Quando todos já tiverem aplicado provas de segunda chamada ou atividades de recuperação paralela, surgirá um problema bem conhecido por todos nós: a falta de vontade dos alunos em cumprir atividades diárias de aula. Tendo em foco esse desinteresse costumeiro, nessa semana postaremos atividades lúdicas sobre a matéria que cada um leciona para tentar atrair o interesse dos alunos nessa reta final para as férias. Bom trabalho a todos!
O que são ritos e rituais?
ResponderExcluirOs rituais religiosos são cerimônias compostas por uma série de ritos.Os ritos são gestos simbólicos.
As tradições religiosas ou religiões possuem rituais para as diversas ocasiões e momentos importantes na vida de seus seguidores.
Existem rituais de passagem que marcam a mudança de um estado de vida para o outro, como o batismo, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês nas tradições indígenas, a cerimônia de dar o nome ao bebê no Candomblé e etc.
Existem os rituais litúrgicos e celebrativos.
O culto nas Igrejas Evangélicas,a missa na Igreja Católica, as reuniões de prece no Centro Espírita, o culto pelos antepassados n seicho-No-Ie, são exemplos de rituais.
Após pesquisa prévia sobre as práticas indicadas em cada quadro,desenhe ou cole figuras e descreva cada prática:
1-Culto na Igreja Evangélica;
2-Dança sagrada indígena;
3-Missa na Igreja Católica;
4-Meditação num Templo Budista;
5-Oração numa Mesquita;
Nível:Fundamental- Professora:Marcia Regina- Ensino Religioso
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDinâmica para produção de texto. 6º ano do Ensino Fundamental
ResponderExcluirHistória coletiva: colar figuras, em sequência, nas laterais de uma cartolina deixando uma extremidade livre para traçar a seta inicial do jogo.
Material necessário: cartolina, figuras, dado, cola, régua, caneta hidrocor.
Jogo: equipe de quatro. Jogar o dado, contar as casas e, na figura que parar, iniciar a história. Prosseguir o jogo e o texto com os demais elementos.
Sugestão para correção:
- Autocorreção: após a conclusão do jogo, ler o texto e realizar a auto correção;
- Troca de textos: trocar os textos entre as equipes e realizar a correção com a participação de todos da equipe;
Reestruturação do texto: reestruturar o texto no quadro com a participação dos alunos, questionando os elementos gramaticais, ortográficos e textuais.
Abçs, Silvia
Tento com frequência levar músicas para a sala de aula, como forma de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas, venho há algumas semanas aceitando sugestões de músicas para serem trabalhadas em sala de aula, escolhi para essa semana duas das mais sugeridas por eles. Preparei uma atividade com as músicas diferente da qual costumo fazer. Segue abaixo um modelo da folhinha que cada um deles vai receber (música para os oitavos e nono ano do Ensino Fundamental):
ResponderExcluirSee You Again (Feat. Charlie Puth)Wiz Khalifa
It's been a long___________, without you my friend
And I'll tell you all about it when I see you again
We've come a long way from where we began
Oh I'll tell you all about it when I ___________ you again
When I see you again
Damn, who knew
All the _______________ we flew
Good things we been through
That I'd be standing right here talking to you
About another path
I know we loved to hit the road and laugh
But something told me that it wouldn't last
Had to switch up look at things different
See the bigger picture
Those were the days
Hard work forever pays
Now I see you in a better _______________
Oh
How could we not talk about _____________
When family's all that we got?
Everything I went through
You were standing there by my ___________
And now you gonna be with me for the last ride
It's been a long day, without you my friend
And I'll tell you all about it when I see you again
We've come a long way from where we began
Oh I'll tell you all about it when I see you again
When I see you again
First, you both go out your way
And the vibe is feeling ________________
And what's small turn to a friendship
A friendship turned into a bond
And that bond will never be broken
The love will never get lost
And when brotherhood come ___________
Then the line will never be crossed
Established it on our own
When that line had to be drawn
And that line is what we reached
So remember me when I'm gone
How could we not talk about ______________
When family's all that we got?
Everything I went through
You were standing there by my side
And now you gonna be with me for the ______________ ride
So let the light guide your ________________
Hold every memory as you go
And every road you take
Will always lead you ______________
Home
It's been a long day, without you my friend
And I'll tell you all about it when I see you again
We've come a long way from where we began
Oh I'll tell you all about it when I see you again
When I see you again
When I see you again
See you again
When I see you again
ATIVIDADE
Passe as palavras abaixo para Inglês e encaixe-as nos lugares adequados da música.
CAMIN HO ________________
VER _____________
FAMÍLIA 2X _______________
LADO _____________
CASA _____________
FORTE _______________
AVIÕES ______________
PRIMEIRO ______________
ÚLTIMA _______________
DIA _____________
LUGAR _____________
Através do jogo, o indivíduo tem a oportunidade de aprender brincando e de desenvolver certas habilidades e potencialidades. A atividade que proponho é o jogo de rimas:
ResponderExcluir1- Divide-se a sala em dois grupos.
2- São entregues a cada grupo cartões com imagens diversas (fotos, desenhos...).
3- Um aluno de cada grupo retira do monte uma carta e mostra a todos. Em um minuto, o grupo adversário deverá criar um terceto, que apresente rima, com a palavra da figura mostrada.
4- Se o grupo adversário conseguir, ganha ponto, caso contrário, o outro grupo poderá mostrar suas rimas e ganhará então o seu ponto.
Jogo de Adedonha em Língua Portuguesa
ResponderExcluirEnsino fundamental – 6º ano
Dados da Aula
- O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir dessa aula os alunos poderão desenvolver as linguagens oral, escrita e exercitar a operação de adição; ampliar seu conhecimento de mundo e de ortografia; socializar e descontrair em grupo; além de ampliar seus conhecimentos sobre substantivos próprios e comuns.
- Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos_2 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos já tenham estudado substantivos comuns e próprios e saibam diferenciá-los e aplicá-los em textos e contextos significativos, nos quais ocorrem atividades orais e escritas.
- Estratégias e recursos da aula
Professora retome com seus alunos, separadamente, os conceitos de substantivo próprio e substantivo comum, fornecendo-lhes exemplos cotidianos para que os compreendam sem criar confusão conceitual.
Professora faça com os alunos, reunidos em duplas e/ou trios, o Jogo de Adedonha, jogando com nomes próprios e nomes comuns. Providencie para cada grupo uma folha avulsa, contendo os temas (nomes de pessoas, de lojas, de animais, de objetos, etc) separados em colunas. Feita a distribuição da folha, providencie um alfabeto móvel, para sortear as letras, em cada rodada deve ser sorteada uma letra.
Segue abaixo um modelo:
Modelo de Jogo
Letra Sorteada - Nome de pessoas - Nome de lojas - Nome de animais - Nome de objetos - Total
É importante que antes do início do jogo, as crianças sejam apresentadas às regras e concordem com elas. Para isso, seria interessante que você, professor/a apresentasse-as em retroprojetor para discussão em sala de aula com toda a turma, lembrando-lhes que após a concordância de todos/as, as regras não serão modificadas ao longo do jogo.
As regras do Jogo de Adedonha são as seguintes:
a. Escolha dos temas (estes poderão ser definidos a partir da necessidade da professora diante do conteúdo que está trabalhando em sala de aula. Acima sugerimos alguns para o desenvolvimento dessa atividade)
b. Com os temas definidos, será sorteada uma letra e inicia-se uma rodada.
c. Em duplas e/ou os trios, os alunos terão um tempo determinado para preencher as colunas com a letra sorteada.
d. Todos devem responder cada tema com a letra sorteada no início da resposta.
e. Quando algum grupo preencher os temas que souber, poderá pedir STOP! Nesse momento, todos os outros jogadores não poderão escrever mais nada. Quem preencheu, preencheu!
f. Os nomes próprios e comuns colocados nas colunas devem ser comparados entre os grupos. Se alguém escreveu uma palavra igual à dos outros grupos, todos ganham 5 pontos. Se algum grupo escreveu uma palavra que ninguém tenha preenchido igual, ganha 10 pontos. E, por fim, se algum grupo escreveu uma palavra de um tema que ninguém tenha preenchido com nenhuma palavra, ganha 15 pontos.
g. A validade da resposta para cada tema poderá ser conferida por você professora de modo coletivo ou deixar para que os grupos o façam.
h. O processo é repetido até atingir um número de rodadas específico.
i. Os pontos de cada rodada devem ser somados e anotados. Ao fim das rodadas, somam-se todos os pontos. Ganha o grupo que fizer mais pontos.
A professora poderá retomar a pontuação dos grupos pedindo que refaçam as somas, que descubram a diferença de pontos entre o primeiro e o último grupo e que escrevam por extenso os valores obtidos por cada grupo.
- Avaliação
A avaliação desta aula pode ser feita considerando a participação e o envolvimento dos grupos na atividade, desta forma, a observação e os registros.
Profª Joyce
Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode expressar-se, criticar e transformar a realidade. Para que a ludicidade avance na educação é preciso fazer-se uma reflexão sobre o processo de ensinar e aprender.
ResponderExcluirDe acordo com Winnicott (1975) e Piaget (1975), conceitos como brinquedo, jogo e brincadeira são formados ao longo de nossa vida. É a forma peculiar que cada criança define suas brincadeiras como fonte de divertimento.
Uma criança sem brinquedo pode ficar apática, triste e sem vida. O brinquedo está para a criança, assim como a água está para o peixe. O ato de brincar dá a criança mais uma oportunidade de ser feliz.
Roda de Leitura com Quadrinhos da Turma da Mônica Jovem
ResponderExcluirA turma será dividida em 5 grupos e serão distribuídos 5 gibis diferentes. Após a leitura, os grupos podem produzir um texto narrativo curto, com os elementos da narrativa dos quadrinhos. E, por último, cada grupo pode apresentar a história de seu gibi para os outros grupos.
Aline
Perguntas e Respostas
ResponderExcluirRealizaria uma competição de perguntas e respostas. Tendo como o tema a política dos 3 R’s, , a importância dessa política para a preservação ambiental, o quadro do tempo de decomposição dos objetos, entre outros assuntos pertinentes.
Jogo do neologismo
ResponderExcluirSérie: segundo ano do EM
A atividade é que cada aluno deverá criar uma palavra que não exista no dicionário, mas ele poderá usar como recurso prefixos e sufixos de palavras já existentes. Exemplo: sonalto= som alto. Cada aluno criará seu próprio vocábulo, mas terá que escolher um colega de turma para adivinhar a palavra que ele criou.
O intuito é trabalhar com a criatividade de cada um, através da versatilidade das palavras.
Professora Claudia
Gostei, Cláudia. No 3º bimestre estarei trabalhando morfologia com meus alunos e vou aproveitar sua sugestão. Tereza.
ExcluirAdoro Jogar Forca com eles com palavras do conteúdo do bimestre!!! É divertido e eles tem que se esforçar para lembrar das matérias!!!
ResponderExcluirGosto muito de trabalhar com o clip que aparece no início do filme Shrek 2. Uso as atividades que vão aparecendo como chegar em casa, fazer a barba, tomar banho, comer, etc, para praticar os vários tempos verbais (presente, passado, futuro...).
ResponderExcluirPrimeiro eu mostro o vídeo e ensino as atividades que aparecem através do power point, depois os alunos completam as frases, com os verbos ensinados em uma folha que eu preparei. Então mostro o vídeo novamente e eles enumeram as frases na ordem em que as ações vão acontecendo. E finalmente, ensino a música em uma outra folha onde eles completam as lacunas.
Com essa atividade os alunos aprendem novos verbos, praticam o tempo verbal aprendido em sala de aula e ainda treinam a compreensão auditiva.
Concurso de paródias.
ResponderExcluirAtividade 1: cada grupo deverá escolher uma música.
Atividade 2: o grupo deverá fazer uma paródia da música escolhida.
Atividade 3: a turma , por meio de votação, escolherá o grupo que fez a melhor paródia.
Os vencedores serão premiados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcurso de paródias.
ResponderExcluirAtividade 1: cada grupo deverá escolher uma música.
Atividade 2: o grupo deverá fazer uma paródia da música escolhida.
Atividade 3: a turma , por meio de votação, escolherá o grupo que fez a melhor paródia.
Os vencedores serão premiados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtividade para as turmas 2002, 3001 e 3002.
ResponderExcluirTema: Recortando textos
Etapas da aula:
1. Os alunos serão divididos em trios, pois assim poderão trocar ideias com os demais colegas.
2. Distribuirei recortes de textos de revistas ou jornais para os alunos.
3. Cada trio irá analisar os recortes que recebeu. Os alunos deverão estabelecer possíveis conexões entre os textos e deles extrair um tema.
4. É hora de escrever. Pedirei que os trios construam uma redação a partir de frases extraídas da coletânea de textos.
5. Ressaltarei a importância da correção ortográfica. Posteriormente, cada texto deverá sofrer uma revisão mais minuciosa, contemplando assim seus aspectos estruturais.
6. Essa atividade será engraçada, pois ouviremos construções engraçadas e absurdas! Pedirei que os trios façam a leitura dos textos em voz alta para a turma, que será responsável por julgar se o texto é coerente ou não.
A ideia principal da atividade é fazê-los perceber que, se não faz sentido, não é coerente. Se não estabelece relações sintáticas com outros elementos da redação ou se não faz uso adequado de conectivos, não é coeso. Depois que os alunos perceberem os problemas relacionados à estruturação do texto, sejam eles relativos à coerência ou à coesão, surgirá a necessidade de algumas alterações. No final, solicitarei à turma que corrija os textos produzidos junto comigo.
Apresentação do filme Gabby Douglas - a história (EUA, 2014. dublado).
ResponderExcluirA história de Gabby Douglas virou filme e foi exibida pela primeira vez na televisão americana com o nome de Gabby Douglas – A Incrível Viagem ao Ouro Olímpico. No brasil o filme estreou no canal HBO em 2015.
Gabby Douglas é uma ginasta olímpica que, nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, participou da equipe dos Estados Unidos, ajudando o país a ganhar a medalha de ouro por equipes. Com o seu esforço e dedicação a ginasta repetiu essa proeza no concurso individual feminino de ginástica, tornando-se assim, a primeira ginasta negra a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas.
O filme foi muito bem recebido pelos alunos e a "essência" da vitória e outros temas motivacionais foram discutidos com base no filme.
Att,
Alexandre - 1001-1002
O lúdico em sala de aula tem uma importância muito grande,pois com ele se pode interagir com os alunos,abordar temas de uma forma descontraída,como foi exemplos de várias postagens do grupo.No meu caso que é a matemática,existem jogos de apoio pedagógico que trabalham frações e um deles é o dominó com números fracionários,muito bom para ser trabalhado no 6° ano.Agora para se trabalhar no ensino médio costumo usar jujubas e palitos de dentes para criação de poliedros tais como: pirâmides,cubo,octaedros etc. bastando para isso espetar a jujuba no palito de dente e dando a forma geométrica que se quer,ficando fácil a visualização de arestas faces e vértices .
ResponderExcluirDurante esta semana, as turmas do turno da manhã 3001 e 3002, foram desafiadas a realizarem práticas de jogos populares adaptados e foi um sucesso total, nesta dinâmica tivemos:
ResponderExcluir- Pique arrastão
- Pique balão
- Acerte a pet
- Polícia e ladrão
- Forca com prenda
- Amarelinha de costas
- Realidade interpretada
- Bola bol
Todos estes nomes foram criados pelo grupo que os "reinventou", onde me entregaram a atividade por escrito e realizaram a prática com os demais colegas...
Muitos educadores e mesmo os alunos consideram as atividades atuais ultrapassadas e não acompanham mais os alunos online. Por isso o professor sempre precisa adaptar as atividades em sala de aula.
ResponderExcluirJogos normalmente são envolventes. Podemos usar, desde um simples jogo de memória como FlashCards ou uma competição entre times usando um Quiz.
Em ciências, para os 8o e 9o anos, funciona muito um jogo de perguntas e respostas, com a temática que está sendo abordada na semana.
Abraços,
Janaina Toscano
Há que se pensar também sobre a questão da ludicidade como resposta única. Não estou dizendo que é o que está sendo proposto, mas vejo muito corrente a ideia de que o professor precisa pintar e bordar na sala de aula. Eu acho que não tem não, embora muitas vezes eu faça isso. Penso que o que realmente é preciso em uma aula é que ela seja planejada. Para isso é necessário tempo! Qualquer que seja a aula, lúdica ou tradicional, se planejada, tende a ser bem-sucedida. Não existe nada de errado com a aula expositiva. O que eu acho problemático é que o professor não busque diversificar a sua aula. Mas essa diversificação não precisa necessariamente passar pelo lúdico, porque nem todo professor tem inclinação para trabalhar dessa forma. Mas é possível variar mesmo assim, por exemplo: em vez de texto sobre texto, usar imagens. Em vez de exposição oral sempre, usar narrativas literárias. Em vez de provas sempre, realizar seminários. Eu gosto muito de trabalhar com música e teatro em sala de aula. E, embora não cante sequer uma cifra correta, costumo trabalhar a aula de Primeira Guerra Mundial parafraseando um rap do MC Marcinho. Todos os meus alunos do 9º ano, se perguntarem, vão se lembrar dessa aula, porque ela foi marcante em todas as vezes que aconteceu. Tem outra atividade que eu gosto muito de fazer que é o Debate Histórico. Eu dou aula expositiva (sim, ela é importante!!!) sobre um determinado tema e crio uma situação-problema. Metade da turma precisa se posicionar de um lado da história e a outra metade precisa adotar a outra posição. Então, cada grupo elege 5 representantes que irão duelar diante de um tribunal. Cada dupla de rivais tem 2 minutos para convencer a plateia (ah é, ainda tem a plateia... esqueci. Então não é metade da turma... é 1/3 rsrsrsrs) com ARGUMENTOS. Isso é MUITO LEGAL e na maioria das vezes funcionou.
ResponderExcluir