domingo, 14 de junho de 2015

Resposta Comentada

Nesta semana, iremos elaborar uma resposta comentada de qualquer exercício que vocês venham a aplicar. A resposta comentada é importante porque ela ajuda a entender o objetivo do exercício proposto. Procurem fazer a resposta comentada como se você estivesse explicando passo a passo como o aluno irá obter a resposta. Caso você não esteja familiarizado com este tipo de atividade, leia o primeiro comentário pois nele está uma resposta comentada.

30 comentários:

  1. Leia o texto abaixo e responda:

    Operadoras de celular: falhas também nas lojas
    Pesquisa aponta falta de atenção às necessidades dos clientes e de informações claras
    Nadja Sampaio (Publicado: 17/12/11 - 18h58/ Atualizado: 18/12/11 - 0h52)
    RIO - Uma pesquisa feita pela Consultoria ConQuist em lojas de shoppings das operadoras de telefonia celular Claro, Oi, Vivo, TIM e Nextel no Rio, nos dias 1 e 2 de dezembro, mostrou atendentes dispersos, sem muito interesse nas necessidades do consumidor e até sem treinamento na hora de fechar a venda, pois houve pouco empenho quando precisaram contornar objeções feitas pelo chamado cliente oculto.

    O que significa ‘cliente oculto’ (linha 8) ?

    Resposta comentada: Ao utilizar o processamento ascendente, o sintagma nominal ‘cliente’ indicará alguém que utiliza um serviço, e, o sintagma nominal ‘oculto’ indicará incógnito, revelando ao aluno que alguém se disfarçará de cliente para verificar o atendimento. Já o processamento descendente indicará que é uma pessoa contratada pelas companhias de telefonia para testar a eficiência das informações passadas pelos atendentes. Esse processamento será feito pelo fato do aluno estar lendo um artigo sobre uma pesquisa apontando a falta de atenção às necessidades dos clientes de operadoras de telefonia celular. O aluno irá adquirir esse prévio conhecimento nas primeiras linhas da notícia. Assim sendo, o aluno, através dos processamentos ascendentes e descendentes, deverá produzir uma resposta onde defina ‘cliente oculto’ como uma pessoa que trabalha para operadoras de celular e que visita lojas, disfarçado de cliente comum, para verificar a qualidade do atendimento.
    Tereza

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  2. Questão de Sociologia:
    1) “Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?
    SHELLEY. “Os homens da Inglaterra’. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
    A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada:”
    . a) na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.
    . b) no salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.
    . c) na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.
    . d) no trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade.
    . e) na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.
    ___________
    Alternativa correta: E
    A alternativa “E” corresponde melhor ao que é levantado no trecho de Shelley. O aluno deve lembrar aqui que a Inglaterra foi o local onde revolução industrial teve seu início e que justamente por isso, com esta mudança no modo de produção, também teremos o aumento de riqueza acumulada por poucos indivíduos ao mesmo tempo que teremos uma miséria dividida por muitos. Durante a revolução industrial é importante marcarmos o estado de miséria vivido pelos trabalhadores e operário em comparação coma aceleração da margem de lucro que a nova burguesia industrial obteve no período. É justamente esta discrepância e que causou o questionamento de vários pensadores da época, principalmente com relação aos diferentes modos de produção, circulação da mercadoria, lucro e valor e as relações de trabalho que isto demanda. Autores como Friedrich Engels e Karl Marx nos ajudam a pensar diretamente sobre estes temas.


    _____
    Prof. Erick Carvalho

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  3. TEMA DA AULA: O SAMBA NA ERA VARGAS

    ===============================================

    CONTEXTO

    Os alunos já estariam iniciados no tema através de aula expositiva anterior onde a Era Vargas já teria sido apresentada.

    DESENVOLVIMENTO DA AULA

    a) distribuição de duas letras de músicas produzidas durante a Era Vargas;
    b) audição das canções cujas letras foram distribuídas;
    c) entrega do formulário de avaliação

    MÚSICAS

    Disseram que eu voltei americanizada (1940)
    Vicente Paiva e Luiz Peixoto

    Brasil Pandeiro (1940)
    Assis Valente


    FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO:

    *Título da canção
    *Compositor
    *Ano em que a composição da música foi realizada
    *Descrição do cenário político brasileiro no ano em que a canção foi escrita
    *Elementos contidos na letra da música que ajudaram a compor a identidade nacional brasileira

    RESPOSTA COMENTADA

    No formulário de avaliação a aluna deverá ser capaz de situar cada uma das músicas quanto à autoria e identificar a temporalidade na qual foram produzidas. Espera-se que seja capaz de relacionar esta temporalidade ao contexto do Estado Novo, período em que Vargas esteve no poder através de um regime ditatorial que foi iniciado em 1937 e terminou em 1945. Durante o Estado Novo, a produção artística e cultural, de modo geral, era alvo de organismos institucionais de censura, e o aval para que esta produção chegasse ao grande público era concedido na medida em que as canções dialogassem com o nacionalismo e a valorização da pátria.

    Em "Disseram que eu voltei americanizada", famosa na voz de Carmen Miranda, o objetivo é relacionar a letra à Política da Boa Vizinhança que permeou o governo Vargas. Através dessa política, ocorreu uma maior aproximação entre os Estados Unidos e os países da América Latina, incluindo o Brasil. Ela permitiu um intercâmbio cultural significativo que levou para os EUA e fez ganhar fama a cantora Carmen Miranda e importou daquele país personagens famosos da indústria cinematográfica e da animação. Um desses personagens é Zé Carioca, criado com o objetivo de estreitar relações entre os Brasil e Estados Unidos. A canção ainda apresenta elementos da cultura brasileira que, na voz de Carmen Miranda, são exaltados como estratégia de defesa para responder ao público que a criticara por ter se americanizado ao ir para os Estados Unidos. Entre esses elementos da cultura nacional podem ser citados o "breque" do pandeiro, a cuíca, os balangandans, o samba, a batucada, as rodas de malandro e o camarão ensopadinho com chuchu.

    Em "Brasil Pandeiro", eternizada na voz dos Novos Baianos, elementos da cultura nacional também aparecem, desta vez sendo exaltados como uma provocação para que, durante o período da Política da Boa Vizinhança, os Estados Unidos possam também ser inflamados pela música brasileira e toda a sua cultura. Elementos da nacionalidade brasileira aparecem na canção, como a gente bronzeada, a Padroeira da Penha, o Morro do Vintém, o pandeiro, o samba, o molho da baiana, o cuscuz, o acarajé, o abará e os terreiros.

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  4. Resposta comentada a partir de gráfico
    Disciplina: Ensino Religioso
    Professora:Marcia Regina

    Objetivo:Explicar o crescimento do percentual de evangélicos na sociedade brasileira entre 1980 e 2010.

    Questão:Analise o gráfico elaborado e publicado pelo Jornal O Globo de 30-06-2012,baseado no censo de 2010 quanto à ascensão da religião evangélica.
    O Censo de 2010 revelou mudanças significativas na escolha da religião pelos brasileiros.A mudança registrada nos percentuais de evangélicos para o período de 1980 a 2010 se explica principalmente pelo seguinte fator:
    (A)estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos.
    (B)obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica,favorecendo a conversão.
    (C)capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores.
    (D)ampliação de práticas missionárias,mobilizando os meios de comuncação de massa.
    Alternativa correta letra D.
    Resposta comentada:
    O aluno deverá perceber a resposta correta, analisando o censo de 2010 e o gráfico elaborado pelo IBGE que registra essas transformações,valorizando e disponibilizando dados e informações variadas, como por exemplo o da escolha de religião e perceber o declínio de percentual de católicos, acompanhado paralelamente, pela elevação dos que se declaram sem religião e pelo crescimento significativo de evangélicos que se caracterizam pelo número expressivo de igrejas de denominações diferenciadas.A expansão desse grupo religioso, valeu-se assim do processo correlato de modernização e diversificação dos meios de comunicação de massa no Brasil a partir de 1980.

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  5. Atividades de produção textual

    Antes da produção de um novo texto, releia e analise os dois primeiros parágrafos do texto “A menina que não falava”. Em seguida, responda os itens a/b abaixo:

    A Menina que não Falava

    Certo dia, um rapaz viu uma rapariga muito bonita e apaixonou-se por ela. Como se queria casar com ela, no outro dia, foi ter com os pais da rapariga para tratar do assunto.
    __ Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela, responderam os pais da rapariga.
    O rapaz aproximou-se da menina e começou a fazer-lhe várias perguntas, a contar coisas engraçadas, bem como a insultá-la, mas a miúda não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi-se embora.
    Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns com muita fortuna, mas ninguém conseguiu fazê-la falar.
    O último pretendente era um rapaz sujo, pobre e insignificante. Apareceu junto dos pais da rapariga dizendo que queria casar com ela, ao que os pais responderam:
    __ Se já várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, tu é que vais conseguir? Nem penses nisso!
    O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte, de modo que os pais acederam.
    O rapaz pediu à rapariga para irem à sua machamba, para esta o ajudar a sachar. A machamba estava carregada de muito milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los.
    Depois de muito trabalho, a menina ao ver que o rapaz estava a acabar com os seus produtos, perguntou-lhe:
    __ O que estás a fazer?
    O rapaz começou a rir e, por fim, disse para regressarem a casa para junto dos pais dela e acabarem de uma vez com a questão.
    Quando aí chegaram, o rapaz contou o que se tinha passado na machamba. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia e organizou-se um grande casamento.

    Conto tradicional de Moçambique – autoria desconhecida – publicado em http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com/2010/05/contos-africanos-menina-que-nao-falava.html

    a) Qual o foco narrativo do texto, 1ª ou 3ª pessoa? Justifique:

    b) O texto foi construído levando em consideração o discurso direto, ou seja, com o emprego direto da fala dos personagens, exatamente como eles pronunciaram as palavras. Reescreva o segundo parágrafo empregando, dessa vez, o discurso indireto:

    c) Chegou o momento de você produzir o seu conto. Você terá liberdade para escolher os personagens que atuam na história, o tempo ou época em que os fatos ocorrem e o cenário em que os personagens vivem. Dê asas a sua imaginação para a construção do enredo.
    Mas, assim como ocorre no texto “A menina que não falava”, o tema deverá estar pautado em um conflito relacionado ao namoro entre dois adolescentes ou jovens, envolvendo também a interferência dos pais deles. O foco narrativo também deverá ser em 3ª pessoa, com o emprego do discurso direto. Bom texto!

    Habilidades a serem trabalhadas: reconhecer o foco narrativo de um texto. Usar o discurso direto e o indireto. Planejar e produzir um texto narrativo curto, fixando claramente o tema, o foco narrativo, a época, o cenário, os personagens, o conflito que os faz agir e o desenlace, respeitando a sequência temporal e observando as relações causais que devem ser estabelecidas.

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  6. Respostas comentadas

    a) O texto foi escrito considerando-se o foco narrativo em 3ª pessoa. Neste caso, o narrador é considerado observador e os verbos são empregados na 3ª pessoa. Exemplo: “Certo dia, um rapaz (ele) viu uma rapariga muito bonita e (ele) apaixonou-se por ela”. É válido apontar para os alunos que os pronomes pessoais também podem ser usados em 3ª pessoa, mesmo subentendidos conforme estão no trecho.
    b) No discurso direto são os personagens que falam. Nesse caso, o narrador interrompe a sua narrativa e permite a entrada dos personagens em cena, dando-lhes a palavra. Ao contrário, no discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe os personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete deles, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram. O segundo parágrafo do texto, no discurso indireto, ficará assim: “Os pais da menina responderam que a filha deles não falava. Caso o rapaz conseguisse fazê-la falar, poderia casar-se com ela.
    c) Nesta fase de produção de um conto, os alunos já terão noção das características de um texto pertencente a esse gênero textual. Além disso, já terão conhecimento da importância dos elementos constituintes de uma narrativa, tais como: personagens, tempo, espaço, narrador e enredo. Tudo isso facilitará o desenvolvimento da escrita do conto. No entanto, se perceber a necessidade, o professor poderá rever esses elementos para nortear melhor a produção dos alunos. Dependendo do grau de envolvimento e de dificuldade de turma, os alunos poderão desenvolver essa atividade em duplas.
    O fato de haver uma prefixação do tema objetiva fazer com que os alunos criem outros conflitos envolvendo a mesma temática abordada no texto lido. O foco narrativo e o tipo discursivo também prefixados ajudarão na produção, uma vez que são os mesmos elementos estruturais do texto gerador, que servirá como modelo.

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  7. Durante uma aula de Literatura, eu solicitei aos alunos da turma 2002 a leitura da obra Naturalista "O Cortiço", a fim de que os mesmos tivessem uma noção de como as características dessa vertente do Realismo estavam presentes na história contada e também para que pudessem entender melhor o Determinismo nesta obra.

    Resumo da obra:
    Romance publicado por Aluísio Azevedo em 1890, ""O Cortiço" é o principal livro
    do Naturalismo brasileiro, que tem suas bases, como vimos, no Determinismo (o meio, o lugar e o momento influenciando decisivamente o ser humano) e na teoria da evolução de Charles Darwin. O enredo conta a história de diversos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, em um ambiente de extrema humildade e pobreza. Ali, o autor descreve a sociedade brasileira, formada por portugueses, negros e mulatos,
    pobres e ricos. Entre as personagens que se destacam, estão João Romão, Bertoleza, Miranda e Jerônimo.


    Questão1:
    O Determinismo diz que o meio influencia o ser humano de forma diversa. O narrador do livro "O Cortiço" nos dá inúmeras demonstrações dessa influência do meio nas atitudes dos moradores. Identifique passagens que comprovam atitudes típicas do ambiente de moradores de cortiços, segundo o determinismo.
    Resposta comentada:
    As atitudes típicas de classes desfavorecidas, moradores de cortiços são: “ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas”; “pigarreava-se grosso por toda a parte”; “destacavam-se risos, sons de vozes”; “ouviam-se gargalhadas e pragas; já não se falava, gritava-se”.

    Questão 2:
    A palavra cortiço significa: casa de habitação coletiva da classe pobre. Ao longo da narrativa, o narrador descreve esse sentido de aglomeração de pessoas típicas de um cortiço. Transcreva passagens em que esse ar coletivo de aglomeração é descrito.
    Resposta comentada:
    O ar coletivo de aglomeração, de bastante gente, é descrito ao longo do fragmento: “Um acordar alegre e farto”; “Das portas surgiam cabeças congestionadas de sono”; “pigarreava-se grosso por toda a parte”; “No confuso rumor que se formava”; “Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente”; “As portas das latrinas não descansavam”; “Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas”; “Em breve estava cercado por uma nuvem de gente”.

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  8. Exercício unificado de ciências objetivando a revisão do conteúdo apresentado.

    A eliminação das fezes e a excreção da urina são processos que permitem ao organismo se livrar de materiais que são tóxicos ou que não foram aproveitados pelo organismo humano. Sendo assim, responda:

    A) Qual dos processos descarta resíduos que são produzidos pelas células?

    B)Qual deles expulsa do sangue materiais indesejáveis?

    C)Qual deles livra o corpo de materiais ingeridos, mas que não foram digeridos nem absorvidos?

    Resposta comentada:

    A) Existem vários processos que descartam resíduos produzidos pelas células. Um deles é pela expiração. Quando inspiramos, fazemos com que o oxigênio entre e seja distribuído para nossas células através do sangue; quando expiramos, estamos descartando o CO2 produzido durante a respiração celular.
    Entre os processos descritos, a urina é o único que se aproxima, porém, a urina não expulsa somente resíduos produzidos pelas células, como também filtra as impurezas do sangue.

    B) Excreção da urina. A urina é o resultado da filtração do sangue pelos rins, expelindo todos os materiais tóxicos resultantes da atividade celular que cairam na corrente sanguínea.

    C) Eliminação das fezes. As fezes são o resultado da ação das bactérias no nosso organismo após a absorção dos nutrientes essenciais ao organismo humano, durante o processo digestório.

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  9. Exercício proposto ao 8o ano, com base nas explicações dadas em aulas anteriores.
    1.Marque a alternativa correta de acordo com a ordem que os adjetivos devem ser colocados antes de um substantivo:
    a) New and expensive car.
    b) Brown and valuable house
    c) Intelligent and young girl.
    d) Ancient and intriguing book.
    e) Old and tired man.

    Resposta: C
    Explicação da resposta:
    De acordo com uma das regras dos adjetivos, os Adjetivos de Opinião, que são aqueles que nos informam o que alguém acha ou pensa sobre o substantivo, sempre precedem os Adjetivos de Fato, que são aqueles que nos dão informações objetivas (idade, tamanho, cor, origem, etc.) sobre o substantivo.

    2.De acordo com a posição dos adjetivos, marque a alternativa correta.
    a) They live in a house old.
    b) I know that boy tall.
    c) She looks rich.
    d) I had a headache terrible yesterday.
    e) We have a trouble enormous to solve.

    Resposta: C
    Explicação da resposta:
    Os adjetivos devem se posicionar após, apenas, dos verbos de ligação, como "be", "seem", "look", "feel", "become", "smell", etc. Do contrário, eles devem se posicionar antes dos substantivos a qual se referem.

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  10. Leia o poema abaixo e responda a questão seguinte.

    História de janela nº2

    No muro
    o gato.
    Na árvore
    o passarinho.

    Agora:
    o gato
    na árvore.
    O passarinho
    no muro.

    Na janela
    uma criança rindo.
    (In: José Paulo Paes, org. e trad. "Ri melhor quem ri primeiro". São Paulo:Companhia das Letrinhas, 1998. p. 62.)

    Uma das qualidades dos poemas está na economia de recursos, isto é, no fato de que, com poucas palavras, os poetas conseguem, por exemplo, descrever uma cena do cotidiano e extrair poesia dela. No poema lido, em cada uma das estrofes pelo menos um verbo foi suprimido. Descubra que verbo ou que verbos estão subentendidos em cada uma das estrofes.

    Resposta comentada: A resposta esperada é o verbo "estar". Talvez alguns alunos sugiram também o verbo "haver". Seria conveniente reler o poema empregando as formas verbais "está' ou "há" para que o aluno perceba a omissão de uma dessas palavras: "No muro (está) o gato. Na árvore (está) o passarinho", e assim por diante.

    Profª.: Joyce

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  11. Trigonometria no Triângulo Retângulo
    1º ano Ensino Médio

    Questão: Um avião levanta voo sob um ângulo constante de 20º. Qual a a altura atingida por esse avião após percorrer 2000 m em linha reta?

    Resposta comentada.
    1º Passo - O aluno deverá interpretar o enunciado e representá-lo em um triângulo retângulo com as medidas fornecidas;
    2º Passo - Identificar cada lado do triângulo retângulo (cateto adjacente, cateto oposto e hipotenusa);
    3º Passo - Relacionar o lado fornecido e pedido com uma razão trigonométrica (seno, cosseno ou hipotenusa);
    4º Passo - Localizar na tabela trigonométrica o valor da razão escolhida;
    5º Passo - Fazer as substituições na fórmula e, assim, determinar o que foi pedido.

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  12. Observe: “Você já passou 3 mil horas jogando videogame”. A figura de linguagem presente no trecho é:

    ( a ) ironia
    ( b ) hipérbole
    ( c ) eufemismo
    ( d ) metáfora

    Habilidade: identificar figuras de linguagem presentes em um texto.

    Comentários: Ao reconhecer recursos da linguagem figurada, o aluno demonstra perceber que uma mesma palavra pode ter seu significado ampliado, alterado, remetendo a novos conceitos.
    As figuras de linguagem são recursos não convencionais utilizados por um autor para transmitir maior expressividade à sua mensagem. Passar “mais de três mil horas jogando videogame” constitui uma hipérbole, figura que através do exagero procura tornar uma ideia mais expressiva.



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  13. Leia o texto e responda a questão abaixo.

    Lira XIX (1ª parte)

    Enquanto pasta alegre no manso gado,
    Minha bela Marília, nos sentemos
    À sombra deste cedro levantado.
    Um pouco meditemos
    Na regular beleza,
    Que em tudo quanto vive, nos descobre
    A sábia natureza.
    Atende, como aquela vaca preta
    A novilho seu dos mais separa,
    E o lambe, enquanto chupa a lisa teta.
    Atende mais, ó cara
    Como a ruiva cadela
    Suporta que lhe morda o filho o corpo,
    E salte em cima dela.
    Repara como cheia de ternura
    Entre as asas ao filho essa ave agüenta,
    Como aquela esgravata a terra dura,
    E seus assim sustenta;
    Como se encoleriza,
    E salta sem receio a todo o vulto,
    Que junto deles pisa.
    Que gosto não terá a esposa amante,
    Quando der ao filhinho o peito brando,
    E refletir então no seu semblante!
    Quando, Marília, quando
    Disser consigo: É esta
    De teu querido pai a mesma barba,
    A mesma boca e testa.
    (Tomás Antônio Gonzaga)


    LEITURA
    1) O Arcadismo propõe valores que se opõem ao tipo de vida levado pelas cortes aristocráticas e à arte que consumiam: o Barroco. Daí a idealização da vida rural, em oposição à vida urbana. Segundo os árcades, a pureza e a espiritualidade residem na natureza. Transcreva do texto expressões relativas a esse universo temático.

    Habilidade trabalhada: relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e ao contexto social de cada época.
    Comentários: Um traço marcante no Arcadismo é a idealização da vida tranquila e feliz no campo. Daí a preferência por temas pastoris e pelas cenas da vida campestre. O tema fugere urbem , advindo da poesia horaciana e resgatado no período, propunha a fuga da cidade, da urbanização e afirmava as qualidades da vida rural. Os árcades defendiam o bucolismo como ideal de vida. Tal princípio era reforçado pelo pensamento do filósofo Jean Jacques Rousseau, segundo o qual a civilização corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom. Portanto, as expressões gado, cedro, natureza, vaca, novilho, teta,ave, terra dura responderiam à questão proposta.

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  14. Resposta comentada através de um texto.
    Disciplina: Espanhol
    1º ano- Ensino Médio

    Objetivos: Conhecer o surgimento do Bairro ( La Boca - Argentina )
    Analisar a cultura geral e suas demais peculiaridades.


    Lectura:


    El barrio de La Boca / Buenos Aires - Argentina

    La boca es un barrio lleno de sorpresas e historia. Creció a partir de la mitad del siglo XIX alrededor del primer puerto natural de Buenos Aires. En este lugar vinieron a vivir muchos inmigrantes, la mayoría italianos. Ahora, es una de las zonas más hermosas y pintorescas de la ciudad de Buenos Aires, capital de Argentina.
    Como puntos importantes de ese barrio, está la escuela Pedro de Mendoza (en este interesante lugar funcionan una escuela primaria, un museo y un teatro), la Fundación Proa (la difusión del arte encuentra acá un importante lugar) y la Iglesia San Juan Evangelista (hermosa iglesia), entre otros.
    Además de estos interesantes lugares, está la calle Garibaldi, que es una calle dividida por una vía de trenes. En ella, durante 3 cuadras, se puede ver la genuina edificación del barrio con casas hechas de chapa y pintadas de varios colores alegres como verde, amarillo, rojo, celeste, naranja, azul etc.
    Luego está la calle Caminito, peatonal que funciona como un gran museo del aire libre. Durante un tiempo se representaron en ella obras de teatro usando como escenografía las casas (bastante ingenioso). Ahora, en este lugar, hay una pequeña feria artesanal, con objetos muy curiosos y atractivos.

    Contesta a las preguntas:

    a)¿Dónde surgió el barrio La Boca, que está en Buenos Aires?
    b)¿De qué país eran los principales inmigrantes del nuevo barrio?
    c) ¿Qué hay en la escuela Pedro Mendoza?
    d) ¿Qué hay de especial en las casas de la calle Garibaldi?
    e) ¿En la calle Caminito pasan coches? ¿Por qué?

    Respostas comentadas / poslectura

    a)Explicar o surgimento do Bairro e a importância do mesmo no século XIX.
    *Surgió del primer puerto natural.

    b)Identificar a origem do principal país para a urbanização do bairro.
    *De Itália

    c) Reconhecer as diferentes atividades culturais existentes dentro de uma escola e sua fundamental importância.
    *Hay una escuela primaria, un museo y un teatro.

    d) Verificar os diversos tipos de casas e cores situadas neste contexto.
    *Son hechas de chapa y pintadas de varios colores alegres.

    e) Descrever de como é composta esta rua tão singular dentro de um bairro histórico. Não podendo desfrutar de nenhum transporte coletivo por não ter espaço.
    *No, porque es una calle peatonal, o sea, en ella sólo se peude caminar.



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  15. Tema: Barroco

    Leia atenciosamente o texto abaixo:

    A Cristo N. S. crucificado estando o poeta na última hora de sua vida
    (Gregório de Matos)

    Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,
    Em cuja lei protesto viver,
    Em cuja santa lei hei de morrer
    Animoso, constante, firme, e inteiro.

    Neste lance, por ser o derradeiro,
    Pois vejo a minha vida anoitecer,
    É, meu Jesus, a hora de se ver
    A brandura de um Pai manso Cordeiro.

    Mui grande é vosso amor, e meu delito,
    Porém pode ter fim todo o pecar,
    E não o vosso amor, que é infinito.

    Esta razão me obriga a confiar,
    Que por mais que pequei, neste conflito
    Espero em vosso amor de me salvar.

    1) O discurso figurado explora o sentido conotativo das palavras, alterando ou ampliando o significado das mesmas. No texto, Gregório de Matos utiliza uma metáfora para a morte. Identifique-a.

    Habilidade trabalhada: identificar mímese, metáfora, discurso figurado, mentira e ficção.

    Comentários: Ao reconhecer recursos da linguagem figurada, o aluno demonstra perceber que uma mesma palavra pode ter seu significado ampliado, alterado, remetendo a novos conceitos.
    As figuras de linguagem são recursos não convencionais utilizados por um autor para transmitir maior expressividade à sua mensagem. A metáfora consiste no emprego de um termo com significado de outro em vista de uma relação de semelhança entre ambos. É uma comparação subentendida. Ao dizer “vejo a minha vida anoitecer”, o autor aproxima o vocábulo anoitecer da ideia de morte, estabelecendo, assim, uma metáfora.


    2) Apesar de ser conhecido como “Boca do Inferno”, devido a seus poemas satíricos, Gregório de Matos também praticou a poesia lírica e religiosa. No poema acima, o eu-lírico manifesta um estado de tensão presente no conflito pecado X salvação. Transcreva versos que exemplifiquem essa característica temática.

    Habilidade trabalhada: reconhecer situações de ambigüidade, ironia, e os valores ligados ao ponto de vista do autor.

    Comentários: o Barroco é expressão das contradições e do conflito espiritual vividos pelo homem do século XVI, dividido entre duas mentalidades: de um lado o paganismo e o sensualismo do Renascimento e, de outro, a forte religiosidade trazida pela Contrarreforma. As pessoas da época tentavam conciliar valores opostos: fé e razão; espírito e matéria; alma e carne; pureza e pecado. Essa oscilação entre os “pecados” da vida terrena e a salvação da alma revela-se nos seguintes versos: “... Esta razão me obriga a confiar, / Que por mais que pequei neste conflito, / Espero em vosso amor de me salvar”.

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  16. ) A equação seguinte indica as reações que ocorrem em uma pilha:
    Zn(s) + Cu2+(aq) → Zn2+(aq) + Cu(s)
    Podemos afirmar que:
    a) O zinco metálico é o cátodo.
    b) O íon cobre sofre oxidação.
    c) O zinco metálico sofre aumento de massa.
    d) O cobre é o agente redutor.
    e) Os elétrons passam dos átomos de zinco metálico aos íons de cobre.
    Resposta Questão 4
    Alternativa “e”.
    a) O zinco metálico é o ânodo, ele perde elétrons: Zn(s) → Zn2+(aq) + 2e-.
    b) O íon cobre sofre redução, ele ganha elétrons: Cu2+(aq) + 2 e-→ Cu(s).
    c) O zinco metálico é o ânodo que é corroído, porque ele sofre oxidação e, com isso, a massa da barra diminui.
    d) O cobre é o agente oxidante, pois ele causou a oxidação do zinco.
    e) Correta.

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  17. Questões sobre Figuras de Linguagem
    Texto: “A Vitória-régia”


    Era uma noite de luar. As estrelas brilhavam no céu como diamantes. E a lua iluminava a terra com seus raios prateados. Um velho cacique, fumando seu cachimbo, contava às crianças as histórias maravilhosas de sua tribo. Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza. Um dos curumins que o ouviam perguntou ao velho de onde vinham as estrelas que luziam o céu. E o cacique respondeu:
    - Eu as conheço todas. Cada estrela é uma índia que se casou com a Lua. Não sabiam? A Lua é um guerreiro belo e forte. Nas noites de luar, ele desce a terra para se casar com uma índia. Aquela estrela que estão vendo é Nacaíra, a índia mais formosa da tribo dos maués. A outra é Janã, a flor mais graciosa da tribo dos aruaques. A respeito disso, vou contar a vocês uma história que aconteceu, há muitos anos, em nossa tribo. Prestem atenção:
    Havia, entre nós, uma índia jovem e bonita, chamada Naiá. Sabendo que a Lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou. Por isso recusou as propostas de casamento que lhes fizeram os jovens mais fortes e bravos de nossa tribo.
    Todas as noites, Naiá ia para a floresta admirando a Lua com seus raios prateados. Às vezes, ele saía correndo através da mata, para ver se conseguia alcançar a Lua com seus braços. Mas esta continuava sempre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la.
    Uma noite, Naiá chegou à beira de um lago. Viu nele, refletida, a imagem da Lua. Ficou radiante! Pensou que era o guerreiro branco que amava. E, para não perdê-la, lançou-se nas águas profundas do lago. Coitada! Morreu afogada.
    Então a Lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu torná-la uma estrela das águas. Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela. Todas as noites, essa flor abre suas pétalas enormes, para que a lua ilumine sua corola rosada.
    Sabem qual é essa flor? É a vitória-régia!

    SANTOS, Theobaldo Miranda. Lendas e mitos do Brasil. São Paulo, Nacional, 1987. p. 11
    1. As lendas são narrativas muito criativas que os povos antigos utilizavam para explicar os fenômenos ou elementos da natureza. Neste tipo de texto, encontramos frequentemente a utilização da linguagem figurada.

    A. Observe os trechos a seguir e identifique neles dois exemplos de figuras de linguagem.

    • “As estrelas brilhavam no céu como diamantes.”
    • “A Lua é um guerreiro belo e forte.”

    Resposta Comentada
    Nesta questão, os alunos entram em contato com duas figuras de linguagem bastante recorrentes em textos literários: a comparação e a metáfora, respectivamente. Nesta perspectiva, surge uma boa oportunidade para esclarecer a pequena diferença de sentido entre estas figuras, deixando claro para os alunos que a metáfora é uma espécie de comparação implícita de onde se podem inferir os elementos comparativos, mesmo sem o uso do conectivo comparativo “como”, próprio da Comparação.
    B. Observe o trecho.

    “A Lua é um guerreiro belo e forte. Nas noites de luar, ele desce a terra para se casar com uma índia.”

    No trecho sublinhado acima, temos um exemplo de figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais de sentimentos ou ações dos seres humanos. A esta figura de linguagem chamamos:
    a) Comparação
    b) Hipérbole
    c) Personificação
    d) Metáfora
    e) Metonímia

    Resposta Comentada
    Acredita-se que esta questão será resolvida sem grandes dificuldades, uma vez que o próprio enunciado do exercício deixa pistas para que os alunos consigam resolvê-lo. Sendo assim, feita a leitura atenta do trecho, o aluno conseguirá facilmente chegar à alternativa C “personificação”.

    Aline Guedes

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  18. Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são:

    a) Chile e Peru

    b) Uruguai e Paraguai

    c) Brasil e Bolívia

    d) Argentina e Paraguai

    e) Chile e Haiti

    a) Verdadeiro – O Chile e o Peru são os países sul-americanos mais vulneráveis à ocorrência de terremotos, pois estão localizados em uma zona de convergência de placas tectônicas – entre as placas de Nazca e a Sul-America. Portanto, há o encontro entre essas duas placas diferentes, causando terremotos de elevada magnitude e intensidade nesses países.

    b) Falso – O Uruguai e o Paraguai estão localizados em regiões de estabilidade sísmica, ou seja, não existe encontro de placas tectônicas próximos aos seus territórios.

    c) Falso – A Bolívia é atingida por terremotos (em menores proporções que Chile e Peru) pois, está localizada próxima à borda da placa Sul-Americana. A ocorrência desse fenômeno no Brasil não é significativa, pois o país está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana, fato que proporciona uma estabilidade sísmica ao país.

    d) Falso – A Argentina é atingida por terremotos devido a sua proximidade da borda da placa Sul-Americana, porém, os terremotos no país não são tão frequentes como no Peru e no Chil. O Paraguai, por sua vez, está localizado no centro da placa Sul-America, fato que proporciona poucos abalos sísmicos no país.

    e) Falso – O Chile é um país sul-americano que é bastante atingido por terremotos, no entanto, o Haiti não é um país da América do Sul, e sim da América Central.

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  19. Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são:

    a) Chile e Peru

    b) Uruguai e Paraguai

    c) Brasil e Bolívia

    d) Argentina e Paraguai

    e) Chile e Haiti

    a) Verdadeiro – O Chile e o Peru são os países sul-americanos mais vulneráveis à ocorrência de terremotos, pois estão localizados em uma zona de convergência de placas tectônicas – entre as placas de Nazca e a Sul-America. Portanto, há o encontro entre essas duas placas diferentes, causando terremotos de elevada magnitude e intensidade nesses países.

    b) Falso – O Uruguai e o Paraguai estão localizados em regiões de estabilidade sísmica, ou seja, não existe encontro de placas tectônicas próximos aos seus territórios.

    c) Falso – A Bolívia é atingida por terremotos (em menores proporções que Chile e Peru) pois, está localizada próxima à borda da placa Sul-Americana. A ocorrência desse fenômeno no Brasil não é significativa, pois o país está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana, fato que proporciona uma estabilidade sísmica ao país.

    d) Falso – A Argentina é atingida por terremotos devido a sua proximidade da borda da placa Sul-Americana, porém, os terremotos no país não são tão frequentes como no Peru e no Chil. O Paraguai, por sua vez, está localizado no centro da placa Sul-America, fato que proporciona poucos abalos sísmicos no país.

    e) Falso – O Chile é um país sul-americano que é bastante atingido por terremotos, no entanto, o Haiti não é um país da América do Sul, e sim da América Central.

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  20. Questão de raciocínio lógico
    ensino fundamental ou médio

    Pergunta: Um tijolo pesa 2kg mais meio tijolo. Quanto pesa dois tijolos?
    Resposta:

    1° Perceber que o peso de um tijolo é igual a 2kg +meio tijolo..
    2° Reconhecer que um tijolo inteiro é formado por duas metades.
    3° Identificar que a metade de um tijolo é 2kg,logo a outra metade também é 2kg.
    4° Concluir que se um tijolo pesa 4kg,então 2 tijolos pesam 8kg.

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  21. Matéria: Realismo
    "Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de assentada sete horas de chumbo..."

    Questão: Podemos afirmar que no trecho apresentado há uma personificação do cortiço? Justifique sua resposta.
    A resposta é sim. O alunos, com o auxílio da professora, deverão chegar a essa conclusão por meio dos termos utilizados no próprio trecho do capítulo (abrindo os olhos, acordar alegre e farto, dormiu). Esses termos são utilizados para pessoas e não para um local. Apesar do "cortiço" ser o personagem principal da história, ele não se configura enquanto ser humano. Por isso, a personificação é a designação atribuída aos seres inanimados, abstratos, de ações, qualidades e sentimentos próprios do homem.
    A justificativa pessoal da resposta está no caminho que o aluno percorreu para chegar à conclusão de que há sim a personificação do cortiço, pelas questões descritas acima.
    Professora Claudia

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  22. 1. Tradição de pensamento ético fundada pelos ingleses Jeremy Bhentam e John Stuart Mill, o utilitarismo almeja muito simplesmente o bem comum, procurando eficiência: servirá aos propósitos morais a decisão que diminuir o sofrimento ou aumentar a felicidade geral da sociedade. No caso da situação dos povos nativos brasileiros, já se destinou às reservas indígenas uma extensão de terra equivalente a 13% do território nacional, quase o dobro do espaço destinado à agricultura, de 7%. Mas a mortalidade infantil entre a população indígena é o dobro da média nacional e, em algumas etnias, 90% dos integrantes dependem de cestas básicas para sobreviver. Este é um ponto em que o cômputo utilitarista de prejuízos e benefícios viria a calhar: a felicidade dos índios não é proporcional à extensão de terra que lhes é dado ocupar.
    (Veja, 25.10.2013. Adaptado.)

    A aplicação sugerida da ética utilitarista para a população indígena brasileira é baseada em
    a) uma ética de fundamentos universalistas que deprecia fatores conjunturais e históricos.
    b) critérios pragmáticos fundamentados em uma relação entre custos e benefícios.
    c) princípios de natureza teológica que reconhecem o direito inalienável do respeito à vida humana.
    d) uma análise dialética das condições econômicas geradoras de desigualdades sociais.
    e) critérios antropológicos que enfatizam o respeito absoluto às diferenças de natureza étnica.

    Resposta comentada:
    [B]

    [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
    Somente a afirmativa [B] está correta. A utilização da concepção utilitarista para criticar a posse de terra por parte dos índios brasileiros se dá por uma opção ideológica, que simplifica questões subjetivas e históricas (como a noção de felicidade) em índices estatísticos (como o de mortalidade infantil), de forma a tentar mensurar os custos e os benefícios de determinado direito social.

    [Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia]
    A alternativa [B] é a correta, pois a questão central abordada, esta centrada no utilitarismo. Esta corrente de pensamento desconsidera, em sua análise, as consequências “menores”, ou em outras palavras a “menor porção de felicidade” gerada pelas escolhas em comparação com a eficiência daquilo que se propõe. No caso do problema indígena, a justificativa para rever a questão do assentamento destas populações, tendo como base a ética utilitarista, verifica-se que esta ética utiliza um comparativo entre a proporção de terras cedidas aos indígenas, utilizando a agricultura como referencial e a elevação dos casos de mortalidade, havendo ainda assim, a necessidade de mais intervenção do Estado para garantir condições de vida aos índios. As demais alternativas não abordam o tema central do utilitarismo que é o aumento felicidade da população em relação a um menor sofrimento. Desta maneira, pode-se justificar ideologicamente a revisão dos assentamentos, com base de que isto não esta proporcionando melhoria na qualidade de vida dos índios.

    Alexandre Alves 1001-1002

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  24. Tema da aula: Revolução Industrial

    Questão: Além do papel determinante da energia a vapor, que outras condições fizeram da Inglaterra a pioneira na criação do complexo fabril conhecido como Revolução Industrial?

    Resposta comentada: O aluno deverá ser capaz de perceber que há uma conjunção de fatores que podem nos auxiliar a entender por que a Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra: a existência de um mercado interno e, principalmente, de um amplo mercado externo, graças à força do comércio internacional inglês; a disponibilidade de capitais; mão de obra disponível e barata; uma organização política e econômica que permitia a iniciativa privada e a livre atuação dos capitalistas no mercado.

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  25. Tema: histologia
    Questão : A pele é uma estrutura de crescimento dinâmico, que se renova continuamente. Explique onde e como uma célula epidérmica nasce e qual é o seu destino final.

    RESPOSTA COMENTADA : O aluno deverá apontar a camada germinativa como sede de formação das células epidérmicas e discorrer sobre a série de transformações por quais essas células passam até continuidade a camada córnea da pele.

    Professor Julio César

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  26. Tema: Procariontes e Eucariontes

    O alto grau de independência de alguns orgânulos citoplasmáticos levou à elaboração da "hipótese endossimbiôntica": esses orgânulos teriam se originado de procariontes de vida livre, possivelmente bactérias, que em algum momento associaram-se a uma célula de eucarionte. Esses orgânulos são os
    a) cílios e os flagelos.
    b) cloroplastos e os lisossomos.
    c) cloroplastos e as mitocôndrias.
    d) lisossomos e as mitocôndrias.
    e) centríolos, os cílios e os flagelos.

    Resposta: C

    Comentário: Durante a evolução das células, algumas estruturas foram incorporadas ás células por simbiose, o que ajudou essas células em determinadas funções como respiração (produção de energia nas células animais) e fotossíntese (produção de "alimento"/energia nas células vegetais).

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