Nesta semana discutiremos os projetos que serão desenvolvidos nos sábados letivos. Pedimos que façam sugestões, dividam as tarefas e planejem juntos. Bom trabalho!
Cada integrante do grupo escolherá ou criará uma poesia que será exposta em um varal, utilizando, como base, o formato de “roupas”. No caso de poesias escolhidas, o grupo deverá indicar a fonte de onde as mesmas foram retiradas.
Grupo 2. Acrósticos
Cada integrante do grupo criará uma poesia em que cada verso iniciará com uma das letras do seu nome. Realizar a atividade de modo criativo e, se possível, ilustrado.
Grupo 3. Livro de poesias Cada integrante do grupo escolherá ou criará uma poesia, que será exposta e ilustrada em um livro de poesias, elaborado de modo original e criativo. No caso de poesias escolhidas, o grupo deverá indicar a fonte.
Grupo 4. Momento da paródia Cada integrante do grupo escolherá uma poesia do livro Classificados poéticos ou de outro autor conhecido e criará uma paródia. Os novos textos serão exibidos em um único cartaz.
Grupo 5. Brincadeiras poéticas (poesias lúdicas) Cada integrante do grupo escolherá uma poesia lúdica, pode ser trava-línguas, parlendas, canções, poesias concretas, entre outras, que será colocada em figuras de objetos (flores, cata-ventos, borboletas, balões, pipas).
Atividades para todos os grupos: 1. Vivendo a tecnologia. Todos os integrantes do grupo deverão fotografar o momento de elaboração das atividades. Mínimo: 3 (três) fotos por grupo. 2. Produção de brindes.
1-Objetivo geral:Proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre tema ¨Paz na Escola¨, a fim de incentivar uma cultura de paz a comunidade escolar, seja o agente potencializador e construtor de alternativas contra a violência.
2-Objetivos específicos: *Refletir sobre as consequências da paz e da guerra para a sociedade. *Proporcionar momentos de troca de experiências a partir de textos e expressões artísticas.
3-Atividades: 3.1-Apresentação do Projeto com a exibição do filme:JUVENTUDE REBELDE-2006. 90 minutos. Sinopse:Para Trife, um garoto de 15 anos, a vida é uma luta.Perdido entre seus diversos mundos- os amigos da escola, a garota de seus sonhos e a pressão de seu perigoso tio, ele precisa escolher qual caminho seguirá:àquele que sabe ser certo ou uma vida de drogas.
3.2-Palestra relacionada ao tema.
3.3-Leitura, discussão e produção de textos, relacionados ao tema.
3.4--Concurso de redação sobre o Tema. ] 3.5-Produção e apresentação de paródias sobre o tema.
3.6-Discussão e produções artísticas sobre o tema.
4-Competências conceituais e atitudinais à serem desenvolvidas:Paz, respeito, amor, tolerância e cooperação.
5-Recursos:Vídeo,TV,som,papel,cartolina, data-show e etc.
6-Avaliação: Todas as atividades podem ser distribuídas e trabalhadas em todos os sábados letivos e no último sábado pode ser realizada uma culminância com toda a comunidade escolar.
Projeto de Reciclagem: Reduce - Reuse - Recycle Turmas: 701 / 702 Fase 1: Pedir para a turma que arrecadem materiais recicláveis e guardem em casa. Fase 2: Pedir para que todos os alunos levem à escola o material que foi recolhido, marcar uma data para que todos levem juntos. Separar os alunos em grupos divididos por materiais. O grupo do Vidro (glass), do Plástico (plastic), do Papel (paper) e do Metal (metal). Fase 3: Os alunos deverão pesquisar tudo sobre o material que deu o nome ao seu grupo. Eles buscarão todas as informações a respeito desse material e deverão descobrir alguns objetos úteis que podem ser feitos reutilizando esse material. Fase 4: Os alunos, numa data marcada, levarão para a sala os objetos que conseguiram fazer e apresentarão oralmente o que foi aprendido sobre o seu material. Fase 5: Realizaremos uma feira de exposição, para que esses trabalhos sejam apresentados às outras turmas.
Obviamente como a minha disciplina é Inglês, o foco maior será a aprendizagem desse novo vocabulário em Inglês.
Leitura de textos : Distribuir aos alunos textos, que serão lidos individualmente ( leitura silenciosa ) . Em seguida farão a leitura em voz alta, em forma de dramatização oral representando os personagens.
Construção de poesias : Transformar um texto em prosa em texto poético.
Pode ser feita em grupo e cada grupo terá um vencedor, assim os vencedores cuidam para que os outros não continuem escrevendo e isso estimulará o estudo da tabuada, já que os alunos querem vencer.
Como você pode jogar com seus alunos:
Você provavelmente conhece o JOGO STOP que fazemos com letras. Na parte de cima, onde especificamos os temas, está colocada a tabuada, e separamos em colunas. Depois, a cada nova rodada, um número é sorteado, por exemplo o número 8. A partir desse momento, você terá um tempo determinado para multiplicar esse número por cada um da coluna . O primeiro que preencher as colunas, deverá pedir STOP! e todos os outros não poderão escrever mais nada. Quem preencheu, preencheu. Agora vamos corrigir as contas com as dos demais jogadores. Nesse caso não se perde ponto já que todos os resultados devem ser iguais, então todos ganham 10 pontos. Se errar perde 5 pontos do que já ganhou! Somam-se os pontos de cada um na rodada e esses pontos vão para o ranking do STOP!. Vence quem fizer o maior número de pontos!. Esse jogo estimula estudar e conhecer a tabuada.
Pensei em trabalhar leituras de jornais e revistas... Sinto que os alunos são completamente desligados sobre os fatos que estão ocorrendo na atualidade. E, a partir das reportagens gerar debates. Essa atividade seria voltada para turmas de 3ºano.
Aula pratica de química! Existem varias experiências tanto de química quanto de física bem simples que surpreende e estimula a aprendizagem. Experiências fáceis e bem dinâmicas que podem ser feitas em poucos minutos.
De acordo com a ONU o tema desse ano foi o A Importância do Consumo Consciente... E poderia ser desenvolvido algum tipo de campanha ou gincana abordando o tema... É interessante para todos os seguimentos, principalmente Ensino Médio.
Concordo com a proposta voltada para o Consumo Consciente, especialmente por estarmos em tempos de crise econômica, onde no senso comum muitos colocam toda culpa no governo e pouco fazem para ajudar. Um bom vídeo para a atividade seria o documentário "Consumido: da extração ao lixo!, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lXWxQ8uPqp4&list=PL1F3534CD5141355B Alexandre Alves
Um chá literário poderia ser realizado em um dos sábados letivos, com a participação não só dos professores de Língua Portuguesa, mas também com os de outras disciplinas. Neste dia, poderíamos fazer palestras para incentivar o ato de ler, leituras de poesias e de trechos de romances, bem como encenação de um clássico da Literatura.
Gostei da ideia acerca do consumo consciente, embora acredito que o projeto voltado para a temática do reaproveitamento de materiais seja de suma importância para a conscientização dos alunos acerca do problema do lixo gerado pelas grandes cidades, como a Amanda colocou muito bem acima, destacando as fases do projeto. Além disso, é uma ideia que pode ser inserida em todas as turmas, desde o fundamental até o médio, devido à amplitude da questão gerada em cima do lixo. Acredito que a exposição dos objetos poderia acontecer em um desses sábados letivos, onde os próprios alunos descreveriam a metodologia utilizada para a confecção das obras, bem como os materiais utilizados para tal.
"Labirinto elétrico": Consiste em deslocar uma haste ao redor de um fio elétrico cheio de curvas, com o objetivo de transpor de uma extremidade até outra sem tocar ,caso encoste o mesmo irá tocar uma campainha e uma lâmpada irá acender.É muito bom para treinar concentração e auto controle.
"Poema na caixinha": aproveitar caixas de papelão (sapatos,bombons...) para guardar poemas trazidos pelos próprios alunos, que servirão de inspiração para a atividade seguinte.
"Poesia no catálogo": consiste no aproveitamento de catálogos usados (de moda, joalheria...). Nos espaços centrais da propaganda, colam-se pedaços de papel. Neles, os alunos escreverão poemas relacionados ao fundo.
Como nos sábados letivos o número de alunos do ensino médio fica reduzido, e consequentemente as turmas são unidas. É possível trabalhar através da divisão da turma em grupos. Diversos assuntos da atualidade seriam distribuídos entre os grupos para que eles discutissem entre si, depois abriria-se para o restante dos grupos. O objetivo é expor o maior número de opiniões possíveis sobre determinados assuntos. Isso os ajudaria nas produções textuais e apresentaria um leque de opções que poderá vir a ser um tema de redação do ENEM, por exemplo.
Poderíamos pesquisar os temas que caíram nas últimas redações de concursos e debater com os alunos. Tipo assim: Nas aulas de letras, ensinar ou relembrar como criar ou fazer uma redação; nas aulas de humanas, debater assuntos e pedir uma redação sobre; e assim por diante...
Projeto para LP e LPT
ResponderExcluirProjeto: Brincando com a poesia
6º ano
Grupo 1. Varal de poesias
Cada integrante do grupo escolherá ou criará uma poesia que será exposta em um varal, utilizando, como base, o formato de “roupas”. No caso de poesias escolhidas, o grupo deverá indicar a fonte de onde as mesmas foram retiradas.
Grupo 2. Acrósticos
Cada integrante do grupo criará uma poesia em que cada verso iniciará com uma das letras do seu nome. Realizar a atividade de modo criativo e, se possível, ilustrado.
Grupo 3. Livro de poesias
Cada integrante do grupo escolherá ou criará uma poesia, que será exposta e ilustrada em um livro de poesias, elaborado de modo original e criativo. No caso de poesias escolhidas, o grupo deverá indicar a fonte.
Grupo 4. Momento da paródia
Cada integrante do grupo escolherá uma poesia do livro Classificados poéticos ou de outro autor conhecido e criará uma paródia. Os novos textos serão exibidos em um único cartaz.
Grupo 5. Brincadeiras poéticas (poesias lúdicas)
Cada integrante do grupo escolherá uma poesia lúdica, pode ser trava-línguas, parlendas, canções, poesias concretas, entre outras, que será colocada em figuras de objetos (flores, cata-ventos, borboletas, balões, pipas).
Atividades para todos os grupos:
1. Vivendo a tecnologia.
Todos os integrantes do grupo deverão fotografar o momento de elaboração das atividades. Mínimo: 3 (três) fotos por grupo.
2. Produção de brindes.
Abçs, Silvia
GINCANA DA HISTÓRIA
ResponderExcluirO dia seria de culminância da gincana proposta ao longo do bimestre. Entre as tarefas a serem pensadas proponho:
1) Quiz Brasil
- Equipes respondendo jogo de múltipla escolha sobre a história do Brasil
1º lugar: 200 pontos
2º lugar: 100 pontos
3º lugar: 50 pontos
2) Quiz Mundo
- Equipes respondendo jogo de múltipla escolha sobre história geral
1º lugar: 200 pontos
2º lugar: 100 pontos
3º lugar: 50 pontos
3) Objeto mais antigo
1º lugar: 200 pontos
2º lugar: 100 pontos
3º lugar: 50 pontos
4) Morador mais antigo da comunidade
1º lugar: 200 pontos
2º lugar: 100 pontos
3º lugar: 50 pontos
5) Entrevista com uma personalidade da cidade de Duque de Caxias (vídeo ou áudio)
200 pontos
6) Painel com a história do bairro
200 pontos
7) Apresentação artística I: Dança
- Apresentação de uma coreografia sobre um tema da História do Brasil
200 pontos
8) Apresentação artística II: paródia musical
- Paródia de uma música realizada a partir de um tema da história do Brasil
200 pontos
9) Mural Temático: Culturas Africanas e Indígenas no Brasil
200 pontos
10) Memória de família
- Apresentação escrita ou oral, poética ou não, das memórias de uma família pertencente à Comunidade Escolar
200 pontos
Posteriormente podemos detalhar cada uma das tarefas e também aceito sugestões de outras.
Att.
Leandro
Marcia Regina - Ensino Religioso
ResponderExcluirProjeto:MINHA ESCOLA DIZ SIM A PAZ
Áreas de conhecimento:todas
Público alvo:comunidade escolar
1-Objetivo geral:Proporcionar momentos de estudo e reflexão sobre tema ¨Paz na Escola¨, a fim de incentivar uma cultura de paz a comunidade escolar, seja o agente potencializador e construtor de alternativas contra a violência.
2-Objetivos específicos:
*Refletir sobre as consequências da paz e da guerra para a sociedade.
*Proporcionar momentos de troca de experiências a partir de textos e expressões artísticas.
3-Atividades:
3.1-Apresentação do Projeto com a exibição do filme:JUVENTUDE REBELDE-2006.
90 minutos.
Sinopse:Para Trife, um garoto de 15 anos, a vida é uma luta.Perdido entre seus diversos mundos- os amigos da escola, a garota de seus sonhos e a pressão de seu perigoso tio, ele precisa escolher qual caminho seguirá:àquele que sabe ser certo ou uma vida de drogas.
3.2-Palestra relacionada ao tema.
3.3-Leitura, discussão e produção de textos, relacionados ao tema.
3.4--Concurso de redação sobre o Tema.
]
3.5-Produção e apresentação de paródias sobre o tema.
3.6-Discussão e produções artísticas sobre o tema.
4-Competências conceituais e atitudinais à serem desenvolvidas:Paz, respeito, amor, tolerância e cooperação.
5-Recursos:Vídeo,TV,som,papel,cartolina, data-show e etc.
6-Avaliação: Todas as atividades podem ser distribuídas e trabalhadas em todos os sábados letivos e no último sábado pode ser realizada uma culminância com toda a comunidade escolar.
Projeto de Reciclagem: Reduce - Reuse - Recycle
ResponderExcluirTurmas: 701 / 702
Fase 1: Pedir para a turma que arrecadem materiais recicláveis e guardem em casa.
Fase 2: Pedir para que todos os alunos levem à escola o material que foi recolhido, marcar uma data para que todos levem juntos. Separar os alunos em grupos divididos por materiais. O grupo do Vidro (glass), do Plástico (plastic), do Papel (paper) e do Metal (metal).
Fase 3: Os alunos deverão pesquisar tudo sobre o material que deu o nome ao seu grupo. Eles buscarão todas as informações a respeito desse material e deverão descobrir alguns objetos úteis que podem ser feitos reutilizando esse material.
Fase 4: Os alunos, numa data marcada, levarão para a sala os objetos que conseguiram fazer e apresentarão oralmente o que foi aprendido sobre o seu material.
Fase 5: Realizaremos uma feira de exposição, para que esses trabalhos sejam apresentados às outras turmas.
Obviamente como a minha disciplina é Inglês, o foco maior será a aprendizagem desse novo vocabulário em Inglês.
Projeto para Língua Portuguesa.
ResponderExcluirLeitura de textos : Distribuir aos alunos textos, que serão lidos individualmente ( leitura silenciosa ) . Em seguida farão a leitura em voz alta, em forma de dramatização oral representando os personagens.
Construção de poesias : Transformar um texto em prosa em texto poético.
Ainda não tenho um projeto para o dia. Assim que tiver, postarei. Também preciso trocar ideias com meus colegas da disciplina.
ResponderExcluirSTOP DA MATEMÁTICA
ResponderExcluirPode ser feita em grupo e cada grupo terá um vencedor, assim os vencedores cuidam para que os outros não continuem escrevendo e isso estimulará o estudo da tabuada, já que os alunos querem vencer.
Como você pode jogar com seus alunos:
Você provavelmente conhece o JOGO STOP que fazemos com letras. Na parte de cima, onde especificamos os temas, está colocada a tabuada, e separamos em colunas. Depois, a cada nova rodada, um número é sorteado, por exemplo o número 8. A partir desse momento, você terá um tempo determinado para multiplicar esse número por cada um da coluna . O primeiro que preencher as colunas, deverá pedir STOP! e todos os outros não poderão escrever mais nada. Quem preencheu, preencheu.
Agora vamos corrigir as contas com as dos demais jogadores. Nesse caso não se perde ponto já que todos os resultados devem ser iguais, então todos ganham 10 pontos. Se errar perde 5 pontos do que já ganhou!
Somam-se os pontos de cada um na rodada e esses pontos vão para o ranking do STOP!.
Vence quem fizer o maior número de pontos!. Esse jogo estimula estudar e conhecer a tabuada.
Pensei em trabalhar leituras de jornais e revistas... Sinto que os alunos são completamente desligados sobre os fatos que estão ocorrendo na atualidade. E, a partir das reportagens gerar debates.
ResponderExcluirEssa atividade seria voltada para turmas de 3ºano.
Aula pratica de química!
ResponderExcluirExistem varias experiências tanto de química quanto de física bem simples que surpreende e estimula a aprendizagem. Experiências fáceis e bem dinâmicas que podem ser feitas em poucos minutos.
De acordo com a ONU o tema desse ano foi o A Importância do Consumo Consciente... E poderia ser desenvolvido algum tipo de campanha ou gincana abordando o tema... É interessante para todos os seguimentos, principalmente Ensino Médio.
ResponderExcluirConcordo com a proposta voltada para o Consumo Consciente, especialmente por estarmos em tempos de crise econômica, onde no senso comum muitos colocam toda culpa no governo e pouco fazem para ajudar. Um bom vídeo para a atividade seria o documentário "Consumido: da extração ao lixo!, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lXWxQ8uPqp4&list=PL1F3534CD5141355B
ResponderExcluirAlexandre Alves
Um chá literário poderia ser realizado em um dos sábados letivos, com a participação não só dos professores de Língua Portuguesa, mas também com os de outras disciplinas. Neste dia, poderíamos fazer palestras para incentivar o ato de ler, leituras de poesias e de trechos de romances, bem como encenação de um clássico da Literatura.
ResponderExcluirGostei da ideia acerca do consumo consciente, embora acredito que o projeto voltado para a temática do reaproveitamento de materiais seja de suma importância para a conscientização dos alunos acerca do problema do lixo gerado pelas grandes cidades, como a Amanda colocou muito bem acima, destacando as fases do projeto. Além disso, é uma ideia que pode ser inserida em todas as turmas, desde o fundamental até o médio, devido à amplitude da questão gerada em cima do lixo.
ResponderExcluirAcredito que a exposição dos objetos poderia acontecer em um desses sábados letivos, onde os próprios alunos descreveriam a metodologia utilizada para a confecção das obras, bem como os materiais utilizados para tal.
"Labirinto elétrico": Consiste em deslocar uma haste ao redor de um fio elétrico cheio de curvas, com o objetivo de transpor de uma extremidade até outra sem tocar ,caso encoste o mesmo irá tocar uma campainha e uma lâmpada irá acender.É muito bom para treinar concentração e auto controle.
ResponderExcluir"Poema na caixinha": aproveitar caixas de papelão (sapatos,bombons...) para guardar poemas trazidos pelos próprios alunos, que servirão de inspiração para a atividade seguinte.
ResponderExcluir"Poesia no catálogo": consiste no aproveitamento de catálogos usados (de moda, joalheria...). Nos espaços centrais da propaganda, colam-se pedaços de papel. Neles, os alunos escreverão poemas relacionados ao fundo.
Como nos sábados letivos o número de alunos do ensino médio fica reduzido, e consequentemente as turmas são unidas. É possível trabalhar através da divisão da turma em grupos. Diversos assuntos da atualidade seriam distribuídos entre os grupos para que eles discutissem entre si, depois abriria-se para o restante dos grupos. O objetivo é expor o maior número de opiniões possíveis sobre determinados assuntos. Isso os ajudaria nas produções textuais e apresentaria um leque de opções que poderá vir a ser um tema de redação do ENEM, por exemplo.
ResponderExcluirPoderíamos pesquisar os temas que caíram nas últimas redações de concursos e debater com os alunos. Tipo assim: Nas aulas de letras, ensinar ou relembrar como criar ou fazer uma redação; nas aulas de humanas, debater assuntos e pedir uma redação sobre; e assim por diante...
ResponderExcluir