Na próxima semana estaremos aplicando as provas bimestrais. Muitos alunos pedem que os professores passem uma revisão para que possam estudar para as provas. Como você prepara seus alunos para a prova? Qual a sua opinião sobre a maneira como nossos alunos estudam?
A preparação para a prova geralmente passa por exercícios de revisão de conteúdo na semana anterior a prova, onde os alunos podem tirar suas dúvidas durante a correção e onde eu posso explicar alguns dos pontos mais complicados da matéria.
ResponderExcluir- Erick Carvalho.
Eu procuro sempre realizar uma revisão dos conteúdos que vão estar presentes na avaliação uma aula antes da prova. Busco fazer isso de forma simplificada, mas precisa. Contudo, o que percebo é que a maioria dos alunos chegam de forma despreparada para a avaliação. Muitos até esquecem do dia da avaliação e só lembram no momento em que o professor entra na turma para aplicar. Dessa forma, percebo que não há um comprometimento por boa parte, justificado pelo mau desempenho nos resultados. Sempre corrijo as avaliações, após a entrega das mesmas aos alunos, no quadro de forma conjunta. Há também uma conversa, mas percebo que as medidas não estão surtindo efeito, infelizmente...
ResponderExcluirEm Matemática, aplicamos exercícios que sejam modelos padrões de questões sobre o assunto a cair na prova. Os alunos podem tirar suas dúvidas perguntando ao professor assim como qualquer outra disciplina. Particularmente, eu sempre chamo a atenção dos alunos para os erros mais comuns cometidos durante essas avaliações. Assim, os deixamos mais "espertos" para não cometerem esses erros considerados triviais.
ResponderExcluirAo meu ver, não só nossos alunos, mas sim a maioria de todos os alunos baseiam-se mais na revisão do que toda matéria em si. Acredito que seja um equívoco, pois devemos considerar todas as aulas para um aprendizado contínuo. Se o aluno se fixar apenas na revisão, o que geralmente acontece é aquela memorização temporária para realizar a prova. Caso o aluno precise do que aprendeu futuramente, ele não se lembra mais.
Para finalizar, mesmo tendo essa opinião, se der certo, não importa a maneira. O importante é aprender!
A preparação para as provas (nos modelos tradicionais já conhecidos) começa quando introduzimos uma situação-problema, aplicamos e conteúdo em questão, passamos pelos trabalhos, que muito seduzem os alunos pela possibilidade de aumentar a nota, e no meu caso em particular, os estudos dirigidos e exercícios de fixação.
ResponderExcluirSim, acredito que o processo avaliativo acontece ao longo do bimestre, e ultrapassa as aplicações de provas, simulados e trabalhos. Embora ainda muito discutida essa questão de como e qual a melhor maneira de avaliar nossos alunos, ainda confio numa metodologia mais extensa e que vai além de papeis e avaliações tradicionais, e, por vezes, meus alunos não entendem as notas, totalmente diferentes daquelas que vêm nas provas.
Enfim, avaliar não é tarefa fácil, não é "receita de bolo", mas podemos sempre tentar inovar, ver as habilidades e aptidões individuais dos nossos alunos e assim, prepara-los melhor não só para as provas, mas também pra vida. E conhecimento é pra vida.
Uma semana antes da prova, eu passo uma revisão no quadro e tiro as dúvidas dos alunos durante a aula. Para que os alunos tentem estudar pelo menos uma vez por semana, eu procuro passar sempre trabalho de casa, sendo esta uma forma quase que obrigatória para o aluno estudar.
ResponderExcluirPrezados,
ResponderExcluircomo professora de LPT não tenho como dar uma "revisão" específica do conteúdo. Há regras para produção dos gêneros textuais, mas a única forma de "revisar" o conteúdo estudado é produzindo e reproduzindo os gêneros trabalhados no bimestre. Isso significa que o aluno precisa entender as características do gênero, produzir e, após uma avaliação da produção textual, dele e do professor, reescrever.
Antes disso, o estudante deve ter se preparado com leituras de textos variados e, mesmo que o aluno não tenha acesso a livrarias, ele pode usufruir da internet, onde adquirirá muitas informações e, com uma análise reflexiva, também conhecimento. Mas, para que esse processo ocorra, é muito importante que o aluno saiba ler, ou seja, interpretar, compreender e analisar as informações de modo crítico e reflexivo.
Assim sendo, não há uma revisão, no "formato" esperado pelo aluno, mas sim continuação das atividades como exercícios de fixação.
Abçs, Silvia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAvaliar é um conceito amplo que permite ao professor ou a professora perceberem as reais necessidades de uma aprendizagem contínua,mas geralmente os alunos ficam mais preocupados em estudar para fazer a prova e conseguirem somar pontos para nāo ficarem reprovados,claro existem as exceções,por isso procuro trabalhar o conteúdo dado pelo menos quinze dias antes do período de provas,priorizando o que é mais relevante com atividades de reforço e revisāo.
ResponderExcluirProcuro passar exercícios, na semana anterior, nos moldes da prova para que os alunos se familiarizem com o estilo das questões e tirem dúvidas sobre o conteúdo do início do bimestre. Mas o que percebo é que poucos estudam para a prova e mesmo assim estudam de forma errada, lendo os exercícios tentando memorizar, o que inviabiliza, ao meu ver, a compreensão, pois matemática só se aprende exercitando.
ResponderExcluirNa verdade faço um misto daquilo que foi comentado com uma parte de revisão para a prova, apesar dos alunos pedirem mais exercícios de revisão. O exercício de revisão, para muitos é o ideal, mas foge um pouquinho do que se espera dentro da ideia de fazer um aluno crítico e capaz de desenvolver seu aprendizado, pois leva ao velho costume da decoreba de antigamente.
ResponderExcluirEu costumo passar uma revisão dos conteúdos no quadro, com exercícios. Através da correção dos exercícios, consigo esclarecer muitas das dúvidas dos alunos.
ResponderExcluirUma semana antes da prova, eu passo uma revisão no quadro e tiro as dúvidas dos alunos durante a aula. Para que os alunos tentem estudar pelo menos uma vez por semana, eu procuro passar sempre trabalho de casa, sendo esta uma forma quase que obrigatória para o aluno estudar.
ResponderExcluirUma semana antes da prova, eu passo uma revisão no quadro e tiro as dúvidas dos alunos durante a aula. Para que os alunos tentem estudar pelo menos uma vez por semana, eu procuro passar sempre trabalho de casa, sendo esta uma forma quase que obrigatória para o aluno estudar.
ResponderExcluirMeus alunos são preparados para a prova em todas as aulas, através dos exercícios que realizam em sala de aula. Esses exercícios seguem os moldes dos exercícios dados nas avaliações, não necessariamente há uma aula de revisão de conteúdos. Acho que a prática constante é bem mais válida que uma aula de revisão, os alunos que realizam as tarefas com comprometimento e que tiram suas dúvidas em aula, são os que se destacam nas provas de maneira positiva.
ResponderExcluirUma forma de estimular a realização das tarefas é sempre verificar os cadernos dos meus alunos e pontuar esses exercícios que são feitos.
Na ultima semana antes da prova tiro os últimos 40 minutos para revisar toda a matéria com questões parecidas com a prova!! Sempre da certo.
ResponderExcluirAlém de revisões dos conteúdos, que são feitas por meio de exercícios de fixação ao longo de todo o bimestre, dei um trabalho de recuperação paralela com questões do Saerjinho, objetivando reforçar a preparação para a prova bem como para a avaliação externa citada. Coloco-me sempre à disposição para tirar as dúvidas e ajudar os alunos que se interessam.
ResponderExcluirCostumo ,uma semana antes, passar questões bem parecidas com as que vão cair na prova, e aproveitar para tirar dúvidas .
ResponderExcluirCostumo fazer uma revisão com questões semelhantes a da prova, com o intuito de esclarecer as dúvidas.
ResponderExcluirExercito,semanalmente, interpretação de texto com meus alunos. O ensino de Gramática é reforçado através de atividades de fixação. E uma semana antes da prova, faço exercícios que revisem toda a matéria lecionada no bimestre, inclusive, Literatura.
ResponderExcluirMas lamento observar que os momentos de aprendizagem restringem-se à sala de aula. Os alunos não possuem o hábito de estudar em casa e isso é notório ao corrigir as provas. Costumo orientar os educandos para que façam anotações de todos os pontos que acham importantes durante a explicação do professor. Mas, infelizmente, meus conselhos não são levados em consideração.
É verdade, Nídia, nossos alunos não estudam em casa, o que é algo que explica o baixo rendimento dos mesmos. Abraços, Tereza.
ExcluirFaço uma semana antes uma lista de exercícios em que tiro as dúvidas que vão surgindo.
ResponderExcluirCom exposição dos principais tópicos, resumo dos conteúdos trabalhados e exercícios. Eles, na sua maioria, não estudam em casa e nem sequer leem o livro. Por isso, sempre demando um resumo individual e manuscrito do capítulo do bimestre.
ResponderExcluirAlexandre
Honestamente? Atualmente eu faço o que eles pedem. Eles adoram algo com o nome de "Revisão" no quadro. Então eu faço isso, simples. Recapitulo os principais tópicos que foram abordados ao longo do bimestre e comento sobre eles.
ResponderExcluirAgora, quanto à forma deles estudarem.............. bem, se eles possuem uma forma para estudar pra prova, pra mim eu já não tenho que achar nada, meu dia está ganho. rsrssrsrs. O fato é que a grande maioria não tá nem aí pra prova. Eu também acho prova um saco, não culpo eles não. Odeio fazer prova, odeio corrigir, odeio! Acho uma chatice! Embora eu passe a "revisão", eu não considero que ela ajude, sinceramente. E quando eu monto a minha prova eu não monto contando com a revisão que vou dar, eu conto apostando na forma como eu lidei com o conteúdo ao longo do bimestre. Quem não se integrou à aula, quem não se dedicou, quem não participou... a revisão vai adiantar de quê?
Por isso, no ensino fundamental eu costumava "revisar" o conteúdo passando algum tipo de exercício. Pelo menos o cara pode aprender alguma coisa, se quiser. Mas - repito - não acho que isso contribua diretamente com ser bem sucedido em uma prova (a menos que você considere a prova uma repetição da revisão). E também acho que, se o cara não quer nada com a Hora do Brasil, por mim ele pode até ficar com nota azul... o cara que teve nota vermelha mas interagiu/participou/se envolveu, no meu conceito, está com uma avaliação melhor!