O desenvolvimento econômico e social do País exige o cenário de uma escola democrática, criativa, inclusiva, plural, participativa, capaz de garantir a igualdade de oportunidades para todos. Com isso, o tema transversal Trabalho/Consumo torna-se adequado para preparar os jovens para a sua inclusão no mundo do trabalho, e é apropriado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc.
Como o conteúdo que você trabalhará no segundo bimestre poderá dialogar com este tema transversal?
Tenho trabalhado bastante a questão do desemprego que vem ocorrendo no país em todas as turmas do ensino médio, dialogando com as aulas de industrialização, urbanização e globalização que venho aplicando nesse bimestre. Aproveito ainda para falar sobre a mudança na forma de consumo que vem ocorrendo nas últimas décadas com o crescimento da economia colaborativa e o consumo coletivo.
ResponderExcluirOs temas citados acima são sempre trabalhados através de textos atuais, com linguagem jovem e fácil de ser compreendida. Após a apresentação de textos, abre-se um espaço para discussão, para que os alunos deem suas opiniões. Tentamos sempre avaliar o que foi dito, buscamos compreender o que é "certo"ou "errado", no comportamento dos jovens hoje em dia. Principalmente, em relação ao consumo exagerado, onde o mais valorizado é TER do que SER.
ResponderExcluirEm relação ao mercado de trabalho, desemprego, direitos e deveres, posso trabalhar profissões e mostrar o perfil de diferentes profissionais. O que fazem, o quanto trabalham, média de salário, a importância dos estudos na vida deles.
Tento fazer com que eles percebam que a escola é o início de um bom futuro profissional, onde eles aprendem coisas que levarão para a vida inteira.
Precisamos continuiamente dialogar com os nosso alunos sobre a situação economica que estamos vivendo, e inserir atividades, debates e trabalhos que os ajudem a se desenvolver como cidadãos cientes de seus direitos e deveres.
ResponderExcluirFalar sobre o mercado de trabalho, as dificuldades de emprego principalmente para aqueles que não tem especialização é função da escola e da sociedade como um todo, sempre valorizando a educação como mola transformadora da realidade atual.
Estou planejando uma palestra sobre mercado de trabalho, carreira militar, sobre cursos técnicos e de graduação para os alunos do terceiro ano, já que eles estão em um momento crucial da vida que envolve escolhas profissionais e acadêmicas. Penso em convidar ex-alunos que estão inseridos no mercado de trabalho, que são militares, que estão estudando em faculdades públicas e privadas para um bate papo com os nossos alunos. O intuito é mostrar aos alunos que é possível, por meio da educação, transformar suas realidades.
ResponderExcluirUtilizo muito as charges da Mafalda e do Calvin. Tirinhas e charges são conteúdos do primeiro ano, neste bimestre. Esses personagens possuem uma visão ampla da sociedade, com um discurso posto na boca de "crianças", que de ingênuas não possuem nada. Com esses textos, discuto bastante questões como estas. Contudo, não sei se é uma impressão errônea, mas parece que os jovens atualmente não estão se preocupando com "o amanhã". Muitos não fizeram a inscrição para o ENEM e também não pensam em trabalhar ou fazer cursos, ao término no ensino médio. É preciso continuar com esse trabalho de insentivo aos nossos jovens, para que busquem lutar sempre para conseguir o melhor que puderem e sair "da inércia" ou comodismo.
ResponderExcluirOs temas citados acima podem ser frequentemente trabalhados em sala de aula através de textos variados.É importante que a partir da leitura desses textos, os alunos possam refletir e debater os temas com os colegas de sala.
ResponderExcluirUm dos temas a ser abordado dentro da disciplina de matemática neste bimestre, é o de juros compostos, justamente aquele que incide em aplicações financeiras e dívidas bancárias,acho muito importante os alunos terem noção de disciplina financeira.
ResponderExcluirBoa tarde, caros colegas!
ResponderExcluirSegue um projeto interdisciplinar sobre consumo e orçamento sustentável.
Projeto: Consumo consciente e orçamento sustentável
O jovem está inserido em uma sociedade de consumo e, devido às crises socioeconômicas que o país enfrenta, observa-se a oportunidade de trabalhar no âmbito escolar as relações de consumo como uma atitude política. Neste sentido, o conhecimento do tema consumo, aliado à utilização consciente do dinheiro, é uma questão de cidadania e também contribuiu para o desenvolvimento sustentável.
Saber lidar com as finanças depende da capacidade do indivíduo de diferenciar o que se quer do que se precisa. Assim, uma pessoa melhor informada será um cidadão mais consciente.
O Projeto Consumo consciente e orçamento sustentável, que será desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tem os seguintes
Objetivos:
- Levar o aluno a refletir sobre o seu papel na sociedade e as consequências do consumismo.
- Incrementar as competências de leitura e escrita por meio de narrativas no contexto de sustentabilidade, destacando problemas do consumo em exagero.
- Fazer uso das tecnologias de informação na exploração de ferramentas tecnológicas, incentivando a busca de informações relevantes para a formação da cidadania.
- Verificar a importância da Matemática nas contas do dia a dia e analisar os juros detrás dos preços e promoções, comparando diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável.
Para trabalhar a Matemática, algumas competências e habilidades serão consideradas:
- Na competência para observar, a habilidade de aplicar os conhecimentos de porcentagem em atividades contextualizadas.
ResponderExcluir- Na competência para compreender, teremos duas habilidades desenvolvidas: resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) e resolver problemas que envolvam porcentagem.
O projeto:
O uso da Internet pode aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, pois essa ferramenta pedagógica dá ao aluno a oportunidade de desenvolver a própria aprendizagem e compartilhar suas descobertas, podendo assim transformar as informações adquiridas em conhecimento.
Com a finalidade de explorar as tecnologias de informação, as atividades desse projeto serão divulgadas na rede.
O Projeto será composto de várias atividades realizadas na ferramenta tecnológica com o auxílio dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, envolvendo vídeos, imagens, panfletos, as narrativas sobre o consumo e a contextualização das competências matemáticas.
Os grupos deverão coletar informações em reportagens e programas relacionados ao conteúdo em foco, nas ruas, no ambiente escolar ou residencial, na internet, ou seja, os alunos irão buscar no cotidiano e em outros meios, noticiários, pacotes e programas educativos, comerciais, visitas a variados supermercados e shoppings, entre outros, ilustrações para construir o seu conhecimento.
Após a coleta das informações, as análises de cada grupo serão disponibilizadas e comentadas na internet.
Durante a pesquisa, serão postado textos sobre o consumo consciente e o orçamento sustentável pela professora de Língua Portuguesa.
PROPOSTA:
1. A turma será dividida em ________ grupos e cada integrante do grupo realizará, pelo menos, duas pesquisa de mercado, que deverão ser registradas em fotos e/ou vídeos e relatadas em uma comunidade na internet criada e mediada pelos professores e alunos-coordenadores do projeto para este fim.
2. O trabalho se inspirará nos textos postados pela professora de Língua Portuguesa
3. As postagens serão avaliadas pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática, cada um com sua especificidade.
4. As informações do banco de postagens serão analisadas e comentadas pelos demais grupos, mantendo-se um trabalho coletivo e cooperativo.
5. Cada aluno deverá comentar, pelo menos, uma postagem.
Importante: No trabalho serão focalizados alguns pontos relevantes, como apresentação de tabelas e gráficos, formas de pagamentos, ofertas de produtos, comparação de preços, indicação e análise crítica de preços exorbitantes, entre outros.
No Dia da Cultura, a página da internet com as ações sociais realizadas pelos alunos será exibida, bem como será montada uma sala para aplicação de uma dinâmica com os visitantes.
Grande abraço, Silvia
Todos os itens citados pelos colegas acho interessante para serem trabalhados dentro de sala. Na minha disciplina trabalho com conteúdos de prática desportiva, higiene e tento trabalhar a questão da disciplina, compromisso e respeito.
ResponderExcluirAcredito que para conseguir trabalhar essa temática com o ensino fundamental, o ideal seria propôr fazer um paralelo com a atual situação econômica do país linkando com a realidade que os rodeia, seja dentro do círculo de amigos, ou familiar. Seja em forma de entrevista ou de um bate-papo informal, e assim, produzir um material para discussão.
ResponderExcluirA ideia é que a identidade dos entrevistados sejam preservados e os mesmos expusiriam pontos como:
De que forma o desemprego afeta suas vidas, direta ou indiretamente?;
Como podemos minimizar o consumo exagerado e quais produtos/serviços são considerados supérfluos e/ou desnecessários?
Quais as profissões cujo déficit no mercado se encontram elevados? O que você acha de ter um diploma de curso técnico?
Depois dos trabalhos produzidos, cada um contaria sua experiência durante um tempo máximo de 5 minutos e usaríamos 30 minutos finai para as discussões considerações.
Abraços,
Janaina.
Tenho trabalhado com meus alunos do 2º ano temas uma discussão sobre Iluminismo, especificamente, a partir da questão dos direitos naturais e da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa discussão tem nos levado a refletir sobre a questão do direito propriamente dita, e que nos leva a refletir sobre cidadania hoje. Trata-se de uma excelente oportunidade para colocar em xeque e em discussão os limites da igualdade e da liberdade em relação a consumo e a trabalho, assim como a fraternidade nos tempos atuais. Temos feito isso através de debates e, daqui a algumas semanas, na forma de seminários.
ResponderExcluirSempre falo com eles sobre a importância do estudo no mercado de trabalho: “Só através do estudo será possível mudar a sua realidade”. Falo que aprender não ocupa espaço e que um simples detalhe no currículo pode ser a diferença em conseguir uma vaga em um bom emprego.
ResponderExcluirTambém falo sobre economia: “você quer, mas você precisa?” e também : ”guarde sempre 20% de tudo que você ganhar, como se fosse uma divida...”.
Comecei a trabalhar cadeia alimentar e teia alimentar com o terceiro q e bem oportuno para abordar a questão de consumo e sociedade... principalmente pq acabamos consumindo sempre mais do q produzimos...
ResponderExcluirA questão do consumo e cidadania é sempre abordada em uma ou outra matéria do currículo de biologia. O consumo consciente é imprescindível para uma relação sustentável com a natureza.
ResponderExcluirCostumo trabalhar com as tirinhas da Mafalda e as vezes do Calvin. Coversamos sobre democracia, desemprego e cidanania.
ResponderExcluirNo intuito de inserir o tema na disciplina de Língua Portuguesa seria interessante discutir com os alunos textos que conduzissem a uma reflexão a respeito do consumo exacerbado e suas consequências para o indivíduo. Outra opção seria trabalhar a linguagem persuasiva dos textos publicitários.
ResponderExcluirAchei excelente a ideia da professora Raquel de promover palestras sobre o tema "mercado de trabalho", principalmente, para os alunos do terceiro ano.
ResponderExcluirPretendo trabalhar esse tema com as minhas turmas por meio de textos e trabalhos em grupo.
Leitura e interpretação de textos fazem parte do meu processo avaliativo em Artes. Explico para os meus alunos que interpretar qualquer texto, seja por escrito ou falado, é importante para qualquer área profissional que eles escolham seguir no futuro. Assim, em todos os bimestres,seja qual for o assunto trabalhado em sala de aula,esse tema também é abordado.
ResponderExcluirEu e a professora Débora, de Ciências, temos um projeto sobre consumo consciente. A partir dos vídeos "Criança, a alma do negócio" e "Ilha das Flores" e de imagens de campanhas publicitárias recolhidas da internet, visamos a estimular a percepção e a reflexão sobre o porquê consumimos tanto, o que nos induz a isso e de que maneira, quais estratégias textuais são usadas para convencer o consumidor, quais os efeitos psicológicos, sociais e ambientais que advêm do consumismo, Além disso, conversamos com os alunos como viver no mundo moderno nos afasta dos meios de produção bem como a importância de conhecer esses meios, a fim de consumir com mais consciência e inteligência. Uma outra sugestão é utilizar o filme "Obsolescência programada", disponível no Youtube, para uma abordagem histórica sobre o consumo no mundo, as estratégias de mercado e o efeito desolador no meio ambiente, bem como na sociedade, sobretudo no países menos abastados.
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