segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Estimulando o pensamento crítico


Muitas vezes, ao entrarmos na sala de aula, nos questionamos se nossos alunos realmente entendem a razão de estarem ali. Um recurso que podemos utilizar para que esse entendimento se amplie é estimular o senso crítico dos alunos. Ensinar os estudantes a ter pensamento crítico é fundamental para que possamos promover a aprendizagem e um trabalho mais eficiente. Que tipo de atividades vocês sugerem para desenvolver esse pensamento crítico?

25 comentários:

  1. A informática nesta perspectiva de construção do conhecimento ė uma ferramenta fundamental para estimular a vivência do aluno e interagir nesta construção permanentemente.Atividades lúdicas como jogos e dinâmicas,favorecem e estimulam o pensamento crítico e levam a aprendizagens significativas.Em síntese,atividades desafiadoras,relacionadas a realidade do aluno, orientando-os a refletir,opiniar e participar ativamente do processo pedagógico.

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  2. Eu procuro me envolver na conversa deles. Naquele momento que alguém passa pela porta e deve pensar "Eles não estão fazendo nada, só conversando!". Nesse momento, na verdade, é que estamos fazendo o mais importante, desenvolvendo um olhar crítico neles. Acho que é o que mais falta a eles. Sempre que falam algo eu pergunto "por que?" pra fazer eles pensarem sobre atitudes e frases soltas. Quando começo um novo conteúdo e vem o tradicional "vou usar isso onde?" sempre respondo com um "Depende de onde você quer chegar." E iniciamos um debate sobre perspectivas de cada um. Assim vamos alimentando o debate, o olhar curioso e crítico sobre os temas.

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  3. Gosto muito de trabalhar Interpretação de texto, usando, quase sempre, temas que possam ter a ver com a realidade deles. Textos, com temas jovens, dificuldades dos adolescentes, tecnologia, violência, amizade e etc.E em todas as atividades de interpretação, eles precisam responder algumas perguntas, geralmente três, dando suas opiniões, mostrando assim que estão desenvolvendo seu senso crítico. Eles se envolvem com a atividade de uma forma mais fácil, quando é necessário falar um pouco de si próprio.

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  4. Penso que é preciso dialogar com a realidade dessa garotada. É preciso "fazer sentido". Essa semana minha atividade foi sobre consciência negra, no Ensino Médio. Tenho desenvolvido com eles a ideia de "empatia histórica" que, resumindo, é a ideia de se colocar no lugar do outro que viveu em outros tempos. A proposta é que eles dissertassem sobre a questão da consciência negra, mas a partir de um tema, que era: "E se fosse a minha pele?"

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  5. Boa noite, caros colegas!

    Existe um documentário bem interessante, Olhos Azuis ( https://www.youtube.com/watch?v=mph1tuACRo4 ).

    O vídeo é interessante e ao mesmo tempo instigador. Trata-se de um exercício desenvolvido pela pedagoga estadunidense Jane Elliott, no qual coloca as pessoas em uma posição de diferenciação por possuírem uma característica externa, os olhos azuis.
    No início do experimento, os voluntários são subdivididos em dois grupos, um de pessoas com olhos azuis e o outro composto de pessoas de olhos castanhos. Os olhos azuis foram encaminhados propositalmente para uma sala abafada e sem estrutura, para ficarem cansado e irritados; e as pessoas de olhos castanhos foram para outra sala e receberam instruções de como tratar os olhos azuis.
    Assim, o grupo de olhos castanhos foi escolhido para ser superior e o de olhos azuis para serem inferiorizados.
    Exercícios como esses são capazes de estimular o senso crítico dos alunos, principalmente quando eles se veem no lugar do outro.

    Grande abraço, Silvia

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  6. Para estimular o pensamento crítico dos alunos, procuro trazer notícias, para no primeiro momento atualizá-los sobre os fatos que estão ocorrendo ao seu redor, e em seguida solicito suas opiniões a respeitos dos acontecimentos e peço para que observem as mudanças q acarretarão em seu cotidiano.

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  7. Uma boa conversa sobre como podemos aplicar o conteúdo ensinado no dia a dia,é de fundamental importância para que os alunos percebam as diferentes formas de relacionarem com o mundo. Discutir com eles a respeito do que mais lhes chamaram a atenção,fazendo com que eles reflitam naquilo que foi dialogado e assim percebendo se estão ou não de acordo. Finalizando perguntando se alguém tem dúvida,pois é nessa hora que eles conseguem analisar criticamente aquilo que foi trabalhado em sala de aula,dando espaço pra manifestações.

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  9. Vejam o que encontrei sobre o assunto:
    COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO?


    Para que você comece a desenvolver o seu pensamento crítico é importante investir em três diferentes aspectos. Porém, é importante lembrar que, acima dessas qualidades, o pensamento crítico é um exercício que deve ser praticado constantemente até atingir a perfeição.

    1 – CURIOSIDADE

    Fazer perguntas, não se satisfazer com as soluções fáceis e buscar mais conhecimento são o tripé das pessoas curiosas. Deixe a aceitação de lado e invista na curiosidade.

    2 – COMPREENSÃO

    Entender o cenário completo de um problema é importante para se tornar um pensador crítico. Se você foca somente em um pequeno aspecto, é possível que não consiga ponderar sobre ela de maneira eficaz.

    3 – LÓGICA

    Comece a estimular seu raciocínio lógico com exercícios que desafiam a mente. Faça Sudoku, palavras cruzadas e desafios que envolvam o raciocínio. A partir do momento que você trabalha essas três características, é possível que o pensamento crítico venha mais facilmente à sua mente. Mas, nunca se esqueça que pensar de forma crítica é um exercício demorado e requer dedicação. Coloque as suas crenças de lado e aprenda a analisar as situações da melhor forma possível. Boa sorte!


    Fonte: Universia Brasil

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  10. Como sou professor de geografia, sempre trabalho o desenvolvimento do pensamento crítico, principalmente professor de humanas, tem a obrigação e se não o fizer esta na area errada, pois desvendar além do que está escrito ou falado nos jornais, na tv e na sociedade, está contribuindo com os poderosos, está satisfeito com o status quo, pois a alienação parte da omissão,
    Uma boa maneira de trabalhar é através de noticias de jornais, onde há só meias informações, ou simplesmente informações deslocadas, ler com eles e ver quem, como e porque a noticia foi dada favorece a qual grupo ou pessoa, assim como na abertura do jornal nacional onde o patrocinio é do Bradesco, será que vão noticiar alguma coisa contra os bancos?

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  11. Considero importante trabalhar temas relevantes à realidade dos alunos. Textos que abordem assuntos atuais e frequentes no dia a dia dos adolescentes é uma ótima opção para que sejam realizadas discussões, com cada um expressando o seu ponto de vista sobre o tema em debate.

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  12. Como professora de biologia, sempre trago os assuntos das aulas pra realidade deles e sempre pergunto a opinião, o que pensam, como agiriam e por ai vai... já é uma prática comum minha...

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  13. Como lidamos constantemente com adolescentes, que sempre se encontram "à mil por hora", busco me entrosar com o universo deles, sempre discutindo alguma novidade do mundo contemporâneo, ou alguma questão relacionada ao universo deles, tais como sexo, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, mercado de trabalho, profissões, dentre muitos outros.
    Busco sempre me questionar e questioná-los acerca da maioria desses assuntos citados acima, procuro ouvi-los e entender seus posicionamentos, também quebro alguns tabus e dogmas (rs), além, claro de muitos preconceitos que eles possam vir a demonstrar.
    Falo muito sobre cultura e religião também, busco entender suas crenças e aproveito pra fazê-los repensar sua criticidade e julgamento sobre o próximo. Tem dado muito certo, pois estou notando que eles têm pensado mais quando abro espaço para discussões dessa natureza.

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  14. O debate sobre alguma reportagem polêmica sempre estimula as opiniões diversas. A partir disso, o professor, naquele momento, se põe como uma espécie de mediador das discussões, fazendo ponderações que propiciem os alunos a exporem cada vez mais o ponto de vista. Além de todos trocarem conhecimentos é um exercício que estimula o respeito a opinião do outro e ao momento da fala.

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  15. Achei interessante:
    QUESTIONE
    O primeiro passo para incentivar o pensamento crítico de seus estudantes é tornar-se alguém questionador. Esse processo não acontece de uma hora para outra, então comece devagar, com perguntas encorajadoras. Nas primeiras fases você deve apenas mostrar os tipos de questão que podem surgir, mas com o tempo será preciso elevar o nível. Isso vai fazer com que seus alunos reflitam sobre os temas discutidos.


    DESENVOLVA O TEMA
    Apresente uma questão polêmica para que seus alunos construam seus argumentos com base nela. Nesse estágio você deverá ajudá-los a desenvolver o tema, identificando termos ambíguos ou subjetivos e tornando-os claros e definidos. Esse tipo de questão agrega os alunos em torno de uma mesma ideia e promove a união.

    OFEREÇA RECURSOS
    Para que a discussão em sala de aula seja rica é fundamental que seus estudantes tenham conhecimento. Ofereça os recursos necessários para que eles estejam preparados para discutir determinado tema. Dê a eles textos em que se basear, indique livros e filmes que abordam o assunto e contextualize-os.

    ALINHE EXPECTATIVAS
    Deixe que seus alunos saibam claramente o que você espera deles e pergunte o que eles querem de você. Alinhando as expectativas será mais fácil desenvolver o tema, uma vez que ninguém dá voltas no assunto e nem sugere discussões desnecessárias. Alinhe um fluxo para que os temas apresentados sejam debatidos, faça com que todos se preparem para isso.


    ENCORAJE AS CONTROVÉRSIAS
    Desenvolver o pensamento crítico nos seus estudantes é incentivar as controvérsias. O objetivo dos temas polêmicos é fazer com que eles reflitam e formem suas próprias opiniões, de maneira que as divergências devem ser bem acolhidas na tarefa. Seus estudantes têm opiniões diferentes, encoraje-os a demonstrá-las.

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  16. SELECIONE OS CONTEÚDOS
    Para que os alunos se sintam mais interessados, selecione conteúdos com algum significado para eles. Isso vai fazê-los se engajar na discussão. Você é professor, deve saber quais são as tendências entre os jovens. Seja observador e identifique os temas polêmicos entre eles.


    INCENTIVE OS DEBATES
    Ouvir as opiniões dos seus estudantes é um passo, mas por que não ir além e deixa-los debater em favor de suas próprias ideias? A argumentação é peça fundamental no que se refere ao pensamento crítico, de maneira que um estudante precisa saber reconhecer quando está se apoiando nas justificativas erradas. Promova debates em sala de aula.

    ALTERNE MÉTODOS
    Se você mantiver sempre a mesma fórmula suas aulas se tornarão entediantes rapidamente. Alterne os métodos de incentivo ao pensamento crítico. Ofereça textos e questionários subjetivos, promova debates, peça opiniões. Faça com que as aulas se tornem um momento de diversão e reflexão, só assim seus estudantes apresentarão mais interesse pelo exercício.


    DEIXE QUE OS ALUNOS SE AVALIEM
    Ao invés de dizer você como um aluno está se saindo, deixe que os outros façam isso. Peça que os estudantes se reúnam em grupos e avaliem o desempenho do seu grupo e dos demais. Isso vai fazer com que eles sejam criteriosos com eles próprios e com seus colegas. O exercício será muito positivo para o conhecimento pessoal.


    FIQUE DE FORA
    Uma vez que você já ofereceu todos os recursos possíveis para que seus estudantes pensem de maneira crítica, afaste-se e deixe que eles tomem conta da situação. Seu papel será apenas mediar os debates e discussões. Interfira apenas quando a situação fugir do controle. Isso vai dar senso de responsabilidade aos seus alunos.

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  17. Uma atividade que fiz foi um debate regrado na turma 2002. Escolhi temas polêmicos e que precisam ser discutidos, como "O casamento entre pessoas do mesmo sexo" e "Cotas raciais em concursos públicos", para estimular o senso crítico e a capacidade de argumentação. Tentei mostrar que qualquer posicionamento precisa ser bem fundamentado, pesquisado, e não uma mera repetição de opiniões preconceituosas. Acima de tudo, os alunos têm nesse tipo de atividade uma oportunidade perfeita para exercitar valores como respeito e tolerância em relação ao direito de pensamento do outro.

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  18. Muitas pessoas pensam que o ensino da matemática não colabora muito para o desenvolvimento crítico de um aluno. Estão enganados, pois durante um simples exercício, tentar solucionar seus problemas de forma coerente, estudando e refletindo sempre qual a melhor alternativa para resolvê-los, você está pensando de maneira crítica. E não existe outro jeito. É exercitando este pensamento crítico que ele será desenvolvido.

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  19. Como trabalho com História fica mais fácil discutir com os alunos as notícias que envolvem política, economia e a situação do país no geral. Mas o mais importante é dialogar com os jovens, dar espaço para que expressem suas opiniões,dúvidas e angústias. É preciso passar o conteúdo mas também dar um tempo para eles se relacionarem entre si, eu sei que para o professor que dispõe de um tempo de aula apenas às vezes fica difícil, mas é preciso tentar, ao longo do ano.

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  20. Digo sempre aos alunos que pra entender qualquer matéria é preciso desenvolver um pensamento crítico. Uma abordagem crítica sobre um conteúdo envolve identificar questões chaves e trabalha los. Sempre explorando seus variados aspectos.

    Professor Julio

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  21. A superação do senso comum passa pela possibilidade de contato e reflexão com base noutras possibilidades de informação. Isso passa pelo uso das variadas possibilidades de informação disponibilizadas pela internet e um aprendizado voltado para um melhor uso de tudo que circula hoje. O maior desafio é a superação da superficialidade das redes sociais, de seu hiper narcisismo e a futilidade do compartilhamento sem a verificação e a compreensão da veracidade daquilo que circula.

    Alexandre Alves

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  24. Gravidez na adolescência é um tema que deve ser amplamente discutido, inclusive para se analisar a importância das relações interpessoais (amigos, família) diante da necessidade de se encontrar solução para um problema inesperado. Costumo trabalhar com textos que expõe este tipo de assunto.

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