segunda-feira, 22 de junho de 2015

Atividade de recuperação

Nesta semana de provas iremos postar uma atividade de recuperação para os alunos. Bom trabalho!

29 comentários:

  1. Disciplina:Ensino Religioso - Professora: Marcia Regina - Turmas:Oitavo e Nono anos.
    1-Leiam e reflitam:
    ¨Tudo é humano,bem diferente.
    Assim, assado,todos são gente!
    Cada um na sua e não faz mal.
    Diversidade é que é legal!
    Vamos,venhamos, isso é um fato!
    Tudo igualzinho,ai como é chato!
    Tatiana Belinky

    1)O que é diversidade?
    2)No Brasil todas as pessoas são tratadas da mesma forma?
    3)Diga com suas palavras, o que você entende por preconceito?
    4)A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes da sociedade,entre os quais podemos citar:vestimenta,culinária, manifestações culturais,manifestações religiosas,tradições entre outros aspectos.No Nordeste brasileiro, no mês de junho é muito comum haver comemorações com danças e comidas típicas,que evento cultural é esse:
    ( )Carnaval
    ( )Semana Santa
    ( )Festas Juninas.

    5)Sobre as teorias e mitos da criação da Terra e do Universo,faça a correspondência correta dos ítens abaixo:
    (A)Egito ( )A União do Céu e da Terra.
    (B)Grécia ( )Uma explosão cria o Universo.
    (C)Criação Bíblica ( ) Primeiro dia:¨Deus criou o céu e a Terra.¨
    (D)Big Bang ( )A Terra surgiu do Nilo.

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    1. Como o ser humano é destruidor por natureza né Marcia? Como recuperà-lo? Atividades para os alunos, sabemos elaborar, agora, atitudes dignas diante da vida, continuamos na mesma. E assim caminha a humanidade! Obrigada pela reflexão. Cinthia

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  2. LPT - Crônica - 9º ano (Texto - parte 1)

    Guia prático para viver sem guias

    São muito bons esses livros que ensinam, em lições rápidas e ilustradas, como é que a gente deve proceder. Diante dos filhos, por exemplo. E diante do sexo. Diante da moda. Diante da festa de casamento da sua filha mais nova. Diante da vida, como um todo. E até diante (?) da morte. Eles usam muito o 'diante'.
    Tenho uma amiga que é viciada nesses guias; compra de balaio, é só o que ela lê. Diz que toda literatura deveria ser assim, objetiva, sem rodeios, e com figurinhas autoexplicativas.
    - Ano passado eu aprendi a conquistar um homem, depois a conquistar um marido, depois um amante. Tudo nos guias!
    - E aí? Funcionou?
    - Claro! Quer dizer, teoricamente…
    - Casou ou não casou?
    - Calma, estou me preparando!
    Segue encalhada. Só deixou de usar o termo - não usa mais palavras negativas. Afinal, está se preparando para uma vida conjugal positiva e bem-sucedida.
    - Você ri. Eu vou ficar rica, você vai ver!
    - Aprendeu nos guias?
    - Lições básicas, minha filha. Tô de brincadeira não!
    E eu não acho que esteja, a julgar pela estante da sala dela, tomada de livrinhos. Consiga, aprenda, eduque, seduza, emagreça, pinte, borde. Tudo muito colorido e inspirador; ora, já que o guia prático é a coisa mais teórica que existe, pelo menos que não seja chato.
    O problema da minha amiga, agora, é que ela sabe tudo sobre tudo. Virou um enorme guia prático ambulante - e, pior, ninguém fecha. No bar:
    - Sabe quantas calorias tem essa cerveja?
    No shopping:
    - Se eu fosse você, não levava essa almofada marrom. Segundo o feng shui.
    No meio da rua:
    - Olha aquela mãe arrastando a criança pela mão! Você viu a atitude? Não é assim que se deve proceder.
    Ótimo, ela sabe até educar os filhos que terá com um marido que, teoricamente, está a caminho (daqui, nada vejo).
    - E se você confundir as técnicas e usar as lições de como conquistar um homem para tentar conquistar um marido, ou vice-versa? Já pensou?
    - Impossível. Estudei tudo direitinho. Homem é uma coisa, marido é outra.
    - Jura? Porque olhando, às vezes, ninguém diz…
    - É porque você nunca leu os guias com atenção!
    - Desculpe.
    Fiquei até com vergonha. Minha amiga sabe tudo. E eu quis saber até onde ia o hábito da consulta:
    - Você pede uma pizza, por exemplo, sem auxílio de cartilha?
    - Guia gastronômico. Tiro e queda.
    - Olha as vitrines?
    - Guia fashion da estação.
    - Sai com alguém, se pintar um clima?
    - Guia do sexo sem compromisso. Muito em voga.
    - Deus do céu…
    - Guia das religiões!
    O negócio é sério, e carece de auxílio profissional. Sugiro que se crie um guia prático para viver sem guias. Um guia ao contrário - que não guia, desvia. Um livro torto, para desaprender o que se aprende nos retos.
    - E partir para a prática, assim, no seco? - ela quis saber.
    - Sim. O guia do pé na jaca. Do improviso compulsivo. O guia dos sem-guia! Não pode ser divertido?
    - Desastroso!
    - Confessa. Muito mais gostoso viver sem bula!
    Ela comprou o meu discurso, e diz que vai até tentar. Mas que não promete nada. Muitos anos de vício, sabe como é.
    - Você é muito maior do que isso! - incentivo, emocionada.
    - E se eu fracassar?
    Tenho fé que ela consegue. Vamos fazer uma limpa na estante. E embaixo da cama ficará a lista telefônica - só as páginas amarelas -, para o caso de bater aquele desespero no meio da noite.
    Finalmente, minha amiga vai conseguir se ver livre dos guias. Caso contrário, vai se ver livre é de mim.
    Aqui entre nós: se já é difícil guiar a nossa própria vida, impossível é viver com um copiloto que 'sabe tudo' porque leu nas dez-lições-mais-quentes-do-mapa-da-mina-da-felicidade-do... (nunca lembra o nome do autor, mas jura que é um gênio feliz).

    Fonte: PIEVE, Bibi da. Revista Época. São Paulo, 17 jan. 2005.



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  3. Questões (parte 2)


    1. Releia o texto e indique que elementos você poderia apontar que comprovem que a narrativa é uma crônica.

    2. Observe estes verbos empregados no “Guia prático”: consiga, aprenda, eduque, seduza, emagreça, pinte, borde. Por que eles aparecem na forma imperativa. Justifique.

    3. Por que aparecem em sequência os espaços, “no bar”, “no shopping” e “no meio da rua”?

    4. Retire do texto pelo menos dois trechos em que o cronista expressa a intensidade das ações da amiga, que tende, quase sempre, ao exagero.

    5. Proposta de produção textual:

    Com base no texto “Guia prático para viver sem guias”, crie uma crônica, relatando uma situação do seu dia a dia, que possa ser considerada um “guia prático”. Pense nas personagens, ou melhor, nas pessoas do seu dia a dia que farão parte de sua história.
    Atenção! Você pode inventar alguns trechos e exagerar em outros caso queira deixar seu texto com mais humor.

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  4. Atividade de Recuperação Paralela
    Disciplina: História
    Turma: 601
    Tema: Egito Antigo


    Pirâmides: túmulos de faraós!

    Atualmente, os milhares de turistas que viajam para o Egito todos os anos quase sempre começam a visita à terra dos faraós por Cairo, capital do país. Lá se encontra o conjunto arquitetônico de Gisé, composto da esfinge e das Pirâmides de Gisé, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
    Quéops, a mais alta e volumosa das pirâmides, tinha ao ser construída 146 metros de altura, o equivalente a um prédio de 48 andares. A pirâmide de tamanho médio é a de Quéfren e a menor, a de Miquerinos. Posicionada à frente das pirâmides ergue-se a esfinge (cabeça humana e corpo de leão). Esculpida em sólida rocha, a esfinge possui 72 metros de comprimento e 20 de altura e parece estar ali para guardar as três pirâmides.
    Para construir Quéops, utilizaram-se 2 milhões e 300 mil blocos de pedra que foram cortados com tal precisão, a ponto de se encaixarem uns nos outros sem uso de argamassa, não havendo espaço entre eles nem para uma folha de papel. Estudos recentes afirmam que a construção da pirâmide de Quéops exigiu o trabalho de mais de 80 mil trabalhadores durante 20 longos anos. Dez mil desses trabalhadores eram fixos e 70 mil temporários, utilizados como mão de obra barata ou gratuita durante as cheias do rio Nilo.
    Inicialmente, os trabalhadores extraíam das pedreiras os imensos blocos de pedra e os conduziam até as margens do Nilo; depois, em barcos graciosos, os blocos eram levados até o local da construção; daí eram postos sobre suportes e amarrados; depois, com o uso de cordas e rampas, eram arrastados por centenas de homens até o seu devido lugar.


    Parte I: Compreensão do Texto

    1) Descreva detalhadamente o conjunto arquitetônico de Gisé, no Egito.

    2) Quantos eram e como eram divididos os trabalhadores responsáveis pela construção da Pirâmide de Quéops?

    3) Como os trabalhadores conseguiam os blocos de pedra que formam as pirâmides egípcias? Como esses blocos chegavam até o local das pirâmides?


    Parte II: Compreensão do Tempo Histórico

    4) O texto é iniciado com uma abordagem sobre o Egito atual e depois começa a falar do Egito da época dos faraós. Nas duas temporalidades, as pirâmides possuem funções importantes para aquele lugar.

    a) O que essas duas temporalidades possuem em comum?
    b) Que funções as pirâmides possuíam no Egito na época dos faraós?
    c) Que funções as pirâmides possuem atualmente no Egito?

    5) Ordene esses cinco momentos na ordem cronológica (do mais antigo para o mais recente):

    a) Abolição da escravidão no Brasil
    b) Construção das Pirâmides de Gisé
    c) Nascimento de Jesus Cristo
    d) Gravação da novela “Os Dez Mandamentos”
    e) Nascimento dos meus avós

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    1. Interessante ressaltar que nas construções das pirâmides tudo foi feito sem ferramentas elétricas ,sem guindastes,sem gruas,sem maquinários, tudo feito com ferramentas rudimentares .Inclusive isto é tema de debate entre estudiosos acerca de como adquiriram tal tecnologia para realização deste feito.

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  5. Disciplina: Química - Professora: Pierre Adriano - Turmas: terceiro ano.
    1) Observe a reação:
    SnCl2 + 2 HCl + H2O2 → SnCl4 + 2 H2O.
    A partir dela, podemos afirmar corretamente que:
    a) o Sn e o Cl sofrem oxidação.
    b) o Sn sofre oxidação, e o O, redução.
    c) o Sn sofre oxidação, e HCl, redução.
    d) a H2O2 sofre redução, e o Cl, oxidação.
    2) Considere a seguinte equação que representa uma equação de oxirredução:
    2 H2O + 2F2 → 4 HF + O2
    Determine respectivamente a substância oxidada e a reduzida:
    a) F2 e HF.
    b) H2O e HF.
    c) F2 e O2.
    d) H2O e F2.
    3) Na pilha eletro-química sempre ocorre:
    a) oxidação do cátodo.
    b) reação com diminuição de calor.
    c) passagem de elétrons, no circuito externo, do ânodo para o cátodo.
    d) reação de neutralização.
    4) Numa pilha eletroquímica sempre ocorre:
    a) Redução no ânodo.
    b) Passagem de elétrons, no circuito externo, do cátodo para o ânodo.
    c) Reação de neutralização.
    d) Uma reação de oxirredução.
    5)Qual a forma correta de descarte de uma pilha ou bateria?

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  6. Matéria: Climatologia – 1ºano.

    Questão 01)
    É um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais nas porções central e leste do Oceano Pacífico. Provoca queda brutal da produtividade da pesca e do guano na costa do Peru, pela grande redução de fitoplâncton. Além disso, provoca graves perturbações climáticas em escala global, como secas anormais, ciclones e inundações.
    O texto refere-se ao fenômeno
    a) células de Walker. b) El Niño. c)de desertificação.
    d) dos anticiclones subtropicais. e) La Niña.


    Questão 02)
    Com base na figura, aponte a alternativa correta:



    a) A corrente fria de Humboldt, no Hemisfério Sul, causa queda da temperatura nas áreas litorâneas (2). Isso provoca condensação e precipitação. Ao chegar ao continente, a massa de ar se torna seca (3).
    b) Quando a massa de ar úmido (1) se desloca para o continente, refria-se ao passar sobre a corrente de Humboldt, atrasando o processo de precipitação e chegando ao continente como massa de ar seco (3).
    c) Ao chegar ao continente, as massas de ar estão quentes e úmidas e originam desertos, como o de Atacama (Chile) e o da Califórnia (Estados Unidos).
    d) A corrente do Golfo, por ser quente, impede o congelamento do Mar do Norte e ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa. Já a corrente de Humboldt causa queda da temperatura em áreas litorâneas, diminuindo o processo de condensação do ar e de chuvas no oceano.
    e) A massa de ar úmido (1), deslocando-se em direção ao continente, aumenta sua temperatura ao passar sobre a corrente de Humboldt, retardando as chuvas.

    Questão 03)

    De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem três tipos de chuvas: frontal, orográfica e convectiva (ou de verão):




    A chuva demonstrada na figura é do tipo:
    a) Orográfica – barreiras no relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor. As chuvas costumam ser localizadas, intermitentes e finas.
    b) Convectiva – atingindo altitudes elevadas, a temperatura aumenta e o vapor se condensa em gotículas que permanecem em suspensão. O ar fica mais denso, desce frio e seco para a superfície e inicia novamente o ciclo convectivo. Após a precipitação, o céu fica claro novamente.
    c) De verão ou convectiva – são causadas pela ascensão ou pela descida lenta (subsidência) do ar. O ar mais próximo da superfície terrestre se aquece e ascende na atmosfera ao atingir camadas mais frias da troposfera. O vapor d’água se condensa, formam-se nuvens e chove. Geralmente são chuvas torrenciais de curta duração acompanhadas de raios e trovões.
    d) Frontal – geralmente ocorre em zonas de contato entre duas massas de ar com características semelhantes. Logo, inicia-se o processo de condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.
    e) Frontal – esse tipo de chuva resulta do deslocamento horizontal e eventual choque entre massas de ar com diferentes características de temperatura e pressão. O contato entre elas forma uma faixa de instabilidade, onde ocorrem as chuvas.


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  7. Questão 4)
    Os geógrafos que se dedicam ao estudo da questão ambiental têm se voltado sobretudo para a análise do
    • processo natural que decorre da interação de componentes da troposfera com a energia emitida pela superfície terrestre ao se resfriar; e do
    • calor que aquece efetivamente o ar, e é mantido na troposfera pela ação absorvedora dos gases e pela ação refletora da nebulosidade.
    O fenômeno resultante desses fatos analisados é conhecido como

    a) biodiversidade. b)aquecimento global. c)efeito estufa. d)poluição do ar.

    e) desenvolvimento sustentável.


    Questão 5)
    Associe os fenômenos climáticos citados na coluna 1 às suas respectivas características descritas na coluna 2.
    Coluna 1

    1.El Niño 2.Circulação geral da atmosfera 3.Monções 4.Alísios 5.Contra-alísios

    Coluna 2
    ( 4 ) Ventos que se deslocam das áreas de alta pressão localizadas nos trópicos para as zonas de baixa pressão do Equador. Tais ventos são de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul; na sua zona de convergência são responsáveis pelos maiores índices pluviométricos do planeta.
    ( 2 ) Mecanismo global proveniente do aquecimento desigual da superfície terrestre através do qual o calor é distribuído pelo planeta e possibilita a formação das grandes zonas climática.
    ( 5 ) Ventos secos que perderam umidade e se aqueceram na zona equatorial, de onde retornam aos trópicos, latitude na qual contribuem para a formação da maioria dos grandes desertos do planeta.
    ( 1 ) Aquecimento das águas do Pacífico Sul, de causas ainda não conhecidas, com consequências globais ao provocar seca em algumas regiões do planeta e precipitações excessivas em outras.
    ( 3 ) Ventos sazonais que mudam de direção em função da alternância entre as áreas de alta e de baixa pressão atmosférica (continental e oceânica) e definem uma estaçã seca e outra chuvosa em grandes regiões tropicais e subtropicais do planeta.

    A sequência correta da enumeração é
    a) 4 2 5 1 3 b)3 2 1 5 4 c)2 1 3 5 4 d)5 2 4 1 3 e)1 3 2 4 5

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  8. Dividi o assunto da prova em 22 tópicos. Coloquei os tópicos no quadro e cada aluno teve que escolher um. Os alunos tiveram 30 minutos para estudar o tópico escolhido e tirar as dúvidas. Em seguida, cada aluno explicou para a turma seu tópico, sempre fornecendo um exemplo.Foi uma atividade gratificante porque muitas dúvidas foram sanadas e eles puderam experimentar um pouco do que é ser professor. Eles gostaram bastante.
    Tereza

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  9. Língua Portuguesa - 6º ano

    Leia a fábula abaixo e a transforme em uma história em quadrinhos. Faça os quadros, substitua a ação por desenhos e use o discurso direto. Você é capaz!

    A Raposa e as Uvas

    Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
    - Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.
    Moral: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.
    (Esopo)

    Fonte: http://metaforas.com.br/a-raposa-e-as-uvas

    Profª. Joyce

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  10. Atividade de recuperação 9o ano do Ensino Fundamental.
    Professora: Amanda Melo Disciplina: Inglês


    TEXT: A Day in the Life


    What's it like to grow up in a small village in India? We asked 11-year-old Asan Kumar Thakur of Galand village. He lives in the northern state of Uttar, Pradesh.
    Here's how Asan described a typical day in his life:

    5 A.M. When it is hot, I sleep out in our courtyard to stay cool.
    6 A.M. I'm already dressed and ready for school. I have to nag my little sister to hurry up. She drinks a glass of milk before school. I hate milk!

    7 A.M. After walking my sister to her school, I wait for my school bus. My school is Beechwood School.
    7:30 A.M. We line up for our daily assembly. The principal makes announcements, then we sing a prayer song.
    7:45 A.M. Classes. Now that I'm in middle school, I have to work hard. We study Hindi, English, science, geography, history, math and art.
    10:15 A.M. Recess. Most kids bring packed food from home, but my father gives me pocket money and I buy fruit and chana-bhatura [spicy chick peas and fried bread] from a man outside our school gates. The other boys play during the break, but I don't like rough games. I prefer to sit and talk.
    10:45 A.M. More classes. We often have drawing classes in the afternoon. Those are great fun. We are learning to use watercolors. Our school doesn't have any computer lessons. I've never seen a computer, but I'll take private computer lessons when I am older. I know, these days everything is done on a computer.
    2 P.M. Back home. After we eat a big lunch, my mother packs food for my father. I take it to his shop. My father owns a small shop where he sells snacks, cigarettes and cold drinks like Coke and Pepsi.
    3 P.M. I mind the shop while my father takes a break. I am good at it!
    5 P.M. I go back home. If there's a lot of homework, I start working as soon as I get back. If not, I play for a bit with the other kids. My mother does not like me to stay out of the house after dark. When I finish my homework, I do chores, and then we watch television.
    9 P.M. Dinnertime. We all eat together.
    10 P.M. Bedtime.

    Fonte: http://www.timeforkids.com/TFK/teachers/aw/ns/article/0,28138,610670,00.html



    QUESTÃO 01
    Read the text and fill in the boy’s identification card.

    NAME: ______________________________________________________________________

    HOME: ________________________________________________________________

    NATIONALITY: _______________________________________________________________

    AGE: __________________________________________________________

    SCHOOL NAME: _____________________________________________________________

    BROTHERS/SISTERS: ________________________________________________________

    QUESTÃO 02
    Read the text.

    Daniel Radcliffe (Harry Potter star)

    Full Name Daniel Alan Radcliffe
    Favourites Past time: Listening to music
    Food : Sea food
    Instrument: Drums
    Book: Holes by Louis Sachar
    TV shows: The Simpsons and WWE
    Role models: Joseph Fiennes , Tim Robbins, Anthony Hopkins, Ben Stiller, Tom Hanks, Julia Roberts, Kate Winslet , Kate Hudson.
    Games: Football, Gymnastics.
    Music Bands: U2, REM, The Sex Pistols, The Stranglers
    Movie:'12 angry men', 'What's eating Gilbert Grape' and 'Donnie Darko'Club: Fulham Football Club



    Look at some of Daniel Radcliffe’s likes. Complete the sentences using the verbs in the box in the Simple Present.

    Listen, eat, play, read, watch, play

    a. Daniel Alan Radcliffe _________________ to music on his past time.

    b. He _________________ sea food.

    c. He _________________ drums.

    d. He _________________ Holes.

    e. He _________________ ‘The Simpsons and WWE’.

    f. He _________________ football.



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  11. Disciplina: Matemática / Trigonometria
    1º ano - Ensino Médio

    Após a correção da prova farei o levantamento das questões com maior índice de erros e em que ponto da questão eles estão tendo maior dificuldade. Interpretação do problema, montagem do triângulo, identificação da razão trigonométrica a ser usada ou cálculos.
    Farei uma atividade interativa focando nesses pontos e na aula seguinte passarei novas questões para reavaliar.

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  12. Atividades de Recuperação em Filosofia/ 3º ANO/ 2 Bim:

    1) Quais são as duas atitudes básicas que podemos identificar com relação ao sentimento de crise ética e `as frustrações que com frequência decorrem disso? Explique.
    2) Qual é a noção fundamental para a aplicação da ética? Dê exemplos de sua aplicação efetiva.
    3) O que nós podemos chamar de felicidade? Por que ela não pode ser quantitativa?
    4) Qual seria a diferença entre o que chamamos de ética e o que chamamos de moral? Explique.

    ________________
    Prof. Erick Carvalho.

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  13. Leia o texto abaixo e responda às questões que seguem.
    “A coruja e a águia” - Monteiro Lobato
    A coruja e a águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
    __ Basta de guerra, disse a coruja. O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
    __ Perfeitamente, respondeu a águia. Também não quero outra coisa.
    __ Nesse caso, combinamos isto: de agora em diante, não comerás nunca os meus filhotes.
    __ Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
    __ Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes que são os meus.
    __ Está feito! Concluiu a águia.
    Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho de três mostrengos, que piavam de bico aberto.
    __ Horríveis bichos! Disse ela. Vê-se logo que não são os filhotes da coruja. E comeu-os.
    Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
    __Quê?! Disse a águia admirada. Eram teus filhotes aqueles monstrenguinhos? Pois olha, não se pareciam nada com o retrato que deles fizeste...

    1)Que trato a águia e a coruja fizeram?


    2) Observe o provérbio: “Quem ama o feio, bonito lhe parece”. De que forma esse provérbio se encaixa na história?


    3) A águia cumpriu o trato? Por quê?


    4) O texto apresenta visões diferentes a respeito da aparência dos filhotes da coruja. Retire do texto a(s) palavra(s) que melhor caracteriza(m) a visão da águia e a visão da coruja sobre os filhotes.

    Observe a canção abaixo e responda


    Meu coração
    Sem direção
    Voando só por voar
    Sem saber onde chegar
    Sonhando em te encontrar
    E as estrelas
    Que hoje eu descobri
    No seu olhar
    As estrelas vão me guiar

    Se eu não te amasse tanto assim
    Talvez perdesse os sonhos
    Dentro de mim
    E vivesse na escuridão
    Se eu não te amasse tanto assim
    Talvez não visse flores
    Por onde eu vim
    Dentro do meu coração

    (Paulo Sergio Valle / Herbert Vianna)


    5) Retire do texto dois exemplos de verbos no gerúndio.


    6) No trecho: “E as estrelas /Que hoje eu descobri /No seu olhar /As estrelas vão me guiar”, o verbo sublinhado está em que forma nominal?
    ( ) Gerúndio ( ) Particípio ( ) Infinitivo

    7) Observe o trecho:
    “Se eu não te amasse tanto assim /Talvez perdesse os sonhos /Dentro de mim”.
    Os verbos AMAR e PERDER pertencem, respectivamente, à qual conjugação?
    ( ) 1ª e 2ª ( ) 3ª e 2ª

    Aline Guedes

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  14. Leia o texto abaixo e responda as questões, marcando um X na alternativa única correta:


    Química da Digestão

    Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações químicas que acontecem nas nossas células.
    Podemos nos comparar a uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Vivemos fazendo e refazendo os materiais de nossas células. Quando andamos, cantamos, pensamos, trabalhamos ou brincamos, estamos consumindo energia química gerada pelo nosso próprio organismo. E o nosso combustível vem dos alimentos que comemos.
    No motor do carro, por exemplo, a gasolina ou o álcool misturam-se com o ar, produzindo uma combustão, que é uma reação química entre o combustível e o oxigênio do ar. Do mesmo modo, nas células do nosso organismo, os alimentos reagem com o oxigênio para produzir energia. No nosso corpo, os organismos são transformados nos seus componentes mais simples, equivalentes à gasolina ou ao álcool, e, portanto, mais fáceis de queimar. O processo se faz através de um grande número de reações químicas que começam a se produzir na boca, seguem no estômago e acabam nos intestinos. As substâncias presentes nesses alimentos são decompostas pelos fermentos digestivos e se transformam em substâncias orgânicas mais simples. Daí esses componentes são transportados pelo sangue até as células. Tudo isso também consome energia.
    A energia necessária para todas essas transformações é produzida pela reação química entre esses componentes mais simples, que são o nosso combustível e o oxigênio do ar. Essa é uma verdadeira combustão, mas uma combustão sem chamas, que se faz dentro de pequenas formações que existem nas células, as mitocôndrias, que são nossas verdadeiras usinas de energia.


    1 - O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque

    a) reage quimicamente pela combustão.
    b) move-se a base de gasolina ou álcool.
    c) produz energia a partir dos alimentos.
    d) utiliza oxigênio como combustível.
    e) Funciona 22 horas por dia.

    2 - “Tudo isso também consome energia” (3º parágrafo ) No trecho, a expressão em destaque se refere a

    a) Fermentos digestivos..
    b) combustíveis.
    c) reações químicas.
    d) usinas de energia.
    e) energia

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  15. Leia o texto abaixo:

    As enchentes de minha infância
    (Rubem Braga)

    Sim, nossa casa era muito bonita, verde, com uma tamareira junto à varanda, mas eu invejava os que moravam do outro lado da rua, onde as casas dão fundos para o rio. Como a casa dos Martins, como a casa dos Leão, que depois foi dos Medeiros, depois de nossa tia, casa com varanda fresquinha dando para o rio.
    Quando começavam as chuvas a gente ia toda manhã lá no quintal deles ver até onde chegara a enchente. As águas barrentas subiam primeiro até a altura da cerca dos fundos, depois às bananeiras, vinham subindo o quintal, entravam pelo porão. Mais de uma vez, no meio da noite, o volume do rio cresceu tanto que a família defronte teve medo.
    Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela farra de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite!
    E, às vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós, os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais.
    Sim, éramos a favor da enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma fraqueza do Itapemirim.
    Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela fosse a maior de todas as enchentes.

    INTERPRETAÇÃO

    I) Assinale com um X dentro dos parênteses a única alternativa correta:

    1) No trecho “Quando começavam as chuvas, a gente ia toda manhã(...)”, o termo destacado indica:
    ( a ) causa.
    ( b ) dúvida.
    ( c ) tempo.
    ( d ) lugar.

    2) A expressão que revela uma opinião sobre o fato “... vinham todos dormir em nossa casa” ( linha 11), é:

    ( a ) “Às vezes chegava alguém a cavalo...”
    ( b ) “E às vezes o rio atravessava a rua”.
    ( c ) “e se tomava café tarde da noite!”
    ( d ) “Isso para nós era uma festa...”


    3) “O volume do rio cresceu tanto que a família defronte teve medo”. A expressão destacada introduz uma ideia de:
    ( a ) conseqüência.
    ( b ) causa.
    ( c ) finalidade.
    ( d ) afirmação.

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  16. Atividade de recuperação do 2°ano matemática

    Progressão aritmética

    1) Um contribuinte esqueceu de pagar um certo imposto.Verificou então que haveria multa pelo atraso,que deveria ser paga do seguinte modo:no primeiro dia após o vencimento,a multa seria de R$38,00,a cada dia,a partir do segundo dia de atraso,seriam acrescidos R$5,00 à multa do dia anterior.Construa uma tabela mostrando o quanto esse contribuinte deve pagar de multa se atrasar 1 dia,2 dias,3 dias,4 dias,18 dias e n dias.

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  17. Disciplina: Ciências
    Turma: 801 e 802 (TARDE)
    Atividade de recuperação de estudos.

    1) Cite cinco atitudes que ajudam a manter a saúde do coração.

    2) A parede do ventrículo direito é mais espessa em comparação à parede do ventrículo esquerdo. Como você explicaria esse fato?

    3) Relacione a coluna da esquerda com a da direita:

    A) Pericárdio ( ) É a fina camada que envolve o coração internamente, de onde se originam as valvas;
    B) Miocárdio ( ) É o saco membranoso que envolve externamente o coração;
    C) Endocárdio ( ) É o músculo cardíaco propriamente dito;

    4) Complete as lacunas.

    A urina é produzida nos ___________________, conduzida pelos _________________________, armazenada na
    _________________________________ e eliminada pela __________________________________.

    5) O aparelho que faz a hemodiálise substitui quais estruturas do sistema urinário? Justifique sua resposta.

    6) No verão, o volume de urina eliminado é menor do que no inverno. Por que isso acontece?

    7) Quais são as principais funções dos ossos no corpo humano?

    8) Liste pelo menos três sinais que podem indicar a ocorrência de uma fratura óssea.

    9) O que é remodelação óssea?

    10) O que é micção?


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  19. Leia o texto abaixo e responda:

    Paz entre religiões
    As igrejas evangélicas, com forte papel social, multiplicam-se no Brasil e na América Latina e ameaçam a tradicional hegemonia católica. Com exceção do México, ao menos duas em cada 10 pessoas são protestantes. No nosso país, até 1960, os protestantes não atingiam 5%. Agora, com a expansão das religiões evangélicas, somam 42,3 milhões, cerca de 22,2% da população. O Brasil disputa com a Alemanha, África do Sul e Nigéria a terceira força no ranking dos países com mais protestantes do mundo, liderada pelos Estados Unidos e Reino Unido. Dados nos mostram que de 1960 e 2010, a participação dos católicos na população brasileira passou de 93,1% para 64,6%.
    A que se deve tão considerável mudança? Certamente ainda faltam pesquisas em profundidade que identifiquem os verdadeiros motivos. Segundo o antropólogo salvadorenho Carlos Lara, “a Igreja evangélica propõe uma relação pessoal com Deus, sem burocracia” e que, frente às ditaduras latinas, “a religião oferece liberdade”. Afirma que outro baluarte evangélico é seu trabalho social: centros de reabilitação para drogados, divulgação da palavra dos Evangelhos nos cárceres e colégios. Para o antropólogo norte-americano David Stoll, autor do premonitório ensaio ‘Is Latin America Turning Protestant?’, a promessa de melhoria da posição social do fiel é fundamental no crescimento da religião. Para o padre Thierry Linard, da CNBB, os dados refletem uma “falha institucional” da Igreja Católica. Segundo ele, a instituição não soube acompanhar tanto as migrações que ocorreram para as periferias do Sudeste quanto para o Norte e o Centro-Oeste. É um movimento que cresce nos segmentos mais vulneráveis da população, sobretudo nas áreas violentas.
    Necessitamos do diálogo cotidiano entre homens das diferentes religiões, encontrando-se em variadas ocasiões: projetos sociais conjuntos, celebrações religiosas, manifestações ecumênicas. É impossível a paz sem o diálogo de religiões que nos leve à busca comum do mistério do único e verdadeiro Deus.
    Fonte: Carlos Alberto Rabaça, sociólogo e professor no Jornal O Dia em 04 de julho de 2012.

    1. O artigo usa muitos dados estatísticos. Isso:
    a) torna o texto menos denso
    b) dá ao texto mais credibilidade
    c) dá ao texto mais fluidez
    d) dá ao leitor o acesso a pesquisas recentes

    2. (...) Necessitamos do diálogo cotidiano entre homens das diferentes religiões (...) (3º parágrafo) A marca linguística destacada indica que o fato é considerado pelo autor como:
    a) obrigatório.
    b) certo.
    c) necessário.
    d) positivo.

    3. (...) É impossível a paz sem o diálogo de religiões que nos leve à busca comum do mistério do único e verdadeiro Deus. (3º parágrafo)

    Reescreva este período, mantendo o tom de impessoalidade, de neutralidade.

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


    4. “(...) Segundo ele, a instituição não soube acompanhar tanto as migrações (...)” (2º parágrafo). A expressão destacada substitui que termo usado anteriormente? Confere ao período que tom?

    _________________________________________________________________________________________________________________________________


    5. “A que se deve tão considerável mudança? Certamente ainda faltam pesquisas em profundidade que identifiquem os verdadeiros motivos.” (5º parágrafo)
    O modalizador destacado poderia ser substituído por:
    a) consideravelmente
    b) sem dúvida
    c) necessariamente
    d) precisamente

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  20. Filosofia 1.º ano.

    1. A ciência moderna tem maior poder explicativo, permite previsões mais seguras e assegura tecnologias e aplicações mais eficazes. Não há dúvida de que a explicação científica sobre a natureza da chuva comporta usos que a explicação indígena não comporta, como facilitar prognósticos meteorológicos ou a instalação de sistemas de irrigação. Para a ciência moderna, a Lua é um satélite que descreve uma órbita elíptica em torno da Terra, cuja distância mínima do nosso planeta é cerca de 360 mil quilômetros, e que tem raio de 1 736 quilômetros. Para os gregos, era Selene, filha de Hyprion, irmã de Hélios, amante de Endymion e Pan, e percorria o céu numa carruagem de prata. Tenho mais simpatia pela explicação dos gregos, mas devo reconhecer que a teoria moderna permite prever os eclipses da Lua e até desembarcar na Lua, façanha dificilmente concebível para uma cultura que continuasse aceitando a explicação mitológica. Os astronautas da NASA encontraram na superfície do nosso satélite as montanhas observadas por Galileu, mas não encontraram nem Selene nem sua carruagem de prata. Para o bem ou para o mal as teorias científicas modernas são válidas, o que não ocorre com as teorias alternativas.

    (Sérgio Paulo Rouanet, filósofo brasileiro, 1993. Adaptado.)

    Cite o nome dos dois diferentes tipos de conhecimento comentados no texto e explique duas diferenças entre eles.


    Sociologia 1.º ano.

    2. Toda cultura ou sociedade constrói percepções e classificações dos seres vivos. Para a sociedade ocidental, por exemplo, é muito importante a diferenciação entre “humanos” e “não humanos”. Esse tipo de diferenciação segue os mesmos padrões em todas as sociedades? Justifique sua resposta.


    Atenciosamente.

    Alexandre Alves 

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  21. Recuperação Paralela de Química - 3° ano

    1. Para uma reação de óxido-redução:

    a) O agente redutor sofre redução.
    b) A substância que perde o elétron é o agente redutor.
    c) O número de oxidação do agente oxidante aumenta.
    d) O número de oxidação do agente redutor diminui.
    e) A substância que perde elétron é o agente oxidante.

    2. Na equação representativa de uma reação de oxirredução:

    Ni + Cu2+ → Ni2+ + Cu

    Pergunta-se:

    a) O agente redutor?
    b) O agente oxidante?
    c) Qual é a reação de redução?
    d) Qual é a reação de oxidação?
    e) Quantos elétrons são trocados?


    3. Considere as semirreações com os seus respectivos potenciais-padrão de redução dados nesta tabela:


    Baseando-se nos dados fornecidos, são feitas as seguintes afirmações:

    I. O melhor agente redutor apresentado na tabela é a prata;

    II. A reação Zn2+ + Cu → Zn + Cu2+ não é espontânea;

    III. Pode-se estocar, por tempo indeterminado, uma solução de nitrato de níquel II, em um recipiente revestido de zinco, sem danificá-lo, pois não haverá reação entre a solução estocada e o revestimento de zinco do recipiente;

    IV. A força eletromotriz de uma pilha eletroquímica formada por chumbo e magnésio é 2,24 V;

    V. Uma pilha eletroquímica montada com eletrodos de cobre e prata possui a equação global:

    2 Ag+ + Cu → 2 Ag + Cu2+

    Das afirmações acima, estão corretas apenas:
    a) I e II
    b) I, II e IV
    c) III e V
    d) II, IV e V
    e) I, III e V

    4. A uma solução aquosa de sulfato de cobre de coloração azul introduz-se um prego de ferro. Após alguns minutos, nota-se, na parte externa do prego, coloração avermelhada indicando que ocorreu uma reação. Os potenciais-padrão de redução do cobre e do ferro são indicados abaixo:

    Cu2+ + 2e → Cu E° = + 0,34 V
    Fe3+ + 3e → Fe E° = +0,04 V

    Sobre a espontaneidade deste fenômeno, é correto:

    a) o íon Cu2+ sofrer oxidação.
    b) o íon Fe3+ sofrer redução.
    c) o cobre metálico (Cu0) transferir elétrons ao íon ferro (Fe3+).
    d) o íon Cu2+ ser o agente oxidante.
    e) a diferença de potencial-padrão da pilha que se forma ser +0,38 V.

    5. A corrosão metálica é a oxidação não desejada de um metal. Ela diminui a vida útil de produtos de aço, tais como pontes e automóveis, e a substituição do metal corroído acarreta, todos os anos, grande gasto de dinheiro em todo o mundo. A corrosão é um processo eletroquímico, e a série eletroquímica nos dá uma indicação de por que a corrosão ocorre e como pode ser prevenida. Para a proteção de certas peças metálicas podem-se colocar pedaços de outro metal usado como metal de sacrifício. Assim, considerando alguns metais com seus respectivos potenciais-padrão de redução:


    Qual o mais adequado para ser usado como metal de sacrifício se a peça a ser protegida for de alumínio?
    a) Ag(s)
    b) Zn(s)
    c) Pb(s)
    d) Cu(s)
    e) Mg(s)

    6. Numa pilha em que se processa a reação
    2 Ag+ + Cu → 2 Ag + Cu2+

    o valor da força eletromotriz, em condições-padrão, é:
    Dados:
    Cu2+ + 2e → Cu E° = + 0,34 V
    Ag+ + 1e → Ag E° = + 0,80 V


    a) 1,26 V
    b) 0,46 V
    c) 0,12 V
    d) -0,46 V
    e) -1,14 V

    7. Encanamentos de ferro mergulhados em água sofrem corrosão, devido principalmente à reação:

    Fe + 2 H+ → Fe2+ + H2

    Para proteger encanamentos nessas condições, costuma-se ligá-los a barras de outros metais, que são corroídos ao invés dos canos de ferro. Conhecendo os potenciais padrões de redução:



    e dispondo-se de barras de magnésio e cobre, propõe-se:

    a) Qual metal deve ser utilizado para proteger o encanamento? Justifique.

    b) Escreva as reações que ocorrem na associação do cano de ferro com a barra metálica escolhida, indicando o agente oxidante e o agente redutor.

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  22. Neste bimestre, solicitei aos alunos que fizessem como atividade de recuperação paralela, uma redação cujo tema é a influência das mídias na Dança (nas formas de dançar), pois além de ser pertinente ao conteúdo exigido para o referido bimestre, ainda encontramos a forte influência das tradicionais danças brasileiras, representadas em nossas festas juninas, percebendo desta maneira como é tratado este tema influência midiática x cultura popular.

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  23. Neste bimestre, solicitei aos alunos que fizessem como atividade de recuperação paralela, uma redação cujo tema é a influência das mídias na Dança (nas formas de dançar), pois além de ser pertinente ao conteúdo exigido para o referido bimestre, ainda encontramos a forte influência das tradicionais danças brasileiras, representadas em nossas festas juninas, percebendo desta maneira como é tratado este tema influência midiática x cultura popular.

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  24. Pedi para os alunos responderem uma questão referente a matéria do bimestre em forma de pequeno texto:
    3° ano: Exploração Predatória e Ecossistema;
    2° ano: Eucariontes e Procariontes
    1° ano: Mutação, variabilidade genética e a evolução...

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  25. Pedi para os alunos responderem uma questão referente a matéria do bimestre em forma de pequeno texto:
    3° ano: Exploração Predatória e Ecossistema;
    2° ano: Eucariontes e Procariontes
    1° ano: Mutação, variabilidade genética e a evolução...

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  26. Como atividade de recuperação apliquei um trabalho de pesquisa com os temas abordados em sala de aula para cada série do noturno.
    Professor Julio

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