segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Base Nacional Comum Curricular (Ciências da Natureza)

A área de conhecimento Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental, é representada por um único componente de mesmo nome, enquanto que, no Ensino Médio, o ensino é distribuído entre os componentes curriculares Biologia, Física e Química. O ensino de Ciências da Natureza tem compromisso com uma formação que prepare o sujeito para interagir e atuar em ambientes diversos, considerando uma dimensão planetária, uma formação que possa promover a compreensão sobre o conhecimento científico pertinente em diferentes tempos, espaços e sentidos; a alfabetização e o letramento científicos; a compreensão de como a ciência se constituiu historicamente e a quem ela se destina; a compreensão de questões culturais, sociais, éticas e ambientais, associadas ao uso dos recursos naturais e à utilização do conhecimento científico e das tecnologias
OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Compreender a ciência como um empreendimento humano, construído histórica e socialmente;
  • Apropriar-se de conhecimentos das Ciências da Natureza como instrumento de leitura do mundo;
  • Interpretar e discutir relações entre a ciência, a tecnologia, o ambiente e a sociedade;
  • Mobilizar conhecimentos para emitir julgamentos e tomar posições a respeito de situações e problemas de interesse pessoal e social relativos às interações da ciência na sociedade;
  • Saber buscar e fazer uso de informações e de procedimentos de investigação com vistas a propor soluções para problemas que envolvem conhecimentos científicos;
  • Desenvolver senso crítico e autonomia intelectual no enfrentamento de problemas e na busca de soluções, visando transformações sociais e construção da cidadania;
  • Fazer uso de modos de comunicação e de interação para aplicação e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • Refletir criticamente sobre valores humanos, éticos e morais relacionados com a aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Qual a  sua opinião sobre a importância desse letramento científico mencionado na introdução? Os objetivos estão bem formulados, faltou algum tópico neles?

14 comentários:

  1. O ser humano precisa desenvolver suas aptidões e interesses através do conhecimento científico em consonância com suas necessidades pessoais e coletiva,respeitando a natureza e o seu semelhante com processos interativos que o conhecimento científico oferece,porém esses mesmos conhecimentos e processos devem respeitar e valorizar as questões citadas no texto,culturais,ambientais e éticas,mas em algumas,a ciência entra em conflito,principalmente com a religião.No entanto,deve-se intrumentalizar o educando a apropriar-se de conhecimentos que facilitem não só a aprendizagem,mas que valorizem as questões que permeiam a vida humana e a preservação do planeta.A introdução fundamenta os objetivos estabelecidos para a disciplina,que demonstram uma sequência e a intenção objetiva da área curricular e as disciplinas.

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas,

    a superação de conceitos simplistas está diretamente relacionada à ampliação da visão de mundo e da cultura geral do estudante, pois é essencial que o ensino forneça instrumentos para os alunos compreenderem que fazem parte de um processo.

    A inclusão da tecnologia no ensino, por sua vez, constitui-se como atividade de interesse prático e experimental.

    No caso das Ciências da Natureza, para que haja um ensino de qualidade, é preciso selecionar temas relevantes, ligados ao meio ambiente, à visão do universo, à saúde, à transformação científico-tecnológica do mundo, bem como à compreensão do que são a ciência e a tecnologia.

    Assim sendo, a inclusão dos temas transversais nas Ciências Naturais foi uma ampliação importante, o que justifica a alteração da nomenclatura.

    Grande abraço,

    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a aplicação prática de determinados assuntos é da maior relevância, conforme citado por alguns colegas nesse fórum. Contudo, a aplicação prática de determinados temas/conteúdos depende, muitas vezes, mais das condições objetivas do que das subjetivas. Em outras palavras, uma vez que isso conste no currículo teremos um choque entre o formal e o real de modo que poderemos estimular todos os envolvidos para que um dia alcancemos as condições objetivas sem as quais nunca poderemos executar com pleno sucesso algumas propostas pedagógicas.
      Alexandre Alves

      Excluir
  3. No Ensino Fundamental poderia ser incorporado um algo mais, pois é ali, na minha opinião, é que começamos a criar os pensamentos críticos.
    Tudo o que foi citado está de acordo para que se tente alcançar os objetivos, porém gostaria que fosse dado aos alunos a oportunidade de conhecer locais onde a natureza mostre seu esplendor, pois assim, impressionados pela beleza, haveria inclusive cobranças da parte deles e o consequente interesse par que mudanças ocorressem.

    ResponderExcluir
  4. A importância das Ciências da Natureza, assim como todas as outras disciplinas já mencionada anteriormente, é grandiosa. Essa disciplina tenta explicar o por quê de tudo que está ao nosso redor, a origem de tudo, o que somos, do que somos feitos, de onde viemos. São tantos assuntos importantes a serem discutidos através dessa disciplina, que fica até difícil falar tudo.
    Acho que os alunos devem sentir falta de aulas mais práticas, de estar mais em contato com tudo aquilo que o professor tenta transmitir. Não tenho conhecimento a respeito de laboratórios de ciências em escolas públicas, para que os alunos possam fazer pesquisas ou para aulas práticas. O contato com a natureza, hoje em dia, está cada vez mais raro, poderia se ter no currículo, pelo menos uma aula por bimestre, em algum lugar fora da escola, onde se pudesse ter esse contato com a natureza, estudando tudo aquilo que estivesse ao redor dos nossos alunos.
    Muita coisa que deveria ser cobrada, no que diz respeito aos conteúdos obrigatórios, não é. Outros assuntos não tão importantes à realidade dos nossos alunos, são cobrados como se tivessem extrema importância.

    ResponderExcluir
  5. Compreender as Ciências da Natureza é entender o próprio mundo... Acho bem interessante a proposta mas acredito, assim como a Amanda citou, que alguns assuntos também importantes não sejam contemplados... Além disso mais uma vez teremos uma base curricular enorme com pouco tempo e recursos para aplicar tudo de maneira satisfatória. Também concordo em se fazer saídas de campo para que os alunos possam compreender melhor o que é passado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. Creio que aulas práticas são fundamentais! Lembro-me do meu segundo grau quando estudava e não tinha a mínima ideia para que aquilo servia.
    Existem inúmeros problemas matemáticos que podem ser abordados de forma pratica; pode-se fazer varias experiências de física para despertar o interesse dos alunos e já em química, com objetos domésticos, da para se fazer milhares de experiências que desperta o grande interesse dos alunos no assunto. Sempre que posso eu faço algumas dessas experiências, e acho que deveria ser uma aula teórica e uma pratica, mas isso demanda recursos e tempo que não temos e vai demorar um pouco ate ter algum investimento na área.

    ResponderExcluir
  7. Todos os objetivos expostos são de enriquecimento fundamental para a aprendizagem das disciplinas abordadas em questão. Mas possuo uma determinada dificuldade nestas áreas, que talvez seja a da grande maioria dos alunos. Ou seja: transpor para a prática aquilo que está na parte teórica. Dessa maneira, concordo plenamente com o colega Pierre. Senti falta de algum tópico que abordasse de maneira mais enfática o uso de espaços na instituição, para experiências. Sei que isso demanda recurso e tempo, todavia, não podemos nos esquecer que o letramento científico é a aprendizagem da vida e esta não pode ficar a merce de papéis. A vida é prática. O diálogo entre as duas é fundamental.
    Apesar de a nossa escola não possuir espaço para um laboratório, o que é uma pena, devemos pensar nas instituições como um todo. Por isso, estamos discutindo a Base Nacional. As aulas práticas são direitos do docente e discente.

    ResponderExcluir
  8. Os objetivos propostos são muito importantes para a aprendizagem dos alunos, pois as ciências da natureza são muito importantes para compreendermos os fenômenos que nos cercam.
    Por isso, acredito que talvez fosse interessante inserir ao currículo dos alunos desde o 6ºano, afim de despertar o interesse dos mesmos.

    ResponderExcluir
  9. As ciências da natureza nos permitem uma compreensão dos fenômenos naturais que nos cercam, e nos permitem uma interpretação com base nas pesquisas técnico-científicos das mais diversas áreas de conhecimento.

    Para que nossos alunos se interessem por ciências, é necessário que o primeiro ponto seja se questionar acerca dos fenômenos do universo.
    Partindo dessa premissa, podemos desenvolver os conteúdos aliados aos objetivos propostos pela BNCC e discutir com as turmas buscando as respostas de acordo com as inovações científicas da atualidade.

    Obviamente quando pensamos em ciência, pensamos em laboratório, experimentos, aulas práticas e tempo para a análise dos nossos trabalhos.

    Sendo assim, a ideia é que aliemos junto aos objetivos propostos pelo BNCC a prática científica e a experimentação como ferramenta útil para a compreensão dos fenômenos ligados ao nosso cotidiano e à vida; que incluiria um espaço físico, além de materiais e tempo destinado à experimentação em si.

    ResponderExcluir
  10. O currículo está bem abrangente e direcionado ,acrescentaria a aplicação prática de alguns assuntos,que são bem cotidianos de nossa realidade e passam desapercebidos por nossos alunos ,tais como o cuidado com o nosso recurso natural esgotável que é a água.Se faz necessário chamar a atenção para a nossa realidade, pois todos nós somos parte de um todo,hoje o mundo globalizado é uma realidade.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com os objetivos e acredito que faltem mais aulas práticas aos nossos alunos, por exemplo, o ensino da Química na visão de alguns estudantes são apenas o conjunto de fórmulas e leis, ficando a pergunta: por que eu tenho que estudar tudo isso? Se pudéssemos dispor de laboratórios nas unidades de ensino seria possível darmos aulas que tivessem maior conexão com a realidade do aluno, além do que aulas práticas tornam o ensino das Ciências muito mais atrativo, tanto para o professor quanto para o aluno.

    ResponderExcluir
  12. A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é de extrema importância, pois o aluno tem a oportunidade de saber o porquê da ocorrência de fenômenos físicos, como tanto a biologia quanto a química estão inseridas no seu dia a dia. Além disso, esses conhecimentos levam o aluno a refletir e a avaliar os impactos da tecnologia e da ciência sobre o indivíduo, a sociedade a e natureza.

    ResponderExcluir
  13. Eu penso de maneira semelhante ao Cláudio. Deve-se haver um acréscimo de idéias a serem trabalhadas nas séries iniciais. Assim como ele disse, a pesquisa de campo deveria ser obrigatória no ensino de ciências. Ela também deveria ser implementada em outras disciplinas.
    Outra ponto é, na minha opinião, que o ensino das ciências já poderia ser dividido em química, física e biologia já no ensino fundamental. Da mesma maneira que ensinamos as partes do corpo humano, poderíamos falar de algumas idéias de física para que estas "crianças" no futuro, não tenham aquele choque quando começarem a estudar física. Nós passamos por isso, nossos alunos passam por isso nesta mudança e nada é feito a respeito.

    ResponderExcluir