Trouxemos um desafio para vocês: escolher um curta e planejar uma aula baseada no mesmo. Para quem não conhece sites sobre curtas, indicamos esse: http://www.curtanaescola.org.br/ Bom trabalho!
Como nesse bimestre, estou trabalhando o movimento literário 'Barroco', escolhi o curta "O Poço", por perceber que poderia explorar as características do mesmo no curta. 01. Colocarei no quadro o que quero que os alunos prestem atenção durante a exibição, como uma forma de despertar o interesse deles para assistir o filme. Escreverei: café, Luciano, notícia de morte, castigo e remorso. Pedirei que eles se concentrem nas partes em que esses assuntos irão aparecer. 02. Exibirei o curta. 03. Farei perguntas sobre o mesmo. a) Por que o personagem mencionou que só tomava café com adoçante? Que relação tem a idade com mudanças de hábitos? b) O que o personagem falou sobre o relacionamento dele com o Luciano? O que acontece com alguns relacionamentos com o passar do tempo? c) Por que o personagem se escondia dentro do poço? Qual castigo seu pai lhe deu? d) Quem realmente havia tirado a corda do poço? e) Como o personagem principal considerava Mário? f) Como Mário se sentiu quando ele ouviu do irmão a frase: Você é diferente do pai? Você já sentiu remorsos? Como foi a sensação? 04. Irei relacionar todas as perguntas acima com as características do Barroco: Conflito entre corpo e alma; passagem do tempo; fugacidade da vida e instabilidade das coisas; morte, expressão máxima da efemeridade das coisas; concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas e arrependimento.
Escolhi um curta com um tema bem atual e presente nas escolas. O nome é Bully, e retrata bem alguns conflitos entre colegas de sala de aula, o maior e o mais "forte"querendo levar vantagem em cima do menor e mais "fraco". Esse curta mostra um aluno desafiando os limites e a paciência de um amigo de classe. Fazendo de tudo para aborrecer e chamar a atenção, ele toma várias atitudes inapropriadas e violentas. O final é surpreendente e nos levará a um grande debate. Trabalharemos muitos temas a partir desse curta de animação: Bullying (significado da palavra de origem estrangeira). Respeito Tolerância Amizade Comportamento dos adolescentes (principalmente na escola). Espero poder chamar a atenção dos meus alunos e plantar uma sementinha do bem no coração deles.
Sempre que tenho acesso, trabalho o curta: "O vendedor de fumaça".
Link: https://www.youtube.com/watch?v=VEkxy37kfCw
Resumo: O Vendedor de Fumaça é um curta de animação, feito em 2010, dirigido por Jaime Maestro e com Direção de Arte de Aitor Herrero, que já ganhou diversos prêmios em sua breve existência.
A história é simples e universal. Um jovem mascate, perspicaz, astuto e sem escrúpulos. Uma cidade comum, com pessoas comuns, cada um cuidando individualmente de si e todos prontos para serem seduzidos pela ilusão da felicidade instantânea. Obtida como num passe de mágica.
PRODUÇÃO DE TEXTO:
Proposta 1: Narre o que aconteceria se começasse a chover antes que o vendedor de fumaça conseguisse sair do vilarejo e suas mágicas fossem desfeitas.
Proposta 2: Faça um texto narrativo contando a história do vendedor de fumaça.
Além da produção textual, é possível trabalhar algumas reflexões, como o discurso da felicidade...
Conteúdo:Ética e Tradições Religiosas Nível:Ensino Médio Disciplina:Ensino Religioso Em uma aula anterior,como tarefa de casa,solicitei aos alunos uma pesquisa sobre religiões védicas,animistas e abraâmicas,dividindo a turma em três grupos. Faço a exibição do curta:PAX-animação de Paulo Munhoz-2005-14 min.PR. Sinopse:Quatro religiiosos se reunem para discutir a violência do mundo atual e encontrar uma resposta para isso.Será que encontraram? Após a exibição do vídeo realizamos as seguintes atividades: 1-Cada grupo deveria elaborar um cartaz contendo os seguintes conteúdos: 2-fundadores e líderes religiosos. 3-lugares sagrados,natureza, rios,montanhas, cachoeiras,templos, cidades sagradas. 4-Símbolos e festas religiosas. 6-Apresentação dos grupos e exposição dos trabalhos. Outros conteúdos que podem ser explorados pela disciplina: *Religiões monoteístas e politeístas. *Sincretismo,diversidade e religiosidade popular. *Tradições religiosas orientais e ocidentais. *Ética, moral e religião.
Agradeço a Equipe Diretiva por me instruir acerca de como passar o curta em sala de aula. Escolhi o curta, Historietas de Terror. O segundo conto me chamou muito a atenção. Ananias, o menino malvado sem coração! Ah, de tão perverso, nem o Diabo o quis no inferno. Também desejo trabalhar outras lendas urbanas. Afinal, tudo tem um propósito. Cinthia.
Filme "Aquarela", animação de André Koogan Breitman, Andrés Lieban. 2003, 5min., RJ.
Logo após a exibição do filme, propor aos alunos que reflitam sobre o desenho e a música, discutir com eles a temática exposta no filme. Sugerir aos alunos que produzam uma linha do tempo colocando como estão hoje e as etapas que imaginam passar para conquistar os seus objetivos no futuro.
Tema: Tolerância, minorias e Democracia exibição de "O Riso dos Outros"
Após a exibição passamos a exposição de como certos temas vexatórios se tornam prejudiciais a formação de uma ideia de democracia que pense suas minorias.
a ideia é trabalhar o conceito de uma sociedade democrática e unir isso ao tema da tolerância e trabalho com minorias que dentro do humor cotidiano naturalizados pela indústria cultural reafirma valores não democráticos e preconceituosos.
Para trabalhar com um curta metragem em sala, escolhi o vídeo “Cupido”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4iJBYkId6Bo . Trata-se de uma história de amor: uma garçonete se apaixona por um cliente e tenta chamar sua atenção com suas músicas. Com o tempo, o espectador percebe o motivo de o rapaz não lhe dar atenção e acontece uma virada na história. Como os alunos estão conhecendo o gênero conto, seria interessante fazer um exercício sobre os elementos da narrativa: espaço, tempo, personagens, enredo e narrador. Em um segundo momento, a identificação das partes do enredo (apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho); e, por fim, a proposta de elaboração da produção escrita da história no formato de um conto. É um vídeo realmente muito bonito, em que podemos abordar, além dos conteúdos programáticos sugeridos acima, questões subjetivas que a temática do filme propõe como, por exemplo, a superação das diferenças e de dificuldades em nome do amor.
Eu sugiro o curta nacional "Ilha das flores", que marcou tanto a minha adolescência quanto a época da faculdade, onde voltou a ser exibido para impacto de muitos colegas que ainda não o tinham visto.
O curta encontra-se disponível no you tube, https://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg
[A Ilha das Flores está localizada à margem esquerda do Rio Guaíba,em Porto Alegre. Para lá é levada grande parte do lixo produzido na capital. Este lixo é depositado num terreno de propriedade de criadores de porcos. Logo que o lixo é descarregado dos caminhões os empregados separam parte dele para o consumo dos porcos. Durante este processo começam a se formar filas de crianças e mulheres do lado de fora da cerca,a espera da sobra do lixo, que utilizam para alimentação. Como as filas são muito grandes, os empregados organizam grupos de dez pessoas que, num tempo estipulado de cinco minutos, podem pegar o que conseguirem do lixo. Acabado o tempo, este grupo é retirado do local, dando lugar ao próximo grupo.
A ideia do filme é mostrar o absurdo desta situação: seres humanos que, numa escala de prioridade, se encontram depois dos porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de cinco minutos, garantem na sobra do alimento dos porcos sua alimentação diária.] Adaptado do site http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/roteiros/ilha-das-flores-texto-original
Após a exibição do filme, os alunos poderiam entregar um relatório, redigido com base em algumas peguntas provocativas acerca do que o filme trata.
Atividades: exposição do filme para debate; discussão acerca da desigualdade social, apelo ao consumismo na sociedade dos dias de hoje e valorização dos bens materiais; estabelecer um contraponto com a crônica "Um sonho de simplicidade" de Rubem Braga; elaboração de resenha sobre o filme; produção de texto dissertativo argumentativo com o tema: Influência da publicidade no consumismo exacerbado.
O Curta escolhido é o : Ilha das Flores Disciplina: Língua Portuguesa ou LPT 1º momento: Passar o curta para os alunos 2º momento: Abrir para uma discussão em quatro grupos. Após esse momento, cada representante de um grupo irá falar sobre o que eles acharam de mais interessante no curta-metragem. 3º momento: Cada aluno deverá escrever um texto dissertativo argumentativo sobre o tema: "Quais soluções podemos apresentar para conscientizar uma sociedade consumista." 4º momento: Os grupos formados inicialmente deverão produzir um cartaz que possua como tema gerador: Fora o consumismo.
Escolhi o curta que ajudei a produzir!! nome "Eu Sou Gari" Fala sobre a vida dura dos garis, educação ambiental. Muito bom para conscientizar os alunos a respeitar o meio ambiente e principalmente não jogar lixo na rua!
Eu escolhi o curta "O xadrez das cores". Parte 1: passar o curta para os alunos. Parte 2: fazer um debate sobre o filme com a turma. Parte 3: pedir que cada aluno faça uma resenha crítica sobre o filme.
Olá a todos ! O curta que eu escolhi é "o grande dia" O curta fala de Paulo ,um jovem que passa para a universidade e descobre que a realidade dentro da instituição, é totalmente diferente da imagem que ele fazia,percebe que para se sair bem, precisará estudar não apenas dentro da instituição mas fora dela, onde disciplinas como informática, lingua estrangeira e músicas são importantes para ter um êxito escolar satisfatório.Ao concluir os estudos ele vive a dura realidade da colocação no mercado de trabalho.
Após o curta, os alunos farão uma resenha acerca do que acharam do filme,e o que mais chamou a atençâo para cada um.
Boa tarde, O curta escolhido foi o "Maré Capoeira", onde os alunos poderão visualizar o "conto da capoeira", compreendendo melhor esta arte que muitas vezes só conhecem na teoria e só têm a oportunidade de assistir quando ocorrem rodas de capoeira em praças e esquinas públicas. A partir do vídeo vivenciarão movimentos básicos de capoeira e farão uma exposição onde deverão utilizar elementos da cultura afro-brasileira como instrumentos musicais, vestimentas, além de murais onde deverá conter passagens históricas da época da escravidão, incluindo a religiosidade, dando ênfase ao comparativo entre épocas, onde a tempos os negros em sua maioria capoeiristas e candomblecistas sofreram grande perseguição e nos dias atuais onde temos leis que nos amparam tanto pela igualdade entre as raças, quanto ás nossas práticas religiosas.
Conteúdo adequado ao 1º ano do ensino médio - 2º bimestre, seguindo o Currículo mínimo referente a Danças - Cultura Afro-brasileira.
Aula com o curta - Ernesto No País Do Futebol Tema: cultura e diversidade
Duração: 14 min Ano: 2009 Formato: 35mm País: Brasil Local de Produção: SP Cor: Colorido Sinopse: Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?
Encontrei o curta "Clandestina felicidade" inspirado no conto de Clarice Lispector, "Felicidade Clandestina", que li há muito tempo mas não consigo esquecer de tanto que gostei. O curta é uma ótima forma de trabalhar o tema" Vida e Felicidade. O que é ser feliz?", que pode ser utilizado em todas as turmas do Ensino Médio,com o objetivo de refletir sobre o que significa a felicidade para cada um de nós e como ela foi construída ao longo do tempo. Como atividade, poderia ser produzido um painel com as diferentes respostas para a pergunta do tema.
Trabalharia com o curta "Gravidez na adolescência". Promoveria um debate sobre o curta dando ênfase na questão da sexualidade, gravidez e suas consequências, assinalando os direitos e deveres da adolescente grávida baseado no estatuto da criança e do adolescente (ECA). Professor Julio César
Minha proposta de trabalho é trabalhar com cinema, mas não propriamente com um curta. Seria trabalhar um trecho curto de um longa que particularmente gosto muito e que, de início, os alunos odeiam, mas que logo que começam a assistir ficam maravilhados. Trata-se de "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin. No You Tube tem trechos desse filme e eu poderia trabalhar com alguns. Em uma aula de 50 minutos eu trabalharia com a Parte I, que possui menos de 10 minutos e que apresenta de modo bastante sintético a personagem principal e sua relação de trabalho em uma fábrica.
Nesse caso, meu público-alvo seria uma turma de 8º ano, e o objetivo seria utilizar o filme para explicar como a Revolução Industrial transformou as relações de trabalho no mundo. Como atualmente tenho como objeto de pesquisa em meu curso de mestrado o tema "narrativa histórica", esta seria analisada através da produção dos alunos na seguinte atividade avaliativa:
* Produção de um texto de 10 linhas (com título) apresentando: - síntese da cena assistida; - identificação do cineasta e de sua época; - apontamento das técnicas cinematográficas da época em que o filme foi produzido; - identificação da personagem principal e da classe à qual pertence; - identificação de outras personagens e classes; - análise das relações de trabalho contidas na cena; - relação do filme com o tempo em que se deu a Revolução Industrial; - relação do filme com o tempo presente.
Importante dizer que os alunos deverão assistir a cena cientes da avaliação que será cobrada e de todos os seus termos, para que não assistam o filme a esmo, como se fosse lazer, porque não é. Não se trata de entretenimento. É aula.
A parte I do filme "Tempos Modernos" está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z5kdMwvBg88
O documentário é baseado no livro Primavera Silenciosa de Rachel Carlson e fala sobre o uso de pesticidas nas lavouras e como isso afeta toda a nossa sociedade.
É interessante por mostrar uma realidade muitas vezes não muito mostrada na mídia, por mais que existam leis que regulam o uso de agrotóxicos e pesticidas, ainda temos muito fazendo uso ilegal, o causando danos tanto a nossa saúde como também a saúde do meio ambiente.
Após a exibição, uma discussão sobre a nossa responsabilidade com o meio ambiente e como podemos ajudar a melhorar, principalmente visando a comunidade em que se vive.
Como nesse bimestre, estou trabalhando o movimento literário 'Barroco', escolhi o curta "O Poço", por perceber que poderia explorar as características do mesmo no curta.
ResponderExcluir01. Colocarei no quadro o que quero que os alunos prestem atenção durante a exibição, como uma forma de despertar o interesse deles para assistir o filme. Escreverei: café, Luciano, notícia de morte, castigo e remorso. Pedirei que eles se concentrem nas partes em que esses assuntos irão aparecer.
02. Exibirei o curta.
03. Farei perguntas sobre o mesmo.
a) Por que o personagem mencionou que só tomava café com adoçante? Que relação tem a idade com mudanças de hábitos?
b) O que o personagem falou sobre o relacionamento dele com o Luciano? O que acontece com alguns relacionamentos com o passar do tempo?
c) Por que o personagem se escondia dentro do poço? Qual castigo seu pai lhe deu?
d) Quem realmente havia tirado a corda do poço?
e) Como o personagem principal considerava Mário?
f) Como Mário se sentiu quando ele ouviu do irmão a frase: Você é diferente do pai? Você já sentiu remorsos? Como foi a sensação?
04. Irei relacionar todas as perguntas acima com as características do Barroco: Conflito entre corpo e alma; passagem do tempo; fugacidade da vida e instabilidade das coisas; morte, expressão máxima da efemeridade das coisas; concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas e arrependimento.
Escolhi um curta com um tema bem atual e presente nas escolas. O nome é Bully, e retrata bem alguns conflitos entre colegas de sala de aula, o maior e o mais "forte"querendo levar vantagem em cima do menor e mais "fraco". Esse curta mostra um aluno desafiando os limites e a paciência de um amigo de classe. Fazendo de tudo para aborrecer e chamar a atenção, ele toma várias atitudes inapropriadas e violentas. O final é surpreendente e nos levará a um grande debate.
ResponderExcluirTrabalharemos muitos temas a partir desse curta de animação:
Bullying (significado da palavra de origem estrangeira).
Respeito
Tolerância
Amizade
Comportamento dos adolescentes (principalmente na escola).
Espero poder chamar a atenção dos meus alunos e plantar uma sementinha do bem no coração deles.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite, caríssimos!
ExcluirSempre que tenho acesso, trabalho o curta: "O vendedor de fumaça".
Link: https://www.youtube.com/watch?v=VEkxy37kfCw
Resumo: O Vendedor de Fumaça é um curta de animação, feito em 2010, dirigido por Jaime Maestro e com Direção de Arte de Aitor Herrero, que já ganhou diversos prêmios em sua breve existência.
A história é simples e universal. Um jovem mascate, perspicaz, astuto e sem escrúpulos. Uma cidade comum, com pessoas comuns, cada um cuidando individualmente de si e todos prontos para serem seduzidos pela ilusão da felicidade instantânea. Obtida como num passe de mágica.
PRODUÇÃO DE TEXTO:
Proposta 1: Narre o que aconteceria se começasse a chover antes que o vendedor de fumaça conseguisse sair do vilarejo e suas mágicas fossem desfeitas.
Proposta 2: Faça um texto narrativo contando a história do vendedor de fumaça.
Além da produção textual, é possível trabalhar algumas reflexões, como o discurso da felicidade...
Conteúdo:Ética e Tradições Religiosas
ResponderExcluirNível:Ensino Médio
Disciplina:Ensino Religioso
Em uma aula anterior,como tarefa de casa,solicitei aos alunos uma pesquisa sobre religiões védicas,animistas e abraâmicas,dividindo a turma em três grupos.
Faço a exibição do curta:PAX-animação de Paulo Munhoz-2005-14 min.PR.
Sinopse:Quatro religiiosos se reunem para discutir a violência do mundo atual e encontrar uma resposta para isso.Será que encontraram?
Após a exibição do vídeo realizamos as seguintes atividades:
1-Cada grupo deveria elaborar um cartaz contendo os seguintes conteúdos:
2-fundadores e líderes religiosos.
3-lugares sagrados,natureza, rios,montanhas, cachoeiras,templos, cidades sagradas.
4-Símbolos e festas religiosas.
6-Apresentação dos grupos e exposição dos trabalhos.
Outros conteúdos que podem ser explorados pela disciplina:
*Religiões monoteístas e politeístas.
*Sincretismo,diversidade e religiosidade popular.
*Tradições religiosas orientais e ocidentais.
*Ética, moral e religião.
Agradeço a Equipe Diretiva por me instruir acerca de como passar o curta em sala de aula. Escolhi o curta, Historietas de Terror. O segundo conto me chamou muito a atenção. Ananias, o menino malvado sem coração! Ah, de tão perverso, nem o Diabo o quis no inferno. Também desejo trabalhar outras lendas urbanas. Afinal, tudo tem um propósito. Cinthia.
ResponderExcluirFilme "Aquarela", animação de André Koogan Breitman, Andrés Lieban. 2003, 5min., RJ.
ResponderExcluirLogo após a exibição do filme, propor aos alunos que reflitam sobre o desenho e a música, discutir com eles a temática exposta no filme.
Sugerir aos alunos que produzam uma linha do tempo colocando como estão hoje e as etapas que imaginam passar para conquistar os seus objetivos no futuro.
Profª. Joyce
Tema: Tolerância, minorias e Democracia
ResponderExcluirexibição de "O Riso dos Outros"
Após a exibição passamos a exposição de como certos temas vexatórios se tornam prejudiciais a formação de uma ideia de democracia que pense suas minorias.
a ideia é trabalhar o conceito de uma sociedade democrática e unir isso ao tema da tolerância e trabalho com minorias que dentro do humor cotidiano naturalizados pela indústria cultural reafirma valores não democráticos e preconceituosos.
- Erick Carvalho
Para trabalhar com um curta metragem em sala, escolhi o vídeo “Cupido”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4iJBYkId6Bo . Trata-se de uma história de amor: uma garçonete se apaixona por um cliente e tenta chamar sua atenção com suas músicas. Com o tempo, o espectador percebe o motivo de o rapaz não lhe dar atenção e acontece uma virada na história.
ResponderExcluirComo os alunos estão conhecendo o gênero conto, seria interessante fazer um exercício sobre os elementos da narrativa: espaço, tempo, personagens, enredo e narrador. Em um segundo momento, a identificação das partes do enredo (apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho); e, por fim, a proposta de elaboração da produção escrita da história no formato de um conto.
É um vídeo realmente muito bonito, em que podemos abordar, além dos conteúdos programáticos sugeridos acima, questões subjetivas que a temática do filme propõe como, por exemplo, a superação das diferenças e de dificuldades em nome do amor.
Aline Guedes
Eu sugiro o curta nacional "Ilha das flores", que marcou tanto a minha adolescência quanto a época da faculdade, onde voltou a ser exibido para impacto de muitos colegas que ainda não o tinham visto.
ResponderExcluirO curta encontra-se disponível no you tube, https://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg
[A Ilha das Flores está localizada à margem esquerda do Rio Guaíba,em Porto Alegre. Para lá é levada grande parte do lixo produzido na capital. Este lixo é depositado num terreno de propriedade de criadores de porcos. Logo que o lixo é descarregado dos caminhões os empregados separam parte dele para o consumo dos porcos. Durante este processo começam a se formar filas de crianças e mulheres do lado de fora da cerca,a espera da sobra do lixo, que utilizam para alimentação. Como as filas são muito grandes, os empregados organizam grupos de dez pessoas que, num tempo estipulado de cinco minutos, podem pegar o que conseguirem do lixo. Acabado o tempo, este grupo é retirado do local, dando lugar ao próximo grupo.
A ideia do filme é mostrar o absurdo desta situação: seres humanos que, numa escala de prioridade, se encontram depois dos porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de cinco minutos, garantem na sobra do alimento dos porcos sua alimentação diária.] Adaptado do site http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/roteiros/ilha-das-flores-texto-original
Após a exibição do filme, os alunos poderiam entregar um relatório, redigido com base em algumas peguntas provocativas acerca do que o filme trata.
Abraços a todxs,
Janaina Toscano
Tema: Mudanças climáticas
ResponderExcluirFilme: O dia depois de Amanhã
Turmas: 1001 e 1002
Objetivo:
Falar sobre as mudanças climáticas suas causas e consequências, já que neste bimestre estamos trabalhando dinâmica climática.
Atividades: Relatório sobre o filme e uma pesquisa sobre as mudanças climáticas que já vêm ocorrendo.
Curta-metragem: "Ilha das flores".
ResponderExcluirAtividades: exposição do filme para debate; discussão acerca da desigualdade social, apelo ao consumismo na sociedade dos dias de hoje e valorização dos bens materiais; estabelecer um contraponto com a crônica "Um sonho de simplicidade" de Rubem Braga; elaboração de resenha sobre o filme; produção de texto dissertativo argumentativo com o tema: Influência da publicidade no consumismo exacerbado.
O Curta escolhido é o : Ilha das Flores
ResponderExcluirDisciplina: Língua Portuguesa ou LPT
1º momento: Passar o curta para os alunos
2º momento: Abrir para uma discussão em quatro grupos. Após esse momento, cada representante de um grupo irá falar sobre o que eles acharam de mais interessante no curta-metragem.
3º momento: Cada aluno deverá escrever um texto dissertativo argumentativo sobre o tema: "Quais soluções podemos apresentar para conscientizar uma sociedade consumista."
4º momento: Os grupos formados inicialmente deverão produzir um cartaz que possua como tema gerador: Fora o consumismo.
Professora Claudia
Escolhi o curta que ajudei a produzir!! nome "Eu Sou Gari" Fala sobre a vida dura dos garis, educação ambiental. Muito bom para conscientizar os alunos a respeitar o meio ambiente e principalmente não jogar lixo na rua!
ResponderExcluirEu escolhi o curta "O xadrez das cores".
ResponderExcluirParte 1: passar o curta para os alunos.
Parte 2: fazer um debate sobre o filme com a turma.
Parte 3: pedir que cada aluno faça uma resenha crítica sobre o filme.
Olá a todos !
ResponderExcluirO curta que eu escolhi é "o grande dia"
O curta fala de Paulo ,um jovem que passa para a universidade e descobre que a realidade dentro da instituição, é totalmente diferente da imagem que ele fazia,percebe que para se sair bem, precisará estudar não apenas dentro da instituição mas fora dela, onde disciplinas como informática, lingua estrangeira e músicas são importantes para ter um êxito escolar satisfatório.Ao concluir os estudos ele vive a dura realidade da colocação no mercado de trabalho.
Após o curta, os alunos farão uma resenha acerca do que acharam do filme,e o que mais chamou a atençâo para cada um.
Boa tarde,
ResponderExcluirO curta escolhido foi o "Maré Capoeira", onde os alunos poderão visualizar o "conto da capoeira", compreendendo melhor esta arte que muitas vezes só conhecem na teoria e só têm a oportunidade de assistir quando ocorrem rodas de capoeira em praças e esquinas públicas. A partir do vídeo vivenciarão movimentos básicos de capoeira e farão uma exposição onde deverão utilizar elementos da cultura afro-brasileira como instrumentos musicais, vestimentas, além de murais onde deverá conter passagens históricas da época da escravidão, incluindo a religiosidade, dando ênfase ao comparativo entre épocas, onde a tempos os negros em sua maioria capoeiristas e candomblecistas sofreram grande perseguição e nos dias atuais onde temos leis que nos amparam tanto pela igualdade entre as raças, quanto ás nossas práticas religiosas.
Conteúdo adequado ao 1º ano do ensino médio - 2º bimestre, seguindo o Currículo mínimo referente a Danças - Cultura Afro-brasileira.
Excelente semana a todos,
Cris
Aula com o curta - Ernesto No País Do Futebol
ResponderExcluirTema: cultura e diversidade
Duração: 14 min Ano: 2009 Formato: 35mm
País: Brasil Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?
Disponivel em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=ernesto_no_pais_do_futebol
Após o curta promovo um debate sobre diversidade cultural e respeito às diferenças com base no vídeo e nas experiências dos alunos.
Att,
Alexandre Alves
Encontrei o curta "Clandestina felicidade" inspirado no conto de Clarice Lispector, "Felicidade Clandestina", que li há muito tempo mas não consigo esquecer de tanto que gostei. O curta é uma ótima forma de trabalhar o tema" Vida e Felicidade. O que é ser feliz?", que pode ser utilizado em todas as turmas do Ensino Médio,com o objetivo de refletir sobre o que significa a felicidade para cada um de nós e como ela foi construída ao longo do tempo. Como atividade, poderia ser produzido um painel com as diferentes respostas para a pergunta do tema.
ResponderExcluirTrabalharia com o curta "Gravidez na adolescência". Promoveria um debate sobre o curta dando ênfase na questão da sexualidade, gravidez e suas consequências, assinalando os direitos e deveres da adolescente grávida baseado no estatuto da criança e do adolescente (ECA).
ResponderExcluirProfessor Julio César
Minha proposta de trabalho é trabalhar com cinema, mas não propriamente com um curta. Seria trabalhar um trecho curto de um longa que particularmente gosto muito e que, de início, os alunos odeiam, mas que logo que começam a assistir ficam maravilhados. Trata-se de "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin. No You Tube tem trechos desse filme e eu poderia trabalhar com alguns. Em uma aula de 50 minutos eu trabalharia com a Parte I, que possui menos de 10 minutos e que apresenta de modo bastante sintético a personagem principal e sua relação de trabalho em uma fábrica.
ResponderExcluirNesse caso, meu público-alvo seria uma turma de 8º ano, e o objetivo seria utilizar o filme para explicar como a Revolução Industrial transformou as relações de trabalho no mundo. Como atualmente tenho como objeto de pesquisa em meu curso de mestrado o tema "narrativa histórica", esta seria analisada através da produção dos alunos na seguinte atividade avaliativa:
* Produção de um texto de 10 linhas (com título) apresentando:
- síntese da cena assistida;
- identificação do cineasta e de sua época;
- apontamento das técnicas cinematográficas da época em que o filme foi produzido;
- identificação da personagem principal e da classe à qual pertence;
- identificação de outras personagens e classes;
- análise das relações de trabalho contidas na cena;
- relação do filme com o tempo em que se deu a Revolução Industrial;
- relação do filme com o tempo presente.
Importante dizer que os alunos deverão assistir a cena cientes da avaliação que será cobrada e de todos os seus termos, para que não assistam o filme a esmo, como se fosse lazer, porque não é. Não se trata de entretenimento. É aula.
A parte I do filme "Tempos Modernos" está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z5kdMwvBg88
Prof. Leandro (História)
Tema: Poluição e Meio Ambiente
ResponderExcluirDocumentário: Uma Verdade Inconveniente
O documentário é baseado no livro Primavera Silenciosa de Rachel Carlson e fala sobre o uso de pesticidas nas lavouras e como isso afeta toda a nossa sociedade.
É interessante por mostrar uma realidade muitas vezes não muito mostrada na mídia, por mais que existam leis que regulam o uso de agrotóxicos e pesticidas, ainda temos muito fazendo uso ilegal, o causando danos tanto a nossa saúde como também a saúde do meio ambiente.
Após a exibição, uma discussão sobre a nossa responsabilidade com o meio ambiente e como podemos ajudar a melhorar, principalmente visando a comunidade em que se vive.