terça-feira, 26 de abril de 2016

Aprendendo a aprender


Como vocês responderiam essa pergunta se a mesma fosse feita pelos seus alunos: "Que recursos você recomenda se eu quiser aprender mais sobre o conteúdo que você ensina?"

23 comentários:

  1. As aulas de Ensino Religioso tem como objetivo valorizar a diversidade religiosa e possibilitar a todos, crentes ou não crentes, uma convivência harmoniosa diminuindo as desigualdades e a intolerância no ambiente escolar.Dependendo do assunto, utilizo textos reflexivos apoiados em músicas, vídeos, cartazes,imagens de jornais e revistas das várias tradições religiosas, trechos de filmes,pesquisas de infográficos com informações sobre as particularidades das tradições religiosas, tais como:expansão, número de adeptos, livros sagrados e etc, jogos didáticos construídos em sala de aula,dentro das possibilidades que a unidade escolar oferece, procurando promover o diálogo inter-religioso e o ensino dinâmico e prazeiroso e a utilização de textos que sensilizem as questões levantadas e sugeridas pela disciplina.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, caros colegas!

    Como estamos diante de um processo ensino-aprendizagem, além de o professor oferecer um recurso pedagógico, necessita-se que o aluno tenha o domínio de conhecimentos específicos, como o cumprimento das atividades, a resolução de problemas, administração do tempo, capacidade de síntese, capacidade analítica, autodesenvolvimento, destreza, entre outros.

    Um bom recurso, em conjunto com todas as habilidades acima mencionadas, é o trabalho em equipe. Criar e trabalhar com grupos de pessoas que detenham habilidades e conhecimentos diversos e complementares propicia uma melhor aprendizagem.

    Grande abraço, Silvia

    ResponderExcluir
  3. Eu recomendo que eles leiam mais, que sejam mais curiosos, que pesquisem, que usem a internet como fonte de ajuda, não só pra bater papo.
    Para treinar pronúncia recomendo que ouçam músicas em Inglês.
    Para ampliar o vocabulário que procurem o significado das palavras que encontram no seu dia a dia, na rua, na internet, nos jogos e etc.
    O mundo todo hoje fala Inglês,ou deveria falar, não é difícil se deparar com alguma palavra ou frase dessa língua estrangeira na nossa vida fora da escola. Precisa ter curiosidade, vontade de aprender e descobrir novos mundos.

    ResponderExcluir
  4. Minha resposta é simples: ler. Não dá para estudar os gêneros textuais sem ter proximidade com o texto. Antes de analisar, o aluno precisa experimentar. E como é praticamente impossível fazermos uma leitura integral em sala de aula, um meio de expandir conhecimento é ler uma obra completa, porque a vida não é feita de fragmentos. hehe Terei sempre uma sugestão de leitura guardada na manga.

    ResponderExcluir
  5. Eu recomendo que leiam muito. Quem lê muito tem um bom vocabulário e aprende sem perceber regras de gramática. Além disso, quem lê bastante aprende coisas novas todos os dias.

    ResponderExcluir
  6. Como professora de Língua Portuguesa, eu recomendaria que meus alunos lessem mais (revistas, jornais, livros com os quais eles se identificassem) de maneira a desenvolver a escrita e enriquecer o vocabulário. Possuir uma Gramática Normativa também é necessário para que dúvidas em relação à norma culta da língua também sejam tiradas. Assistir a filmes também é uma forma de desenvolvimento cultural e intelectual.

    ResponderExcluir
  7. Eu recomendaria saber qual atividade física e/ou esporte que gosta, além das leituras em jornais, revistas, livros. Pesquisas na Internet sobre essas atividades e o saber em casa com os Pais quais atividades que eles praticavam.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Recomendo que leia muito, pesquise, questione e tenha sempre em mente que não existe pergunta idiota. Se quiser traga suas duvidas que eu ajudo, mesmo não tendo haver com minha matéria!
    Posso passar questões extras após o término da aula que te ajudarão em provas futuras.

    ResponderExcluir
  10. Escutar de um aluno que gostaria de aprender mais sobre um dado assunto é muito bom.
    Tendo em vista que alguns deles possa se manifestar positivamente, eu recomendaria muita leitura em livros didáticos, sites confiáveis, blogs e vlogs de professores de ciências e biologia, além de notícias de portais confiáveis da internet (seção de ciência e tecnologia).

    ResponderExcluir
  11. Recomendo que façam pesquisas e leituras sobre o tema.

    ResponderExcluir
  12. Recomendo que façam pesquisas e leituras sobre o tema.

    ResponderExcluir
  13. Recomendaria que usassem a tecnologia a favor deles... Existem muitos sites interessantíssimos de diversos assuntos, poderia até indicar alguns.

    ResponderExcluir
  14. A minha recomendação é leitura de diferentes gêneros, por meio de suportes variados. Por exemplo, livros, conteúdos de sites, hipertextos, blogs, jornais, revistas, artigos de divulgação científica próprios para a idade deles e conteúdos de redes sociais (tendo sempre o cuidado de checar a fonte e a veracidade do que está lendo).

    ResponderExcluir
  15. Eu recomendo vídeos educativos sobre o tema disponíveis no YouTube

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Uma grande dificuldade na aprendizagem dos alunos hoje, é o tempo aplicado pelos alunos no desenvolvimento das atividades propostas por cada professor. Em matemática, devemos buscar sempre a resolução de exercícios, quanto mais, melhor! Existem vide aulas com ótimos professores disponíveis no Youtube falando de praticamente todos os conteúdos. As aulas são voltadas para a fácil compreensão das matérias. Basta ter força de vontade para eles deixarem um pouco de lado suas redes sociais e dedicar pelo menos um momento do seu dia para as atividades.

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia os alunos tem "o mundo" em sua mãos com o uso da internet. Recomendo que usem essa ferramenta como apoio para as eventuais dúvidas.

    ResponderExcluir
  19. Interesse. Responsabilidade. Comprometimento. Pesquisa. Conversar com pessoas esclarecidas. Ler muito. Internet. O mundo está na mão do aluno, é só querer. O professor dá o anzol e ensina a pescar. Se o aluno quiser, vai aprender. Trazer para a sala de aula o que achou interessante e propor ao professor um debate. É só querer.

    ResponderExcluir
  20. No meu caso, matemática, sites relacionados. Com aplicação prática e exercícios. Por mais que a matemática atual priorize a contextualização, a resolução de exercícios variados continua sendo essencial.

    ResponderExcluir
  21. Assista filmes, séries de TV, desenhos, o que melhor lhe agrade com legenda em inglês, depois sem legenda. Tire as letras das músicas que goste. Escute os Cds dos livros e faça os exercícios de Listening Comprehension quando houver.

    ResponderExcluir
  22. Eu recomendo a Internet (sites, fanpages, memes), filmes e cenas da TV.

    ResponderExcluir
  23. Muita leitura, principalmente de livros dos autores e de comentadores, filmes, até quadrinhos..., periódicos e sites especializados...

    ResponderExcluir