Nesta semana nós ajustaremos as tarefas que foram criadas na semana passada. Nós pudemos propor, pudemos sugerir e também ouvir os/as nossos/as colegas. Vamos agora definir o que será a Gincana 2017?
Primeiro ponto: Teremos um tema geral? O que acham da ideia de um guia para orientar/motivar os/as alunos/as? Se sim, que tema seria esse? Pensem a respeito.
Segundo ponto: Quais foram as tarefas que sua equipe elaboradora de tarefas criou? Já definiu? Conseguiram resolver o que fica, o que sobra? É hora de ajustar.
Terceiro ponto: Os pontos. Quanto valerá cada tarefa? A proposta é que cada área gerencie 60 pontos, através das seis tarefas. Não precisa necessariamente ser seis tarefas de dez pontos. De acordo com o nível de dificuldade, isso pode variar.
Quarto ponto: O que vocês propõem quanto às regras gerais de participação propriamente ditas? Aqui vale falar sobre os pontos do bimestre, sobre desclassificação, sobre dia(s) e horário(s) da atividade, sobre a duração (será um dia só? será uma semana? será ao longo do mês?). Vamos pensar sobre isso.
Quinto ponto: Tem algum outro assunto que ficou pendente? Nós achamos que agora seja a oportunidade de falar sobre ele? Joga o tema aqui que a gente troca uma ideia.
Temos certeza que no final nossa gincana será NOTA DEZ!
Prezados colegas, boa noite!
ResponderExcluirAs sugestões estão no corpo das questões:
"Primeiro ponto: Teremos um tema geral? O que acham da ideia de um guia para orientar/motivar os/as alunos/as? Se sim, que tema seria esse? Pensem a respeito.
Penso que deveríamos ter um tema geral, já que a proposta seria um trabalho interdisciplinar. Sugestão: “Sustentabilidade”.
Segundo ponto: Quais foram as tarefas que sua equipe elaboradora de tarefas criou? Já definiu? Conseguiram resolver o que fica, o que sobra? É hora de ajustar.
Minha sugestão de atividade, Gincana Ortográfica, pode ser trabalhada em conjunto com LPT e até Inglês.
Outra sugestão seria a criação de uma página com várias postagens no facebook sobre o tema.
Aguardo definição dos colegas.
Terceiro ponto: Os pontos. Quanto valerá cada tarefa? A proposta é que cada área gerencie 60 pontos, através das seis tarefas. Não precisa necessariamente ser seis tarefas de dez pontos. De acordo com o nível de dificuldade, isso pode variar.
O que a maioria definir, estarei de acordo.
Quarto ponto: O que vocês propõem quanto às regras gerais de participação propriamente ditas? Aqui vale falar sobre os pontos do bimestre, sobre desclassificação, sobre dia(s) e horário(s) da atividade, sobre a duração (será um dia só? será uma semana? será ao longo do mês?). Vamos pensar sobre isso.
No meu caso, a gincana só poderá substituir o trabalho do bimestre, uma vez que opto sempre por um teste escrito e atribuo pontos no caderno para o aluno prestar atenção nas aulas. Sugiro 2,0 ou 3,0 pontos em cada disciplina.
Quinto ponto: Tem algum outro assunto que ficou pendente? Nós achamos que agora seja a oportunidade de falar sobre ele? Joga o tema aqui que a gente troca uma ideia.
Sugiro fazermos alguma atividade solicitando a criação de jogos/brinquedos pedagógicos e os mesmos podem ser enviados para doação ou usados em nossas aulas.
Temos certeza que no final nossa gincana será NOTA DEZ!"
Grande abraço, Silvia
Acho interessante a ideia de um tema central para nossa gincana. Sugiro o tema Solidariedade e Alegria.
ResponderExcluirCom o tema sugerido, acho que as tarefas que deveriam gerar mais pontos para as equipes seriam, de arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas para doação. Os alunos poderiam vender rifas na escola, para que o dinheiro fosse revertido para a compra desses itens.
Aproveitando a ideia da Professora Sylvia, eles poderiam criar brinquedos e jogos para essa doação.
Sugeri como tarefas de Língua Inglesa em parceria com Língua Portuguesa e Artes, a apresentação da banda ou cantor(a) cover e o concurso Soletrando. Podemos também pensar na ideia de algum vídeo produzido pelos alunos, que esteja relacionado ao tema central da nossa gincana.
Os pontos para cada tarefa, devem ser decididos de acordo com o grau de dificuldade das mesmas. Repetindo que, na minha opinião, a tarefa de doação deve ter um peso maior.
A gincana pode ser uma atividade que substitua o trabalho e o teste do bimestre, pois é uma tarefa demorada e complexa.
Alunos com mau comportamento, que desrespeitarem os colegas, professores ou funcionários da escola, deverão ser retirados da gincana e sua equipe sofrerá alguma punição.
Seria muito legal, se pudéssemos nos reunir na escola, dividido por disciplinas interligadas, para definir e organizar essas ideias.
Gosto da ideia de um tema central e concordo com a Sílvia. Sustentabilidade abre portas para várias provas a serem realizadas na gincana.
ResponderExcluirAcredito que uma prova tipo "soletrando" com o novo acordo ortográfico seria bacana. A turma escolheria uns 3 alunos para estudar mais a fundo sobre o tema, porém na hora sortearia apenas um para participar.
Sobre a pontuação, já conversei com os meus alunos que não vou fornecer pontos na gincana, pois no terceiro bimestre dei 5 pontos pelo envolvimento no chá Literário. Acho que nesse ponto vale o que cada professor decidir.
Com relação ao tempo, acredito que deva ser dado um prazo de uns 15 a 20 dias, para o cumprimento das tarefas. A culminância seria realizada em um único dia.
Sobre as regras é necessário estabelecer que não serão aceitos atos ofensivos e de violência, de qualquer espécie, eliminará a equipe (turma). Artefatos explosivos, como por exemplo, fogos, bombinhas, "cabeções"... São terminantemente proibidos. Dentro e fora do espaço escolar. Isso também deverá acarretar a eliminação.
Devemos pensar na premiação também, se será o passeio novamente.
E por último, a minha sugestão é que no próximo ano a gincana seja realizada no mês de julho. Na última semana que precede as férias. A culminância poderia ser, então, no dia da festa junina. O que movimentaria bastante esse evento tornando-o completamente original e diferente!
Tema Central: Sustentabilidade.
ResponderExcluirTarefa de espanhol: Construir frases em espanhol sobre a questão ambiental. Frases sobre a importância da sustentabilidade, frases distintas.
A nota da gincana seria a do trabalho.
Tema Central: Sustentabilidade.
ResponderExcluirTarefa de espanhol: Construir frases em espanhol sobre a questão ambiental. Frases sobre a importância da sustentabilidade, frases distintas.
A nota da gincana seria a do trabalho.
Concordo com Sustentabilidade como tema central.
ResponderExcluirEsse tema deve ultrapassar a gincana e contemplar a comunidade.
Como tarefa podemos pedir a elaboração de um projeto que envolva a sustentabilidade da escola.
Concordo com Sustentabilidade como tema central.
ResponderExcluirSensacional!!Interessante as sugestões acima!
Primeiro ponto: Teremos um tema geral? O que acham da ideia de um guia para orientar/motivar os/as alunos/as? Se sim, que tema seria esse? Pensem a respeito.
ResponderExcluirConcordo com o tema "sustentabilidade"
Segundo ponto: Quais foram as tarefas que sua equipe elaboradora de tarefas criou? Já definiu? Conseguiram resolver o que fica, o que sobra? É hora de ajustar.
Concordo com as sugestões da Silvia e da Cláudia. Só acrescentaria uma campanha de doação de livros para a sala de leitura.
Terceiro ponto: Os pontos. Quanto valerá cada tarefa? A proposta é que cada área gerencie 60 pontos, através das seis tarefas. Não precisa necessariamente ser seis tarefas de dez pontos. De acordo com o nível de dificuldade, isso pode variar.
O que a maioria decidir estará bom para mim.
Quarto ponto: O que vocês propõem quanto às regras gerais de participação propriamente ditas? Aqui vale falar sobre os pontos do bimestre, sobre desclassificação, sobre dia(s) e horário(s) da atividade, sobre a duração (será um dia só? será uma semana? será ao longo do mês?). Vamos pensar sobre isso.
A pontuação na média deve ser decidida por cada professor.
Acho que a gincana deveria acontecer após as provas do ENEM, a fim de que os terceiros ano possam participar sem preocupações.
Acho que um dia é suficiente para a culminância da gincana. A minha sugestão é que a gincana ocorra no mês de julho, na última semana de aula. Em outubro/novembro, os alunos estão focados no Enem e em outros vestibulares.
Quinto ponto: Tem algum outro assunto que ficou pendente? Nós achamos que agora seja a oportunidade de falar sobre ele? Joga o tema aqui que a gente troca uma ideia.
Primeiro ponto: Teremos um tema geral? O que acham da ideia de um guia para orientar/motivar os/as alunos/as? Se sim, que tema seria esse? Pensem a respeito.
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DA TEMÁTICA ENVOLVENDO A SUSTENTABILIDADE.
Segundo ponto: Quais foram as tarefas que sua equipe elaboradora de tarefas criou? Já definiu? Conseguiram resolver o que fica, o que sobra? É hora de ajustar.
EXPERIMENTAÇÃO VOLTADA PARA AS CIÊNCIAS, MAIS A CONFECÇÃO DE OBJETOS USANDO MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, PODENDO SER ARTESANATO, MÓVEIS, BRINQUEDOS NE OUTROS.
Terceiro ponto: Os pontos. Quanto valerá cada tarefa? A proposta é que cada área gerencie 60 pontos, através das seis tarefas. Não precisa necessariamente ser seis tarefas de dez pontos. De acordo com o nível de dificuldade, isso pode variar.
SUGIRO QUE O NÚMERO DE TAREFAS SOMEM 100 PONTOS. O NÚMERO 100, POR PARECER GRANDE FAZ COM QUE O ALUNO SE EMPENHE EM TRABALHAR PRA PONTUAR E CHEGAR O MÁXIMO POSSÍVEL PERTO DELE.
Quarto ponto: O que vocês propõem quanto às regras gerais de participação propriamente ditas? Aqui vale falar sobre os pontos do bimestre, sobre desclassificação, sobre dia(s) e horário(s) da atividade, sobre a duração (será um dia só? será uma semana? será ao longo do mês?). Vamos pensar sobre isso.
MINHA SUGESTÃO É QUE A GINCANA VALHA NO MÁXIMO 5,0 PONTOS, E DOIS OU TRES DIAS DE EVENTO, SERIA MAIS QUE O SUFICIENTE PARA 10 TAREFAS. GOSTARIA DA COLOCAÇÃO DOS COLEGAS PARA TROCARMOS MAIS IDEIAS.
Quinto ponto: Tem algum outro assunto que ficou pendente? Nós achamos que agora seja a oportunidade de falar sobre ele? Joga o tema aqui que a gente troca uma ideia.
TALVEZ SERIA BOM DEIXAR CLARO PARA CADA EQUIPE QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA GINCANA É FUNDAMENTAL PARA CONSEGUIR A PONTUAÇÃO NO BIMESTRE. SENDO ASSIM, PODERÍAMOS DESTACAR NAS REGRAS QUE O LÍDER DA EQUIPE ESTÁ SE COMPROMETENDO A SUPERVISIONAR A PARTICIPAÇÃO DOS DEMAIS MEMBROS DA EQUIPE.
Como estou postando meus comentários após os colegas, sigo a sugestão de tema central Sustentabilidade (conforme já adequado às sugestões de tarefas na postagem anterior).
ResponderExcluirEm relação à escolha das tarefas e os valores atribuídos a elas, sugiro que os professores de cada área de conhecimento formem grupos e decidam isso em conjunto.
Algumas tarefas demandarão acompanhamento dos professores ao longo do bimestre. Sugiro escolhermos professores para serem representantes das equipes. Assim, podemos orientá-los na execução das tarefas.
A gincana poderia ser dividida em dois dias, para ficar mais organizada. Exemplo: um dia que reúna as tarefas de jogos e brincadeiras e outro que reúna as tarefas de apresentações.