Nas próximas semanas estaremos trabalhando nossa cultura organizacional e para isso precisamos estabelecer os valores que irão nortear nosso trabalho. Sugerimos os seguintes valores: educação inovadora, respeito às diferenças, cooperação, solidariedade e autonomia pessoal e coletiva. Qual a opinião de vocês? Vocês tirariam ou acrescentariam algum outro valor?
Minha preocupação com o valor ¨educação inovadora¨, passa pelo fato de estarmos caminhando ¨sózinhos¨na escola, sem um apoio de recursos materiais por parte da SEEDUC, principalmente,dentro das limitações financeiras a que estamos subordinados.Eu acrescentaria os seguintes valores: ética profissional,respeito mútuo e tolerância nas relações entre a comunidade escolar
ResponderExcluirAcho os temas Respeito às diferenças e Solidariedade, de extrema importância, precisam ser trabalhados o ano todo, com todos os alunos e se possível, com as famílias também.
ResponderExcluirSeria muito bom se eles pudessem trabalhar com os acontecimentos atuais, que pudessem analisar notícias de jornais e revistas.Eles poderiam expor suas opiniões, se colocando no lugar de pessoas que sofreram injustiças, preconceito, violência. Nossos alunos precisam abrir os olhos para o que acontece ao redor deles, precisam decidir algumas situações como se estivessem passando por elas. A gente percebe, em alguns deles, que a solidariedade e o respeito às diferenças é algo sem valor, sem importância.
Poderia ser iniciado um trabalho dando ênfase às diferenças entre eles mesmos, focar no respeito ao próximo, aos limites necessários para se viver bem em grupo.
Precisamos plantar uma semente boa no coração desses nossos alunos, que por muitas vezes parece que eles não sofrem e nem se importam com o sofrimento das outras pessoas.
Acrescentaria empatia.
ResponderExcluirAcredito que trabalhar com o conceito de se pôr no lugar do outros seja importante para o desenvolvimento emocional dos nossos alunos.
ResponderExcluirAssim como a professora Márcia, acredito que seja de suma importância incluir o tema ÉTICA, dentro de seu conceito mais amplo, visto que a sociedade brasileira tem passado não só por crises políticas e econômicas, mas, sobretudo, por uma crise de valores que vem gerando intolerância e corrupção dos mais variados tipos.
ResponderExcluirDestacaria a solidariedade, tema que já vem sendo trabalhado pelos alunos, inclusive com alguns resultados e sem deixar de lado outro valor, também de extrema importância que já foi mencionada pelos colegas que é a ciência dos bons costumes.
ResponderExcluirTodos os temas são de suma importância e devem ser trabalhados, mas creio que o tema respeito ao próximo merece ter mais tempo para ser discutido.
ResponderExcluirAcrescentaria Ética.
ResponderExcluirAssim como disseram as professoras Joyce Palmeira e Gabriela Novello eu acrescentaria também empatia. O exercício de se colocar no lugar do outro nos permite a ter uma visão de mundo melhor, em que reconhecemos o outro e o respeitamos nas suas possibilidades e limitações.
ResponderExcluirAcrescentaria empatia e Ética.
ResponderExcluirMantenho os valores propostos, pois há muitos desdobramentos dentro de cada item.
ResponderExcluirBoa noite, caríssimo colegas!
ResponderExcluirComo já acrescentaram outros valores, volto minha postagem para a construção desses valores no cotidiano escolar. Para isso, juntos, nós devemos: planejar ações integradas das disciplinas com valores culturais; construir projetos que viabilizem a inclusão de alunos portadores de deficiência e que todos os alunos participem dessa maratona; desenvolver palestras, seminários para discutir a inclusão como valor a ser aprendido por todos na escola; resgatar um outro tema das disciplinas que proponha dúvidas éticas; sugerir debates não buscando consenso de respostas, mas provocando reflexões; trabalhar aspectos cognitivos e afetivos, como amor e respeito; estimular o aluno a valorizar o coletivo; entre outros.
Grande abraço, Silvia
É de grande importância tratarmos esses temas no cotidiano escolar. O tema aceitação as diferenças devem ter uma atenção especial pois nos dá base para diminuir conflitos em todos os segmentos, provoca reflexões, resgata o respeito e nos auxilia a construir valores.
ResponderExcluirÉ de grande importância tratarmos esses temas no cotidiano escolar. O tema aceitação as diferenças devem ter uma atenção especial pois nos dá base para diminuir conflitos em todos os segmentos, provoca reflexões, resgata o respeito e nos auxilia a construir valores.
ResponderExcluirTrabalhar de forma intensiva para que os alunos assimilem o respeito às diferenças de qualquer ordem, bem como estimular o sentido de solidariedade e cooperação entre eles deve ser tarefa diária para o docente. A estes valores acrescentaria mais um, intrinsecamente ligado aos anteriores, que é o estudo da Ética, focada sobretudo nas relações interpessoais. Entendo que esta abordagem deve ter início na sala de aula e só mais tarde deve envolver familiares dos alunos que estejam positivamente sensíveis às iniciativas da escola. Em relação à autonomia, tanto individual como coletiva, entendo que cada aluno a desenvolve de forma particular, de acordo com a sua personalidade e maturidade. Nesse caso, cabe ao professor orientar e apoiar o aluno nesse caminho. Quanto à Educação Inovadora, esta não deve abordada de forma imediatista uma vez que se trata de um conceito a ser estudado cuidadosamente entre docentes e dirigentes, que uma vez compreendido e aprovado envolverá mudanças curriculares e metodológicas profundas a serem implantadas gradualmente e regularmente avaliadas a médio e longo prazo. Profº Eduardo Lopes
ResponderExcluirAcrescentaria empatia, e daria um pouco mais de ênfase à questão do respeito às diferenças, visto que nos dias de hoje temos notado durante as nossas aulas um número grande de alunos que precisam praticar mais o respeito ao outro.
ResponderExcluirDiversos assuntos podem ser desenvolvidos a partir dos temas propostos. Meu foco seria solidariedade e respeito às diferenças. Os adolescentes costumam apresentar uma postura intolerante ao que é diferente. Observamos quando presenciamos situações de preconceito, em sala de aula, com alunos introvertidos, com orientação sexual diferente da maioria, com colegas vindos de outros estados que apresentam um sotaque e etc.
ResponderExcluirNão tenho, no momento, nenhum a acrescentar. Acredito que estes são bem abrangentes.Não acredito em um trabalho que tenha como foco um assunto pontual e específico. A formação do senso de cidadania em um indivíduo se dá pelo tratamento de valores amplos que inclua em si, vários temas sociais
ResponderExcluirComo já foi citado por vários colegas, acredito que a empatia precisa ser ensinado. Sem ela não há respeito e ética.
ResponderExcluirComo já foi citado por vários colegas, acredito que a empatia precisa ser ensinado. Sem ela não há respeito e ética.
ResponderExcluirComo já foi citado por vários colegas, acredito que a empatia precisa ser ensinado. Sem ela não há respeito e ética.
ResponderExcluirTodos os valores mencionados são de extrema importância para melhorar a convivência de todos. Acrescentaria empatia e acolhimento.
ResponderExcluirTodos os temas são importantes. Acrescentaria o tema ética.
ResponderExcluirMeu foco continuaria em relação ao respeito às diferenças.
ResponderExcluirDeixo uma proposta de redação com esse tema.
Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador.
Redija um texto dissertativo -argumentativo a respeito do seguinte tema: O desafio de viver a diferença.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Educação inovadora é muito amplo. Inovar como? Se a verba para a educação está restrita? Respeitar as diferenças. Como? Se alguns políticos desrespeitam as diferenças. Cooperação e solidariedade podem permanecer. Autonomia pessoal e coletiva. Como? Se o professor está engessado, não podendo debater com seus alunos.Voltamos ao ensino tradicional.
ResponderExcluirAcho que todos os tópicos são bem interessantes acrescentando ética.
ResponderExcluirAcho que não poderíamos deixar de incluir a Ética e, partindo do valor Educação Inovadora, eu incluiria Responsabilidade social e ambiental, pois, se considerarmos a ausência de apoio financeiro e estrutural da SEEDUC, abrindo as portar da escola, podemos contar com o apoio da comunidade extraescolar, os tornando parceiros e colaboradores ativos dentro e fora do ambiente escolar. Sem falar que são temas extremamente atuais e relevantes.
ResponderExcluirEu não gosto da palavra TOLERÂNCIA. Tolerar significa suportar o outro, aguentar o outro, como se isso fosse um fardo. O outro sempre é algo ruim que precisa ser tolerado. Eu acrescentaria a VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. Isto vai além do respeito às diferenças. O respeito é a atitude de considerar que o outro tem o direito de ser como é. A valorização da diversidade é o reforço positivo da diferença. Não apenas considera a diferença, mas acredita que elas enriquecem o todo.
ResponderExcluirConcordo com o Leo e o Idson... Valorização da Diversidade e Responsabilidade Social e Ambiental são pontos muito importantes...
ResponderExcluirConcordo com todos os pontos.
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