segunda-feira, 20 de março de 2017

Saúde também é questão escolar

 
 
Após assistir ao vídeo abaixo, elabore um projeto de trabalho com sua turma, abordando o tema: saúde como parte inerente da educação escolar.
CAMINHOS DA ESCOLA - Saúde Também é Questão de Educação Escolar
Duração: 00:47:26
Série: CAMINHOS DA ESCOLA
Etapa de ensino: Geral
Sinopse
Escola também é lugar de aprender sobre saúde e hábitos saudáveis? O Caminhos da Escola acredita que sim, já que nelas é que adolescentes podem começar a saber mais sobre as mudanças da fase, drogas e também sexualidade. Em Belo Horizonte, as dificuldades em conversar sobre os assuntos são mostradas. Na EE Prof. Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, isso se tornou um projeto para dar mais liberdade aos alunos para falar sobre essas questões de saúde. A cantora Fernanda Takai fala sobre como a música sempre fez parte da sua vida. E, no Desafio, é hora de saber quem vai vencer com o melhor jogo.

(Profª Sílvia Bonini)

segunda-feira, 13 de março de 2017

Motivação Profissional



O Sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
José de Alencar
Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.
Friedrich Nietzsche
O começo do ano letivo é marcado por um retrospecto do que foi o anterior e a expectativa daquele que está iniciando.
A motivação dos alunos é um tema recorrente nas reuniões pedagógicas. E o professor passa a ser considerado o elo pelo qual perpassa essa estrutura de buscar motivar o discente. Entretanto, pouco se fala em como manter esse profissional da educação motivado para motivar alguém a aprender ou compartilhar novas experiências.
Visto isso, quais artifícios e sugestões, enquanto docentes, podemos dividir com os colegas para que possamos nos manter motivados?
 
(Profª Cláudia Flores)


domingo, 5 de março de 2017

Práticas Pedagógicas para 2017



O que esperamos para o ano letivo de 2017? Que práticas pedagógicas podemos adotar para melhorar nossa atividade docente ao longo do ano? (sugestão do profº Júlio de Biologia)

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Avaliação Anual


Chegou o momento de avaliar o blog como substituto das horas de planejamento presenciais no colégio. Necessito que avaliem as orientações pedagógicas, as práticas sugeridas, a eficácia do blog nas tomadas de decisão do colégio, na interatividade e outros aspectos que possam comentar. Essa avaliação será impressa e assinada pelos participantes para ser anexada ao relatório anual que deve ser entregue à Regional.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O ensino dos direitos humanos não passa somente pela transmissão oral do que se deve ou não ser feito. Passa, principalmente, pelo exemplo cotidiano daqueles que se propõem a serem os modelos que crianças e jovens devem seguir. Obviamente é o papel da escola problematizar temas históricos, sociais e culturais que levem os alunos a construir uma visão crítica do mundo. Como vocês sugerem trabalharmos esse tema com nossos alunos?

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Formação Continuada de Professores




Atualmente muitas empresas vêm exigindo que seus colaboradores se mantenham atualizados, participando de atividades que possam contar pontos em seus currículos. Algumas categorias chegam a estabelecer uma quantidade obrigatória de atividades de atualização por ano, que devem ser cumpridas, para manutenção da habilitação profissional. Essa atualização, algumas vezes, é tão importante que é considerada pelas empresas, nas avaliações internas, para efeito de promoção de cargos, aumentos salariais e outros benefíciosPense nisso e procure descrever a importância da formação continuada para professor. (Contribuição da profª Sílvia Bonini)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Avaliação do Rendimento Escolar


Faz-se necessário pensar em como poderemos avaliar o rendimento escolar, já que não teremos mais o saerjinho para nos guiar de como a escola como um todo está se saindo nas avaliações. Gostaria que vocês dessem sugestões de como poderemos trabalhar esse assunto no ano que vem.