segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Avaliação das Turmas

Nesta semana, vocês estão convidados a fazer uma avaliação geral das turmas. Gostaríamos que cada turma fosse citada para termos uma visão global das mesmas. É importante que citem os aspectos negativos e positivos de cada uma. Bom trabalho!


24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos,
    como o blog é público, não gostaria de citar diretamente a turma "a" ou "b", mas sim elaborar um panorama geral, já que sou professora de todos os anos do turno da tarde.
    Já amplamente debatido, encontra-se o problema da superlotação das turmas, que interfere no aprendizado e no comportamento dos alunos. Além disso, as séries iniciais são as que mais sofrem com esse problema, pois o 6º ano necessita de mais espaço para adaptação e para desenvolver atividades lúdicas, condizentes com a idade.
    No geral, todas as turmas são amorosas, o que torna o corpo discente paradoxal, pois, ao mesmo tempo que, de um lado, eles falam palavrões, apresentam-se desmotivados e descompromissados com as tarefas escolares; por outro são afetuosos com o grupo e com os professores.
    Em todas as séries há alunos com questões pontuais e especificidades que interferem no bom andamento das aulas e no aprendizado dos demais estudantes, mas há uma turma específica, na qual há uma liderança negativa que precisa ser "verificada", já que tal comportamento está interferindo e influenciando o grupo.
    Aguardarei outros comentários para, se for o caso, completar meu discurso.

    Grande abraço, Silvia

    ResponderExcluir
  3. Bem, assim como a Professora Sylvia Bonini, também sou professora de todas as turmas do ensino fundamental da escola. O problema maior de todas as turmas é a superlotação e a indisciplina de alguns grupos de alunos. Mas creio eu, que se tivéssemos turmas com menos alunos, nosso trabalho renderia muito mais, e certamente teríamos melhores resultados no geral.
    Citarei a seguir algumas características das minhas turmas:
    601: Negativo - Turma agitada, falante e com um grupo de alunos desinteressados.
    Positivo - Turma carinhosa e com bom relacionamento entre eles e comigo.
    701: Negativo - Turma desobediente, falante, por vezes desrespeitosa, desinteressada e desorganizada.
    Positivo - Um pequeno grupo, interessado e respeitador.
    702: Negativo - Um pequeno grupo de alunos indisciplinados e desinteressado.
    Positivo - É a menor turma do turno da tarde, alunos respeitosos, atenciosos e dedicados.
    801: Negativo - Turma falante e algumas vezes agitada.
    Positivo - Turma interessada, participativa, carinhosa e boa de lidar.
    802: Negativo - Desinteresse e indisciplina de alguns alunos
    Positivo: Boa de relacionamento, realizam as tarefas e são participativos.
    901: Negativo: Indisciplina, desinteresse e apatia de um grupo de alunos,
    Positivo: Participativos, entusiasmados, são dispostos a dialogar e realizam as tarefas.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho com as duas turmas de 1º ano do turno da manhã. E a primeira coisa a falar sobre as duas é a vantagem do reduzido número de alunos o que facilita (ou não dificulta) o trabalho.
    * 1001 - Positivo: De um modo geral, tenho um bom relacionamento com a turma. alguns ótimos e interessados alunos.
    - Negativo: Um pequeno grupo que tumultua intensamente a aula, atrapalhando o aprendizado dos outros.
    Um grupo, um pouco maior, muito desinteressado. Quase todos que ficam em recuperação permanecem nessa situação, pois não demonstram nenhum interesse em recuperar a nota.

    * 1002 - Positivo: Grupo bem unido e harmônico. Alunos interessados e os poucos que ficam de recuperação conseguem mudar a situação com uma pequena ajuda.
    - Negativo : Não vejo nessa turma nenhum ponto negativo que mereça ser citado.

    ResponderExcluir
  5. Marcia Regina - Ensino Religioso

    Pensando no primeiro semestre, avalio as turmas sob dois aspectos que considero importantes:
    1-Disciplina-Turmas que necessitam de acompanhamento e observação diretas:601,701,702,802 e 901.A turma 801 possui diferencial neste aspecto, mas alguns alunos conversam durante a aula tirando a atenção dos outros.Em todas, alguns alunos gostam de usar o celular ou ouvir música durante a aula.
    2-Rendimento- Houve um avanço no segundo bimestre em todas as turmas, pois foram realizadas muitas atividades de trabalho em grupo com os alunos.
    Aspectos positivos em todas:Seu interesse deperta a medida que atividades diversificadas como vídeos, trabalhos em grupo são aplicadas, porém prejudicadas por um grupo de alunos que preferem ficar alheios as mesmas com conversas paralelas.
    Aspectos Negativos:Indisciplina e desinteresse de alguns alunos.
    No ensino médio foi necessário o acompanhamento individual de alguns alunos quanto a indisciplina, porém de uma maneira geral não houve interferência no rendimento das turmas.Como aspecto negativo, destaco a infrequência de alguns alunos principalmente nas turmas 3002,2002 e 1001.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. No turno da noite encontramos diferentes estilos de turmas. Os primeiros anos são em geral mais agitados e possuem um comportamento negativo. Seria necessário um acompanhamento direto para que alguns alunos entendessem o que se espera deles. Em geral, querem se impor pelo grito e mais se atrapalham do que conseguem afirmar suas posições. as turmas de terceiro ano apresentam em geral bom comportamento e se mostram plenamente adequadas a proposta do colégio. Algo que o segundo ano está de pouco a pouco conseguindo. Seria interessante um acompanhamento desde o início com as turmas de primeiro ano para que não fosse necessário três anos de embates ( desgastes) com o alunado para que eles entendam o que se espera deles enquanto alunos. ( e nem falo apenas em indisciplina).

    - Erick

    ResponderExcluir
  8. Como visão geral das turmas que trabalho, vejo que a superlotação interfere sim para um aspecto negativo, a indisciplina e a falta de respeito de alguns alunos também contribui para tal, já que é perceptível quando alguns isolados se ausentam das aulas. Em contrapartida, temos alunos muito bons, que se destacam nas questões de ensino-aprendizagem e que vão além dos meros reprodutores de conhecimento.

    801: turma relativamente boa de trabalhar, pois muitos alunos são participativos, trazem perguntas e se interessam pela temática que está sendo tratada no dia; em contrapartida, alguns grupos isolados são muito desinteressados e falam o tempo inteiro. O uso constante do celular continua sendo um problema.

    802: a turma conta com um número (muito reduzido) de alunos muito bons, com potencial para desenvolver as atividades propostas; embora seja uma turma pequena, possui alunos muito agitados, um tanto desrespeitosos, que falam demais, as notas são muito baixas e os alunos não têm interesse em melhorá-las. Existe um grupo de alunos em especial que tumultua as aulas e o trabalho não rende, pois um quer falar mais e mais alto que os demais. O uso constante do celular continua sendo um problema.

    901: essa turma além de cheia, é dicotômica, pois os alunos em geral são participativos, interessados e abertos a uma discussão mais calorosa (o que eu, particularmente, adoro!), além disso alguns se destacam quanto a capacidade de formular hipóteses e seus desdobramentos, principalmente quando estimulados a pensar; por outro lado, temos um grupo de alunos apáticos, desinteressados, desmotivados, com dificuldades de aprendizado e de atenção, e estes são os mesmos que possuem notas baixas, não fazendo a menor questão de aumenta-las. São os mesmos que se negam a participar e entregar as atividades que estão sendo propostas, as avaliações, os trabalhos, e as pesquisas. A falta de respeito com a figura do professor impera, e os comandos são desobedecidos deliberadamente. É impossível trabalhar aos gritos e às constantes solicitações de silêncio, não há rendimento significativo. O uso contante do celular continua sendo um problema.

    ResponderExcluir
  9. Turma 801: Turma superlotada, com a troca de salas melhorou o tumulto e o aperto. Com isso, percebi que de uma forma geral a turma melhorou em seu interesse e desânimo. Possui um grupo razoável de alunos que, de algum modo, se interessam pelas aulas, trabalhos, avaliações em geral. Enquanto uma menor parte ainda se mantém muito desinteressada, não importando a dinâmica das aulas e os trabalhos atrativos.
    Turma 802: Turma reltivamente pequena, porém com muitos problemas. Maioria dos alunos desinteressados, não importando a dinâmica das aulas e os trabalhos atrativos, muitas vezes desrespeitosos, falam e caminham pela sala o tempo todo, não se importando com o professor e seu desempenho na tentativa de explicar quaisquer questão, sendo necessária a interrupção da explicação de qualquer atividade. Turma cansativa, extremamente agitada. Uma pequena parte, cerca de 6 alunos, apáticos. O que não ajuda muito.

    Leonardo - Geografia

    ResponderExcluir
  10. O maior problema das turmas 601, 701 e 702 é a indisciplina de um considerável de alunos. De um modo geral, os alunos são agitados e desobedientes.
    Como na turma 702 tem um número menor de alunos, o trabalho costuma ser mais proveitoso que nas turmas 601 e 701.
    Acredito que com uma redução no número de alunos por turma, nosso trabalho será muito mais produtivo.

    ResponderExcluir
  11. Leciono nas turmas de 2° e 3° ano noturno, numa visão geral as turmas são boas de se trabalhar,existem uns e outros como em toda turma, que são mais agitados,falantes,mal educados, mas nada assim tão alarmante se comparados com as turmas dos ensino fundamental,pois dou aulas para algumas turmas do 6°e 7° anos em outra escola e sei como é desgastante.

    ResponderExcluir

  12. Leciono em todas as turmas do ensino médio da manhã... E tenho um bom relacionamento com todas as turmas de modo geral, o que facilita um melhor aproveitamento das aulas. Em especial no turno da manhã duas turmas apresentam um ponto negativo em comum, a apatia, turmas 2002 e 3001.

    Quanto ao turno da tarde, leciono nas turmas 601, 701 e 702. A 702 possui um ótimo rendimento e um comportamento bom de modo geral, o que permite o desenvolvimento dos mesmo. Quanto a 601 e 701 possuem uma superlotação, um péssimo comportamento, o que dificulta o trabalho na turma... é absurda a diferença de rendimento das turmas de 7ºano.

    ResponderExcluir
  13. Sou professor de Matemática das turmas de primeiro ano do ensino médio do turno da noite(1003 e 1004). Apesar do pouco tempo com as turmas, tentarei fazer a melhor descrição possível. Caso discordem de algo, por favor comentem.

    1003 - Positivo: Turma frequente e participativa em avaliações propostas pelo professor (quando vale ponto rs)
    Negativo: Turma super lotada e agitada. Pequeno grupo de alunos desestabiliza a turma.

    1004 - Positivo: Em grande parte, esforçados para fazer as atividades propostas e possuem um comportamento melhor do que a turma 1003.
    Negativo: São faltosos.

    ResponderExcluir
  14. Leciono para todas as turmas do Ensino Médio da manhã... Tenho um bom relacionamento com todos e como a Diana falou também sinto apatia e total desinteresse das turmas 2002 e 3001... As turmas do primeiro ano são ótimas e as demais diria que são regulares.

    ResponderExcluir
  15. Não vou discriminar turmas, mas as turmas do 1º ano são imaturos, as do 2º ano vão amadurecendo e dos 3º ano melhora muito, pois já vão sabendo que precisam muito dos estudos, são muito mais maduros. Assim é com minhas turmas do EJA, são sensacionais.

    ResponderExcluir
  16. Leciono em todas as turmas do ensino médio da manhã e da noite. Cada turma com suas particularidades... No geral, as deficiências são muitas e falta de interesse enorme. Neste momento, sem condições para falar sobre a indisciplina e a falta de respeito dos alunos.

    ResponderExcluir
  17. De uma maneira geral, tenho um bom relacionamento com os alunos das três turmas para as quais leciono. O que tenho notado, sobretudo nas séries finais, é que os alunos estão cada vez mais apáticos e desinteressados. Já em relação à turma de segundo ano, percebi que, neste bimestre, houve um pouco de melhora quanto à realização das atividades. Não há casos de agressividade e indisciplina em nenhuma das três turmas. Apesar dos problemas citados, adoro meus alunos!

    ResponderExcluir
  18. Dou aula em cinco turmas da escola: três no turno da manhã e duas no turno da noite. Acredito que mesmo tendo um bom relacionamento com todas as turmas, há algumas que apresentam suas características peculiares. No turno da noite, as duas turmas do terceiro ano demonstram desinteresse. A sensação é a de que já chegam à escola querendo ir embora, poucos alunos fazem as atividades propostas, por mais dinâmica que esta seja. O ponto positivo é a disciplina. Não são turmas com históricos ruins, com relação a este aspecto.
    A turma 2001 corresponde bem às atividades propostas e não possui apatia. O ponto negativo são as conversas paralelas, sobretudo, com os mesmo alunos sempre.
    A turma 3001 demonstra sonolência, mas em relação ao ano anterior, melhorou bastante no que concerne à indisciplina. Possui bons alunos interessados.
    A turma 3002 tem como ponto negativo as conversas paralelas excessivas. Há sempre uma falta de interesse em realizar as atividades propostas por boa parte dos alunos. O ponto positivo é que não tive problemas com relação à indisciplina.

    ResponderExcluir
  19. Trabalhando no noturno com todas as turmas, acredito que de maneira geral, as mesmas apresentam como positivo a facilidade para assimilar o que é passado nas aulas. Por outro lado, acredito também, que seria mais proveitoso se as mesmas fossem mais dedicadas. Ou seja, provavelmente as médias aumentariam bastante..

    ResponderExcluir
  20. A turma 1004 apresenta ,na sua maioria, alunos participativos e com conteúdo. Os alunos relacionam-se bem entre eles e com os professores. Entretanto, são prejudicados pelo barulho constante do corredor, agravado pela porta que não se fecha, pois está com a fechadura quebrada. É muito difícil lecionar na turma 1003. Os alunos são muito agitados, gritam bastante, ignoram a presença do professor em sala de aula, não apresentam interesse em participar das atividades e alguns alunos dirigem-se ao professor de forma desrespeitosa. O quadro descrito dificulta o processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  21. As turmas 1001 e 1002, embora agitadas, possui uma boa participação durante as aulas. Contudo, considero a 1001 mais dedicada que a 1002.
    Embora a 2002 seja uma turma calma, possui poucos alunos interessados, já a 2001 é extremamente bagunceira e com muitos alunos desinteressados.
    As turmas do terceiro ano são tranquilas, sendo a 3001 bem mais participativa e dedicada que a 3002.

    ResponderExcluir
  22. As turmas 1003 e 1004 são muito agitadas. A maioria dos alunos não faz os deveres solicitados.
    A 2003 é uma turma faltosa. Leciono para cerca de 5 a 7 alunos por semana.
    A 2004 é uma turma boa. Assídua.
    As turmas 3003 e 3004 são muito agitadas também, porém com um pouco mais de responsabilidade.
    Professor Julio


    ResponderExcluir
  23. Trabalho apenas com as duas turmas de 1º ano do turno da manhã:
    * 1001 - Positivo: De um modo geral, tenho um bom relacionamento com a turma. .
    - Negativo: Um pequeno grupo que tumultua intensamente a aula, atrapalhando o aprendizado dos outros com o excesso de conversa durante a aula.
    Um grupo, um pouco maior, muito desinteressado. Alguns que ficam em recuperação não demonstram nenhum interesse em recuperar a nota.

    * 1002 - Positivo: Grupo mais coeso do que a 1001. Alunos interessados e poucos ficam de recuperação.
    - Negativo : Falam muito durante a aula.
    Alexandre Alves

    ResponderExcluir
  24. Bem vamos então...


    Positivo 1001: procuram realizar as atividades individualmente, participam de debates desde que por curto período.

    Negativo 1001: Uso excessivo de fone de ouvido, pequeno grupo demonstrando falta de interesse, demonstram grande dificuldade de trabalhos em equipe.

    Positivo 1002: mais concentrados realizam bem trabalhos em equipe, utilizam menos fone de ouvido durante as aulas, o que acaba demonstrando um maior respeito.

    Negativo 1002: apresentam certa imaturidade, pois quando brigam levam o assunto até não aguentarem mais.

    Positivo 2001: turma beneficiada por ser pequena, apesar de alguns alunos demonstrarem falta de interesse são respeitosos, em geral participam de debates produtivos sobre a matéria aplicada.

    Negativo 2001: falta de interesse de alguns, não gostam de realizar tarefas,portanto só as fazem se for prazerosa.

    Positivo 2002: em sua grande maioria demonstra interesse na aprendizagem

    Negativo 2002: grupos isolados se formam para não realizarem as tarefas que consequentemente são os mesmos que não atingem a média.

    Positivo 3001: são respeitosos em sua maioria, conseguem assimilar conteúdo com facilidade quando interessados.

    Negativo 3001: a turma de maneira geral tem demonstrado pouco interesse nas atividades propostas, uso exacerbado de fone de ouvido, refletindo um aspecto negativo que classifico como falta de objetivo/foco.

    Positivo 3002: é uma turma onde é possível aplicar os conteúdos de maneira mais livre, pois facilmente interagem com o professor, são respeitosos e interessados em sua maioria, estão sempre perguntando sobre aspectos gerais de vida acadêmica/profissional.

    Negativo 3002: alguns alunos que apresentam médias mais baixas por falta de participação, porém são poucos se comparados a outros.

    ResponderExcluir