domingo, 12 de julho de 2015
Fazendo um balanço
Osíris era um deus da mitologia egípcia que julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração. Vamos fazer como Osíris e pesar nossos corações nas postagens dessa semana. Solicitamos que postem o que deu certo, o que não deu, em relação ao seu trabalho em sala de aula. Uma autoavaliação se faz necessária após um semestre inteiro de conquistas e perdas para que se possa traçar planos para o próximo semestre. Bom trabalho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como balanço geral, estou bem satisfeita com os resultados deste segundo bimestre. Minhas propostas de conteúdo e metodologia utilizada para aplicá-los foi muito bem sucedida e absorvida pelos alunos o que se reflete diretamente nas notas finais...
ResponderExcluirAs perdas foram mínimas e mais associadas a ausência de alguns alunos do que ao desisteresse destes em sala de aula (algo que foi tão debatido em postagens anteriores). Considero que "meu coração" está de bem com a "balança"...(risos), não tendo portanto nada de negativo a relatar deste bimestre!
O cotidiano em sala de aula revela o quanto um projeto de educação demanda um constante exercício de revisão das suas etapas e das metas alcançadas. As vitórias propiciam a possibilidade de sua continuidade e os insucessos geram experiência e oportunidades para o amadurecimento profissional.
ResponderExcluirNeste sentido, como fatores de sucesso, destaco o cumprimento do currículo mínimo e a implementação do Projeto Semeando Cidadãos no Ensino Fundamental. Por sua vez, como já mencionado, é necessário que se aprenda com os erros, assim sendo, a desorganização do turno da tarde tornou boa parte do projeto retórico, pois, mesmo sendo uma ideia com raízes nas boas intenções e nas boas práticas, não gerou o impacto desejado no corpo discente.
Portanto, a revisão da prática pedagógica a autocríticas são grandes oportunidades de aprender e contribuir para necessárias reformulações.
Marcia Regina- Ensino Religioso:
ResponderExcluirNo Ensino Médio: Fui conversando com os alunos sobre o objetivo da disciplina de ensino religioso, de que a mesma não é o ensino desta ou daquela religião, mas uma visão geral de todas as religiões, da religiosidade humana,filosofia da religião e da prática da tolerância a diversidade religiosa, aos que não tem religião e não crentes.Percebi que suas atitudes e ações vem se modificando positivamente com relação ao tema mencionado, observando o comportamento diário e a ´postura de alguns alunos.Consegui aplicar o conteúdo exigido pelo currículo mínimo e os resultados positivos apareceram nas avaliações(notas).
No Ensino Fundamental: O ensino de ¨valores¨, foi uma saída para as questões de indisciplina apresentados, porém o alcance dos objetivos foram parcialmente alcançados.Contudo as notas das avaliações e trabalhos apresentados foram melhores que no primeiro bimestre.
Sinto que nesse primeiro bimestre a balança está pendendo para o lado positivo. Consegui me adaptar a dar aula em três tempos seguidos, o que me pareceu que seria muito cansativo, mas que agora estou adorando e isso reflete nas aulas. Encontrei o ritmo ideal, antes era muito acelerada. Como ponto negativo, continuo não sabendo trabalhar com certos comportamentos na sala de aula, como venho sempre relatando e buscando apoio. Espero que no segundo semestre possamos, eu e a equipe da escola, tomar alguma providência quanto a isso, pois influencia diretamente no resultado de toda uma turma.
ResponderExcluirTudo ocorreu bem ao longo do semestre, estou muito satisfeito! Com altos e baixos ao longo dos meses as coisas foram se ajustando e consegui fazer meu trabalho e alcançar meu objetivo.
ResponderExcluirConsidero que o semestre tenha sido satisfatório. Apesar de algumas dificuldades, consegui dinamizar as aulas com o uso de alguns recursos como projetor, som, corte e colagem sendo esses um facilitador para a internalização dos conteúdos.
ResponderExcluirDe forma geral este semestre foi bom. No entanto, ainda existe algumas dificuldades a serem trabalhadas na sala de aula como a indisciplina dos alunos, especialmente no ensino fundamental. Quanto ao ensino médio, os resultados foram bons e o relacionamento com as turmas é muito bom, o que ajuda muito na troca e crescimento do aluno e professor.
ResponderExcluirAvalio como positivo, as propostas do currículo mínimo foram todas trabalhadas dentro cronograma e ainda deu tempo para explorar outros assuntos relacionados a matemática ,bem como resolução de questões de questões de concursos.
ResponderExcluirTambém avalio como positivo, as habilidades e competências foram apresentadas dentro do esperado. Tive alguns alunos que por desleixo não alcançaram o patamar de desempenho esperado, mas a maioria alcançou com sucesso aquilo que foi proposto.
ResponderExcluirAtt. Alexandre Alves
Bom, acredito que o semestre tenha sido bom mesmo que no finalzinho tenha ficado um pouco enrolado pra mim por conta de doenças e outros problemas pessoais... Mas acredito que fiz o possível para não prejudicar a mim e nem aos alunos. O desempenho deles foi bom e espero manter o mesmo ritmo, com algumas poucas adaptações.
ResponderExcluirAcredito que este semestre tenha sido produtivo. As propostas do currículo mínimo foram todas trabalhadas e grande parte dos alunos alcançou a média. No entanto, a indisciplina dos alunos ainda é um grande problema.
ResponderExcluirProfª.Joyce - Língua Portuguesa
Pensando nos aspectos positivos e negativos em relação ao meu trabalho no primeiro semestre desse ano, posso afirmar que tive muitos ganhos e poucas perdas. Certamente não foi fácil lidar com as dificuldades diárias da sala de aula, mas tive muitas vitórias, momentos de prazer e alegria, compartilhados com os meus queridos alunos. Tenho certeza que preciso melhorar em alguns aspectos, sempre buscar aprender, realizar aulas dinâmicas, saber ouvir, dar a atenção necessária aos meus alunos e nunca desistir de fazer o melhor. Ser professor não é fácil, mas certamente é uma das coisas que mais me dá orgulho em ser.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir
ResponderExcluirÉ no período de recesso o momento mais propício para avaliarmos as vitórias que conseguimos no primeiro semestre. Avaliando de uma maneira geral, obtive resultados razoáveis com as turmas com as quais trabalho. As dificuldades que temos lidar diariamente pesam no âmbito negativo, devo concordar, mas tenho muito mais pontos a favor do que contra, pois consegui o envolvimento de muitos alunos durante as aulas.
As notas melhoraram consideravelmente, o que anima para novas propostas e novas ideias para o semestre que se inicia. Tanto o corpo docente quanto discente pode dar seu melhor para que as questões de ensino-aprendizagem sempre se destaquem de forma positiva. Minha proposta para esse recomeço é essa. Cada um de nós poder sempre dar o seu melhor!
Deu tudo certo! O que não deu certo uso como aprendizagem para não errar novamente! Espero que esse semestre seja muito melhor!
ResponderExcluirNeste semestre que passou, considero algumas questões práticas positivas, como por exemplo, o horário de entrada e de saída, pelo menos no primeiro turno, com toque do sinal. Os alunos estão respeitando mais. A questão do sapato fechado com o uso do uniforme, também está sendo interessante. Essas questões podem não parecer relevantes para muitos, mas estudar em um ambiente organizado é fundamental. O horário do recreio beneficiou os docentes, que às vezes por conta dos tempos de aula, não descansavam. Dessa forma, todos descansam e podem desfrutar de um momento mínimo com os demais colegas.
ResponderExcluirDos pontos negativos ressalto que não percebi muitas sugestões de professores sendo postas em práticas. E eu observei muitas positivas neste blog. Acho que os alunos também sentem falta de uma direção que entre mais na sala de aula. Seja para parabenizar o bom resultado do primeiro Saerjinho no primeiro bimestre, como eu fiz nas turmas que leciono, seja para falar sobre a organização da escola. Enfim espero que possamos caminhar positivamente neste semestre que se inicia.
No Tribunal de Osíris, os corações dos mortos era pesado na balança com pena da Verdade. Então eu preciso ser verdadeiro aqui. Então, gente, pra ser bem honesto nesse balanço que eu já faço de tempos em tempos no facebook - e quem me segue, sabe que o que eu penso - os fracassos são maiores (em quantidade) que os sucessos. A maioria das aulas nos conduzem, no final, para o desânimo, porque nos frustramos muitas vezes. É triste quando entramos em sala de aula e o que mais fazemos, efetivamente, é mediação de conflitos. Conflitos físicos, inclusive. O que mais me frustrou foram as vezes que entrei em sala e simplesmente nao consegui fazer nada. Nada. Não foram poucas as vezes que abdiquei da aula e joguei a toalha: "Vou sentar e vou esperar o tempo passar". Ou então descia para pegar um ar, porque não aguentava.
ResponderExcluirPorém, como eu disse, os fracassos foram maiores que os sucessos. Mas em quantidade. Não sei se em qualidade os fracassos ganham... porque quando alguma coisa dá certo, é tanta felicidade que transborda o peito que... sei lá. Por um minuto a gente ganha o mundo. Quando meus alunos trouxeram as maquetes, se vestiram e se fantasiaram de personagens históricos, quando cantaram comigo, quando pediram bis, quando produziram jornais, ou mesmo quando embarcaram comigo nos meus projetos do mestrado que, obrigatoriamente, precisava da interação da galerinha, ou até mesmo quando se despediram quando eu fui para o turno da manhã. Todos esses momentos são inesquecíveis. E o curioso é que grande parte deles não se dão na sala de aula, mas no entreturno, no recreio, do lado de fora da escola ou até no facebook.
Então esse é o meu balanço... espero que eu não tenha sido tão pessimista. rsrsrs
O primeiro semestre foi muito satisfatório e se encerrou com um saldo positivo. Acompanhei o crescimento das turmas do primeiro para o segundo bimestre e espero que esse crescimento se mantenha nos próximos bimestres. Todos os meus objetivos foram alcançados e o currículo mínimo foi cumprido com sucesso.
ResponderExcluirSenti-me poucas vezes estimulada a desenvolver uma atividade mais dinâmica com meus alunos. Os atrasos, os alunos de outras turmas que insistem em invadir a sala de aula, a falta de respeito e a falta de educação(gritos durante a exposição da matéria e leitura de textos) são questões que prejudicaram demais o processo de ensino aprendizagem no primeiro semestre. Mas posso dizer que as aulas de Literatura, principalmente o Barroco, me marcaram positivamente. Os textos românticos e líricos de Gregório de Matos Guerra despertaram bastante o interesse dos alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo primeiro semestre, senti-me muitas vezes desanimado só de pensar, ainda em casa, que era sexta-feira e que tinha que enfrentar as duas turmas do 8º ano. Com o tempo, esse desânimo foi diminuindo devido ao interesse maior nos assuntos que abordo em sala de aula por uma das turmas. Me concentrei nesses alunos, e investi neles a confiança de fazer com que os seus colegas pudessem também se darem a chance de discutir temas tão presentes em nossos dias, e que sim, em Geografia e assim como em tantas outras disciplinas, podem ser abordadas. Acredito que um Professor, frente aos desafios de uma turma cheia, em quantidade de alunos e desinteresse nas matérias, nunca conseguirá sozinho "dar conta" de modificar esse cenário. Contei sim, com os alunos um pouco mais interessados, contei com o auxílio de Coordenação pedagógica, com as professoras que trocam comigo no dia em que me encontro na escola, e assim, entre uma frustração e um sucesso, consegui finalizar o primeiro semestre diferente de como começou. Espero possuir melhores resultados daqui em diante e continuar contando com toda a Escola para fazer NOSSO trabalho dar certo.
ResponderExcluir