Pessoal, é hora de começarmos a planejar a nossa gincana de fim de ano. Importante lembrar que esta foi uma resolução coletiva: a gincana 2017 não seria uma atividade da disciplina de matemática, apenas, mas contaria com a colaboração de todas as outras disciplinas cujos professores quisessem participar.
Nesta primeira semana, nós criaremos as tarefas da gincana. Na semana seguinte, faremos as regras gerais da competição, para que até a primeira quinzena de outubro nós já estejamos aptos(as) a passar a orientação para os alunos.
A proposta inicial é que façamos uma gincana com cerca de 30 (trinta) tarefas, distribuídas em torno de todas as disciplinas: matemática, língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa, geografia, artes, história, física, química, biologia, educação física, sociologia e filosofia. Essa distribuição não deve ser algo exclusivo da disciplina X ou Y, mas deverá mobilizar conhecimentos que um determinado campo do conhecimento pode oferecer. Para facilitar o nosso trabalho, podemos dividir essas onze disciplinas por áreas. Dessa forma, os/as professores/as podem trabalhar em equipe na elaboração das regras do jogo.
Segue a proposta das áreas de conhecimento:
Área de LINGUAGENS: Português, LPT, Espanhol e Inglês
Área de EXPRESSÃO ARTÍSTICA E CORPORAL: Artes e Educação Física
Área de CIÊNCIAS HUMANAS: Geografia, História, Sociologia e Filosofia
Área de CIÊNCIAS DA NATUREZA: Ciências, Química, Física e Biologia
Área de MATEMÁTICA: Matemática/RPM
A proposta é que cada área concentre cerca SEIS tarefas. É importante lembrar que podemos também sugerir aos nossos colegas. Às vezes temos uma ideia que julgamos excelente para uma tarefa, mas por não trabalharmos diretamente com uma determinada disciplina, não nos sentimos à vontade para sugerir. Aqui é o espaço pra isso. Nessa semana nós faremos o que se costuma chamar de “brainstorm”, ou seja, “tempestade de ideias”. Depois que a tempestade acontecer, a gente vai ajustando Podemos colocar as mãos na massa?
Ideias para tarefas em geografia.
ResponderExcluir1-Apresentar 3 contas de luz (da mesma residência) que indiquem diminuição no consumo de energia elétrica nos meses de julho, agosto e setembro do corrente ano.
2-Trazer no mínimo dois familiares para que possam participar de uma tarefa surpresa a ser definida pela equipe organizadora.
3-Criar e apresentar um número musical inédito ou paródias de músicas populares abordando temas indicados para cada nível de ensino e/ou ano.
4-Sortear 10 alunos e dois suplentes para cada turma, cujas médias do terceiro bimestre serão somadas para atribuição de pontuação.
5-Identificar 10 personalidades vinculadas à história da ciência e personificar um dos personagens ao som da música de sua época.
6-Criar e dramatizar o grito de guerra da equipe, promovendo a escola sustentável.
7-Apresentar um estudante e o professor regente, vestindo roupas customizadas criadas pela equipe.
8-Trazer um ex-aluno que cursou o ensino fundamental ou médio e que exerça atividade profissional vinculada à questão de sustentabilidade.
Prezados colegas, bom dia!
ResponderExcluirSegue uma sugestão para Língua Portuguesa e LPT, Gincana Ortográfica:
Na modalidade escrita, o estudante deverá demonstrar que domina a norma padrão da Língua Portuguesa, cobrado na redação dos diversos exames nacionais.
Após a revisão do conteúdo, os alunos são questionados sobre qual letra utilizar em diversas situações de uso. Podem ser utilizadas placas com as respostas adequadas, acumulando pontos com cada acerto.
A atividade tem como objetivo a correção gramatical. Além disso, estimula-se a atividade coletiva.
Abraços, Silvia
Tarefa 1 - Cada equipe desenvolverá uma ideia de sustentabilidade para ser desenvolvida na escola e na própria casa.
ResponderExcluirTarefa 2 - Cada equipe deverá verificar os problemas ambientais e sociais que atingem a comunidade, e a partir desse ponto desenvolver ideias para sanar ou amenizar os problemas encontrados.
Ambas atividades tem como objetivo ajudar a desenvolver uma sustentabilidade para a comunidade.
Sugiro:
ResponderExcluir- coleta de lixo para reciclagem (garrafas pet, papel e latas)
- produção de objetos com o lixo reciclado
A turma que juntar mais ganha ponto e os objetos mais criativos (e funcionais) tb ganham ponto...
Tarefa 1 - as turmas deverão fotografar placas, faixas e outdoors com desvios de concordância, bem como mostrarão as respectivas formas gramaticalmente aceitas. Total de fotos: 10.
ResponderExcluirTarefa 2 - as turmas deverão trazer um poeta ou poetisa para a tarefa de produção e declamação de uma poesia. O poeta ou poetisa, além de declamarem uma poesia de suas autorias, serão técnicos da turma que terá a tarefa de produzir uma poesia com a temática de "Respeito às diferenças".
Tarefa 3 - arrecadação de livros para a sala de leitura (de Literatura infanto-juvenil, clássicos,HQ's, romances etc). A turma que trouxer a maior quantidade vencerá a tarefa.
ResponderExcluir"produção de objetos com o lixo reciclado".
ResponderExcluirO mais votado ganha(melhor).
Dentro da disciplina de Língua Inglesa, seria muito divertido se em cada turma, um grupo escolhesse uma banda ou cantor(a) para a realização de uma apresentação cover.
ResponderExcluirNa apresentação seria avaliado o figurino, a dublagem e a animação do grupo.
Uma outra sugestão é a tarefa Soletrando, onde poderíamos trabalhar Língua Inglesa e Língua Portuguesa simultaneamente.
ResponderExcluirEssa tarefa pode ser dividida em etapas e os alunos separados por faixa etária ou por ano de escolaridade.
Sugestão para Língua Portuguesa:
ResponderExcluirPoderíamos realizar um " soletrando".
A equipe deverá escolher uma dança famosa de um país de língua espanhola e fazer paródia usando o tema: sustentabilidade. Serão avaliadas a letra da música, a dança e o figurino.
ResponderExcluirSugiro experimentos nas áreas de ciências relacionadas com as matérias do ano de curso do aluno. Se não for possível. seguem alguns experimentos simples que podem ser utilizados por qualquer aluno do fundamental.
ResponderExcluir1 - a lata que implode
2 - ovo dentro da garrafa
3 - coca-cola e menthos
4 - pilha de limões ou de solução salina
5 - ovo que flutua e ovo que afunda
6 - as cores escondidas nas canetinhas
7 - criando areia movediça
8 - gelando bebidas em 3 minutos
9 - jornal super-resistente
10 - construindo uma bússola
Esses foram alguns exemplos básicos de experimentos que podemos fazer em uma feira de ciências, embora existam dezenas deles, separei apenas alguns para exemplificar.
Abs,
Janaina.
Algumas sugestões para Área de Linguagens:
ResponderExcluir1- O MEU LUGAR: A partir de documentários e vídeos, como "Criança, a alma do negócio" e "Obsolescência planejada", para citar alguns exemplos, levantar o debate de subtemas: a) Fome e Obesidade; b) Produção de lixo; c) Consumo e Consumismo; d) Desigualdade Social. Os alunos deverão produzir pequenos documentários sobre os subtemas: como eles se relacionam com o tema Sustentabilidade e como isso impacta o lugar onde eles moram.
2- MasterChef Evangelina: os alunos devem criar/reproduzir uma receita que promova o uso total dos ingredientes, estimulando o não desperdício. Essa tarefa envolve produção de texto (receita) e prática (o alimento em si). Exemplo: bolo de casca de banana.
3- ALERTA: Os alunos deverão produzir cartazes com texto publicitário, alertando sobre a importância da sustentabilidade.
4- TÁ NA MODA: Relacionando moda, consumo consciente e sustentabilidade, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto e produzir pequenas apresentações sobre o tema. Exemplos: armário cápsula, tecidos biodegradáveis e reciclados, estilistas e marcas que são sustentáveis, etc.
Ao fim da tarefa, os alunos deverão realizar um desfile de roupas criadas a partir da reciclagem de materiais.
5- O AMOR É SUSTENTÁVEL: os alunos deverão arrecadar roupas e brinquedos para doar ao fim da gincana para uma instituição a ser escolhida. Uma comissão de alunos da equipe vencedora poderia ir pessoalmente fazer a entrega das doações. A instituição poderia ser votada pelos professores.
6- VAMOS PARODIAR: concurso de paródias que tenham como tema o estímulo à sustentabilidade.
7- Challenge Accepeted: Cada equipe deverá criar 5 perguntas sobre o tema sustentabilidade e entregar aos professores responsáveis. No dia da competição, 1 representante de cada equipe se reveza para fazer as perguntas, ao passo que 2 alunos de cada equipe participa da rodada de perguntas. As equipes se enfrentam por chaveamento. Vence quem acertar mais perguntas. Exemplo de pergunta: quanto tempo um copo plástico demora para se degradar?
Minha sugestão em história é que dentro do Master chef Evangelina eles contém a história dos pratos preparados.
ResponderExcluirComo surgiu e o local onde ele é mais consumido.