terça-feira, 29 de março de 2016

Brincar com palavras



A atividade dessa semana será uma brincadeira com palavras. Cada um escreverá a primeira palavra que vier à cabeça e depois tentar explicar a razão daquela escolha. Eu começo: cansaço, acho que pensei nessa palavra porque realmente me sinto cansada, não só fisicamente como mentalmente.

25 comentários:

  1. A palavra que escolho:sabedoria.Saber escolher a melhor solução possível diante das escolhas que a vida coloca na minha frente,de acordo com as situações que surgem,principalmente pelo aumento da violência,que ora se apresenta de várias formas.

    ResponderExcluir
  2. A palavra escolhida por mim é paciência. Diante de tantas dificuldades precisamos ter muita paciência para enfrentar os desafios que cruzam o nosso caminho.

    ResponderExcluir
  3. Angústia...
    A situação do país e do nosso Estado me preocupa muito. Muitas pessoas sem emprego, nossos salários atrasados, desvalorização dos servidores, parcelamento e corte de salários dos servidores, desemprego em massa da população, precarização das escolas, alienação das massas...
    Enfim, estamos vivendo um período tenso e eu me sinto muito angustiada.
    Grande abraço, Silvia

    ResponderExcluir
  4. Caos...
    Escolhi esta palavra pois vivemos num momento político muito conturbado em nosso país e em nosso estado. Tenho a sensação de que vivemos em um caos total

    ResponderExcluir
  5. Decepção. A atual crise política na qual estamos inseridos, bem como o desânimo em dar continuidade a uma luta com a qual jamais deixei de acreditar me levam a mergulhar num sentimento de decepção mergulhado com impotência.
    A crise na qual me refiro não é somente a nacional, também àquela que me sinto diretamente ligada e prejudicada, a crise estadual na qual o governo covardemente nos enfiou goela abaixo.
    Sempre cri na nossa luta, na luta por uma educação de qualidade, porque não apenas ensinamos, mas também ajudamos a formar cidadãos, e sinto-me extremamente desanimada quando vejo a desvalorização do profissional de educação, as escolas sucateadas e a alienação em massa da população do RJ.
    Nesse momento, tento manter meus pensamentos em ordem em meio ao caos. Tento não perder o equilíbrio frente a esse desdém por parte dos nossos governantes, e, por fim, tento não perder as esperanças, tentando me manter firme frente às lutas e às batalhas que ainda hão de vir.

    Grande abraço,

    Janaina.

    ResponderExcluir
  6. ESPERANÇA... Estamos vivendo um tempo sombrio na educação pública do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo, pela desvalorização do profissional da Educação, ainda assim busco ser positivo, acreditar que é apenas uma fase, um pesadelo horrível, e continuar confiante e esperançoso de que um dia, nós, professores, seremos reconhecidos e valorizados. Se não for assim, o que será de nós, que acreditamos no poder transformador, revolucionário e emancipador da educação?

    ResponderExcluir
  7. A palavra que escolhi foi: Vida. Com tantas situações que estamos vendo e vivendo, as vezes penso, que forma estranha do ser humano viver, onde por tudo se briga, tudo é motivo de violência e ganância, onde as pessoas querem sempre mais e mais e não importam se para isso tiverem que passar por cima e prejudicar o outro, talvez estamos esquecendo de viver e ao invés de prejudicar podemos viver sempre ajudando um ao outro.

    ResponderExcluir
  8. Faço minha a palavra da professora silvia: Angústia. Vivemos um período político conturbado em que muitas pessoas têm radicalizado suas posições. Vejo muitas nuvens nebulosas e nenhuma alternativa de solução.

    ResponderExcluir
  9. Desânimo.Gostaria de escrever uma palavra mais positiva, mas só está me vem à cabeça. Apesar de todo o amor que sinto pela minha profissão, tem sido cada vez mais difícil manter o entusiasmo para continuar lecionando diante do quadro atual da educação.É praticamente impossível enxergar perspectivas de melhorar enquanto o governo não tiver interesse em valorizar os profissionais da área.

    ResponderExcluir
  10. Sexo.


    Porque acho que está em falta no mundo; porque acho que muita seria muito melhor se praticasse mais; porque é através dele que as pessoas se amam ou se odeiam, se vigiam e se punem, são tristes ou são felizes; porque é um tema tabu na escola, principalmente entre professores; porque a liberdade começa por ele; porque faz bem pra pele; porque muitas pessoas estão precisando para serem menos chatas; porque é a única coisa que a gente pensa quando o assunto da sala dos professores não é do nosso interesse; porque é bom pra caramba; porque eu estou precisando.

    ResponderExcluir
  11. Desânimo. É o que tenho sentido nesses últimos dias. Quero voltar às aulas, mas as notícias sobre pagamento(ou falta dele) desanima qualquer um.

    ResponderExcluir
  12. Desânimo. É o que tenho sentido nesses últimos dias. Quero voltar às aulas, mas as notícias sobre pagamento(ou falta dele) desanima qualquer um.

    ResponderExcluir
  13. Incerteza. Estamos passando por um processo muito complicado, na rede estadual. no Brasil e no mundo. Não temos certeza de nada, não sabemos o que vai acontecer, onde a educação brasileira vai chegar. O nosso futuro está mais incerto do que antes!

    ResponderExcluir
  14. Política. A escolha foi motivada, pois penso que é o assunto mais abordado e mais preocupante no momento atual do Brasil. Vivemos uma momento de muitas incertezas e o que me preocupa é que essa crise da política não é tratada com a seriedade devida. Estamos nas mãos de políticos incompetentes e em sua maioria corruptos.

    ResponderExcluir
  15. DEUS. O MUNDO PRECISA DE DEUS! SE NÃO PRECISASSE NÃO ESTARIA ESSE CAOS. INJUSTIÇAS, PRECONCEITOS, INSATISFACOES , ANGUSTIAS, DESESPEROS... A EDUCAÇÃO NAO SALVA A NINGUÉM. QUANTO MAIS SE NEGA A DEUS PIOR ESTÁ O MUNDO PARA SE VIVER.

    ResponderExcluir
  16. Turbilhão - estamos nesse turbilhão de incertezas. Cada dia é um 7X1 diferente.

    ResponderExcluir
  17. Indignação. Nós servidores, principalmente os da área de educação, não temos nosso valor reconhecido. Somos maltratados tanto pelo estado, quanto pelos alunos e responsáveis.

    ResponderExcluir
  18. Desperdício. Tava fazendo outras coisas, e vim responder isso daqui.

    ResponderExcluir
  19. Deus. Porque vivemos em mundo violento, onde o amor está escasso e o ódio e a mentira predomina, somente neste nome podemos ter esperança.
    Sempre tenha esperança... A melhor sensação do mundo é saber que existem infinitas possibilidades.

    ResponderExcluir
  20. Solidariedade. O homem é um ser eminentemente social. Viver requer compartilhar. Nós somos o espelho do outro. Portanto, quando focar o outro, pense em você próprio.

    ResponderExcluir
  21. Revolta. Depois de trabalhar 14 horas, chegar em casa, temperar e fritar o bife, preparar a marmita para o dia seguinte enquanto a roupa está na máquina, tomar banho e começar a responder o blog às 23:30 sendo agora meia noite para acordar às 05:30 no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  22. Amor. Pois passei todo o final de semana rodeada de amigos que amo e com meus amores (namorado e gatos)...

    ResponderExcluir