As 10 Competências
do Professor Moderno
1. Comprometido: A responsabilidade que está nas mãos de um professor é enorme, por isso
deve estar ciente disto e amar sua profissão.
2. Preparado: A formação acadêmica é outra das competências tradicionais que são
exigidas de um professor. Quanto melhor preparado estiver o professor, o
melhor.
3. Organizado: É muito importante que o professor organize um plano de estudos para ensinar adequadamente e
elabora-lo para ter tempo de abordar todos os temas plenamente.
4. Tolerante: Em uma sociedade cada vez mais diversificada e multicultural, é
necessário que o professor não tenha preconceitos e trate igualmente a todos os
alunos sem mostrar favoritismo.
5. Aberto para perguntas: O professor deve estar aberto a responder às perguntas dos alunos e
deve se mostrar colaborativo.
6. Narrador: Uma das melhores maneiras de ensinar e transmitir ideias é através de
histórias. Os melhores professores usam este método em suas aulas durante
séculos. Devido à sua eficácia , esta técnica é utilizada hoje, não só pelos
professores, mas também por muitos outros profissionais, como especialistas em
marketing em suas campanhas.
7. Inovador: O professor moderno deve estar disposto a inovar e experimentar coisas
novas , tanto técnicas de ensino e aplicativos educacionais, ferramentas de TIC e dispositivos
eletrônicos.
8. Entusiasta de Novas Tecnologias: O professor moderno deve não só ser inovador, mas também um amante de
novas tecnologias.
9. Sociais: O ensino deve enfatizar esta competência e levar a conversa para as
redes sociais para explorar as possibilidades do lado de fora da própria
classe.
10. Geek: No melhor sentido da palavra. Internet é a maior fonte de conhecimento
que o homem já construiu, então um professor moderno deve ser uma pessoa
curiosa. Alguém que está sempre pesquisando e procurando dados e novas
informações que possa usar para desafiar seus alunos.
Quais dessas competências você percebe em seu trabalho? Você adicionaria alguma outra competência?
Faltou colocar o "bem remunerado". Enquanto o Estado tratar o profissional da educação como um profissional menor, essas competências só servirão para hierarquizar colegas de trabalho que, eventualmente, não possuam uma ou outra competência. Primeiro, que se equipare o salário do professor ao do engenheiro, do advogado, do médico e de todos os outros profissionais de ensino superior. Depois, que sejam discutidas as competências para ser um professor "moderno". Ser geek, organizado, doutor, inovador e... ganhar R$1200,00. Isso é modernidade?
ResponderExcluirSinto que me falta ser um "entusiasta de novas tecnologias". O bichinho ainda não me picou.
ResponderExcluirComprometimento, acredito que eu tenha bastante, daí a frustração em ver uma geração desperdiçando a vida com a falta de interesse aos estudos.
Acho que a mais difícil de trabalharmos hoje no estado á a de "inovador", não por conta dos professores, mas por conta do uso ponderado dessas tecnologias em sala ser complicado em nossas condições atuais.
ResponderExcluirAcredito que seria interessante investirmos mais nesses recursos para a escola como um todo e educar tanto os professores quanto os alunos nos usos desses recursos para que ele se torne massificado e consequentemente efetivo.
- Erick Carvalho
Me considero comprometida e tolerante demais!!! Acho que comprometimento é fazer com que o meu aluno aprenda aquilo que estou tentando ensinar, é tentar de várias formas, é não desistir de transmitir o que é necessário.
ResponderExcluirE me considero muito tolerante porque tenho que tolerar alguns abusos diariamente em sala de aula, alguns alunos que não obedecem as regras da escola, que não fazem as atividades e outras coisas mais. Só sendo muito tolerante para não desistir do meu papel.
Acho que sou amigável também, tento sempre agir com amor e paciência. Agressividade não nos leva a nada.
Concordo com você que é difícil tolerar alunos mal educados e abusados, este ano felizmente não tenho tido estes problemas, mas o aluno que não faz as atividades e não participa da aula de maneira produtiva é difícil de administrar, mesmo com muita conversa o desinteresse do aluno conforme o tempo passa é cada vez maior.
ExcluirSou bastante comprometida com o meu trabalho e costumo ser tolerante com os alunos.
ResponderExcluirTenho dificuldades em trabalhar com o uso de tecnologia.
Também tenho dificuldades porque na visão do aluno um tablet ou um celular na sala de aula não é para estudar, mas sim para seu próprio lazer. Já tive experiências frustrantes ao levar vídeos com documentários porque o aluno tem a tendência de achar tudo chato...
ExcluirCaros colegas,
ResponderExcluirtenho, em maior ou menor grau, todas as competências mencionadas: conhecimentos teóricos sobre a disciplina que leciono, relação dialógica, quando é possível, com o aluno, aceitação das diferenças, entre outras.
Por outro lado, embora tenha as competências referidas, muitas vezes me faltam algumas habilidades para lidar com determinadas situações, como em brigas entre alunos, desrespeito aos mais velhos, depredações.
Grande abraço, Silvia
Considero que tenho um pouco de cada competência citada, e acrescento a de psicóloga,confidente e orientadora de comportamentos positivos, para os alunos que necessitam e que solicitam.Na atual situação em que estamos lecionando no Estado,penso como o colega Leo, de que o professor precisa ser ¨bem remunerado¨,para que o mesmo possa estar sempre se atualizando acadêmicamente através de cursos necessários a sua prática, bem como na aquisição de recursos tais como: livros, material pra utilizar em sala de aula e etc..Com relação a tecnologia e o uso da internet, o Estado precisa melhorar bastante, pois muitas escolas não dispõem de recursos materiais e humanos para que todos possam utilizá-las no ambiente escolar. Em minhas aulas procuro sempre levar vídeos, músicas e textos que levem o(a)aluno(a) a refletir sobre a importância de uma postura críica, posicionando-se em relação a problemática que lhe é apresentada pela disciplina, pois o uso das TICs facilitam muito no trabalho pedagógico e na aprendizagem como um todo.
ResponderExcluirIncluiria como competência a persistência,pois ela é fundamental na conquista por resultados que plantamos ao longo do tempo,resultados esses que não aparecem de imediato. Acredito que cada um de nós temos um pouco de cada uma das competências acima relacionadas e muito mais.
ResponderExcluirAcredito que todas as competências citadas acima fazem parte da rotina profissional do professor moderno. Diariamente nos deparamos com ideais e situações nas quais muitas dessas habilidades precisam ser postas em prática.
ResponderExcluirAdiciono ainda a minha paciência e persistência, mesmo sendo menosprezada por alguns, eu tenho compromisso com meu trabalho e jamais deixarei de dar o meu melhor.
Inovador. Procuro sempre inovar e melhorar minha aula para não cair na rotina, tornando minha aula chata e sem graça! Com isso sempre torno minha aula bem mais interessante.
ResponderExcluirGostaria de novas tecnologias, mas infelizmente não temos suporte .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que todos os colegas, assim como eu, possuem tais competências. Como disse a Sílvia, em maior ou menor grau, todos temos esses compromissos. No meu caso, as competências 1, 4, 5 e 6 são as que mais me identifico. Atualmente existe a necessidade de se utilizar da tecnologia, mas confesso que tenho minhas dificuldades para isso. Caso fossemos mais preparados e tivéssemos mais suporte, certamente estaria me adequando para o uso disso.
ResponderExcluirDas competências citadas as que possuo um maior grau são Comprometida, Preparada, Organizada e Aberta para perguntas Sociais, as demais possuo em um grau menor.
ResponderExcluirDe todas as competências citadas acredito que tenho comprometimento e tolerância. Gostaria de trabalhar com a tecnologia, mas como possuo pouquíssimo tempo em cada turma, tenho muita dificuldade para trabalhar de tal forma.
ResponderExcluirMinha resposta não vai ser muito diferente das demais. As competências mais presentes em mim são 1, 2, 3, 4 e 5. Apesar de me dar bem com tecnologias, não costumo usá-la em sala de aula.
ResponderExcluirPercebo que tenho um pouquinho de cada competência. Acredito que a maioria dos colegas também. Algumas ressaltam mais do que as outras. Mas faço minhas as palavras do Léo... bem remunerado. Com salário digno, poderíamos comprar mais livros e isso reflete diretamente em nossos trabalhos. O livro é caro, mas um instrumento de trabalho precioso. Precisamos sempre estar atualizados... e isso custa dinheiro!
ResponderExcluirSou uma professora ORGANIZADA e COMPROMETIDA com meu trabalho. Acredito que organização e planejamento são facilitadores na hora de lecionar com mais eficácia. O compromisso que estabeleço com meu aluno é fazer com que ele leia, interprete e produza textos orais e escritos plenamente. Entretanto, posso dizer que não sou uma entusiasta de novas tecnologias, pois não possuo tais habilidades. Acredito muito na prática pedagógica tradicional baseada em textos (livros, apostilas), debates e exercícios de fixação da matéria.
ResponderExcluirCreio ter um pouco de cada. Talvez algumas competências não encontrem as condições culturais e materiais necessárias para sua efetivação. Abs, Alexandre Alves
ResponderExcluirAlém das competências acima, o professor moderno brasileiro acaba tendo que, em algumas situações, fazer o papel de psicólogo, pai/mãe, confidente. Tento apresentar, em meus trabalhos, algumas competências, mas nem todas dependem da minha vontade. Dependem das relações interpessoais e também de recursos, condições de trabalho que nem sempre temos (como o caso da competência 7).
ResponderExcluir