terça-feira, 14 de junho de 2016

Comportamentos relacionados a Valores e Crenças



Após estabelecermos os valores e crenças do colégio, se faz necessário pensarmos em comportamento. Que tipo de comportamento deverá existir entre os membros para que  os valores e crenças sejam atendidos? Quais as mudanças necessárias que devemos fazer?

29 comentários:

  1. Em primeiro lugar, um comportamento, uma postura de respeito, é o mínimo que se espera entre membros da comunidade escolar. Um comportamento pautado na ética, na honestidade e nos ideais de solidariedade deve ser incentivado na escola. Vivemos dias muito difíceis, mas precisamos acreditar que vale a pena ser honesto, trabalhar e estudar. Isso deve ser passado aos alunos. As mudanças começam quando nos preocupamos com pequenos detalhes do dia a dia, desde um bom dia que damos ao chegar à escola até a um elogio que fazemos a um colega ou aos alunos.

    ResponderExcluir
  2. A Arte de Educar, contempla ensinar a aprender. E ensinar a aprender torna o jovem autossuficiente, autodidata, capaz de gerir a própria vida no futuro.
    Entretanto, ensinar a aprender não é uma tarefa para qualquer um. Em primeiro lugar, o educador vai precisar não apenas por conhecer o conceito, mas praticar o processo em seu dia a dia, o que inclui o seu magistério.
    Compreender o jovem é um item fundamental em qualquer pedagogia, uma vez que apenas assim o educador poderá conhecer suas verdadeiras idiossincrasias, aquelas predisposições autênticas, que ainda não foram contaminadas pela propaganda, pelas avassaladora força disseminadora de novos costumes da cadeia midiática, com seus modismos comportamentais bizarros, interesses patológicos que acabam por comprometer de modo dramático o repertório psicológico de qualquer jovem.
    Atento a tudo isso, o educador cuidará de criar uma blindagem exclusiva em seus educandos, uma vez que já praticou o método em si mesmo.
    E por Conhecer suas predisposições inatas, poderá o educador descobrir suas verdadeiras vocações, cuidando assim de potencializar esse precioso status.

    ResponderExcluir
  3. Respeito. Acredito que este seja o comportamento ideal para quem visa um maior avanço em direção ao que discutimos quanto às crenças e valores na nossa comunidade.
    Estamos vivendo tempos muito difíceis, onde falta respeito, solidariedade, empatia e sobra preconceito e ódio, sendo distribuídos livremente entre os nossos semelhantes.
    Precisamos mostrar aos nossos alunos o quanto é importante respeitar o próximo, respeitar as diferenças e combater todo e qualquer tipo de violência, sejam física ou moral. Existe uma necessidade de manter toda a comunidade escolar diretamente envolvida nesse processo para que essa parceria se torne fortalecida e os envolvidos cada dia mais abertos ao aprendizado, fortalecendo assim valores como ética, cidadania, honestidade e solidariedade.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, caros colegas!

    Para defender a implantação do processo de crenças, atitudes e valores, precisamos dar ênfase ao relacionamento humano. Uma relação com maior sensibilidade, solidariedade e compreensão, fazendo-nos refletir em nossas atuações como cidadãos, membros de uma sociedade que busca, cada vez mais, formas eficazes de se organizar, mantendo harmonia e progresso no âmbito pessoal, profissional e, até mesmo, espiritual.

    A implantação de direitos humanos talvez seja a resposta para uma sociedade mais ética. O despertar deste processo pode fazer nascer uma geração muito mais comprometida com a vida, com os princípios da existência e o dever que temos uns para com os outros.

    Grande abraço,

    Silvia

    ResponderExcluir
  5. É importante que os membros da comunidade escolar desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de seus próprios sentimentos e emoções, e
    desenvolvam a autonomia para tomada de decisão em situações conflitantes do ponto de vista ético/moral.

    ResponderExcluir
  6. Para que os valores e crenças sejam atendidos temos que manter a capacidade dialógica, saber escutar e ouvir e para que essas mudanças aconteçam é preciso manter a mente aberta deixar de ter “ uma opinião formada sobre tudo”.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar, devemos modificar nosso comportamento primando pelo bem-estar de todos, cultuando valores que valorizem o trabalho em equipe e que valorize cada pessoa,professor, aluno e etc, tornando assim mais prazeiroso o ambiente onde a diversidade de ideias seja respeitada e onde cada um possa demonstrar suas aptidões e habilidades.

    ResponderExcluir
  8. Dentro da comunidade escolar acredito que todas as crenças e valores deverão estar relacionados ao Respeito... Pois, só assim haverá uma harmonia no ambiente.

    ResponderExcluir
  9. O respeito é um dos valores mais importantes para a vida em sociedade, e não só no ambiente escolar, mas também no nosso cotidiano. E uma forma de mudar é conscientizando o ser humano que devemos sempre respeitar a si mesmo, onde muitos não entendem isso, e ao próximo, fazendo assim, uma sociedade melhor e mais humanitária.







    O respeito é um dos valores mais importantes para a vida em sociedade, e não só no ambiente escolar, mas também no nosso cotidiano. E uma forma de mudar é conscientizando o ser humano que devemos sempre respeitar a si mesmo, onde muitos não entendem isso, e ao próximo, fazendo assim, uma sociedade melhor e mais humanitária.







    ResponderExcluir
  10. Acredito que, como já foi mencionado pelos colegas anteriormente, o respeito deve ser uma atitude primordial. Nós respeitamos todos, principalmente os alunos, mas parece que muitos destes não fazem a mínima ideia de como respeitar o próximo. Eles precisam ser mais trabalhados nesse quesito. Diálogos, vídeos sobre o assunto, leis expostas no ambiente escolar seriam algumas das propostas para que a mudança comece a surtir efeito, de fato, para estes discentes.

    ResponderExcluir
  11. A capacidade de ouvir, de estar aberto ao diálogo e o respeito são comportamentos imprescindíveis para o estabelecimento de nossos valores e crenças.

    ResponderExcluir
  12. Falar menos, ouvir mais; se colocar no lugar do outro; pensar antes de agir; são práticas que fazem grande diferença em qualquer tipo de relacionamento. É surpreender o outro com atitudes não esperadas gerando um impacto gigantesco, como numa bola de neve.
    A mudança começa em quem quer mudança.

    ResponderExcluir
  13. Acho que tudo deve ser baseado no RESPEITO. Respeitar o próximo e se colocar no lugar dele, tentar entender as escolhas dos seus semelhantes, não julgar, não ofender e nem humilhar.
    O ambiente escolar tem sido "palco" para muitas atitudes violentas,nossos jovens estão cada vez menos tolerantes e cumpridores de seus deveres. Eles precisam ter mais exemplos de bons valores e atitudes corretas.
    Precisamos encher o mundo de pessoas boas, tolerantes, gentis e honestas. Nossos jovens precisam ser os responsáveis por essa mudança.

    ResponderExcluir
  14. Como anteriormente explicitado, o estabelecimento de valores e crenças do colégio está relacionado com a tenacidade, paciência e comprometimento dos corpos docentes. Nada deve ser pensado a curto prazo se há honestidade de propósito, uma vez que os frutos maduros dessas iniciativas só chegam com o tempo. De nada adianta construir uma crença e depois descuidar de sua assimilação ou mesmo abandoná-la, simplesmente. Quantas vezes já vimos, em diversos âmbitos, projetos inovadores e que trariam grande contribuição à escola serem deixados de lado? Da mesma forma, o cuidado com a implantação e permanência de valores não deve ser inflexível, uma vez que se faz necessária à sua permanente adaptação à realidade local e do momento em que vivemos. Portanto, no meu entender, o comportamento da direção e dos corpos docentes para que a implantação de valores e crenças seja efetiva deve levar em consideração, sobretudo, a importância da continuidade das ações, bem como a permanente observação das ações em cursos com vistas às mudanças necessárias a serem levadas a cabo para o sucesso desses processos.

    Profº Eduardo Lopes

    ResponderExcluir
  15. Muito se falou em respeito e concordo plenamente. Mas respeito muito o direito do aluno que quer estudar e não consegue devido a indisciplina de alguns. O governo tem uma política educacional muito permissiva que só atrapalha. Não sei se temos algum respaldo, mas a escola precisa definir a política de disciplina.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com os colegas: para que os valores e crenças sejam cumpridos, o diálogo e o respeito devem ser os norteadores do comportamento de toda a comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  17. O respeito e a responsabilidade devem permear o comportamento de todos os membros da comunidade escolar. O indivíduo que trata o outro como gostaria de ser tratado e assume disciplinadamente suas obrigações profissionais e morais está preparado para viver harmoniosamente e trabalhar em conjunto.

    ResponderExcluir
  18. Respeito (como todos citaram) é a palavra-chave para um bom norteamento do comportamento dentro da comunidade escolar... mas acredito que disciplina e responsabilidade também deva ser discutido...

    ResponderExcluir
  19. O diálogo e o respeito são peças fundamentais na implementação de mudanças comportamentais,pautadas sempre na ciência dos bons costumes.

    ResponderExcluir
  20. Respeitar alguém é se doar por conservar valores valores que começam dentro de casa e se espalham em atitudes para com todos os tipos de vida.
    Devemos valorizar o respeito como algo importante para a vida em sociedade. Primeiro, devemos dar o exemplo, para depois cobrar dos alunos, familiares e sociedade.

    ResponderExcluir
  21. Diálogo, respeito, responsabilidade, disciplina e companheirismo fazem parte do bom comportamento. Principalmente a parte do companheirismo,pois devemos pensar no melhor para o grupo. Facilitando assim, o nosso local de trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Penso que a palavra respeito deve fazer parte do cotidiano de uma escola. É um dos valores essenciais nas relações de trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Eu não gosto muito da ideia da escola legislar sobre comportamento. Acho que isso é quase um filtro moral. Prefiro falar de atitude.

    Em relação a atitudes, acredito que aquelas norteadas pelo respeito, pela empatia e pela solidariedade são pilares para uma educação voltada para os direitos humanos, que é no que acredito.

    ResponderExcluir
  24. Que surja uma disciplina que tenha como tônica a ética e, daí, que se estude todos os valores perdidos ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com meus colegas, respeito é a palavra chave.

    ResponderExcluir
  26. O pilar para qualquer projeto ter exito, seja dentro da comunidade escolar ou fora dela, é o respeito entre seus membros. Relações pautadas no repeito às diferenças, aos limites, às opiniões estão fadadas ao sucesso

    ResponderExcluir
  27. Respeito é a ´palavra chave. Mas para que isso ocorra a mudança deve começar pelo sistema que é permissivo por muitas vezes exigindo muito mais o direito dos alunos do que seus deveres.

    ResponderExcluir
  28. Os valores a serem cultivados são os valores mínimos que permitem a boa convivência. Tolerância, respeito, amizade etc...

    ResponderExcluir