escolhido essa profissão...
    Porém, é claro que às vezes nos sentimos desmotivados, afinal, professor também é humano. Seja pela falta de condições de trabalho, ou por qual motivo for. Como não cair na armadilha da desmotivação então? O que eu sinto, de verdade, é que precisamos conversar entre nós, professores. Quantas vezes a gente não chega na escola já cansado, sem esperar nada de bom daquele dia, e encontra um sorriso amigo na sala dos professores que nos faz sentir melhor? Quantas conversas, mesmo que sejam só pra desabafar?
    Enfim, nós colegas também nos motivamos quando conversamos e percebemos que a nossa luta é a mesma.

    ResponderExcluir
  20. Motivação seria termos uma escola bem equipada, um salário digno, um bom plano de carreira que estimulasse o aperfeiçoamento do professor, alunos interessados, pais comprometidos com a educação de seus filhos e um governo que trata-se a educação com a seriedade que ela exige. Isso é motivação. Mas infelizmente temos uma política de estado que nos desmotiva.
    Sinceramente não sei o que falar para que possamos nos manter motivados diante de tantos intempéries por que passamos.

    ResponderExcluir
  21. Munha motivação vem do que está além do programa. O currículo é necessário, mas não basta. Costumo dizer que a educação não salva! Estou falando daquilo que a escola se propõe como básico e, que chamo de ensino. Nosso trabalho não consiste em educar,porque isso é função da família. Mas podemos fazer a diferença na vida dos nossos alunos.
    Então, a minha motivação está nisso: contribuir para a formação social e humana dos nosos alunos. Por que, para a vida ,isso é o que mais importa.

    ResponderExcluir
  22. Está muito difícil se manter motivado. A constante incerteza na qual Estado tem nos mantido atrapalha muito a concentração e ânimo para o trabalho. Claro que quando um aluno vem tirar uma dúvida minha esperança se renova, mas é muito cansativo nadar contra a maré.

    ResponderExcluir
  23. É motivador conseguir remover os alunos da inércia cotidiana, pensando fora da caixa, os ver conquistando seus objetivos, e saber que contribuí de alguma forma para mudar a visão de mundo deles no sentido de buscar pensarem por si mesmos como seres autônomos (ou como Kant diria, que alcançaram a maioridade) e que buscam seus objetivos.

    ResponderExcluir