segunda-feira, 20 de março de 2017

Saúde também é questão escolar

 
 
Após assistir ao vídeo abaixo, elabore um projeto de trabalho com sua turma, abordando o tema: saúde como parte inerente da educação escolar.
CAMINHOS DA ESCOLA - Saúde Também é Questão de Educação Escolar
Duração: 00:47:26
Série: CAMINHOS DA ESCOLA
Etapa de ensino: Geral
Sinopse
Escola também é lugar de aprender sobre saúde e hábitos saudáveis? O Caminhos da Escola acredita que sim, já que nelas é que adolescentes podem começar a saber mais sobre as mudanças da fase, drogas e também sexualidade. Em Belo Horizonte, as dificuldades em conversar sobre os assuntos são mostradas. Na EE Prof. Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, isso se tornou um projeto para dar mais liberdade aos alunos para falar sobre essas questões de saúde. A cantora Fernanda Takai fala sobre como a música sempre fez parte da sua vida. E, no Desafio, é hora de saber quem vai vencer com o melhor jogo.

(Profª Sílvia Bonini)

25 comentários:

  1. Algo que eu tenho feito com os alunos principalmente do 2º ano (pois o tema do ano basicamente é saúde e corpo humano) é trabalhos com cartazes sobre os perigos da obesidade na adolescência e espalhado os cartazes pela escola... Poderia ser feito também um projeto que foi apresentado na reposição sobre AIDS... Ficou bem interessante e seria bom para toda escola... Além de poder incluir outras DST´s e falar sobre gravidez na adolescência.

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  2. Tenho um projeto sobre o uso de drogas e que tenho discutido com as turmas no decorrer das aulas.
    O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
    Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
    Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
    O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

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  3. Selecionar um texto relacionado ao tema "Saúde e hábitos saudáveis ", ler e interpretar com os alunos. Realizar um debate em sala de aula sobre o tema.

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  4. Olá, pessoal.

    A temática saúde e hábitos saudáveis engloba as diversas disciplinas do currículo dos ensinos fundamental e médio.
    Em ciências, estamos sempre buscando promover discussão e realizar trabalhos acerca do assunto em questão.
    Uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e obesidade estão constantemente presente nas aulas de ciências.
    Trabalhamos com vídeos, slides com fotos (apresentação), cartazes, entrevistas, dentre outras metodologias que se fazem necessária para a discussão do tema.
    Ao fim, produzimos um relatório ou um questionário onde os alunos expões os principais pontos abordados no projeto e exprimem opiniões sobre o que estudamos.

    Abraços,

    Janaina Toscano.

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  5. Tenho feito há alguns anos, um trabalho sobre a Pirâmide Alimentar em inglês. Não trabalho somente esse vocabulário com os alunos, mostro a importância de uma boa alimentação, as quantidades de alimentos que devemos ingerir em nossa rotina alimentar. Trabalhamos com os rótulos de alguns alimentos que eles consomem com frequência. Identificamos alguns termos em inglês e observamos as quantidades de açúcar, gordura, sódio e etc, presentes nesses alimentos.
    Os alunos tem consciência do que é saudável ou não, mas assim como a maioria das pessoas, eles também se alimentam muito mal. A escola tem um papel fundamental, mostrando o que é e oferecendo uma alimentação saudável aos nossos alunos.

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  6. Boa tarde, caríssimos colegas!

    O principal objetivo do tema é educar para a saúde, buscando procedimentos e atitudes necessários a uma vida saudável, e não apenas ensinar.
    O aluno traz consigo a valoração de comportamentos favoráveis ou desfavoráveis em relação à saúde, oriundos da família e de outros grupos de relação mais direta. Portanto, os valores que se expressam na escola, por meio de aspectos concretos como a qualidade da merenda, a proibição de doces e refrigerates, entre outros, são apreendidos e assimilados no ambiente escolar.
    Um projeto que pretendo desenvolver é sobre o estado nutricional de cada aluno e de seu grupo, principalmente, diante de tantas denúncias sobre a qualidade dos alimentos que ingerimos.
    A abordagem do tema saúde deve se dar no cotidiano escolar, de forma transdisciplinar. Dessa forma, as experiências que promovam algum tipo de reflexão sobre as práticas de promoção da saúde devem ser encaradas de forma positiva, pois seu objetivo é fornecer elementos que modifiquem hábitos de saúde.

    Grande abraço, Silvia

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  7. Costumo trabalhar o tema em sala ao menos uma vez por bimestre, através de debates, em todas as minhas turmas.

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  8. Adorei o tema.
    Sem dúvida a escola também é um lugar para se aprender sobre saúde e hábitos saudáveis. Inclusive é preciso facilitar para que o aluno conheça a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre a importância de se colocar em prática certos hábitos de higiene. Quando o aluno percebe que esses hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
    E a escola e nós educadores atuamos como mediadores nesse processo entre aluno/família, incentivando o interesse em se praticar hábitos de higiene. Assim como, a conscientização sobre sexualidade, doenças e grávidez na adolescência. De igual importância, abordagem sobre alimentos industrializados e o excesso de hormônios e produtos químicos que modificam a cor, o sabor e a durabilidade dos alimentos, esclarecendo a relação desses produtos com o câncer.
    Ser saudável também é estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

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  9. Montando uma revista.
    Os alunos trariam para a sala de aula, recortes de jornais e revistas com matérias sobre a alimentação saudável. A turma seria divida em pequenos grupos, no qual selecionariam a reportagem sobre a qual emitiriam uma opinião.
    Após essa pequena discussão, cada grupo ficaria responsável por fazer um resumo sobre essa determinada matéria escolhida.
    No fim, uma revista com hábitos saudáveis seria construída, a partir dos artigos de opiniões formulados através dos grupos.

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  10. Costumo trabalhar esse tema, através de textos e cartazes explorando a importância dos hábitos saudáveis em nossas vidas

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  11. O vídeo foi muito interessante,abordando vários adolescentes sobre diferentes temas.O grupo escolar trabalha bem estas questões, seja ela com cartazes e conversas em sala de aula onde sempre surgem estes e outros assuntos.

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  12. A proposta para ser trabalhada é através de textos. Com um dos objetivo de orientar os alunos sobre a saúde do corpo, fazendo com com que eles pensem, entendam e compreendam a importância da atividade física para obter uma qualidade de vida melhor e consequentemente ocupar seu tempo ocioso que de certa forma ajuda muitos jovens a não obter certos vícios prejudiciais a saúde.

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  13. Fizemos um projeto sobre prevenção da AIDs que foi bem proveitoso. Os alunos tinham muitas dúvidas sobre o assunto e, por meio de um debate, pudemos fazer um trabalho de conscientização. Aproveitamos o dia mundial de luta contra a AIDS como uma oportunidade de levantar a questão e desenvolvemos vários trabalhos.

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  14. Sempre abordo o tema alimentação saudável e saúde com meus alunos. Falo dos alimentos ruins para saúde, de plantação orgânica, a importância de exercícios físicos, etc. Esse tema que sempre me interessou.

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  15. Trabalho bastante com os meus alunos os temas: doenças sexualmente transmissíveis, drogas e gravidez na adolescência. Procuro levar textos e promover debates sobre esses assuntos.

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  16. A escola pode e deve ser um espaço que promova discussões sobre saúde. Sugiro que os alunos pesquisem acerca do tema (hábitos saudáveis) e criem HQs relacionadas ao assunto. Posteriormente, os trabalhos seriam expostos na sala de aula para apreciação dos alunos.

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  17. Podemos trabalhar esse tema no conceito de conjuntos. Desenvolvi um trabalho com turmas do primeiro ano no qual os alunos pesquisaram os varios tipos de alimentos e seus valores calóricos fazendo separaraçao atraves de conceitos de pertence ou nao pertence. Logo apos elaboraram um cardapio semanal contendo todas as refeiçoes diarias.

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  18. Como já falado por outros colegas, trabalho esse tema usando interpretação de texto e debates durante a aula.

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  19. O tema "Hábitos para uma vida saudável" é bastante amplo, permitindo diferentes abordagens em todas as disciplinas.
    Hábito é algo que precisa ser construído no dia a dia, precisa ser incorporado à rotina. Envolve os cuidados com o corpo, com a alimentação,com a sexualidade etc. Esses conceitos foram se modificando ao longo do tempo. Analisar esses conceitos historicamente é uma forma interessante de abordar o tema, pois permite comparar as diferentes maneiras com que a humanidade lidou com esses assuntos e perceber as transformações ocorridas.

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  20. Concordo com a Tv Escola, quando o vídeo defende que "saúde também é questão de educação escolar". Definitivamente, os cuidados com a saúde física e mental e a adoção de hábitos saudáveis são imprescindíveis na formação do cidadão e na construção de sua dignidade. Entretanto, uma questão que me preocupa é a abordagem que, por vezes, pode ser um tanto inapropriada. Não concordo, por exemplo, com didatismo exagerado ou com conservadorismo moral, nossa abordagem deve ser realista e sincera. Por exemplo, no caso do assunto sexo e gravidez na adolescência, vejo que muitas vezes, como foi o próprio caso do vídeo, colocamos um peso muito maior na responsabilidade das meninas do que no dos meninos. Além disso, dados mostram - e isso não ocorre apenas no Brasil - que homens com idade entre 20 e 30 anos são pais de 39% das mães adolescentes de 15 anos, mas apenas as adolescentes são tratadas como problema. Outra questão é importante é entender e aceitar que sim, nossos alunos têm vida sexual ativa e que não devemos tratar como um assunto tabu. Preocupa-me uma aula estéril, que não afete o aluno e não converse com ele, tornando-se apenas uma cartilha do "faça isso, não faça aquilo".
    Dito isso, relembro aqui a aula interdisciplinar ministrada ano passado sobre sexo e sexualidade, a qual rendeu uma discussão com os alunos bastante interessante, além do Projeto Alimentação, posto em prática durante a reposição da greve, também bem proveitoso. Fica a sugestão de levarmos adiante o projeto, como é de minha intenção e da professora Débora, inclusive, a construção de uma horta com os alunos.
    Por fim, fiquei muito interessada na abordagem histórica da professora Marta Taets, exposta no comentário acima, e acredito ser um ótimo recorte no amplo tema para também ser trabalhado em LPT.

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  21. Gostaria de acrescentar à essa questão a saúde emocional e psíquica. Nos precupamos com a nossa saúde de forma parcial e não plena. Isso por nos esquecermos de cuidar dos pensamentos que povoam a nossa mente. Sempre que encontro uma brecha nas minhas aulas, abordo essas questões.

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  22. Acho interessante uma abordagem histórica, pois a forma que um grupo se alimenta também pode falar muita coisa sobre essa sociedade.
    Com as turmas do 6 e do 7 ano sempre faço esse tipo abordagem já que de certa maneira entra no currículo minimo, já com as outras turmas sempre que tenho oportunidade abordo de maneira informal.

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  23. A saúde física e do espírito são fundamentais para uma boa vida. E é algo difícil de manter na correria da vida contemporânea, sobremaneira para um professor com todos os desafios que tem de enfrentar. Em sala de aula, é bom pensar sobre o tipo de vida que deva ser vivida, o que realmente importa para nós, o que é uma vida feliz e saudável... procuro trabalhar esses pontos nas discussões em sala sobre ética.

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  24. Como professor de biologia sempre faço com minhas turmas abordagens relacionadas à saúde e hábitos saudáveis.Quando falo de vírus e bactérias por exemplo sempre falo também das dsts que têm esses vírus e bactérias como agentes etiológicos. Nas minhas aulas sobre fisiologia do sistema digestivo sempre falo sobre o valor nutricional dos alimentos, seus benefícios e propriedades. Desse modo o tema saúde está sempre no meu plano de curso.

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