segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Base Nacional Comum Curricular (Matemática)

A Matemática assume um papel fundamental para o pleno acesso dos sujeitos à cidadania. Em uma sociedade cada vez mais baseada no desenvolvimento tecnológico, os conhecimentos matemáticos tornam-se imprescindíveis para as diversas ações humanas, das mais simples às mais complexas, tais como compreensão de dados em gráficos, realização de estimativas e percepção do espaço que nos cerca, dentre outras. A Matemática não é, e não pode ser vista pela escola, como um aglomerado de conceitos antigos e definitivos a serem transmitidos ao/à estudante. Ao contrário, no processo escolar, é sempre fundamental que ele/a seja provocado/aa construir e a atribuir significado aos conhecimentos matemáticos.

OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA

  • Estabelecer conexões entre os eixos da Matemática e entre esta e outras áreas do saber.
  • Resolver problemas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo imaginação e criatividade.
  • Raciocinar, fazer abstrações com base em situações concretas, generalizar, organizar e representar.
  • Comunicar-se, utilizando as diversas formas de linguagem empregadas em Matemática.
  • Utilizar a argumentação matemática apoiada em vários tipos de raciocínio.
Qual a sua opinião sobre a visão da BNCC em relação à Matemática? Qual serão as dificuldades em se cumprir os objetivos propostos?

21 comentários:

  1. Não sou profissional de matemática,mas acho que os objetivos aqui formulados sejam básicos e privilegiam os minimos à serem alcançados pelos alunos,por isso acredito que os colegas de matemática podem opiniar com maior propriedade sobre os mesmos.De um modo geral,acho que as dificuldades relacionam-se com as demais dusciplinas:Investimento em tecnologia disponível para todos e preparação dos alunos no fundamental 1 e 2,proporcionando conhecimentos que estimulem criatividade,participação e interesse em aprender.

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  2. Silvia Bonini19 de outubro de 2015 10:45

    Boa tarde, caros colegas!

    Assim como a Márcia, também não sou da área de matemática, mas uma das maiores dificuldades, seja nas exatas seja nas humanas, é a aquisição por parte do aluno da capacidade de abstração.

    Portanto, diante dessa problemática, torna-se necessário buscar subsídios para, que o ensino-aprendizagem contribua de forma relevante para a formação cultural, social e intelectual dos alunos, cumprindo, assim, seus objetivos.

    Grande abraço,

    Silvia

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  3. * Portanto, diante dessa problemática, torna-se necessário buscar subsídios para que o ensino-aprendizagem contribua de forma relevante para a formação cultural, social e intelectual dos alunos, cumprindo, assim, seus objetivos.

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  4. Acredito que a grande dificuldade em se atingir os objetivos propostos é a falta de conhecimentos básicos da disciplina. Fica muito difícil trabalhar um raciocínio lógico ou relacionar a matemática com outras áreas do conhecimento ou atividades do cotidiano quando não se consegue trabalhar nem as 4 operações básicas.
    A matemática é uma disciplina acumulativa. A cada etapa necessitamos do que se aprendeu nas etapas anteriores. Os objetivos são os descritos e são lindos, de verdade, mas dificilmente conseguimos atingi-los , ao menos no Ensino Médio, quando o aluno vem empurrado desde o começo. Enquanto uma escola não decidir cortar na carne, aprovando apenas os alunos que realmente atingiram os objetivos, e não os que conseguiram nota, nunca alcançaremos o sucesso. Temos alunos com essa capacidade de raciocínio, mas sem os conhecimento básicos o raciocínio se perde. O que é uma pena.

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  5. A importância da matemática em nosso dia a dia é gigantesca, embora nossos alunos não consigam enxergar tal coisa. Também não se pode negar, que estudar a matemática como nos era ensinada antigamente, não tem atrativo algum.
    Nunca fui boa aluna em matemática, mas acho que deveria ser ensinada de forma mais prática, dando importância ao que necessitamos usar dessa disciplina na nossa vida fora da escola.
    Sinto uma tristeza imensa ao conversar com professores dessa disciplina, vejo o tamanho da dificuldade que é colocar algo na cabeça dos nossos alunos e sei do enorme peso que a matemática tem nas escolas.
    Não podemos esquecer novamente, dos poucos recursos que as escolas tem, para que os professores possam trabalhar com materiais atrativos, lúdicos e modernos.

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    1. Acho o currículo da matemática um absurdo. Somos obrigados a ensinar coisas totalmente desnecessárias para uma formação geral.

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  6. "Acho o currículo da matemática um absurdo. Somos obrigados a ensinar coisas totalmente desnecessárias para uma formação geral". Concordo plenamente. Assim como em química, gostaria de ter mais liberdade em ensinar coisas mais úteis aos alunos, e não ficar preso ao currículo mínimo.
    “Matemática é a chave do universo”

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    1. Caro Pierre, o currículo mínimo não te prende. Uma vez que ele seja cumprido, nada impede que você dê aos seu alunos coisas "mais úteis". É preciso ressaltar que o aluno da escola pública também precisa ser preparado para competitivo e participar dos exames. Em escolas privadas sérias também precisamos seguir um currículo, mesmo que ele não venha com a palava "minimo". Por que para a escola pública deveria ser diferente?
      Abs, Alexandre Alves

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  7. Todos compreendemos a relevância da matemática. E em parte os alunos também. No entanto, acredito que o grande desafia seja

    1) conseguir transpor a matemática para o cotidiano social em que vive o aluno em cada realidade, de cada escola diferente.

    2) conseguir criar um currículo prático e integrado com outras disciplinas, não apenas as mais próximas como a física e a química, mas todas as demais.

    - Erick Carvalho.

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  8. Olá, pessoal,

    Não sou da área de exatas, mas enquanto bióloga, usamos um pouco da matemática como ferramenta para experimentos nas áreas das ciências, estatísticas e afins.

    Como experiência pessoal, vivi um ensino de matemática que exigia uma capacidade absurda de abstração, e acredito que o atual currículo deva ser revisado e posteriormente reformulado, para que se insira uma metodologia de ensino voltada para a aplicação prática da área em questão.

    O desenho do BNCC está muito bem elaborado, embora acredito que muitos profissionais, terão uma certa dificuldade em transmitir até pela maneira com a qual receberam essa carga de conhecimento. Muito cálculo, muita teoria, muita demonstração e pouca articulação com as demais áreas. Sinto muita falta da matemática quando estou a ensinar ciências para o nono ano, visto que ela está intimamente ligada ao ensino de química e física, pois os alunos não conseguem desenvolver cálculos simples.

    Por fim, continuo defendendo uma mudança tanto no currículo da matemática, quanto na forma com a qual é ensinada nas escolas. Não posso falar muito de uma área de conhecimento que não é a minha, mas como a utilizo nas minhas aulas, acho válida a observação enquanto profissional que depende de um conhecimento prévio da disciplina dos caros colegas.

    Abraços.

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  9. Concordo com o que a Cristina disse que fica difícil levar o conteúdo para outras áreas do cotidiano quando não se sabe nem o básico das 4 operações...

    Mesmo não sendo minha área, sei da grande importância que a matemática tem na vida... Acho importante a interdisciplinaridade mas a falta de suporte e a falta do básico fica bem difícil caminhar.

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  10. Não sou da área de exatas. E, enquanto aluna sempre tive dificuldades de levar a matemática para o meu dia-a-dia, com exceção das operações básicas e a regra de três que resolve tudo.
    No entanto, sei da a importância da matéria, porém o currículo de matemática deveria ser reformulado para atender melhor as necessidades do cotidiano.

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    1. Boa Diana!
      Concordo com você!
      A constatação real disso ocorre quase que diariamente quando nos deparamos com um jovem no caixa de algum estabelecimento. O produto dá R$ 6,25 e você entrega ao caixa R$ 10,25 e o ele não sabe o porquê e ainda diz que você está dando dinheiro de mais, quando, na verdade, só quero facilitar o troco e levar de volta menos moedas. Raciocínio básico que muitos precisam usar a calculadora para descobrir....

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    2. Alealvesp sou eu: Alexandre Alves

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  11. Vejo que a matemática é muito importante em nosso cotidiano. Porém,muitos dos nossos alunos encontram-se com dificuldades desde o ensino fundamental. Creio que esses objetivos sejam importantes, pois proporcionam uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício de atividades que dela possam se utilizar em benefício do desenvolvimento futuro envolvendo outras disciplinas exatas como química, física etc.

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  12. Acho que todos os objetivos propostos são válidos e necessários. Não sou da área, mas acredito que os alunos, além de tudo que já foi discutido, precisam sim saber o básico, como por exemplo, atividades que exijam deles o raciocínio lógico. Acredito que os colegas da área se esforçam para que isso ocorra, mas infelizmente ainda é possível perceber alunos com extrema dificuldade de calcular mentalmente. Não que isso vá resolver os problemas do mundo... mas é importante perceber o quanto estes alunos estão defasados nestas áreas de ciências tecnológicas. Acho que as aulas de RPM devam ajudar, porém é preciso que os discentes estejam mais dispostos e entendam que estes são conhecimentos adquiridos para a vida.

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  13. Embora muitas pessoas não gostem de matemática, é impossível viver sem ela por um dia. Desde o momento em que acordamos e olhamos para o relógio marcando um número, temos de calcular o tempo que levamos para chegar no trabalho, escola e etc. O ensino da matemática não é algo pontual, e sim cumulativo. Quando há uma quebra no processo de aprendizagem, o aluno enfrentará dificuldades na continuidade dos conteúdos. Nos deparamos com diversas dificuldades encontradas em sala de aula, que não há necessidade de enumera-las pois todos nós professores já estamos cansados de presencia-las em nosso cotidiano. Nessa perspectiva, a matemática é uma forma de comunicação em constante aprimoramento. É de suma importância os currículos escolares trabalharem uma base comum do conhecimento matemático adaptadas as diversas culturas regionais .

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  14. Os professores de Matemática e das áreas afins podem falar com mais propriedade sobre este tema, mas penso que, como já foi falado pelos demais colegas, o problema dos alunos em relação à Matemática, incluindo a falta de interesse pelos estudos, se deve ao fato de que não há uma contextualização do conteúdo programático à vida deles. Além disso, os alunos não conseguem ver a aplicabilidade no dia a dia de determinadas matérias, como bem disse a professora Cristina que são totalmente desnecessárias, e acabam por dificultar o trabalho do professor.

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  15. Não sou professora de Matemática, mas acredito que os objetivos do BNCC estão claros e têm aplicabilidade. O grande desafio para quem leciona tal matéria é descobrir onde reside a dificuldade do aluno e desenvolver o raciocínio matemático em quem não possui essa habilidade.

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  16. Mesmo sendo professor de Matemática, não há como eu defender este currículo. As propostas oferecidas pelos objetivos gerais são bem atraentes e realmente nos fazem pensar que a matemática tem sido ensinada de maneira multidisciplinar. E ainda mais,que realmente seja abordada de uma maneira que esteja interagida no cotidiano do aluno. Porém, não é isso que nós estamos vendo na prática. O próprio sistema nos obriga a trabalhar alguns assuntos desnecessários. (digo, existem objetivos e conteúdos específicos dependendo das pretensões futuras de aluno). É triste ter de chegar para um aluno e dizer que ele precisa aprender este conteúdo apenas para passar no vestibular... A educação matemática continua atrasada e conteudista. O ensino de matemática continua conteudista até mesmo nas universidades. Querem uma matemática diferente? Comecem a reformular o ensino nas universidades e repassem isso para as escolas. Isso seria uma mudança a longo prazo e desgastante para se fazer, mas não é impossível.

    Desculpem pelo "desabafo", mas é a triste realidade

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  17. Sou professor de matmática, e vi uma mudança no que se propõe para cada série, a dificuldade que vejo será durante o período de implantação. Matemática é uma continuidade ..... se não foi ministrado, por exemplo, habilidades em estatística ao aluno de 7º série ( habilidades estas que segundo o modelo anterior só ensinaríamos no 2º ano do ensino médio), vamos ter dificuldades em lecionar aulas sobre o tópíco no 8º ano, ou, no mínimo ensinar esses pre-requisitos o que que reduzirá nosso tempo de aula para os conteúdos do ano corrente, comprometendo a continuidade no ano seguinte....... Bom vai ser consertar avião voando, mas todos nós da matema´tica estamos meio acostumados a isso ...

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