segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Gerenciamento
Gerenciamento da Sala de Aula e Disciplina não são a mesma coisa. O Professor não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das tarefas. Qual é a opinião de vocês sobre a declaração acima? Como vocês gerenciam suas turmas? Há como padronizar esse gerenciamento?
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Acho que dando maior liberdade o aluno rende mais. Porém, devemos estar atentos, pois pode ocorrer a dúvida sobre liberdade e libertinagem e ai dar tudo errado. Sem contar com as cobranças externas que muitas vezes não entendem o que está acontecendo dentro da sala de aula e ai surgem críticas ao professor. Outra coisa é preparar o aluno para não extrapolar e o seu amiguinho não entender nada e fazer queixas aos pais sobre o "gerenciamento" de cada professor.
ResponderExcluirAssunto bem polêmico.
Quero salientar que o colega de trabalho Cláudio Bonance, é um exímio mediador de conflito. Com sábias palavras e total discernimento dos fatos. Te admiro Cláudio. Obrigada por nos ajudar na Educação Pedagógica e Educacional. Cinthia Oliveira.
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ResponderExcluirCaríssimos colegas,
ResponderExcluirSe o professor não consegue desenvolver uma relação interpessoal de qualidade com o aluno, todo o trabalho com o conhecimento ficará comprometido. Além disso, a participação e o respeito em sala de aula também são condições fundamentais para aquisição do conhecimento. O professor estimula o conhecimento, mas a motivação é intrínseca. Para que o aluno aprenda, ele tem que querer, agir e se expressar neste sentido.
Mesmo com estratégias preventivas para que o aluno aprenda, sempre surgem situações complexas, como as de conflito em sala de aula. Nesses casos, é preciso agir rapidamente para não se deixar banalizar, mas, para isso, o apoio institucional é fundamental.
Uma estratégia, que geralmente tento em sala de aula, é provocar discussões a partir do conflito surgido, como forma de reflexão sobre valores éticos e morais, buscando um aprendizado significativo.
Abçs, Silvia
Não gosto muito de termos tipo ¨gerenciamento¨, qualidade em educação,pois pra mim são coisas muito próprias de empresa, vejo a escola como um espaço humanizador, construtor de conhecimento, tudo que ocorre nela faz parte do ¨processo educacional¨,principalmente na sala de aula, disciplina, métodos,técnicas, enfim erros e acertos que nos levam a estar sempre refletindo sobre o que pode ou não dar certo, pois trabalhamos com pessoas e não com máquinas, claro que a empatia com a disciplina e o professor facilitam o processo.Por mais que se utilize vídeos, jogos, enfim tudo que é necessário,vai depender muito do interesse deles em aprender e do estímulo que recebem.Não acredito que exista uma ¨padronização¨,pois pessoas, como já relatei, são passíveis de erros e acertos e qualquer tentativa feita diariamente para acertar é válida, mesmo que não atinja a todos os alunos.
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ResponderExcluirRealmente, disciplinar uma turma é impossível! Tentamos organizar a sala, mantê-los o máximo de tempo em silêncio e concentrados na nossa explicação e nas atividades que devem ser feitas. Gerenciar os conflitos é certamente a pior e mais difícil tarefa em sala de aula.A aprendizagem só ocorre verdadeiramente àqueles que se dispõe a aprender, a deixar de lado os outros assuntos que não lhes são úteis naquele momento. Um bom relacionamento entre professor e aluno é o primeiro passo para que as aulas sejam agradáveis e produtivas, aula dinâmicas também ajudam muito e o diálogo é extremamente importante. Onde há diálogo, há respeito!
ResponderExcluirolá,
ResponderExcluirMediar uma turma com tantos saberes e expectativas diferentes é sempre um desafio. O ideal é conseguir manter uma relacionamento com os alunos na base da conversa, diálogo e isegoria. Mesmo os alunos mais problemáticos são "quebrados" nesse processo. Não é algo automático e nem uma " fórmula de bolo". Demora e demora muito.
O aluno precisa se sentir ouvido e ,sobretudo, valorizado. O ideal é quebrarmos a cultura de violência e "lei do mais forte" que muitos estão acostumados. Obviamente, atividades podem ajudar a promover isso e nem sempre o aluno está disposto a estar na escola. mas esses são os desafios de uma escola pública universal que é a proposta do Estado prover.
O Conteúdo é relevante se este conseguir promover algum questionamento da vida desse aluno.
- Erick Carvalho.
ExcluirO relacionamento interpessoal de qualidade é um bom exemplo de como podemos melhorar a questão do gerenciamento das nossas turmas. Estamos sempre tentando manter um bom diálogo com nossos alunos, embora muitos deles se mostrem um tantos "ariscos" e desconfiados quando tentamos mostrar que o aluno também tem voz dentro do contexto escolar. Tenho colecionado experiências positivas quanto a essa questão, consigo administrar bem as diferenças dos meus alunos e com os meus alunos.
ResponderExcluirPara que o gerenciamento funcione de forma efetiva, não basta apenas o professor se envolver, mas também precisamos da vontade do aluno em se manifestar interessado na promoção dessa medida para que o aprendizado funcione. E esta e, de fato, uma luta diária. Mostrar a importância da escola faz parte do contexto do conteúdo das nossas aulas. Tem que fazer, isso é necessário.
De fato, hoje nossa preocupação atual ultrapassa simplesmente as questões de aprendizado, pois gerenciar uma turma não é tarefas das mais fáceis, visto que temos que lidar com as diferenças constantemente no ambiente escolar. Uma sala de aula efetivamente organizada (gerenciada positivamente) tem como reflexo um aprendizado. Leve, dinâmico, natural.
Procuro gerenciar o aprendizado fazendo perguntas soltas sobre o conteúdo e perguntas direcionadas a determinados alunos o que faz com que eles fiquem atentos. Para não haver constrangimento, procuro fazer essas perguntas direcionadas de acordo com o nível de cada aluno. Pois, ao acertar perante a turma, sua auto-estima se eleva e ele fica mais empolgada em participar mais da aula.
ResponderExcluirPorém sei que que essa forma de gerenciar a aula só é possível quando se tem um bom relacionamento com os alunos e eles percebem que a pergunta direta não é para prejudicar ou constranger. Tive a sorte de, nesse ano letivo, estar trabalhando com duas turmas que me permitem esse comportamento, principalmente pelo número reduzido de alunos e pela empatia que se formou entre nós.
Concluindo a postagem. Acredito que o gerenciamento não possa ser padronizado, pois vai muito da personalidade de cada professor.
ResponderExcluirUma boa relação entre professor e aluno é um fator importante para que o trabalho em sala de aula seja bem desenvolvido. O interesse e a participação efetiva dos alunos também são necessários no processo de aprendizagem. O professor precisa estimular os alunos, mas a aquisição do conhecimento vai depender muito do interesse deles.
ResponderExcluirSempre percebi que os alunos gostam de atenção, gostam de serem ouvidos. Então temos que deixar isso acontecer, aí teremos a atenção e seremos ouvidos. Quanto mais “batemos de frente” mais indisciplinados serão.
ResponderExcluirConcordo com o Pierre. A pior maneira de você conduzir a turma é bater de frente. O conflito será agravado e isso pode gerar um mal estar entre a turma e o professor, tirando assim, qualquer chance de um bom aprendizado quando temos uma boa relação. Não me entendam mal, não quero dizer que devemos deixar as coisas correrem soltas. Apenas digo que grande parte da responsabilidade em sala deve partir dos alunos. E cabe ao professor ajudar os amadurecerem. O aprendizado, o conteúdo e os bons resultados, são consequências deste processo.
ResponderExcluirAcredito que não haja um padrão para gerenciar uma sala de aula... as vezes o que dá certo para um professor, para outro não funciona... da mesma forma uma determina forma de gerenciar do professor pode funcionar em uma turma, enquanto na outra não. Dessa forma, acredito que a melhor maneira de haver um bom gerenciamento é uma boa relação com os alunos.
ResponderExcluirAcredito que com um estreitamento da relação professor-aluno e trazendo pra realidade dele o assunto abordado, o gerenciamento acaba se tornando natural e tranquilo... Facilitando o aprendizado e a convivência.
ResponderExcluirEnsinar é uma tarefa difícil principalmente para um grupo de alunos que não querem aprender. Devemos estimulá-los e deixar claro que não existe uma mágica para que este gerenciamento, de fato, ocorra perfeitamente. Às vezes o que funciona dentro de uma sala, passa a não funcionar na outra. Acredito que com a realidade do nosso ambiente, é preciso fazer com que os alunos se sintam responsáveis pelo seu próprio ambiente de aprendizagem, gerando assim uma responsabilidade maior em sua vida escolar.
ResponderExcluirUma abordagem dinâmica do assunto a ser trabalhado em sala de aula, proporciona ao professor um gerenciamento do ambiente de aprendizagem,permitindo uma assimilação do conteúdo ,onde todos possam participar,questionando, opinando e construindo saberes. De fato, nem todos que estão presentes em sala de aulas,estão ali para aprender,há aqueles aqueles alunos que por um motivo ou outro,não querem aprender,e atrapalham aqueles que querem.
ResponderExcluirPenso que a melhor forma de gerenciamento de turma ocorre por meio da amizade. Não adianta nada disciplinar batendo de frente com os alunos. Quando há um bom relacionamento entre o professor e os alunos fica bem mais fácil manter o controle da aula. É lógico que nem sempre é possível resolver problemas de indisciplina na base da amizade, pois há turmas muito difíceis de se lidar. Para que o trabalho dê certo, é necessário que a direção trabalhe junto ao professor, dando respaldo.
ResponderExcluirNão acredito que exista uma única forma de gerenciar uma turma, um padrão. Tentamos gerenciar nossas turmas durante todo o ano letivo, de formas diferentes em cada uma delas. Existem turmas que lhe dão uma resposta e turmas que lhe dão outras, ou nenhuma. Cada aluno é um aluno, assim como cada turma é uma turma, realidades diferentes, respostas diferentes, formas de aprendizado diferentes, comportamentos diferentes, enfim, extremamente singulares.
ResponderExcluirPenso, e percebo a cada dia que a única forma de se ter sucesso no chamado gerenciamento de turma é a tentativa de boa relação entre a escola e seus alunos. A escola precisa motivar seus alunos diariamente, precisa incentivá-los, precisa ouví-los e principalmente respondê-los. Acredito que agindo assim, teremos um bom relacionamento com respostas positivas mais breves em nossas tentativas de gerenciamento.
Não há como padronizar o gerenciamento. Depende do professor, depende do perfil dos alunos e também do perfil da escola. Uma escola com disciplina frouxa, onde nenhuma ameaça de punição ao mau comportamento é crível, não há como ter disciplina. A relação professor-aluno é a chave do sucesso, mas nem todos possuem carisma e este também nem sempre funciona da mesma forma. Numa educação tradicional e bem rígida não estaríamos tratando disso, mas esta não é a nossa realidade e nem a que desejamos. Por outro lado, creio que isso é sempre relativo e vai variar de escola para escola, de turma para turma.
ResponderExcluirAlexandre
A participação dos pais tem um grande papel de sucesso na disciplina dos alunos em sala de aula. Portanto é importante que os pais separem um pedacinho do seu tempo para participar das reuniões e comparecer à escola quando solicitado pelo professor. Assim faremos um trabalho em conjunto, um apoiando o outro.
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