quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Transdisciplinaridade






Transdisciplinaridade

A ideia de transdisciplinaridade envolve não só os conteúdos disciplinares, mas também algo que vai entre, através e além das disciplinas.

Ou seja, para se trabalhar de forma transdisciplinar, devemos envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Por exemplo, o corpo é um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo. Está na disciplina de Educação Física, na disciplina de Biologia, na disciplina de Artes cênicas, mas não está totalmente inserida em nenhuma disciplina. Não é possível inserir o tema “corpo” em apenas uma disciplina.

Outro exemplo são as artes. As artes estão diluídas nas disciplinas de História, de Psicologia, de Artes Plásticas, de Linguagem, etc…

Além disso, podemos citar a Espiritualidade, a Atuação Social, o Meio Ambiente.

Mas então você me pergunta: Mas os temas transversais também são transdisciplinares?

Sim, claro!

Os temas transversais podem ser trabalhados de forma inter ou transdisciplinar. A diferença básica seria na forma como os professores trabalham.

Se os professores trabalham cada um somente com sua disciplina, trata-se de um trabalho interdisciplinar. Mas se os professores fazem um mesmo planejamento, onde todos participam de todos os processos, indo além de suas disciplinas de formação, se envolvem toda a comunidade escolar e seu entorno, as famílias, então trata-se de um trabalho transdisciplinar.

Ou seja, um trabalho transdisciplinar obrigatoriamente deve conter elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das classes de aula.

Baseado nesse conceito, que temas vocês sugerem para trabalharmos em sala de aula com os alunos? O que acham de juntarmos turmas de séries iguais e termos vários professores trabalhando com essas turmas? Reconheço que o colégio não possui espaço físico adequado para juntarmos turmas, mas acho que na reposição, quando menos alunos comparecem, poderíamos tentar essa prática. Além de estarmos fazendo uma experiência, ainda teríamos a oportunidade dos professores compensar mais tempos de reposição. Ex. Se juntarmos duas turmas de 1º ano do ensino médio tendo três professores trabalhando com eles seis tempos, cada professor terá reposto 12 tempos de aula. Isso também pode ser feito fora da reposição, mas ficará condicionado ao número de alunos presentes ou não daria certo.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dominância cerebral e a maneira de exercer seu trabalho


https://www.personalidades.mobi/Dominancia_Cerebral/

Acesse o link acima, faça o teste e informe qual o seu perfil de dominância cerebral. Diga se o resultado do teste realmente é compatível com você. Justifique sua resposta. Informe de que forma seu perfil de dominância cerebral pode auxiliar no seu trabalho. Informe possíveis obstáculos que você pode ter em seu trabalho por conta de seu perfil de dominância cerebral.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Alunos transformando a escola

Como mobilizar estudantes para gerar transformações dentro da escola? Ouvir o que eles têm a dizer pode ser o primeiro passo. As demandas e percepções dos jovens podem ser o ponto de partida para a construção de um projeto educacional, que trabalha com questões significativas para eles e integra diferentes áreas de conhecimento.Como podemos colocar isso em prática?

terça-feira, 5 de julho de 2016

Escola sem partido ou sem direito a questionamentos?


O Movimento Escola sem Partido faz  uma proposta de campanha de esclarecimento aos alunos e pais que deveria ser disseminada nas escolas e ambientes de ensino sob a forma de cartazes ou similares.
Proposta:
1.     O professor não abusará da inexperiência, da falta de conhecimento ou da imaturidade dos alunos, com o objetivo de cooptá-los para esta ou aquela corrente político-partidária, nem adotará livros didáticos que tenham esse objetivo.
2.     O professor não favorecerá nem prejudicará os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, religiosas, ou da falta delas.
3.     O professor não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.
4.     Ao tratar de questões políticas, sócio culturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa – isto é, com a mesma profundidade e seriedade –, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito.
5.     O professor não criará em sala de aula uma atmosfera de intimidação, ostensiva ou sutil, capaz de desencorajar a manifestação de pontos de vista discordantes dos seus, nem permitirá que tal atmosfera seja criada pela ação de alunos sectários ou de outros professores.


Desconsiderando a de número 5, qual a sua opinião sobre essa campanha? 

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Meritocracia e a Desigualdade Social

Alguns sociólogos, filósofos e intelectuais ignoram a meritocracia como um sistema justo de hierarquização, pois a ascensão profissional ou social não depende exclusivamente do esforço individual, mas também das oportunidades que cada indivíduo tem ao longo da vida.
As pessoas que nascem com melhores condições financeiras, com acesso as melhores instituições de ensino e contatos profissionais exclusivos, têm maiores chances de conquistar uma posição privilegiada em relação aquelas que não tiveram esta mesma “sorte”.
Porém, obviamente, que não se deve generalizar. Não adianta ter grandes oportunidades na vida, caso não haja o mínimo esforço e vontade para aproveita-las.
A principal crítica está no fato de não ser este esforço o único fator que define o sucesso ou o fracasso, mas uma parte que engloba conceitos mais complexos que estão presentes nas sociedades.

Qual o seu posicionamento em relação a esse assunto? Como você vê seu aluno dentro de um sistema de méritos?

terça-feira, 14 de junho de 2016

Comportamentos relacionados a Valores e Crenças



Após estabelecermos os valores e crenças do colégio, se faz necessário pensarmos em comportamento. Que tipo de comportamento deverá existir entre os membros para que  os valores e crenças sejam atendidos? Quais as mudanças necessárias que devemos fazer?

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Crenças

Ainda construindo nossa cultura organizacional, a ética foi incluída; as outras sugestões já estão embutidas nos valores propostos. Considerando então os nossos valores: ética, educação inovadora, respeito às diferenças, cooperação, solidariedade e autonomia pessoal e coletiva, que tipos de crenças poderiam surgir desses valores? Por exemplo, ao termos como valor autonomia pessoal e coletiva criamos a crença de estarmos oferecendo  oportunidades aos membros do colégio serem empreendedores, ou seja, membros  que iniciam algo novo, que veem o que ninguém vê, enfim, aqueles que realizam antes, aqueles que saem da área do sonho, do desejo, e partem para a ação. Estabeleçam crenças para os outros valores, considerando crenças como expectativas geradas pelos valores estabelecidos.