segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Jogos para sala de aula

Pensando em aulas divertidas, gostaríamos que cada colega postasse um jogo que pudesse ser aplicado em sala de aula. Bom trabalho!


26 comentários:

  1. Eu uso o jogo da memória para a internalização de vocabulário , também utilizo um jogo de tabuleiro para a prática de vocabulário das partes da casa e atividades que podem ser feitas em cada cômodo, praticando tb alguns tempos verbais como presente, passado, futuro, etc. Há também uma brincadeira em que recolho objetos dos alunos coloco em uma caixa e praticamos a forma possessiva.

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  3. Como recurso de apoio ao ensino de Tabela Periódica foi criado por mim o jogo “Perfil da Tabela Periódica”, baseado no jogo “Perfil” da Grow, onde são apresentadas 20 dicas sobre alguma pessoa, coisa, lugar ou ano e através das descrições o jogador deve descobrir o perfil de “quem”, “o quê”, “onde” e “quando” está escondido em cada cartela, quanto menos dicas um jogador precisar, mais pontos irá ganhar. No “Perfil da Tabela Periódica” selecionei 16 elementos químicos, os mais presentes no cotidiano dos alunos, e em cada cartela coloquei 10 dicas sobre o elemento. Essas dicas foram baseadas nas aulas sobre o tema, como configuração eletrônica do elemento, localização do elemento na tabela periódica (período e grupo), relação entre o número de elétrons na última camada e a localização na tabela periódica, a importância do elemento no cotidiano e etc.
    A turma é separada em grupos de 3 ou 4 e cada grupo deverá sortear um número que corresponde a um elemento químico (apenas o professor sabe qual é o elemento químico em questão), o professor pega a cartela correspondente ao elemento químico e um grupo de cada vez pede uma dica de 1 a 10, então o grupo da vez tem uma chance para adivinhar, se acertar o ponto é do grupo, se errar a chance passa para o grupo seguinte, até que todas as dicas acabem.

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  4. Abaixo são apresentados os elementos e as dicas contidas em cada cartela:
    1) HIDROGÊNIO
    1- Não tenho família;
    2- Estou na fórmula da água.
    3- Estou nos ácidos.
    4- Perca 1 ponto.
    5- Eu sou o número 1.
    6- Minha configuração eletrônica é 1s1.
    7- Formo um gás combustível, muito usado em foguetes.
    8- Sou o elemento químico mais comum no universo;
    9- Sou o menor elemento da natureza.
    10- Sou um gás incolor.

    2) CARBONO
    1- Estou na fórmula do gás carbônico.
    2- Posso ser encontrado na natureza como grafite ou diamante.
    3- Sou um elemento representativo.
    4- Pertenço a família IV A.
    5- Estou localizado no 2° período.
    6- Sou fundamental na formação de compostos orgânicos.
    7- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p2.
    8- Estou presente em todos os seres vivos.
    9- Perca a sua vez.
    10- Formo o carvão.

    3) OXIGÊNIO
    1- Ganhe 2 pontos.
    2- Estou na fórmula da água.
    3- Sou um não metal
    4- Formo um gás a temperatura ambiente.
    5- Pertenço a família dos Calcogênios.
    6- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p4.
    7- Minha massa atômica é aproximadamente 16.
    8- Sou um elemento representativo.
    9- Estou localizado no 2° período.
    10- Sou muito eletronegativo.

    4) NITROGÊNIO
    1- Também sou chamado de azoto.
    2- Estou na fórmula de explosivos como TNT e a nitroglicerina.
    3- Sou um elemento representativo.
    4- Estou localizado no 2° período.
    5- Sou um gás a temperatura ambiente.
    6- Minha aplicação industrial mais importante é na produção do amoníaco..
    7- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p3.
    8- Meu n° atômico é 7.
    9- Minha massa atômica é aproximadamente 14.
    10- Um palpite a qualquer hora.
    11- O carbono é um dos meus vizinhos.
    12- Sou um gás incolor.

    5) FERRO
    1- Sou usado na indústria metalúrgica.
    2- Sou um elemento de transição.
    3- Perca 3 pontos.
    4- Pertenço ao grupo 8.
    5- Estou localizado no 4° período.
    6- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6.
    7- Tenho propriedades ferromagnéticas.
    8- Minha massa atômica é de aproximadamente 55,8 u.
    9- Sofro ferrugem.
    10- Sou extraído da natureza sob a forma de minério.

    6) ALUMÍNIO
    1- Sou um elemento representativo.
    2- Minha massa atômica é de aproximadamente 27 u.
    3- Pertenço a família III A.
    4- Sou um metal prateado, leve e macio.
    5- Perca a sua vez.
    6- Sou usado na fabricação de portões.
    7- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1.
    8- Estou localizado no 3° período.
    9- Sou usado na fabricação de latinhas de refrigerante.
    10- Meu n° atômico é 13.

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  5. 7) OURO
    1- Sou um elemento de transição.
    2- Pertenço a família 11.
    3- Sou usado na confecção de jóias.
    4- Sou sólido a temperatura ambiente.
    5- Estou localizado no 6° período.
    6- Sou amarelo e brilhante.
    7- Estou na medalha desejada por todos os atletas.
    8- Meu símbolo químico é Au.
    9- Meu n° atômico é 79.
    10- Perca 2 pontos.

    8) PRATA
    1- Estou localizado no 5° período.
    2- Perca a sua vez.
    3- Sou usado na confecção de jóias.
    4- Meu n° atômico é 47.
    5- Sou um metal branco e brilhante.
    6- Meu símbolo é Ag.
    7- Pertenço ao grupo 11.
    8- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d9.
    9- Sou usado na confecção de talheres.
    10- A Argentina tem seu nome em minha homenagem.

    9) MERCÚRIO
    1- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10.
    2- Pertenço a família 2 B.
    3- Sou usado na fabricação de termômetros.
    4- Sou um elemento de transição.
    5- Meu símbolo químico é Hg.
    6- Sou o único metal líquido a temperatura ambiente.
    7- Ganhe 3 pontos.
    8- Minha massa atômica é de aproximadamente 200,6 u.
    9- Estou localizado no 6° período.
    10- Sou um poluente muito agressivo.

    10) CLORO
    1- Sou um elemento representativo.
    2- Meu nome em grego clorós significa esverdeado.
    3- Estou localizado no 3° período.
    4- Pertenço a família dos Halogênios.
    5- Ganhe 2 pontos.
    6- Sou um gás tóxico e irritante.
    7- Sou um elemento muito eletronegativo.
    8- Sou um não metal.
    9- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5.
    10- Meu n° atômico é 17.

    11) CÁLCIO
    1- Sou importante na formação de dentes e ossos
    2- Perca 1 ponto.
    3- Tenho 4 camadas eletrônicas.
    4- A minha deficiência no organismo pode causar uma doença chamada osteoporose.
    5- Sou usado na fabricação de gesso.
    6- Sou um sólido a temperatura ambiente.
    7- Sou um metal alcalino terroso.
    8- Sou um elemento representativo maior que o berílio.
    9- Estou localizado no 4° período.
    10- Minha massa atômica é de aproximadamente 40,1 u.

    12) MAGNÉSIO
    1- Sou um metal alcalino terroso.
    2- Sou usado na fabricação de rodas de liga leve.
    3- Sou um sólido a temperatura ambiente.
    4- Fui descoberto em 1756 pelo escocês Joseph Black.
    5- Meu n° atômico é 12.
    6- Minha configuração eletrônica é termina em 3s2.
    7- Minha massa atômica é aproximadamente 24,3 u.
    8- Um composto formado por mim é conhecido popularmente como leite de magnésia.
    9- Sou um elemento representativo.
    10- Sou muito usado para formar ligas metálicas com o alumínio.

    13) SÓDIO
    1- Sou um metal alcalino.
    2- Quando queimo, produzo uma chama amarela.
    3- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s1.
    4- Junto com o potássio formo uma bomba.
    5- Estou na fórmula do sal de cozinha.
    6- Ganhe 1 ponto.
    7- Sou um elemento representativo.
    8- Tenho 3 camadas eletrônicas..
    9- Meu símbolo químico é Na.
    10- Minha massa atômica é aproximadamente 23 u.

    14) FLÚOR
    1- Meu n° atômico é 9.
    2- Pertenço a família dos Halogênios.
    3- Sou importante para os dentes.
    4- Sou um gás a temperatura ambiente.
    5- Sou o mais eletronegativo dos elementos.
    6- Perca a sua vez.
    7- Estou localizado no 2° período.
    8- Estou perto dos nobres.
    9- Minha configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p5.
    10- Sou o elemento que possui a maior afinidade eletrônica da tabela periódica.

    15) FÓSFORO
    1- Perca a sua vez.
    2- Meu símbolo é P.
    3- Não sou encontrado na atmosfera.
    4- Estou no 30 Período da Tabela Periódica.
    5- Sou sempre lembrado quando se precisa de fogo.
    6- Por causa de minha grande reatividade, não sou encontrado puro na natureza.
    7- Pertenço à família do nitrogênio.
    8- Minha configuração eletrônica termina em 3s2, 3p3.
    9- Sou vizinho do arsênio.
    10- Sou encontrado em fertilizantes.

    16) HÉLIO
    1- Sou nobre.
    2- Meu nome em grego significa sol.
    3- Ganhe 2 pontos.
    4- Meu símbolo químico é He.
    5- Sou mais leve que o ar.
    6- Minha massa atômica é 4u
    7- Sou um gás inerte.
    8- Sou usado em dirigíveis e balões.
    9- Quando estou no estado líquido sou usado em sistemas de refrigeração.
    10- Tenho só uma camada eletrônica.

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  6. Boa tarde, caros colegas!

    Segue um jogo para ser trabalhado com LPT e Redação nos primeiros anos do Ensino Fundamental II.

    JOGO DA COESÃO E COERÊNCIA

    Organização da classe

    – Posicionar a turma em circulo

    Capacidades a serem trabalhadas

    – Assimilar que uma frase nasce da junção de diferentes palavras

    – Desenvolver a coerência e a coesão, trabalhando com o conceito de frase.

    Material:

    – Quatro cubos com seis palavras cada (para cada cubo seis embalagens tetra pak de leite)

    – Fita adesiva larga

    – Fita adesiva colorida

    – Palavras impressas (cubo 1- artigos e pronomes, cubo 2 – substantivos, cubo 3 – verbo de ligação, cubo 4 – adjetivos).
    Desenvolvimento

    – Posicionar a turma em círculo

    – Escolher em cada momento quatro alunos para jogarem os dados simultaneamente

    – Ler com eles as palavras sorteadas

    – Questioná-los sobre como ordená-las para formar uma frase

    – Permitir que variem os vocábulos em gênero, número e grau

    – Após a estruturação de cada frase, outro grupo deverá jogar os cubos novamente, o que deve acontecer respeitando-se o nível de envolvimento e a necessidade da turma.

    – Combinar com os alunos o número de frases das que foram estruturadas durante a atividade e que vão registrar em seus cadernos, cada aluno escolherá a frase de sua preferência.

    Abçs, Silvia

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  7. Marcia Regina -Ensino Religioso
    Jogo da memória dos símbolos religiosos-¨Fundamental(sexto e sétimos anos)

    Tempo estimulado:3 (três) aulas de 50 minutos,

    Material necessário:caixas de papelão,imagens e palavras impressas,cola, tesoura e fita adesiva larga.

    Etapas:
    1a.-Apresentar aos alunos a proposta de confecção dos jogos e pedir que tragam imagens e palavras impressas das religiões conhecidas ou não por eles.
    2a.-Confeccionar os jogos,dividindo a turma em grupos, conforme o número de alunos.
    3a.-Apresentação dos jogos elaborados pelos alunos, troca e disputa entre eles.

    Avaliação:Perceber se os alunos reconhecem e identificam os símbolos religiosos das diferentes tradições religiosas.

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  8. Todos os anos quando aplico este jogo em sala de aula eles gostam bastante, pois além de se trabalhar o raciocínio lógico (que eles apresentam extrema dificuldade), ajuda na interação e na competição saudável entre eles, e como sabem que sou completamente APAIXONADA por enigmas sempre que posso lanço desafios divertidos para eles como este a seguir:

    Quem bebe água e quem é o dono da zebra?

    Um problema de raciocínio lógico
    1-Temos cinco casas.
    2-O Inglês vive na casa vermelha.
    3-O Brasileiro é o dono do cachorro.
    4-Na casa verde se bebe café.
    5-O Espanhol bebe chá.
    6-A casa verde está situada ao lado, e á direita da casa cinzenta, ou seja, a direita do leitor.
    7-O estudante de psicologia possui macacos.
    8-N a casa amarela se estuda filosofia.
    9-Na casa do meio se bebe leite.
    10-O norueguês vive na primeira casa.
    11-O senhor que estuda lógica vive na casa vizinha, á do homem que tem uma raposa.
    12-Na casa vizinha á casa em que se guarda o cavalo, estuda-se filosofia.
    13-O estudante que se dedica a estudos sociais bebe suco de laranja.
    14-O Japonês estuda metodologia.
    15-O Norueguês estuda e vive na casa ao lado da azul.

    Conclua:

    E quem bebe água?
    E quem é o dono da zebra?

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  9. Bingo

    Elaborar 30 perguntas e suas respectivas respostas sobre o conteúdo de Geografia. Entregar uma cartela – em branco – contendo 4 linhas e 5 colunas para cada aluno. Em seguida, colocar as 30 respostas no quadro e solicitar que os alunos escolham 20 para preencher a cartela. É importante que seja preenchida à caneta, de forma a evitar alterações durante o jogo.

    Feito isso, o jogo já pode ser iniciado. O professor deve fazer as perguntas e os alunos vão respondendo. Quem tiver a resposta em sua cartela, marca um X. Ganha o jogo quem for o primeiro a preencher toda a cartela.

    Exemplos de perguntas e respostas para o Bingo:

    - Forma do planeta Terra: geoide.

    - Objeto de estudo da Geografia: espaço.

    - Menor continente terrestre: Oceania.

    - Linha imaginária que divide o planeta em Hemisférios Norte e Sul: Equador.

    - Principal meridiano do planeta Terra: Greenwich.

    - Movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo: rotação.

    - País mais populoso do mundo: China.

    - Tremor provocado pelo encontro de placas tectônicas: terremoto.

    - Maior estado do Brasil: Amazonas.

    - Bloco econômico formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai: Mercosul.

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  10. Jogo das Capitais

    Neste jogo, você deve adivinhar a capital de oito países que serão sorteados. O nível de dificuldade irá aumentando a cada resposta.

    Este jogo também faz parte do CD Geografia Divertida.




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  11. Bingo
    Pode ser utilizado em todas as turmas, usando o vocabulário que está sendo ensinado.
    No final de uma aula, em que os alunos tenham aprendido algo novo, desenhar no quadro a cartela de bingo, pedindo que cada aluno faça uma igual em uma folha separada. Eles irão escolher nove palavras, relacionadas a matéria do dia, deverão escrever à caneta, uma palavra em cada quadradinho. O professor já terá escrito toas as palavras possíveis de serem escolhidas, em pequenos pedaços de papel, esses serão colocado num saquinho, e serão sorteados um a um, até que alguém complete a sua cartela com todas as palavras escolhidas.
    Essa atividade é ótima para revisar e fixar conteúdos.

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  12. Gosto muito de utilizar " problemas charadas".
    Objetivo: Demonstrar que a resolução de problemas depende, principalmente, de uma estratégia.
    Exemplo:
    Dois professores de matemática, A e B se reencontram,
    A pergunta: - Você tem filhos?
    B responde: - Tenho três.
    A : - Quantos anos eles têm?
    B- Calcule você mesmo. O produto das três idades é 36 e a soma das é o número da sua casa.
    A, após alguns instantes diz: - Tenho dúvidas!!!!!!!
    B comenta: - É claro, esqueci de dizer que o mais velho toca piano.
    A, mais tranquilo, diz: - AGORA JÁ SEI AS IDADES.


    Outra atividade interessante é o jogo dos 4. Utilizando sempre 4 algarismos 4 e as 4 operações básicas chegar aos resultado 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 10
    Objetivo: O aluno deverá analisar o resultado proposto e elaborar estratégias para alcançá-lo com os algarismos disponíveis.

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  13. JOGO DOS DÍGRAFOS

    Organização da classe

    – Número indefinido de jogadores e um juiz

    Capacidades a serem trabalhadas

    – Trabalhar com dígrafos

    – Grafar corretamente as palavras e enriquecer o vocabulário

    Material

    – Peças recortadas em papel cartão com dígrafos ex: GU, RR, LH, SC, SÇ, SS, QU, NH, CH, XC

    – Cartela de papel com bolinhas dispostas perto uma da outra, de forma que possam ser ligadas formando um quadrado de quatro bolinhas

    Desenvolvimento

    Trabalhar previamente em sala formando com os alunos uma lista de palavras que contenham dígrafos. As cartas devem ficar dispostas sobre a mesa. Cada jogador desvira uma carta escreve no papel uma palavra que contenha aquele dígrafo ex: RR/ carroça; e devolve a carta para a mesa. Ele apresenta a palavra escrita ao juiz para que o mesmo possa conferir em sua lista de palavras, estando grafado corretamente, o jogador traça uma linha na folha, ligando uma bolinha na outra. Caso não consiga formar a palavra ou grife incorretamente, passa a vez para outro jogador e perde o direito de ligar as bolinhas. E assim sucessivamente cada jogador retira uma carta seguindo o mesmo procedimento. A cada jogada correta, o jogador liga as bolinhas formando quadrados e em cada quadrado escreve a letra inicial do seu nome. O jogo acaba quando não houver mais palavras a serem formadas.

    Vence o jogo quem formar mais quadrinhos e identificá-los com a letra inicial do seu nome, ou seja, quem grafar mais palavras corretamente.

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  14. Caixa de Desafios Matemáticos

    Material: Uma caixa feita de qualquer material e Cartolina.

    Em uma caixa são colocadas fichas de cartolina contendo problemas de matemática do nível da turma na qual se aplica a atividade.

    A turma é separada em grupos, e cada grupo na sua vez retira uma ficha da caixa (sem olhar). O tempo para resolver o problema é de 30 segundos.
    Caso a equipe acerte, ela guarda a ficha para si. Caso erre, a ficha é posta novamente na caixa.
    Vence a equipe que tiver mais fichas.


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  15. Bom eu sempre faço farias experiências de pratica em química na minha aula! Isso a torna divertida e descontraída! Sai do teórico para o pratico.
    Outro dia coloquei uma calculadora para funcionar com uma batata.Faz parte da eletroquímica!

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  16. Jogo do Esqueleto Humano.

    O objetivo desse jogo é a montagem dos ossos do esqueleto humano. Os alunos são divididos em grupos, enquanto o professor sorteia o nome dos ossos que compõem o esqueleto, enquanto a montagem vai sendo feita aos poucos. A atividade serve pra auxiliar o aluno a conhecer o esqueleto humano e aprender a localização das peças.

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  17. Bingo Geográfico dos Estados Brasileiros
    SÉRIES: 6ano e 7ano
    Objetivo: Trabalhar com as direções cardeais e colaterais; configuração dos estados brasileiros.
    Aplicação: após o conteúdo

    Desenvolvimento:
    1) Pedir para os alunos desenhar em um pedaço de papel seda ou plástico transparente a rosa-dos-ventos, com os pontos cardeais e colaterais. Fixar a rosa-dos-ventos em cima do mapa político do Brasil

    2) Montar as cartelas (16 quadradinhos cada cartela)
    3) Colocar o nome do estados Brasileiros no quadro com sua sigla e pedir para os alunos montar sua própria cartela, eles deverão escolher 15 estados e reservar um quadradinho com a palavra bingo.
    4) Preparar uma dica para cada estado.
    5) Escrever as dicas em um pedaço de papel e colocar dentro de uma sacola, para serem sorteadas e cantadas conforme um bingo normal. Para identificar as dicas, o aluno deverá posicionar a sua rosa-dos-ventos no mapa do Brasil, reconhecendo as direções cardeais e colaterais.

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  18. Sempre que possível faço o Jogo da Forca com os alunos com palavras relacionadas ao conteúdo do bimestre...
    Divido a turma em dois grupos é sempre muito engraçado e eles gostam muito...

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  19. Jogos teatrais com objetos

    Os jogos teatrais são excelentes ferramentas pelas quais podemos desenvolver em nossos alunos o gosto pela exposição de fatos narrativos, além do domínio da técnica pela exposição de seminários que versem sobre qualquer assunto, inclusive de outras disciplinas.

    Objetivos
    1) Levar os alunos ao domínio da modalidade oral da língua culta.

    2) Desenvolver a rapidez de raciocínio.

    3) Capacitar os alunos para a exposição oral de narrativas, bem como de seminários em qualquer disciplina.

    4) Iniciar o desenvolvimento da habilidade oratória.

    Estratégias
    1) Peça aos alunos que tragam de casa um objeto pessoal que gostem muito, desde de que não seja um objeto de grande valor e que tenha tamanho suficiente para caber numa caixa ou num saco de médio porte, que você irá providenciar.

    2) Peça para cada um falar um pouco sobre a importância daquele objeto em sua vida.

    3) Em seguida, peça aos alunos que depositem os objetos na caixa ou no saco, que por sua vez, deve ser colocado no centro da sala. Se for possível, leve-os para uma área mais ampla, como o pátio ou a quadra poliesportiva da escola.

    4) Peça aos alunos que se sentem em círculo em volta da caixa ou saco.

    5) O professor (no papel de coordenador) iniciará uma narrativa oral qualquer, que todos deverão ouvir atentos.

    6) Num dado momento, no meio dessa história, o coordenador irá parar de narrar.

    7) Em seguida escolherá um aluno (já no papel de jogador) que se levantará e irá se dirigir até o centro do círculo, e sem olhar para dentro da caixa ou saco, irá retirar de lá um objeto que deverá ser introduzido por ele nessa narrativa que foi iniciada pelo coordenador. A história deverá ser, daquele momento em diante, desenvolvida por ele até uma segunda ordem do coordenador.

    8) Mediante ordem do coordenador, outro jogador (aluno) será escolhido para ir ao centro do círculo, retirar outro objeto, e da mesma forma que o primeiro, dar continuidade à narrativa até que o coordenador escolha outro, e assim por diante. De modo que todos os jogadores participem da narrativa oral, que será construída socialmente.

    Observação
    Uma das regras mais importantes desse jogo é que, durante a exposição de cada jogador, o objeto que ele colheu na caixa, obrigatoriamente, deverá ser introduzido na história.

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  20. Jogo para ser trabalhado com LPT (3º ano)

    5 Textos são selecionados. Estes podem ser retirados de jornal, revistas ou internet. Eles deverão ser divididos (cortados) em 3 parte: introdução, desenvolvimento e conclusão. A formatação deverá ser a mesma para todos os textos.
    A turma poderá ser dividida em 5 grupos ou de acordo com que o docente achar melhor. Se for em 5 grupos, este será o número de cópias retiradas de cada texto. Portanto, todos os grupos deverão permanecer com 5 cópias destes textos, que já foram previamente divididos.
    O professor distribuirá os textos divididos para os grupos em envelopes. Isto é, cada grupo receberá um envelope contendo todos os textos cortados.
    Ao sinal do professor, os grupos deverão encontrar os respectivos textos e colocá-los na ordem correta (introdução, desenvolvimento e conclusão). Ganha o grupo que terminar a atividade primeiro.

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  21. Problema de raciocínio lógico.
    Você tem 2 recipientes.Um tem capacidade de 3 litros e outro de 5 litros.Nenhum dos recipientes tem marcações indicativas de volume.Você tem uma quantidade ilimitada de água disponível.Como você consegue medir exatamente 4 litros de água em um dos recipientes?

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  22. Trabalhar com os alunos o Quiz de Sociologia disponível em:

    https://www.goconqr.com/pt-BR/p/2609606-QUIZ-DE-SOCIOLOGIA-quizzes

    Dividir as turmas em grupos de 5 alunos e atribuir um bônus conforme o número de acertos do grupo.
    Recursos necessários: data show, computador e internet
    Problemas: pode ser inviabilizado por falta de sinal wi-fi de internet.

    Abs,

    Alexandre

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  23. JOGO DO FEUDO

    Construí há alguns anos o JOGO DO FEUDO e tem tempos que não jogo com meus alunos. Destina-se ao ensino do feudalismo que, em geral, é realizado nas turmas de 7º ano. Trata-se de um jogo de tabuleiro composto por algumas casas representadas pelas letras do alfabeto. Cada casa contém alguma atribuição/tarefa. Os jogadores recebem uma cartela que representa um domínio feudal. Cada cartela é dividida conforme a divisão de um domínio feudal: manso senhorial (corte, bosque e área de cultivo) e manso servil. Os jogadores avançam de acordo com a sorte de um dado. A seguir seguem as tarefas/atribuições das casas do jogo:

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  24. A – Você quer ser um senhor feudal muito poderoso. Precisa fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela. Aproveite e fique 1 RODADA SEM JOGAR!
    B – Você acaba de ingressar em uma Ordem de Cavalaria! Prepare-se para as conquistas. Sinta a vitória das guerras GANHANDO 3 LOTES DE TERRA para começar!
    C – Você precisa de mais servos! GANHE 3 LOTES DE TERRA para a ampliação de seu mansus servil!
    D – Você está precisando de lenha para seu forno! TIRE DE SEU BOSQUE 1 LOTE DE TERRA!
    E – Seu feudo está indo de vento em polpa. MAIS DOIS LOTES DE TERRA para incentivo!
    F – Você acaba de receber uma missão: conquistar a Gália! AVANCE 2 CASAS!
    G – QUE AZAR! Seu bosque pegou fogo! Você acaba de PERDER 2 LOTES DE SUA RESERVA!
    H – O senhor feudal à sua direita tem dívidas com você. TIRE-LHE 2 LOTES DE TERRA e amplie sua área de cultivo!
    I – PARABÉNS! Você tem um ótimo exército de mercenários! Conquistou mais terras para a Igreja. Como prêmio você GANHOU 2 LOTES DE TERRA.
    J – AI! AI! AI...! Caiu do cavalo treinando para a caça... VOLTE PARA O INÍCIO DO JOGO e veja se aprenda a montar direito!
    K – Reformas no castelo! PERCA 1 LOTE DE TERRA para pagar as despesas...
    L – Você precisa de terra para pasto. Pegue 1 LOTE DE TERRA de seu bosque para não perder sua criação...
    M – Seus vassalos conseguiram conquistar mais domínios! GANHE MAIS 1 LOTE DE TERRA!
    N – Os hunos atacaram suas fronteiras e se apropriaram de suas terras... PERDEU METADE DO FEUDO!
    O – QUE VERGONHA...! Foi caçar no bosque e se assustou com um esquilo pensando que fosse um duende!!! VOLTE 2 CASAS, seu medroso!
    P – As guerras estão perturbando o seu juízo! Você está precisando meditar... Vá para o bosque e fique 1 RODADA SEM JOGAR!
    Q – Você tem moedas de ouro antigas do tempo do Império Romano do Ocidente! Troque-as por MAIS 3 LOTES DE TERRA e se torne um senhor feudal mais poderoso!
    R – Seus inimigos se aliaram e tomaram o seu feudo. Distribua seus lotes para eles e SAIA DO JOGO!
    S – O clero conseguiu convencer seus servos a trabalharem mais em seu mansus. GANHE 1 LOTE DE TERRA!
    T – CRUZADAS!!!!! Vá para o Oriente tentar a sorte conquistando Jerusalém! GANHE 1 LOTE DE TERRA e AVANCE 2 CASAS!!!
    U – Os camponeses se revoltaram contra você. Não cumpriram suas obrigações servis (como a corvéia) e a produtividade de seu feudo foi prejudicada. Que pena: 3 LOTES DE TERRA PERDIDOS...!
    V – OPS! Carlos Magno está atacando!!! Recolha-se no castelo e fique 1 RODADA SEM JOGAR!
    W – O bosque pegou fogo! Você acaba de PERDER TODOS OS LOTES DE SUA RESERVA!
    X – Dívidas com a igreja. PERDEU 6 LOTES DE TERRA!
    Y – Seus servos estão fugindo para os BURGOS! PERCA 1 LOTE DE TERRA, venda-o e passe a pagar salários para os que ainda restaram em suas terras.
    Z – Você foi um fracasso como senhor feudal. Todos os seus servos fugiram, suas terras se desvalorizaram e a única chance de você se dar bem na vida é tentar se tornar um comerciante. As terras já não tem mais tanta importância. Jogue o dado e tente tirar o nº 6. Se você conseguir, ganha o jogo e se torna um mercador de sucesso. Se tirar entre 2 e 5, vai à falência, perde todas as suas terras e sai do jogo. Se tirar 1, volta à casa A e tenta começar seu feudo do zero.
    Boa sorte!

    Ainda sobre o mesmo assunto Jogos e Feudalismo, há também um jogo em flash na Internet, no portal do MEC, bem bacana também. O link está aqui: http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/erafeudal/erafeudal.swf

    Espero que ajude!

    Leandro

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  25. Jogo de perguntas e respostas no estilo passa ou repassa. Ganha quem acertar mais perguntas.
    Professor Julio

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  26. Costumo realizar um quiz com perguntas de ortografia, morfologia, sintaxe e Literatura. A turma é dividida em grupos. O grupo que obtiver mais acertos no jogo é o vencedor. Também realizo atividades de caça-palavras e palavras cruzadas impressas com o objetivo de tornar a aula mais lúdica.

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