terça-feira, 19 de setembro de 2017

Intolerância Religiosa

Leia o texto abaixo extraído de uma matéria do site da Agência Brasil/EBC. Ele trata de uma importante manifestação ocorrida no domingo, dia 17 de setembro, em Copacabana:



Milhares de pessoas participaram hoje (17) de um ato contra a intolerância religiosa, na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade no Rio de Janeiro. O ato, organizado pelas organizações não governamentais Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), reuniu principalmente fiéis de religiões de matriz afro-brasileira, mas também representantes de igrejas cristãs, da comunidade judaica e de outras religiões (Baha'i, wicca, kardecista, budista e Hare Krishna).
Esta foi a décima edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, realizada poucos dias depois da divulgação de vídeos em que aparecem criminosos, supostamente cristãos, ameaçando lideranças de religiões afro-brasileiras e obrigando-os a destruir seus terreiros, localizados em comunidades carentes do Rio de Janeiro.
O organizador da caminhada, babalawô Ivanir dos Santos, lembrou que a primeira caminhada, em 2008, foi realizada justamente por causa de um episódio em que traficantes evangélicos ameaçavam os terreiros em favelas controladas por eles.

De que forma a escola, no geral e, em especial, sua disciplina, pode contribuir para semear uma cultura de paz, com respeito à diversidade religiosa, sobretudo num cenário tão conturbado quanto o que temos assistido no país?

domingo, 13 de agosto de 2017

Depressão na Adolescência



Nessa semana, faremos nosso trabalho de postagem de uma forma diferente. Falamos aqui sobre nossa preocupação com a depressão na adolescência. Tivemos casos de alunos precisando de ajuda e muitos precisam e não sabemos. Proponho que durante essa semana, vocês façam um trabalho de observação. Tenham um olhar especial sobre os alunos e, na semana que vem, retornem a essa postagem nos indicando o nome e turma dos alunos que, por alguma razão, vocês suspeitem que possam estar tendo problemas depressivos. Irei pegar todos esse alunos que vocês indicarem e formarei um grupo com eles. Irei solicitar que esses alunos pesquisem sobre depressão e que nos sugiram soluções de como melhorar esse tema dentro da escola. Será um tipo de psicologia reversa, quem suspeitarmos de estar deprimido, estará ajudando na busca de soluções.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Construção de Identidade




Atualmente se espera muito dos jovens ao considerar que o nível de informação e troca de ideias tem-se intensificado na modernidade. Muitos conceitos que eram considerados tabus há algumas décadas evoluíram para um tratamento informal e até mesmo, exageradamente, aberto entre os jovens e seus familiares.
Um exemplo clássico é a questão da sexualidade (parece não haver mais privacidade nos relacionamentos). Nesse sentido falar de trabalho, de realizações profissionais e pessoais, de planejamento econômico pode ser algo corriqueiro, conforme haja mais diálogo na família ou não.
A construção da identidade do jovem pode estar relacionada  às ideologias dominantes em nossa sociedade. Além disso, há outras questões que devem ser discutidas, como as diferenças culturais e sociais.
Como fazer para discutir o questão da construção da identidade dos jovens, sem que se caia no senso comum?

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Gravidez na Adolescência no Âmbito Escolar

O Brasil não possui um controle de natalidade e o planejamento familiar, assim como a educação sexual ainda são assuntos que estão começando a serem discutidos entre as crianças e adolescentes. A gravidez, no caso de ocorrer com adolescentes, portanto, na maior parte das vezes é um problema social bastante grave.
Decisões voluntárias e conscientes relacionadas ao exercício da sexualidade e à vida reprodutiva são particularmente importantes nessa etapa da vida.
De acordo com dados oficiais:
26,8% da população sexualmente ativa (15-64 anos) iniciou sua vida sexual antes dos 15 anos no Brasil;
Cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 no Brasil são filhos e filhas de mulheres de 19 anos ou menos;
Em 2009, 2,8% das adolescentes de 12 a 17 anos possuem 1 filho ou mais;
Em 2010, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos possuíam pelo menos um filho (em 2000, o índice para essa faixa etária era de 15%).
A taxa de natalidade de adolescentes no Brasil pode ser considerada alta dadas as características do contexto de desenvolvimento brasileiro, sendo observado um viés de renda, raça/cor e escolaridade significativo na prevalência desse tipo de gravidez (adolescentes pobres, negras ou indígenas e com menor escolaridade tendem a engravidar mais que outras adolescentes).
Fonte: http://redacaonline.com.br/blog/redacao-gravidez-na-adolescencia-no-brasil/.
Proposta: exibir o documentário “Meninas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XZIebR6hrgM e, como este é um tema que deve ser tratado no âmbito escolar, discutir com os jovens o tema “Gravidez na adolescência no Brasil”.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Tema Transversal - Meio Ambiente


Quanto ao tema transversal Meio Ambiente, devemos lembrar que não se reduz apenas ao ambiente físico e biológico, mas abrange também as relações sociais, econômicas e culturais. Através dessa visão devemos propiciar momentos de reflexões que induzam os alunos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

Como o conteúdo que está trabalhando no segundo bimestre poderá dialogar com este tema transversal?

terça-feira, 30 de maio de 2017

Trabalho e Consumo


O desenvolvimento econômico e social do País exige o cenário de uma escola democrática, criativa, inclusiva, plural, participativa, capaz de garantir a igualdade de oportunidades para todos. Com isso, o tema transversal Trabalho/Consumo torna-se adequado para preparar os jovens para a sua inclusão no mundo do trabalho, e é apropriado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc.

Como o conteúdo que você trabalhará no segundo bimestre poderá dialogar com este tema transversal?

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Lei Maria da Penha


Nesse link vocês poderão acessar o e-book que pode ajudar a trabalhar o tema com nossos alunos: http://www.tjdft.jus.br/institucional/2a-vice-presidencia/nupecon/centro-judiciario-mulher/e-book-maria-da-penha-vai-a-escola

Quais as estratégias necessárias para trabalharmos o assunto em sala de aula? Os meninos da nossa escola conseguem respeitar as meninas?