Quanto ao tema transversal Meio Ambiente, devemos lembrar que não se reduz apenas ao ambiente físico e biológico, mas abrange também as relações sociais, econômicas e culturais. Através dessa visão devemos propiciar momentos de reflexões que induzam os alunos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.
Como o conteúdo que está trabalhando no segundo bimestre poderá dialogar com este tema transversal?
O tema Meio ambiente tem dr dialogando bem com o conteúdo de globalização que tenho dado para o terceiro ano. Pois, comento os problemas culturais que tal movimento acarreta na cultura do outro e a forma de consumo que também acaba por exaurir a natureza.
ResponderExcluirCostumo trabalhar com os alunos a questão do desperdício de água e materiais provenientes da natureza.Quando vejo a sala de aula cheia de bolinhas de papel, fato corriqueiro nos anos fundamentais,chamo a atenção para a realidade de quantas árvores foram cortadas para estarem no lixo, ocasionando um prejuízo tanto ambiental como financeiro.
ResponderExcluirEsse assunto pode ser facilmente abordado em todas as turmas as quais eu leciono.
ResponderExcluir- Exercitar vocabulário a ser usado nos textos com um caça palavras em Inglês.
-Conjugar verbos no imperativo afirmativo e/ou negativo. Os modais can e should, no afirmativo e negativo.
Debater com a turma ações que costumam praticar.
Colocar no quadro da sala de aula três itens (abaixo), pedindo que eles citem ações que podem ser ecologicamente corretas, formando frases, utilizando o vocabulário do caça palavras. (Aproveitar o momento para lembrar o uso desses verbos com os modais)
I can …
I can’t …
I should …
-Em 22 de abril é comemorado o Dia da Terra e no Dia 5 de junho O Dia Mundial do Meio Ambiente. Como os meios de comunicação publicam reportagens sobre o assunto, torna-se interessante levar o tema para a sala de aula, proporcionando momentos de debate com os alunos a respeito de ações ecologicamente corretas.
- Apresentar o seguinte pensamento de Robert Ingersoll à turma, utilizando-o como um exemplo para o trabalho.
“In nature there are neither rewards, nor punishments.
There are consequences.”
O que o autor nos quer dizer?
Debater o significado do pensamento.
Neste momento apresentar o projeto à turma, trocar idéias, solicitar sugestões.
- Realizar o seguinte “teste” com os alunos, pedindo que respondam “yes or no” às perguntas:
How green are you?
( ) Do you separate the garbage?
( ) Do you go to school by bus or just walk?
( ) Do you save electric energy or gas at home?
( ) Do you turn off the TV when anyone is watching?
( ) Do you plant trees, flowers, vegetables?
( ) Do you turn off the lights when you are going out?
Em LPT passamos pelos tipos de discursos, neste bimestre. Utilizar os discursos dos presidentes, em relação a essa questão, é muito interessante, pois podemos observar outras questões nacionais"embutidas" nestas falas. A análise do discurso é uma matéria muito rica, que abre portas para inúmeras discussões.
ResponderExcluirO tema Meio Ambiente pode ser trabalhado facilmente com os alunos em todos os bimestres.
ResponderExcluirTextos variados podem ser utilizados como base para reflexão e discussão do assunto em sala de aula.
Trabalho abordando uma visão crítica sobre o assunto, pois na minha ótica, somos vistos como rebeldes, esquerdistas, comunistas etc. Isso porque temos que mostrar a realidade em que vivemos e assim tento fazer, mas não posso deixar de mostrar aos alunos que existe jogo de interesses e que muitas vezes somos um pingo no oceano que nos cerca. O que é bom para uns, não é para outros. Veja: A quem interessa defender uma abordagem reducionista (naturalista) da questão ambiental? Quais interesses procuram ocultar os determinantes sociais, políticos, éticos, culturais e econômicos da degradação ambiental? Se todo e qualquer problema ambiental é causado por nosso modo de produzir e consumir mercadorias (inclusive a natureza) e, dialeticamente, se os efeitos ou custos ambientais desta degradação afetam os seres humanos de modo desigual e combinado, segundo seu lugar no modo de produção capitalista, que ideologia se esforça em separar artificialmente sociedade e natureza? Nesta ótica, marcada pela dicotomia ou dualismo cartesiano, a resolução da crise ambiental será alcançada através exclusivamente do repasse de informações sobre ou através dos recursos naturais (leitura experimental da natureza): argumenta-se que é preciso conhecer para preservar. Brügger (1994), ao destacar que EA não é igual ao ensino de ecologia, define a perspectiva preservacionista como “adestramento ambiental”, pois visa unicamente a uma mudança de comportamento individual e não de valores.
ResponderExcluirTenho trabalhado com os meus alunos a questão dos desperdícios de energia, cálculo de contas de energia elétrica, gráficos de consumos entre outros. E aproveitamos para falarmos sobre o meio ambiente e os danos que o ser humano pratica contra a natureza. Precisamos conhecer os assuntos para comentar e para isso se faz necessário ler, fazer debates e pesquisar.
ResponderExcluirPretendo levar artigos de divulgação científica relacionados ao tema transversal Meio Ambiente (para trabalhar com a turma 2001), e artigos de opinião concernentes ao mesmo tema, abordando a decisão do presidente americano Donald Trump de retirar os EUA do acordo de Paris (para trabalhar com as turmas 3001 e 3002).
ResponderExcluirSempre abordo esse assunto com meus alunos, estufa, desmatamento, fauna, flora, meio ambiente, educação ambiental, etc... Trabalho também com gráficos, estatísticas e questões ligadas ao ENEM.
ResponderExcluirFaço-os fazerem pesquisas, dando-lhes liberdade de criativa.
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ResponderExcluirBoa tarde, caros colegas!
ResponderExcluirO assunto meio ambiente nunca esteve tão em voga, pois, a cada dia aumenta a preocupação das pessoas em preservar. Contudo, infelizmente, ainda falta muito para sairmos do discurso.
Em sala, busco desenvolver os temas:
1. O que é meio ambiente?
O Meio Ambiente é a soma total do que está em torno de algo ou alguém. Ele inclui os seres vivos e as forças naturais. O ambiente proporciona condições para o desenvolvimento e crescimento dos seres vivos, pois eles simplesmente não existem em seu ambiente. Os organismos mudam em resposta às condições do seu ambiente, que é composto das interações entre plantas, animais, solo, água, temperatura, luz, etc.
A palavra ambiente é usada para falar sobre muitas coisas. Pessoas em diferentes áreas do conhecimento (como história, geografia ou biologia) usam a palavra de forma diferente. Em biologia e ecologia, o meio ambiente engloba tudo o que há na natureza e os seres vivos, incluindo a luz solar. Isto também é chamado de ambiente natural.
2. A importância da preservação do ambiente
É muito importante que cada indivíduo neste mundo entenda que o ambiente limpo é muito importante para a saúde de todos os seres humanos. Qualquer tipo de poluição causa danos ao meio, e isso é muito ruim para a humanidade inteira. Hoje, vários tipos de problemas graves de saúde, como o câncer, estão aumentando rapidamente em todo o mundo e a principal razão por trás do aumento dessas doenças está na maior quantidade de poluição no meio ambiente.
No contexto atual, vemos uma maior tomada de consciência da sociedade sobre os níveis de poluição e, portanto, estamos observando algumas ações de mudança de atitude. Porém, ainda é necessário muito trabalho para ser feito por todos nós, de modo que tenhamos de fato um ambiente limpo e saudável. O primeiro passo para essa mudança é conscientizar as pessoas sobre a importância do ambiente limpo, e como ele pode ajudar-nos a permanecermos saudáveis.
3. Como ajudar a preservar o meio ambiente?
Nosso planeta está mudando e precisamos ajudá-lo a mudar para melhor. Existem várias coisas que afetam o nosso planeta de uma forma negativa, mas a boa notícia é que todos podem ajudar a fazer a sua parte e ajudar na preservação do meio ambiente.
Veja, a seguir, uma lista de tópicos importantes e como você pode fazer para ajudar em cada um deles.
Economize Eletricidade: A eletricidade é produzida por meio do uso de recursos naturais, portanto, quanto mais você usa, mais eles são gastos. Você pode ajudar com pequenos gestos para economizar energia, como: acendendo lâmpadas apenas a noite, diminuindo o tempo do banho, etc.
Poluição: A poluição é outro problema grave, ela pode acontecer nos rios, mares, solo, ar, etc. Para ajudar, comece reduzindo a frequência com que usa seu carro, descartando lixos tóxicos da maneira correta, não jogando lixo no chão, etc.
Economize Água: A água em um recurso natural fundamental para a vida de animais, plantas e, claro, seres humanos. Procure economizar água e reaproveitando-a sempre que for possível.
A partir dos temas, solicito aos alunos, em grupos, que escolha um tema para ser desenvolvido sob a forma de seminário.
Grande abraço, Silvia
O tema da para ser abordado na minha disciplina ,mostrando a questão da reciclagem de materiais, para montagem de itens para a prática esportiva. Discutindo o benefício para a natureza da utilização da reciclagem e a criatividade para fazer materiais que as vezes o custo é muito alto .
ResponderExcluirOlá, pessoal.
ResponderExcluirPara a temática meio ambiente, pensei em focar na água. Podemos utilizar em todas as turmas, não apenas nas turmas do 6° ano, visto que a proposta é baseada na transversalidade.
Texto: Água potável.
A água é indispensável a toda e qualquer forma de vida. É considerada potável toda a água disponível na natureza que pode ser destinada ao consumo dos seres vivos, sem riscos de adquirirem doenças por contaminação.
Por ser essencial à vida, essa água deve estar disponível para a população rural e urbana, em todo o mundo. Geralmente na região rural não há o tratamento antecipado desse recurso; no entanto, nos centros urbanos quase sempre se faz necessário realizar uma verificação da qualidade e o grau de contaminação, uma vez que nas proximidades das cidades é comum os córregos e rios estarem poluídos.
Na realidade, a água potável, ou mesmo a água doce disponível na natureza, é bastante restrita. Cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%; água subterrânea 0,29%; água doce de lagos 0,009%; água salgada de lagos 0,008%; água misturada no solo 0,005%; rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%. Diante desses percentuais pode-se presumir que apenas 2,4% da água do planeta corresponde à água doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela se encontra poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis.
No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência do uso de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não têm acesso à água potável, bem comum a todo ser humano.
A poluição é um dos maiores problemas relativos à água doce planetária uma vez que, diariamente, os mananciais de todo o mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.
A água potável pode ser oriunda de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso. Pode ser também obtida através de um processo de tratamento físico e/ou químico. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não representem riscos para a saúde pública. Nas cidades, este processo é realizado nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), onde a água passa por várias etapas, iniciando com a decantação, seguida da filtração, da fluoretação, da desinfecção e da floculação.
Atividade: Videoaula e discussão continuada com o texto Água potável.
Para dar sequência ao assunto, sugerimos a exibição e discussão de um vídeo de 9:08 min. que apresenta as etapas do processo de tratamento de água que acontece em uma ETA em São Paulo
Além dos detalhes sobre o tratamento de água, o vídeo sensibiliza para a necessidade do uso sustentável desse recurso natural vital à vida na Terra e dá dicas para a redução do consumo em casa.
Vídeo: Tratamento de água Sabesp. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts. Acessado em 15/06/2010.
Discussão do vídeo
O professor deve entregar um roteiro impresso aos alunos com questões para orientar os registros a serem feitos tendo o vídeo como referência. Durante a exibição do vídeo, os alunos deverão ter tempo para discussão em grupo e anotações. Em seguida, o professor deverá promover a discussão do vídeo por toda a turma, tendo esses registros dos grupos como referência.
1) Como é a disponibilidade de água potável para o abastecimento da cidade de São Paulo?
2) Quais são as etapas para o tratamento dessa água?
4) Quais etapas correspondem a processos físicos?
5) Quais etapas correspondem a processos químicos?
6) O que podemos fazer para usarmos racionalmente a água potável que temos à nossa disposição diariamente?
Abraços,
Janaina Toscano.
Trabalho explorando o texto sobre: El día mundial del agua. Analiso as questões e por meio das mesmas, refletimos sobre o tema e a importancia deste assunto em nossas vidas.
ResponderExcluirBasicamente meu curriculo inteiro do 3 ano é sobre meio ambiente/ecologia... Falo de pontos de vista industriais, sociais etc...
ResponderExcluirAssim como existe o dia do meio ambiente poderíamos em um dia desse na escola... Onde poderia ocorrer uma gincana ou qualquer coisa do tipo com atividades relacionadas ao tema...
A primeira atividade a ser desenvolvida seria a leitura dos textos "Um passo de cada vez" e "Pesquisa mostra avanço na consciência ambiental do brasileiro". Em seguida, seria proposta uma produção de texto dissertativo argumentativo sobre o tema: "Como desenvolver consciência ambiental nas pessoas?".
ResponderExcluirOs alunos farão um trabalho em grupo sobre o tema " meio ambiente". Cada grupo deverá encontrar em jornais ou revistas notícias e reportagens sobre o assunto e mostrar para o restante da turma.
ResponderExcluirSempre trabalho com a questão da importância da reciclagem na confecção de arte e nos materiais auxiliares nessa confecção. Quanto ao ambiente e as relações sou totalmente defensora dos gestos pacíficos nos momentos de tensão entre eles.
ResponderExcluirAproveitando o link com o tema transversal predecessor deste post aqui no blog, consumo, podemos levar adiante para trabalhar o tema em questão. Como eu disse anteriormente, pensar o consumo passa também por pensar os efeitos do consumismo. Além disso, cabe levar aos alunos informações sobre os quadro político internacional e os acordos ambientais entre os países, tema tratado também no filme "Obsolescência programada", como já dito. Mais uma prova da urgência desse tema é a atual saída dos EUA do Acordo de Paris e seu consequente descompromisso com a emissão de carbono e despreocupação com o aquecimento global, fatos que podem ser problematizados em sala de aula.
ResponderExcluirAinda nesse viés, o documentário "A sede do mundo" trata do problema da água (quase 1/4 da população mundial não tem acesso à água potável) não apenas pela ótica ambiental, mas também pela ótica social e humanitária.
Uma sugestão para trabalharmos nos próximos bimestres e que seria interessante para integrar todas as turmas e disciplinas é a simulação de reunião da ONU, na qual cada turma ou grupo de alunos representaria um país, com o intuito de realizar na prática uma discussão sobre os interesses econômicos de cada país, os problemas sociais a serem solucionados e os acordos ambientais a serem assinados. Seria bastante interessante, ainda mais para o sétimo ano cujo currículo mínimo inclui textos injuntivos, os próprios alunos redigirem as regras do acordo, além de pesquisarem sobre os países que iriam representar, bem como discutirem de forma organizada (o currículo mínimo do oitavo ano inclui debate regrado. Acredito que assim os alunos teriam a vivência do tema transversal e poderiam colocar em prática os conhecimentos adquiridos.