domingo, 8 de novembro de 2015

Drogas

Pedimos aos professores que produzam atividades que esclareçam os malefícios do uso de drogas. Gostaríamos que além de postarem aqui as atividades, que aplicassem com os alunos e fizessem registro dessas atividades através de fotos. Bom trabalho!


23 comentários:

  1. Boa tarde, caros colegas!

    Apresento algumas sugestões de dinâmicas para trabalhar a relação do jovem com as drogas.

    1. Jogo dos balões
    Objetivos: proporcionar uma reflexão sobre o que conhecemos sobre drogas, qual a nossa visão do problema e como podemos fazer a prevenção ao uso indevido de drogas.
    Material: Sala ampla, sentar em círculo e 3 balões coloridos
    Tempo: 30 minutos

    Apresentação:
    1. Dividir o grupo em 06 (seis) subgrupos, de acordo com o número de participantes.
    2. O facilitador do grupo dará o código individualmente para cada subgrupo.
    3. Para cada subgrupo será dado um balão de cor diferente.
    4. Cada subgrupo receberá seu código:
    Grupo 1 - código: A visão que você tem das drogas.
    Grupo 2 - código: O que você sabe sobre drogas.
    Grupo 3 - código: O que você pode fazer para prevenir o uso de drogas.
    Grupo 4 - código: A visão que você tem das drogas.
    Grupo 5 - código: O que você sabe sobre drogas.
    Grupo 6 - código: O que você pode fazer para prevenir o uso de drogas.
    5. O facilitador deverá passar cada código aos subgrupos, certificando-se de que um grupo não saberá o código do outro.
    6. Cada subgrupo fará uso da linguagem não-verbal (sem o uso da palavra), podendo apenas utilizar mímicas e gestos aproveitando sempre o balão cheio para auxiliar o processo de dramatização.
    7. Após a apresentação de cada subgrupo, abrir o grande grupo para identificar os códigos, favorecendo, assim a discussão.
    Desenvolvimento:
    Discussão em grupo
    a) Qual a dificuldade de se explicar sem utilizar palavras?
    b) O porquê da certeza de que foram entendidos.
    c) Quando se deve entender e conhecer de drogas?
    d) O que pode ser feito para se trabalhar a prevenção?
    e) O que posso comprometer?
    Cuidados e Dicas:
    Se algum participante estourar um balão, este deverá ser recolocado e obedecer a mesma cor.
    Fixação e verificação da aula:
    Ter proporcionado uma reflexão sobre o que o grupo sabe a respeito de drogas, seu entendimento do problema e o que o adolescente pode fazer, como estudante e cidadão, para evitar o uso.

    ResponderExcluir
  2. 2. CARTAS INFORMATIVAS
    Objetivo: oferecer informações básicas sobre o tema de prevenção ao uso indevido de drogas.
    Duração: 1 hora.
    Material: Cartões informativos.
    Desenvolvimento:
    Distribuição de cartões, alguns com respostas e outros com perguntas.
    Procurar a pessoa que tem a ficha que complete o seu cartão (Resposta: Pergunta).
    Apresentação das duplas e o instrutor vai completando as reformações.

    CARTÕES _ PERGUNTAS E RESPOSTAS
    1 _ O que são drogas?
    R _ São produtos que o homem vem utilizando no decorrer da história para produzir alteração do seu humor, da sua mente e das suas sensações.
    2 _ Que fatores interferem na qualidade e na intensidade das alterações psicológicas que as drogas causam?

    R _ As alterações psicológicas variam de acordo com o tipo e a quantidade de droga, as características de quem as ingere, as expectativas que se tem sobre seus efeitos e o momento em que são ingeridas.
    3 _ Que tipo de drogas existem?
    R _ Existem as drogas lícitas (álcool, tabaco, chás, alguns medicamentos,...) e as ilícitas (maconha, cocaína, LSD, plantas alucinógenas...).
    4 _ Em que grupos classificam-se as drogas?
    R _ Em estimulantes, depressoras e perturbadoras.
    5 _ Quais são os tipos de usuários de drogas?
    R _ Usuário experimentador, eventual, habitual e o dependente químico.
    6 _ O que caracteriza um usuário experimentador?
    R _ É aquele que experimenta a droga e não se interessa em manter o uso.
    7 _ O que caracteriza um usuário eventual?
    R _ É aquele que faz uso da droga ocasionalmente. Continua sua vida, com suas atividades e de vez em quando faz uso da droga.
    8 _ O que caracteriza um usuário habitual?
    R _ É aquele que organiza suas atividades em torno do hábito de usar drogas.
    9 _ O que caracteriza um usuário dependente?
    R _ É aquele que usa a droga compulsivamente, sem controle psicossocial. A droga eleita passa a ser o eixo de sua vida.
    10 _ O que causa a dependência química?
    R _ A dependência química se instala pelo encontro de 3 fatores básicos: a personalidade da pessoa, o produto (droga) que a pessoa usa e o contexto social/familiar que ela está inserida.
    11 _ Se as drogas fazem mal, por que as pessoas consomem?
    R _ Os motivos variam de pessoa a pessoa: curiosidade, para esquecer problemas, frustrações ou insatisfação, insegurança e busca de prazer. Porém, alguns dos que iniciam o uso poderão se comprometer gravemente.
    12 _ Quais são os fatores de risco para uso ou abuso de drogas?
    R _ A desinformação, a saúde deficiente, insatisfação com a qualidade de vida, personalidade vulnerável e o fácil acesso às drogas.
    13 _ O que significa Prevenção Primária?
    R _ Define-se como prevenção dirigida ao início do processo, informando e educando sobre as questões relacionadas com o uso de drogas.
    14 _ O que significa Prevenção Secundária?
    R _ Significa a prevenção que trata de desenvolver ações que possam impedir a transição do uso ocasional ao uso habitual.
    15 _ O que significa Prevenção Terciária?
    R _ É um trabalho individual ou coletivo com o usuário no sentido de recupera-lo e de integra-lo ao meio social.
    16 _ De que forma os jovens podem participar de uma Prevenção ao uso indevido de drogas?

    Observação: Esta resposta é para todos os participantes responderem em subgrupos ou individualmente, formando uma rede de ações preventivas que podem ser realizadas pelos jovens.

    ResponderExcluir
  3. 3. O RITUAL
    Objetivo: Refletir sobre o ritual de uso de drogas e os aspectos sedutores envolvidos.
    Duração: 20 minutos.
    Material: Sala ampla, aparelho de som e qualquer música instrumental.
    Desenvolvimento: o facilitador solicita aos participantes que se coloquem no canto da sala, de pé e em círculo. Diz que vai lhes ensinar uma coreografia e necessita de ajuda dos mesmos para o aprendizado.
    Explicação de coreografia: dois passos para a direita, um para a esquerda, dois para a direita, abaixou e levantou. Após repetir várias vezes, pergunta se aprenderam.
    A seguir, solicita aos participantes que façam a coreografia com música.
    O grupo iniciará a coreografia, seguindo a cadência da música, repetindo até finalizar o som.
    Enquanto ocorre a coreografia, o facilitador distribui uma bala, que está previamente desenrolada e sobre um prato, para cada um dos participantes. Os participantes, desviando a atenção da coreografia, pegarão as balas. O facilitador, após alguns segundos, irá sugerir ao grupo a trocarem de bala com o companheiro. Parar o jogo.

    Observar:
    Alguns participantes não pegam a bala.
    Outros esquecem a coreografia e saem atrás da bala, que está no prato, na mão do facilitador.
    Alguns trocam de bala com a maior facilidade.
    Envolvimento com a coreografia, compromisso de acertar e aceitar.
    Facilidades de aceitação da bala.

    Sugestões para reflexão:
    Ter o cuidado para que não seja obrigatória a troca de bala.
    Usar balas tipo jujuba.
    Encorajar um pensamento cuidadoso a respeito dos riscos do ritual da droga, e a ligação entre a troca de seringas e doenças transmissíveis.

    ResponderExcluir
  4. Espero que sejam úteis!

    Grande abraço, Silvia

    ResponderExcluir
  5. Objetivo:Reconhecer e refletir sobre as situações que podem levar um jovem ao uso de drogas.
    Disciplina:Ensino Religioso
    Tempo: 50 minutos.
    Texto:¨Os vícios não são bons¨
    As pessoas abusam das drogas ou entram numa dependência angustiante,porque sobretudo, desejam mudar a forma como estão se sentindo.Desejam sentir-se melhor ou mais felizes;procuram fugir da dor, da ansiedade ou de determinadas frustações.Algumas vezes, usam drogas para fugir do tédio ou, simplesmente, para satisfazer a sua curiosidade.
    As drogas estão presentes em todas as sociedades.Todos podemos ajudar na prevenção ao seu uso.Quem pode ajudar?
    A COMUNIDADE:
    1- Proporcionando informações detalhadas e precisas sobre as drogas e os efeitos que elas produzem.
    2-Oferecendo bons exemplos.
    3-Motivando os jovens a respeitarem a si próprios e aos demais.
    A FAMÍLIA:
    1-Incentivando e tendo um diálogo franco e aberto.
    2-Agindo com autoridade, sem usar autoritarismo.
    3-Valorizando as habilidades e competências dos seus filhos.
    E VOCÊ,O QUE VOCÊ DEVE FAZER?
    1-Participar das atividades culturais, esportivas e de lazer.
    2-Estar sempre informado.
    3-Ter um bom relacionamento com seus professores e familiares.
    4-Pedir ajuda sempre que necessário.
    5-Não se deixar influênciar pelos outros.
    6-Aprender a dizer NÃO, quando necessário.
    Reflita e responda:
    a)Por que algumas pessoas pensam em solucionar seus problemas por meio de drogas?
    b)É necessário pedir ajuda?A quem podemos pedir ajuda e confiar?
    c)Pesquise em jornais e revistas assuntos sobre pessoas ou personalidades que criaram dependência de drogas.Cole em seu caderno e elabore uma produção textual sobre o assunto, emitindo sua opinião.
    d)Complete o acróstico abaixo e comente com seus colegas:
    N______
    Â______
    O_____

    D________
    E________
    P_______
    E_______
    N_______
    D_______
    E_______
    R_______


    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, um número considerável de jovens já utilizou ou utiliza alguma droga, seja ela lícita, como o álcool e o cigarro; ou ilícita, como a cocaína. Muitas vezes, devido às sensações prazerosas que podem fornecer inicialmente, a pessoa que experimenta uma droga passa a querer novamente seus efeitos e acaba entrando no vício, não conseguindo rompê-lo com facilidade. Assim, seria de grande valia se todos os estudantes, pelo menos uma vez em toda a sua vida escolar, tivessem um momento no qual pudessem se informar acerca deste tema.

    Sugiro uma semana inteira dedicada à temática, subdivididos com atividades listadas abaixo:

    Inicialmente é interessante que haja um momento para se informar acerca dos conhecimentos prévios dos alunos.
    Uma sugestão seria colocar uma caixa em algum local da escola ou sala de aula, para que sejam depositadas perguntas sobre drogas. O interessante desta estratégia é o fato de que há a possibilidade de se enviar dúvidas anônimas, permitindo com que o aluno tenha espaço para se abrir; e também porque poupa um pouco mais de tempo de aula, que poderá ser utilizado em outras atividades relacionadas ao tema.
    Esta caixa deverá ficar em tempo pré-estabelecido. Uma sugestão é que permaneça no local escolhido por uma semana: tempo suficiente para apurar todas as mensagens e planejar a aula de acordo com a necessidade da turma.

    Cumpridas estas etapas, o professor deverá conduzir uma aula expositiva, e também dialogada, tirando as dúvidas dos alunos.
    Caso tenha as duas aulas seguidas, no segundo horário será interessante realizar alguma “atividade diferente”, como um jogo de perguntas do tipo “passa ou repassa”. Para esta atividade, o professor deverá preparar, previamente, alguns cartões, cada um contendo uma pergunta sobre o tema, e pelo menos três supostas respostas, sendo uma a verdadeira.
    Em sala, a turma será dividida em duas. Decidida a equipe que iniciará o jogo, o apresentador (no caso, o professor) pegará aleatoriamente um cartão, lendo a pergunta para o grupo. Os integrantes da equipe poderão responder e, neste caso, ganham pontos se a resposta estiver correta; ou os perdem, caso respondam incorretamente.
    Caso haja dúvidas, ou realmente não se saiba a resposta, a equipe poderá passar a pergunta para o outro grupo, que poderá responder ou repassá-la.
    Se a pergunta seja repassada, o grupo que iniciou a atividade deverá respondê-la; pagar uma prova, para que se ganhe a pontuação; ou passar seus pontos para a equipe adversária.
    Tais provas poderiam ser, por exemplo, criar e apresentar, em cinco minutos: um rap, uma dança, uma poesia, dentre outras ideias, contemplando o tema “drogas”.

    Fonte de pesquisa para a atividade didática: Site Brasil Escola.
    Eu encerraria a semana das atividades passando um filme sobre o tema proposto, seguem as sugestões: O Monstro, Diário de um adolescente, Cristiane F., drogada e prostituída, Transpointting, Kids, e Requiém para um sonho. A maioria dos que eu me lembro, citei acima,e por acaso, assisti a maioria deles enquanto adolescente, ou já na minha fase adulta, e considero de extrema importância para que os jovens conheçam a realidade por trás do submundo das drogas.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de trabalhar o tema com eles a parte estatística, porém para essa semana não há tempo hábil, pois precisaria trabalhar primeiro os conceitos matemáticos e eu mesma pesquisar esses dados e preparar o material. Dessa forma irei pedir que cada um responda algumas questões sobre o tema, tais como: o que eles acham que leva o jovem a procurar as drogas sabendo de todos os seus malefícios, pois eles conhecem todos. As respostas poderão ser assinadas ou não. Depois as respostas seriam lidas para a turma e realizado um debate.
    Mas, preciso deixar registrado que hoje eles tiveram exercícios avaliativos e amanhã apresentação do trabalho "Matemática nas Profissões" e não seria justo adiar a entrega quando eu havia dito que não aceitaria depois do prazo, portanto só poderei realizar a atividade sobre drogas após a apresentação do trabalho acima citado.

    ResponderExcluir
  8. Nesta semana, trabalhei com minhas turmas do ensino médio a questão das drogas abordada através de documentários. Escolhi três curtas para que pudessem assistir. Depois, coloquei frases de pessoas do meio artístico e o que as mesmas pensavam sobre o consumo das drogas lícitas e ilícitas. Fiz questão de colocar afirmações polêmicas, justamente para que pudessem dialogar entre si surgindo dessa maneira um debate.
    Após esse momento de discussão, os alunos fizeram um pequeno texto escrevendo seus apontamentos acerca do tema.
    Foi bastante produtivo, ainda mais porque um dos documentários "Mente escura" foi produzido por jovens e encenados por adolescentes. Isto chamou bastante a atenção deles.

    ResponderExcluir
  9. Consegui trabalhar com eles explicando que as drogas podem afetar suas saúdes. Quem as consome está financiando a violência, pois quem usa não pode reclamar de ter seu celular roubado ou de ele ou algum familiar ser vitima de algum tipo violência que estamos vivendo hoje.

    ResponderExcluir
  10. Uma sugestão para se trabalhar este tema em sala de aula seria a exibição de um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=pjly_G9PQE8. Após , seria feita uma série de perguntas tais como:
    Que droga o texto abrange?
    O que leva uma pessoa a usar droga?
    De onde esta droga é extraída?
    Como saber se uma pessoa está tendo uma overdose?
    Quais as consequências que o uso das drogas traz ao organismo?

    ResponderExcluir
  11. Para trabalhar a questão das drogas tenho como proposta uma roda sobre o tema, no intuito de esclarecer os malefícios à saúde, e sobretudo , os problemas sociais que o consumo de drogas gera, como o tráfico, os roubos e aliciamento de menores.
    Além de discutir sobre as drogas ilícitas também abordaria as legais, como o álcool e cigarro, que são de mais fácil acesso aos nossos.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Com a colaboração do portal do professor do MEC, encaminho o seguinte sugestão:

    A "verdade" sobre as drogas.

    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Discutir sobre as mentiras que são difundidas a respeito das drogas pelas pessoas que buscam novos usuários.
    Utilizar dramatizações para discutir sobre as formas que os adolescentes passam a ser usuários de drogas, e a verdadeira realidade vivida por esses.
    Discutir os diferentes tipos de drogas e seus efeitos colaterais; sobre os motivos que levam adolescentes a usarem drogas; o que fazer e como interromper o vício.
    Confeccionar um material informativo do tipo panfleto a ser distribuído pela escola, de forma a compartilhar o conhecimento adquirido pela aula.
    Duração das atividades

    Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
    Estratégias e recursos da aula

    As estratégias utilizadas serão:
    - Aula interativa;
    - Uso do laboratório de informática.
    Motivação:
    Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente o vídeo “Sinval conversa com Danilo sobre drogas”(Fig.1).
    Link do vídeo “Sinval conversa com Danilo sobre drogas”:
    http://www.youtube.com/watch?v=8C76loIvK8o Acessado em: 30 de Agosto de 2010.

    Figura 1 – Imagem do vídeo.
    Após a exibição do vídeo, o professor deverá fazer algumas perguntas sobre este para os alunos, tais como:
    “O que acharam do vídeo?”
    “Por que Danilo não quer conversar com Sinval?”
    “Esse vídeo mostra uma mentira? Por quê?”
    Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar nessa aula falarão sobre as drogas: as mentiras que são contadas e a realidade sobre elas.
    Atividade 1

    Dando continuidade à aula, tendo como objetivo discutir os diferentes tipos de drogas e seus efeitos colaterais, motivos que levam adolescentes a usarem drogas e o que fazer para interromper o vício, sugerimos que os alunos, estando organizados em grupos de até 4 pessoas no laboratório de informática, façam uma pesquisa na Internet sobre estes assuntos.
    Cada grupo deverá pesquisar utilizando apenas 3 perguntas do roteiro, como o exemplo abaixo.
    Exemplo:
    Grupo 1: pesquisar 1, 2 e 3;
    Grupo 2: pesquisar 2, 3 e 4;
    Grupo 3: pesquisar 3, 4 e 5;
    Grupo 4: pesquisar 4, 5 e 6.
    E assim sucessivamente.
    Para isso, sugerimos que os grupos utilizem o roteiro postado abaixo, de forma a nortear esta atividade.
    Roteiro para Pesquisa:
    O que significa droga?
    Quais são os tipos de droga existentes? E seus efeitos colaterais?
    Quais motivos levam adolescentes a usarem drogas?
    Quais prejuízos sociais e para a saúde física e psíquica que as drogas causam?
    O que fazer se estiver viciado? Quem procurar?
    Como interromper o vício?
    De forma a facilitar a pesquisa, sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados.
    http://www.brasilescola.com/drogas/
    http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php
    http://www.infoescola.com/drogas/
    http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/drogas/
    http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_112951.shtml
    http://www.obid.senad.gov.br/portais/mundojovem/
    http://www.contradrogas.org.br/v3/paginas/entrada.aspx
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga
    http://www.semdrogas.org.br/8933/index.html (Fig. 2)
    http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/drogas.htm

    Atenciosamente.

    Alexandre Alves

    ResponderExcluir
  14. Passaria um documentário sobre o uso das drogas e posteriormente faria um debate sobre o tema com os alunos.

    ResponderExcluir
  15. Uma sugestão, seria trabalhar com o livro "Vida de Droga". Lembrando que não é necessário comprar o livro, já que podemos encontrar vários arquivos em pdf sobre a maioria dos livros na internet.

    Ponto de partida

    Leitura do livro "Vida de Droga", de Walcyr Carrasco.

    Objetivos

    1) Trabalhar temas polêmicos com os alunos. Aproveite como atrativo o fato do autor, Walcyr Carrasco, ser conhecido pelas novelas de TV que escreve;

    2) Explorar o envolvimento de muitos adolescentes com as drogas. Por meio de uma obra de bastante impacto, deve-se abordar as conseqüências físicas, emocionais e sociais do uso de drogas;

    3) Debater o tema de maneira que cada aluno exponha seu ponto de vista;

    Resumo da obra

    O livro se baseia na protagonista Dora, uma adolescente de classe média alta que sempre conseguiu tudo o que queria. Quando surge a crise, com o desemprego de seu pai, Joel, o cenário se modifica.

    Conjugando a curiosidade de experimentar com o clichê: "só um cigarro não vai me viciar", ela entra na roda das drogas. Depois da maconha, vem a cocaína e, em seguida, o crack.

    Para sustentar o vício, Dora pede esmolas, envolve-se num assalto e com a prostituição. A jovem passa a morar nas ruas e seus amigos desistem de apoiá-la.

    "Vida de Droga" propõe um tema difícil, tratado com sensibilidade e emoção.

    Estratégias

    1) Crie grupos de debates: além de discutir o problema das drogas, pode-se debater também o problema do desemprego e a queda do padrão de vida das famílias brasileiras;

    2) Faça parcerias com os professores de ciências, história, geografia, matemática e outros, para promover uma semana que trate da questão das drogas de forma interdisciplinar. Proponha aos alunos para criarem painéis destacando os diversos tipos de drogas, suas conseqüências, sintomas, periculosidade e tratamentos. Solicite ainda para que mostrem a diferença entre as drogas lícitas e ilícitas. Peça também que abordem as questões sociais e que pesquisem o "caminho" da tráfico de drogas no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir
  16. A atividade que escolhi para por em prática com os alunos do terceiro e do segundo ano foi a produção de propagandas voltadas ao combate às drogas, contendo orientações sobre os efeitos causados pelas mesmas. Desta maneira, as turmas, além de produzirem cartazes que continham figuras e mensagens de conscientização a respeito das drogas, tiveram a oportunidade de revisar as características do gênero propaganda.

    ResponderExcluir
  17. O turno noturno talvez seja o mais preocupante em relação ao consumo de drogas. Antes de tudo, é necessário que se estabeleça um vínculo de confiança com os alunos para que eles estejam abertos a um trabalho de conscientização.
    Algumas sugestões de atividades sobre o tema:

    1- Leitura de notícias de jornais sobre drogas.
    2- Confecção de cartazes sobre todos os tipos de drogas e seus malefícios para a saúde.
    3- Exibição de filmes que abordem o tráfico de drogas.
    4- Distribuição de cartilhas informativas.
    5- Palestras com ex usuários de drogas.

    ResponderExcluir
  18. Realizei a seguinte atividade:

    - Apresentei aos alunos as Drogas existentes, as drogas mais utilizadas, incluindo idade dos usuários, os problemas sociais, mentais e comportamentais que cada um provoca.
    - em seguida, propus que escrevessem seus pensamentos verdadeiros sobre o consumo, com base na pergunta: Drogas: Tô dentro ou tô fora?
    - Iniciamos uma discussão sadia, leve, sobre o assunto à medida que surgiam as dúvidas.

    Foi proveitoso e esclarecedor.

    Leonardo Ferreira

    ResponderExcluir
  19. Trabalhei com as turmas 3001 e 3002 a fórmula estrutural de algumas substâncias presentes na maconha, na cocaína e no crack e os efeitos dessas substâncias no organismo humano.

    ResponderExcluir
  20. Trabalhei com a turma de primeiro ano (1004).
    Fizemos um debate sobre os malefícios das drogas tentando mostrar principalmente a relação droga x violência, onde a turma chegou à quase unanimidade de que é o usuário quem patrocina o tráfico e consequentemente a violência.

    ResponderExcluir
  21. Realizei nas turmas 1001 e 1002 um quiz sobre drogas, com perguntas que tratavam desde efeitos até composição... Foi bem proveitoso!

    ResponderExcluir