segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Base Nacional Comum Curricular (Ciências Humanas)

Na Educação Básica, as Ciências Humanas possibilitam às pessoas a reflexão sobre sua própria experiência, sobre a valorização dos direitos humanos, sobre a autonomia individual e sobre a responsabilidade coletiva com o meio ambiente e com o cuidado do mundo a ser herdado por futuras gerações. A área de Ciências Humanas, na educação escolar, é constituída pelos seguintes componentes curriculares obrigatórios: História e Geografia, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, e Sociologia e Filosofia, exclusivamente no Ensino Médio. O Ensino Religioso, dada sua proximidade de estudos com a área de Ciências Humanas, é a ela integrado na Base Nacional Comum Curricular (BNC), realçando seu caráter histórico e filosófico. A oferta do Ensino Religioso é obrigatória no Ensino Fundamental, embora a sua matrícula seja facultativa.
OBJETIVOS GERAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Conhecer princípios éticos, políticos, culturais, sociais e afetivos, sob a égide da solidariedade, atentando para a diversidade, a exclusão, avaliando e assumindo ações possíveis para o cuidado de si mesmo, da vida em sociedade, do meio ambiente e das próximas gerações.
  • Analisar processos e fenômenos naturais, sociais, filosóficos, sociológicos, históricos, religiosos e geográficos, problematizando-os em diferentes linguagens, adotando condutas de investigação e de autoria em práticas escolares e sociais voltadas para a promoção de conhecimentos, da sustentabilidade ambiental, da interculturalidade e da vida.
  • Problematizar o papel e a função de instituições sociais, culturais, políticas, econômicas e religiosas, questionando os enfrentamentos entre grupos e sociedades, bem como as práticas de atores sociais em relação ao exercício de cidadania, nos desdobramentos de poder e na relação dinâmica entre natureza e sociedade, em diferentes temporalidades e espacialidades.
  • Compreender e aplicar pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam saberes, conhecimentos e experiências que integrem e reflitam o percurso da Educação Básica, observando os preceitos legais referentes a políticas educacionais de inclusão, considerando o trabalho e as diversidades como princípios formativos.
Qual a sua opinião sobre o agrupamento dos componentes curriculares das Ciências Humanas? Os objetivos estão bem elaborados? O que você acrescentaria?

21 comentários:

  1. A geografia vem passando por profundas transformações. Dentro deste contexto ela se apresenta como uma disciplina imprescindível para a formação de um cidadão crítico, e o professor tem um papel fundamental neste sentido. O ensino da geografia deve levar o aluno a compreensão do lugar onde ele vive. Ela é um saber de caráter estratégico que não serve apenas para educar o cidadão, mas também para ajudá-lo a mudar e compreender o seu meio e o mundo globalizado.
    Mesmo com tantas dificuldades enfrentadas, cabe ao professor dinamizar as aulas de histórias para estabelecer mais aprendizagem aos alunos, para que eles possam conhecer a identidade cultural que está a sua volta, a história assim como a geografia garante então o seu papel de importância no contexto escolar e fazem parte hoje das ciências humanas, uma ciência que estuda a realidade da sociedade atual.
    A geografia e a história hoje devem fazer parte da vida dos alunos, devem estimular o crescimento, propor vivências em grupo, refletir sobre seu contexto histórico.

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  2. O agrupamento destas disciplinas(história, geografia,sociologia,filosofia e ensino religioso de oferta obrigatória e matrícula facultativa), proprorcionam uma sequência didática, bem como a interdisciplinaridade entre ambas nas séries iniciais e finais do fundamental e do ensino médio.Os objetivos possuem clareza e abrangem os aspectos fundamentais a serem trabalhados na educação básica.A dificuldade no entanto, fica na implementação devido a falta de recursos que possuímos na grande maioria das escolas e de ações concretas que possiblitem a distribuição de recursos materiais e humanos a todas as unidades escolares que compõem o sistema da educação básica nacional.Uma política educacional inclusiva que proporcione o conhecimento necessário a construção da cidadania e o envolvimento de fato,.das instituições aqui mencionadas.

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  3. Olá, caros colegas!

    Assim como nas outras áreas, na das ciências humanas, destacam-se as competências relacionadas à apropriação dos conhecimentos dessas ciências.

    O ensino das ciências humanas e sociais deverá desenvolver a compreensão do significado da identidade, da sociedade e da cultura, que configuram os campos de conhecimentos de história, geografia, sociologia, filosofia, como também da antropologia, psicologia, direito, entre outros. Todos relacionados à formação do cidadão e, consequentemente, ao exercício da cidadania.

    Neste sentido, todos os conteúdos curriculares desta área, embora não exclusivamente dela, deverão contribuir para a constituição da formação identitária e cultural do educando.

    Por sua vez, deve constar também a presença dos processos tecnológicos próprios da área.


    Grande abraço,

    Silvia

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  4. Acontece que o mundo é complicado demais para ser vivido e especialmente para ser compreendido. Ele não se revela de imediato, desafia-nos e nos confunde, chega mesmo a atemorizar. Precisa ser pensado, analisado em seus ritmos e determinações para poder ser concebido como um todo, e não apenas como um amontoado de fragmentos desconexos.

    Isso não é possível sem as Humanas. Sempre foi assim, aliás. Não é por outro motivo que a ideia moderna de universidade tem no seu coração uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, entendida como espaço onde os saberes e as especialidades encontram condições para superar suas estreitezas. Sem esse coração a universidade não se completa.

    Percebo, com minha pequena experiência enquanto Professor de Geografia, que precisamos legitimar os conhecimentos dos alunos e aproveitar esses saberes para desenvolver projetos interdisciplinares. Não tenho dúvidas que os conteúdos hoje exigidos muitas vezes são desconexos e fora da realidade de nossos alunos. Ainda existe uma preocupação muito grande com temas muito específicos, sem vínculo com a realidade vivida, corroborando para a tal "decoreba".

    Abraço!

    Leonardo

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  5. É muito importante a área de ciências humanas na educação básica para a formação de um cidadão consciente. Mas não só historia e geografia, sociologia e filosofia pode se falar desses temas. Creio que seja interdisciplinar, principalmente química e biologia.
    Os objetivos estão muito bem elaborados.

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  6. O pensamento crítico e o exercício da cidadania é o que pretendemos desenvolver. Os conteúdos especifico devem sempre ser instrumentalizados na realidade dos alunos para que eles compreendam que fazem parte deste grande processo social e intelectual que forma um habitus, a disposição incorporada da razão prática que define o limite das potencialidades de cada indivíduo e luta para alargar o horizonte de suas possibilidades por meio do exercício da cidadania. Reconhecer sua própria historicidade, bem como compreender o seu "eu" no mundo atual e ao longo da História que o forma é vital para que este individuo se reconheça como humano e possa desenvolver suas qualidades livremente no ambiente escolar e fora dele.

    -Erick

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  7. Achei os objetivos bem elaborados, mas gostaria de acrescentar, de maneira bem simples, minha opinião sobre a tentativa de chamar os jovens para compartilhar, uma vez que existem muitas discriminações entranhadas em nossa população. Quem escolhe trilhar um desses caminhos deve se desfazer de preconceitos e não se contentar com o óbvio.

    A Filosofia busca o porquê dos porquês. A História busca o que aconteceu no passado e suas implicações ainda hoje. Nas Ciências Sociais, o objetivo é a compreensão das relações que o homem estabelece com o outro e com o mundo. A Psicologia se coloca dentro das nossas mentes e frente aos comportamentos. A Pedagogia toma para si o desafio de entender e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Assim, temos vários caminhos, mas um objetivo semelhante: entender e melhorar a condição do ser humano.

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  8. Os agrupamentos estão bem elaborados. Em relação as disciplinas de geografia e historia, ambas se completam, já que é necessário conhecer o passado para compreendermos os acontecimentos presentes.
    As disciplinas de humanas, em suma, tem como função auxiliar aos alunos na compreensão das questões sociais, culturais, econômicas, ética, dentre outras. Desse modo, o objetivo geral das disciplinas da área de humana é auxiliar no desenvolvimento de um pensamento crítico por partes dos alunos.

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  9. Os agrupamentos estão bem elaborados. Em relação as disciplinas de geografia e historia, ambas se completam, já que é necessário conhecer o passado para compreendermos os acontecimentos presentes.
    As disciplinas de humanas, em suma, tem como função auxiliar aos alunos na compreensão das questões sociais, culturais, econômicas, ética, dentre outras. Desse modo, o objetivo geral das disciplinas da área de humana é auxiliar no desenvolvimento de um pensamento crítico por partes dos alunos.

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  10. Acho a questão do Ensino Religioso muito complexa, pois acho muito difícil o professor ser totalmente imparcial. As outras disciplinas da áreas se complementam ou interagem de uma forma muito interessante. Se comunicam. E acho de muita importância, apesar de não achar isso na minha época de estudante.

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  11. Os objetivos estão bem fundamentados,acho as disciplinas de humanas muito importantes na formação do aluno,pois envolvem uma gama de conhecimentos que envolvem várias áreas de atuação tais como:pedagogia,geografia,direito,etc.
    No entanto, a matriz básica que originou todas as subdivisões é constituída pela filosofia, história,sociologia e antropologia.Ao passo que a filosofia é a mãe de todas as ciências não só humanas, mas também exatas e inerentes a biológicas .Na minha opinião eu incluiria mais uma disciplina que foi extinta nos anos 80, e era de fundamental importância na formação do aluno como um cidadão,que é "educação moral e cívica".

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  12. Acredito que os objetivos estão bastante completos. Porém, é difícil compreender como algo pode ser obrigatório, com matrícula facultativa.... O Ensino Religioso sempre é muito complicado, como já foi dito pela professora Cristina. O conceito de laico e democrático ficam perdidos em meio a tantas discussões com relação a estas disciplinas. As Ciências humanas abordam questões da vida e isso requer sempre muita atenção. Todas se complementam... a discussão será sempre constante, para que haja uma evolução. Por isso, acho fundamental que elam sejam sempre um espaço para discussão dentro e fora do ambiente escolar.

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  13. Os objetivos são claros e estão bem elaborados, as Ciências Humanas contribuem para a formação da cidadania e também para a aquisição de conhecimentos gerais. O ensino da História nas escolas vem evoluindo, não estamos mais presos a memorização de datas e nomes de generais e batalhas, existe uma conexão maior com o período em que vivemos, as mudanças tem sido bastante positivas.

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  14. Olá, pessoas queridas.

    Como deve ser de conhecimento de alguns, eu acredito na extrema importância que deva ser dada às ciências humanas no contexto escolar. Serve para compreendermos nossa atual situação dentro do meio social no qual nos encontramos inseridos, nos ajuda com fundamentos políticos e filosóficos, e o primordial, nos insere na sociedade enquanto sujeitos e nos ajuda a pensar na nossa formação enquanto cidadãos.

    Tenho visto nossos alunos pensando pouco na importância que as disciplinas têm enquanto complemento na formação do caráter social que ela traz em sua raiz. É necessário que eles tenham uma visão mais intrínseca dessas disciplinas e não as encarem como "mais uma matéria para decorar". Acredito que as ciências humanas devam estar sempre fazendo uma conexão ente passado histórico e um futuro, trazendo à luz mais que um conhecimento acadêmico, mas uma formação humanitária e social do sujeito enquanto cidadão.

    Abraços,

    Janaina.

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  15. As áreas de conhecimento devem estar integradas, os saberes não são fixos. Os objetivos do BNC estão claros. Ao estudar História e Geografia, o aluno deve ser capaz de estabelecer uma relação entre o passado e o presente; o homem e a natureza. Desta forma, o educando compreenderá com profundidade o mundo em que vive.

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  16. É de suma importância para a formação plena dos nossos alunos, que serão futuros cidadãos, o aprendizado de conhecimentos da área de Ciências Humanas. A História, Geografia, a Sociologia e a Filosofia são essenciais para que os educandos reflitam sobre o seu papel na sociedade e também a respeito de temais mais universais. Penso, assim como a professora Maria Cristina, que o ensino de religião é realmente complexo e envolve a disseminação de valores que talvez não sejam os mesmos da família dos alunos. Penso que seria válido abrir um espaço na comunidade escolar para discussão a respeito do oferecimento de ensino religioso nas nossas escolas.

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  17. Meu comentário está focado na proposta de Sociologia. Ao observar as habilidades e competências estabelecidas para cada um dos três anos do ensino médio, vi que o MEC em sua proposta selecionou um pouco daquilo que já é praticado nos currículos estaduais e agrupou de forma satisfatória os objetivos da disciplina. O que se pratica no RJ está presente com algumas transcrições literais. Enfim, como uma base nacional comum (um Currículo Mínimo Nacional, e daí?) a proposta de Sociologia representa um avanço para a sua institucionalização como disciplina obrigatória da educação básica no Brasil. Mas nem tudo são flores, pois nos dois primeiros anos ainda haverá o trágico problema de efetivação por termos apenas um tempo de aula. Prática também comum no setor privado que, em sua maioria, coloca apenas um tempo nos três anos do EM. Felizmente a saída poderá vir da Câmara Federal por meio do PL 3471/2015 que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB, para determinar que a carga horária semanal mínima para as disciplinas do ensino médio deverá ser de dois tempos de aula. Atualmente o projeto aguarda despacho o Presidente daquela casa legislativa para que seja encaminhado às comissões pertinentes. Caso seja aprovado, os currículos de Sociologia e Filosofia serão mais exequíveis e estas disciplinas e outras que hoje também possuem apenas um tempo de aula (em algumas séries ou em todas) deixarão de ser tratadas como um apêndice na grade da educação básica.
    Atenciosamente.
    Alexandre Alves

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  18. Os objetivos foram muito bem elaborados. E são disciplinas muito importantes na formação de qualquer indivíduo.

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  19. Acredito que as bases e objetivos estão bem elaborados, só focaria um pouco mais na questão de interdisciplinaridade, pois pra mim é super importante... Pois um entendimento melhor de mundo está relacionado a todas as disciplinas... Lembro que as disciplinas de filosofia e sociologia dadas na minha época de colégio me fizeram um pouco mais curiosa e questionadora em relação ao ambiente em que vivo.

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  20. Bem elaborados os objetivos estão. A questão, pra mim, não é essa. A questão que eu temo é que as disciplinas se diluam nesse mar macrodisciplinar chamado "Ciências Humanas". Eu não tenho gabarito pra dar aula de português ou de geografia. Eu estudei História e sei dar aula de História. Para mim ainda soa muito complicada a ideia meio atropelada de gerar uma nova disciplina chamada Ciências Humanas em que, dentro dela, todo mundo fica bem à vontade. Eu me sinto bem desconfortável. Por outro lado, é importante dizer, a ideia das trocas de conhecimento que a interdisciplinaridade proporciona é bastante sedutora. Eu apenas não sei se o caminho correto é esse. Isto me soa mais como uma proposta estendida do Projeto Autonomia, saca? Se não for isso, acho que está bom. Desde que os profissionais que estudaram e se capacitaram em uma determinada área tenham autonomia e liberdade para administrar o campo do conhecimento em que sentem mais destros para lidar. E que haja empregabilidade para nossa classe. Porque, afinal, é um risco: se a professora de português estiver "apta" para geografia, pra quê a professora de geografia? Precisamos pensar a respeito com mais cuidado.

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  21. Os objetivos estão bem definidos. Hoje na época e na situação em que estamos, as disciplinas de campo crítico e social deveriam ter uma valorização maior do que as outras. Mais do que nunca, precisamos focar no desenvolvimento em sociedade, moral, crítico e global dos jovens de hoje.

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