Sugestão para o 8º ano do Ensino Fundamental A presente atividade propõe, através da análise do texto de divulgação científica, a superação do enfoque gramatical descontextualizado, priorizando a análise linguística, como processo de construção de sentidos.
Atividade Inicialmente, solicita-se a leitura de um texto de divulgação científica sobre o tema àgua, mobilizando os alunos para o conteúdo; e, em seguida, a realiza-se o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
A quantidade de água no mundo é limitada, fato mais do que conhecido. A raça humana e as outras espécies que partilham o planeta, não se podem esperar uma oferta infinita. A água cobre cerca de dois terços da superfície da Terra, é certo. Mas a maioria é muito salgado para o uso. Outra grande quantidade é de difícil acesso. Apenas 2,5% da água do mundo não é salgada, e dois terços desta porcentagem está nas calotas polares e geleiras. No final das contas, os seres humanos têm disponível menos de 0,08% de água de toda a Terra. Contudo, para as próximas duas décadas, estima-se que o uso da água pelas atividades humanas sofrerá aumento de cerca de 40%. Realidade: Crua e Nua Em 1999, a United Nations Environment Programme (UNEP) informou que 200 cientistas de 50 países haviam identificado a escassez de água como um dos dois problemas mais preocupantes para o novo milênio (o outro foi o aquecimento global). Nós usamos cerca de 70% da água que temos na agricultura. Mas o Conselho Mundial da Água acredita que até 2020 precisaremos de mais 17% d'água do que está disponível, se quisermos alimentar o mundo. Então, se continuarmos como estamos, mais de milhões irão para a cama com fome e sede a cada noite. Hoje, um em cada cinco pessoas em todo o mundo não tem acesso à água potável e um em cada dois não tem saneamento básico. A cada dia, mais de 30.000 crianças morrem antes de completar seu quinto aniversário, mortos ou por fome ou por doenças facilmente evitáveis. E a água segura e adequada é fundamental para uma boa saúde e uma dieta adequada. Na China, por exemplo, são necessárias 1.000 toneladas de água para produzir uma tonelada de trigo. Ineficiência atrás crise da água Existem várias razões para a crise da água. Um deles é o simples aumento da população e o desejo de melhores condições de vida. Outra é a ineficiência da maneira que nós usamos parte de nossa água. A irrigação permite que haja desperdícios em uma escala astronômica, com a água escorrendo para longe ou simplesmente evaporando antes que ela possa fazer algum bem. E a poluição decorrente de falta de tratamento de esgoto e efluentes tem tomado conta da maior parte das reservas. O Mar de Aral, na Ásia Central é um dos mais claros exemplos do que a poluição pode fazer, para a terra, assim como a água. O Tiete e Pinheiros são outros exemplos mais próximos. Cada vez mais, os governos buscam solucionar seus problemas de água, afastando-se da dependência das chuvas e águas superficiais, subterrâneas e usando fontes de água subterrâneas em seu lugar. Mas isso é como fazer as retiradas constantes de uma conta bancária, sem nunca pagar nada para elas. À procura de soluções E utilizando-se das águas subterrâneas insubstituíveis não significa apenas o esgotamento definitivo dos recursos. Rios, pântanos e lagos que dependem dele podem secar também. Salina da água do mar pode fluir para substituir a água fresca que tem sido bombeado para fora. Possíveis soluções Existem algumas maneiras para começar a resolver o problema. Os sistemas de irrigação por gotejamento, que a água diretamente sobre as plantas poderia ser melhor estudado ao longo do mundo, principalmente no Brasil, pois a técnica é desconhecidas pela maioria dos agricultores. As alterações climáticas irão, provavelmente, trazer mais chuva para algumas regiões e menos para outros, e seu impacto global permanece incerto. Tratamento da totalidade de efluentes industriais e esgotos domésticos é primordial. Pais pobres ou em desenvolvimento são bastante deficientes nessas práticas. demaneira geral, o meio ambiente é um lugar coletivo e deve ser preservado para essa e para gerações futuras.
Despeço-me por aqui. Vou comemorar esse dia, bebendo bastante água. Água que passarinho bebe.
Com o intuito de orientar o registro e a sistematização do conhecimento prévio, apresenta-se uma tabela, incentivando os alunos a preenchê-la, em grupos:
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 1 Quem escreve 2 Para quem é escrito 3 Qual o seu objetivo 4 Local de publicação 5 Conteúdo temático 6 Organização geral (estrutura) 7 Marcas linguísticas (características do texto)
Após este levantamento inicial, solicita-se a seguinte atividade de interpretação e compreensão do texto: 1. Observe se o autor é identificado. 2. Comente o título do texto, analisando se ele mantém as características de um texto de divulgação científica. 3. Ao tratar de um tema científico, o autor procura torná-lo mais compreensível. Você considera que esta estratégia atinge o seu objetivo, ou seja, o texto mais fácil de entender e atraente dos que os artigos de divulgação científica em geral? Justifique. 4. Vamos comparar as marcas do discurso científico presentes no texto com as que já estudamos sobre o gênero. Faça uma legenda, escolhendo uma cor para cada item abaixo, e pinte o texto o texto de acordo com a cor: - Utilização de termos técnicos - Depoimento de autoridade - Preocupação com a norma culta da língua - Impessoalidade (marca de terceira pessoa)
Texto injuntivo - 1º ano do ensino médio Tipos textuais é parte do conteúdo, então vou orientar meus alunos a produzirem dois textos injuntivos. Um sobre a água e outro sobre energia. Vou utilizar como base do meu trabalho o seguinte texto retirado da web:
Bula (Genérico Preservação Água) Nome Do Remédio: Torneira fechada – Água preservada! Forma Farmacêutica e Apresentação: Remédio em gotas, uso geral: adulto, criança e idosos, uso manual. Composição: Vida para todos 100mg Preservação 100mg Saúde 100mg H2o 100mg
Informações Ao Paciente Ação Do Medicamento: Após tomar este medicamento, a pessoa será mais econômica, e terá respeito à preservação da água. Indicações do medicamento Riscos Do Medicamento: Se não utilizar o medicamento com precaução, terá riscos de sede, de fome, e até de morte. Contraindicações: Não desperdice água de forma alguma. Advertências: Desperdiçar água pode causar racionamento. Precauções: É proibido esquecer o uso do medicamento. Interações Medicamentosas: Alertar aos que desperdiçam água e divulgar e compartilhar informação. Modo de uso: Utilizar água somente para o necessário. Como usar: Use com moderação. Posologia: 24 horas do dia. Reações Adversas: A falta de água pode destruir a vida humana e animal. Conduta Em Caso De Super Dose: Quanto mais você economizar, mais chance de vida terá. Cuidados de Conservação:Jamais se esquecer da importância da água, lembre-se dos ricos que poderão ocorrer.
Dessa forma estarei trabalhando o conteúdo e também fazendo um alerta com os mesmos sobre a importância do consumo consciente de água e energia. Enviarei fotos da produção dos alunos ao facebook da escola.
Pedir aos alunos que pesquisem em casa meios de utilizarmos a água e a energia com consciência, evitando assim, o desperdício. O assunto será discutido em sala de aula e logo após a discussão, será proposto aos alunos que montem uma história em quadrinhos com base no tema "Uso consciente da água e energia".
Nesta atividade os alunos estarão aplicando as características do gênero textual história em quadrinhos, que já foram estudadas em aulas anteriores.
a proposta aqui tem início com a exibição do curta "a História das coisas". O curta metragem, que tem aproximadamente 20 minutos, propõe uma reflexão sobre os impactos e as consequências de práticas de consumo já arraigadas em nossa cultura e procura conscientizar a humanidade sobre a urgência de uma mudança nos hábitos de consumo visando a preservação do planeta e das relações sociais.
Introduzimos o debate para falarmos da relação existente entre ecologia social e os sistemas produtivos atuais formadores de uma sociedade de consumo que alimenta a motivação produtiva deste sistema por uma série de técnicas ligadas a prática do consumo em si (obsolescência planejada, flexibilização das identidades, crise dos sistemas produtivos, hipertrofia das relações capitalistas atuais) .
A busca por um "uso consciente" da energia aqui é ligada com atuação de uma sociedade de consumo global, mudanças na esfera do trabalho, flexibilização de mão de obra, e práticas corporativas globais que em escala macro agem diretamente no consumo energético do planeta por meio de chamadas políticas verde que nem sempre são tão verdes assim em sua tática de validação de lucros e exploração. Ligamos estes conceitos com a instrumentalização produtivas dos recursos naturais e seu efeito direto sobre os diferentes sistemas de interação biosocial e, sobretudo, nos impactos para nós seres humanos vivendo em sociedade.
Ensino Religioso-Marcia Regina Ensino Fundamental Poema-Água - fonte de tantos bens. Diná Raquel Água que brota da terra e jorra das fontes e vai Corre em filete, engrossa a corrente, em rios se faz, Água de lagos, ribeirões, mananciais, Água que cai como chuva, que desce pra terra, que volta pro mar. Água ,sinal de vida, de purificação No Ganges, no Himalaia e no rio Jordão, Água benta, água orada, Ou fluidificada... Importante em casa, no templo, no terreiro sim, São nomes, são gestos, são crenças enfim. Atividades: O tema Água para a proposta de planejamento do ER, leva o aluno a refletir na SACRALIDADE deste elemento da natureza, bem como da importância da preservação de rios e mananciais para a sobrevivência humana.Há muito que se explorar nas diferentes tradiçõesz religiosas como as diversas formas de batismo(por imersão, por aspersão), como banho de purificação, como elemento de cura, enfim abre-se um leque para a pesquisa dependendo do nível de compreensão da turma.Seguem algumas perguntas que podem direcionar o debate: 1-Na tradição religiosa de sua família pratica-se o batismo? 2-De que forma ele é feito? 3-Entreviste um líder religioso ou um membro da comunidade para conhecer como é realizado o batismo na sua igreja. 4-No poema acima aparecem os nomes dois rios sagrados,identifique-os. Obs:Para os alunos que não possuem religião pode-se pedir que eles façam uma listagem de formas de economia de água e de energia, evitando-se o desperdício.
questão foi ministrada na turma do 8* ano em fevereiro. A pergunta foi: Como podemos nos conscientizar a respeito da falta de agua e aumento da energia? Entre todas as boas respostas, a melhor foi: Melhor é continuar com o GATO DE LUZ! Tá muito cara a energia elétrica professora! Amo meus alunos. Rsrsrssrrs Cinthia
A Crise Hídrica No Sudeste Objetivo: Perceber que a água é um bem a ser preservado e que o sistema hídrico está em colapso. O professor propõe um estudo dirigido com questões para serem debatidas em sala, partindo de dois textos motivadores: “Consumo consciente da água”, disponível em: http://www.escolakids.com/consumo-consciente-de-agua.htm “Crise da água muda hábito de moradores de São Paulo”, disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,crise-da-agua-muda-habito-de-moradores-em-sao-paulo,1642145 Uma das habilidades e competências propostas para o bimestre prevê a elaboração de cartazes para a realização de apresentações orais. Sendo assim, após o estudo dirigido, os alunos podem se dividir em grupos para confeccionar um cartaz informativo dividido nas seguintes partes: - Para que serve a água? - Que atitudes a sociedade pode tomar para preservar este bem comum? Por fim, tem-se a apresentação oral dos cartazes produzidos. Aline Guedes
Já ministrei no primeiro bimestre aulas sobre esse tema. Inclusive, a avaliação de LPT possuiu charges referentes ao tema exposto e os alunos tiveram que escrever um artigo de opinião sobre esse determinado assunto, que foi amplamente discutido em forma de debate nas aulas do mês de abril. As questões que nortearam o debate foram: como e de que forma podemos colaborar com o consumo consciente da água? Como isso nos afeta financeiramente? O que os órgão governamentais estão fazendo em relação a todas essas questões? Qual a sua opinião sobre este assunto... Enfim, foram várias questões levantadas pelos alunos que geraram outras discussões. Depois, eles puseram isso no papel e voltaram a escrever sobre o tema na prova. Essa é uma dica para os demais professores de Português: debater o tema, deixando vir à tona os conhecimentos dos alunos e posteriormente fazer uma produção textual. Além de fazer o exercício da escrita, ele compartilha as informações fornecidas pelos colegas, no momento da discussão, de uma forma informal, como uma espécie de conversa.
Sugestão para o 6o ano do Ensino Fundamental Através de imagens retiradas de jornais ou revistas, mostrar aos alunos os erros mais comuns em relação ao uso da água e da energia pelas pessoas. Montar cartazes com o que é certo ou errado ( Right or Wrong), descrever em Inglês os erros e acertos presentes nas imagens. Os alunos estarão trabalhando um vocabulário novo em Inglês e a conscientização do cuidado que devemos ter com o nosso planeta. Ao final da elaboração desses cartazes, haverá um momento de discussão sobre os erros e acertos cometidos por alunos e funcionários, em sala de aula e em toda a nossa escola, . Para finalizar essa discussão, eles escreverão em Inglês, em um outro cartaz, o que é Permitido (Allowed) e o que é Proibido (Prohibited) fazer em nossa escola, em relação ao consumo de água e energia. Através dessa aula buscaremos soluções para esse problema que só vem se agravando a cada dia que passa e além de ampliar o vocabulário dos alunos, será ensinada a Forma Imperativa (The Imperative Form) dos verbos em Inglês.
amigos, como no início do ano, essa notícia saia todos os dias nos noticiários, levei para sala recortes de jornal e propus que falássemos sobre o assunto. Muitas idéias, nenhuma solução em massa. Verdadeiramente, é um problema de todos. CINTHIA
Dentro da matemática esse tema pode ser bem trabalhado no conteúdo de geometria espacial (volume) usando a capacidade da caixa d'água da casa de cada aluno e porcentagem. Sempre com o auxílio de matérias de jornais e revistas. E trazendo o tema para debate.
Alinhado ao Currículo Mínimo, sugiro que seja trabalhada junto aos alunos a definição de charge, como uma ilustração que visa a satirizar criticamente, por meio de um desenho, algum acontecimento atual envolvendo uma ou mais personagens. A proposta de trabalho seria a produção de uma charge relacionada ao uso consciente de água e energia. O texto abaixo serviria como embasamento teórico:
Água – A importância do uso consciente desse bem natural Por Silvio Catani, gerente de marketing da Itron na América Latina
No Brasil, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Em todo o mundo, esse número chega a 1 bilhão. O Brasil possui cerca de 15% dos recursos hídricos disponíveis no mundo, entretanto, o volume de água disponível para consumo humano é de cerca de 3%, o que torna ainda mais essencial a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos.
Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da UNICEF, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente por problemas relacionados à água – seja por falta dela ou pela ingestão de água de má qualidade. Outro relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) revela que cerca de 1 bilhão de pessoas, especialmente na África, usa fontes de água impróprias para o consumo. Enquanto isso, em países ricos, o consumo de água é exagerado.
Consumir água com exagero em um lugar é contribuir para que falte em outro local, o que prejudica a todos, direta ou indiretamente. Os moradores das regiões mais ricas da Grande São Paulo, por exemplo, gastam em média 220 litros de água per capita por dia e, os mais pobres, 130 litros. A OMS recomenda 120 litros por dia. Ou seja, parte da população poderia economizar diariamente até 100 litros de água.
Por isso, o consumo consciente é hoje uma necessidade e pode ser feito por meio de ações simples do dia a dia, como reduzir o tempo do banho, ou fechar a água enquanto se escova os dentes. Além disso, ao longo dos anos, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para ajudar o consumidor no combate ao desperdício da água.
Um exemplo é a medição individualizada. Até hoje, a maioria dos condomínios brasileiros possuem apenas um hidrômetro na entrada do prédio/condomínio e a conta de água é dividida pelo número de condôminos. Com isso, os moradores dos prédios não tem muita noção de quanto e como eles gastam água. Com a medição individualizada, cada apartamento terá o seu medidor e pagará por aquilo que consumiu, o que, além de ser uma forma mais justa de cobrança, ajuda no controle de vazamentos e também com os desperdícios diários.
Mais que mudanças de hábitos é importante que as pessoas se conscientizem da importância de se economizar água e passem essa cultura para seus filhos e netos. Se a redução no consumo e no desperdício não começar a mudar já, é bem provável que em pouco tempo sofreremos com os racionamentos e a escassez de água.
Conforme a Declaração Universal dos Direitos da Água, publicado em Organização das Nações Unidas, em 1992, a água faz parte do patrimônio do planeta sendo cada cidadão responsável por este recurso. “Sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”.
Alunos do 7º ano Encontrei no site do mec(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27995), uma atividade interessante sobre desperdício de água, aonde seria legal trabalhar junto com a atividade, o conceito de grandezas diretamente proporcionais, fazendo o aluno refletir que pequenas coisas e hábitos ruins podem se tornar grandes problemas para o futuro do planeta. Segue abaixo a atividade. Professor, para essa atividade, organizar os alunos em grupos ( 3 a 4 alunos por grupo). Em cada grupo designar um aluno encarregado de coordenar o grupo, um relator, um apresentador e um coletor de informações ou dados. A seguir, propor aos grupos, a seguinte problemática: Qual é o desperdício aproximado de água em litros de uma torneira pingando em 1 dia? Sugestão de encaminhamento: Permita que os grupos de alunos saiam no pátio e simulem a situação. De repente até podem encontrar uma torneira aberta e verificar de que forma podem calcular o desperdício. Permita que os alunos elaborem suas conjecturas e encontrem instrumentos apropriados para a coleta e o cálculo. Para medição, podem utilizar copos de plástico (água ou de café), garrafa, seringa, etc. Acompanhe os grupos, fazendo orientações e encaminhamentos. Solicite que registrem todas as suas observações. Contando a quantidade de gotas para encher o instrumento de medida, bem como tempo necessário para isso. Dependendo do gotejamento (vazão), será o resultado da atividade. Observe que ao encontrarem a quantidade de água desperdiçada em 1 minuto, devem multiplicar por 60 para saber o desperdício em hora e em seguida multiplicar por 24 para saber no dia. Após os resultados, proponha novamente uma rodada para socializar e discutir as observações dos alunos. Sugestões de questionamentos: - Vocês acharam esse desperdício grande ou pequeno? Por quê? - Quantas garrafas do tipo PET (2 litros) poderiam encher com a quantidade deágua gasta por uma torneira pingando durante 1 dia? - Ao final de um mês, quantos litros de água serão desperdiçados por uma torneira pingando? E ao final de um ano? - O que poderíamos fazer com essa água. Professor, nesta atividade você também pode propor aos alunos a exploração do desperdício de água em casa. Propondo que verifiquem vazamentos; reduzir o tempo do banho; fechar torneira enquanto escovar os dentes; lavar o carro com balde; e evitar a mangueira ao lavar calçadas
Tema - Distribuição do consumo de água e um consumo mais consciente
Objetivo da aula: Desenvolver uma consciência sobre o uso da água de forma consciente.
Aula: A aula seria desenvolvida sobre a distribuição da água, partindo do princípio que nem toda a água do planeta é doce, a partir deste norte os alunos teriam acesso a real quantidade de água doce disponível para consumo humano. Após, mostrar que o quantitativo de água para consumo é muito pequeno quando comparado a quantidade de água salgado. Depois dos alunos terem conhecimento sobre a distribuição de água doce, cada um elaboraria uma ideia para um consumo mais consciente no seu dia-a-dia. Na aula, ainda poderia ser abordada questões sobre aquíferos subterrâneos e o derretimento das geleiras.
Objetivos: Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no mundo e as suas implicações. Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes não preservando o meio ambiente.
Será apresentado o texto "El día Mundial del Agua". Após leitura iniciar discussões e debates sobre várias dimensões dos problemas questionados no texto. Em seguida, os alunos poderão responder as perguntas e salientar os principais pontos (positivos e negativos).
El Día Mundial del Agua
Al conmemorarse el 22 de marzo como el Día Mundial del Agua es necesario reflexionar sobre la escasez de este vital líquido. Así que todos tenemos la obligación de ahorrar agua, pues es un bien muy escaso y esta escasez de agua acarrea un sin fin de problemas: sequía, falta de alimentos, hambre, pobreza, enfermedad y migración que afecta ya a todos los continentes. Cerca de 1.200 millones de personas, casi una quinta parte de la población mundial, vive en áreas de escasez física de agua. Esto se constituye uno de los principales desafíos del siglo XXI al que se están enfrentando ya numerosas sociedades de todo el mundo. A lo largo del último siglo, el uso y consumo de agua creció a un ritmo dos veces superior al de la tasa de crecimiento de la población y, aunque no se puede hablar de escasez hídrica a nivel global, va en aumento el número de regiones con niveles crónicos de carencia de agua. La Comisión Económica para América Latina (CEPAL) destaca que en esta región, donde existe más agua dulce en el mundo, pero hay escasez en extensas zonas del continente, como en Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Perú y México. De acuerdo con indicadores editado por la Agencia Europea de Medio Ambiente Europa sufre hoy escasez de agua. Desde que se comenzaron a registrar los datos en la década de los años 40, España, Portugal y en el oeste de Francia las reservas de agua están en un nivel más bajo. Nueve países pueden considerarse con un estrés hídrico moderado (un 32% de la población europea): Rumania, Bélgica, Dinamarca, Grecia, Turquía y Portugal. Por último, cuatro países, Chipre, Malta, Italia y España padecen estrés hídrico, afectando a un 18% de la población Europea. En definitiva, España se puede considerar como uno de los países europeos que padece mayor escasez de agua. Por todo eso ahora es más urgente que nunca un consenso entre los países sobre la necesidad de coordinar las políticas internacionales, nacionales y locales a fin de orientar con mayor eficacia la utilización de los recursos hídricos. Ahorrar agua significa, especialmente, no contaminarla y ni desperdiciarla, es necesario que cada uno practique bien esta acción.
(Texto retirado del Grupo Portal de Idiomas)
1-De acuerdo con el texto, ¿cuál es la región dónde existe más agua dulce en el mundo? 2-Según el texto, ¿por qué tenemos la obligación de ahorrar agua? 3-¿Lo qué significa ahorrar agua? Transcribe la parte del texto que contiene esa información. 4-¿Qué informan los indicadores de la Agencia Europea de Medio Ambiente y cuál el país europeo que cita como lo que más sufre con la escasez de agua? 5-De acuerdo con el texto, ¿lo qué es necesario hacer en la fecha en la que se conmemora el día del agua?
Esta sugestão poderá ser aplicada em qualquer série por se tratar de uma gincana (sem restrição etária),porém seguindo o currículo mínimo para o 2º ano do Ensino Médio, podemos utilizá-la para trabalhar a competência: valorização e cuidado do meio ambiente como um ecossistema que deve ser estável e sustentável.
Tema: ÁGUA - elemento essencial de sobrevivência.
A turma deverá ser dividida em dois grupos com a mesma quantidade de participantes,estes receberão duas garrafas do tipo Pet (sendo uma cheia de água e a outra vazia) e um copo não descartável cada grupo. De um lado do espaço proposto ficarão as garrafas vazias e do outro as cheias, os participantes deverão se posicionar em fila atrás da garrafa vazia, e o primeiro aluno de cada fileira deverá portar o copo vazio. A gincana consiste em, ao sinal do professor,o portador do copo deverá sair correndo ao encontro da garrafa cheia pertencente ao seu grupo, encher o copo com água e retornar ao seu grupo o mais rápido possível, evitando que se entorne a água do copo e passar a tarefa para o próximo da fila, e assim sucessivamente até que se consiga esvaziar a garrafa. Vence a gincana o grupo em que houver menor desperdício em menor tempo.
CONCLUSÃO DA ATIVIDADE: Quando existe um desafio, eles sempre se empenham ao máximo pelo simples objetivo de ganhar e aproveitando todo este esforço aplicado, podemos conscientizá-los sobre o uso diário da água mostrando que economizar pode não ser uma tarefa muito fácil, mas recompensadamente possível.
Trabalho em dupla, utilizando a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes. a) Inicialmente eu coloco a letra da música para os alunos. Depois, entrego sua cópia impressa para a turma. b) Os alunos deverão escrever a principal mensagem transmitida pela letra da música. c) Cada dupla deverá produzir um desenho que ilustre a importância da água para a vida no planeta. d) A dupla apresentará 2 formas diferentes de economizar água.
Planeta Água
“Água que nasce na fonte Serena do mundo E que abre um Profundo grotão Água que faz inocente Riacho e deságua Na corrente do ribeirão... Águas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população...”
Olá a todos! Muito boa a letra da música,em sintonia com a atual situação que estamos vivenciando,interessante a aula com uma abordagem bem ampla e sugestiva .
Aula destinada a alunos do 2° ano do Ensino Médio - ( Disciplina de RPM )
Como estamos estudando porcentagem , a aula seria sobre o cálculo percentual do volume útil dos reservatórios, fazendo uma comparação com o mesmo volume há uma década. Explicando diferença ente volume morto e o volume útil de cada reservatório, sendo necessária a compreensão da necessidade de economizarmos água.
Uma sugestão boa para aula que pode ser aplicada , é a situação que estamos passando em relação ao valor das contas de energia elétrica, que subiram muito,e está se tornando artigo de luxo.Há vários fatores que contribuem para o alto preço das tarifas,não é só o uso das usinas térmicas,o problema vai muito mais além.Pode-se no campo da matemática abordar o estudo das porcentagens nos aumentos das contas ,em geografia pode comentar o desmatamento como influência direta no clima.Enfim o tema é bem rico para ser abordado em sala de aula em qualquer disciplina.Como tema de uma aula em matemática eu traria duas contas de períodos diferentes e discutiria com eles :consumo,média,porcentagem,gráficos e sugestões para se poupar energia e consequentemente sobrar um dinheiro para ser usado em outras despesas.
COLÉGIO ESTADUAL EVANGELINA PORTO DA MOTTA Professor: Leandro Rosetti Disciplina: História Quantidade de aulas: 03 tempos de 50 minutos Público-alvo: 9º ano – turma 901 2º bimestre
AULA: HISTÓRIA DO CONSUMO
Objetivo geral
Promover reflexões a respeito da importância e dos limites relacionados ao hábito das sociedades humanas de consumo, atentando para a conscientização em relação ao consumo consciente e para a redução dos prejuízos ecológicos, culturais e sócio-econômicos decorrentes do consumismo.
Objetivos específicos
Reduzir o consumo de energia no ambiente escolar; Consumir conscientemente os recursos disponíveis no ambiente escolar; Debater sobre as causas do consumismo e sobre as necessidades de reduçãõ de consumo.
Metodologia
Será realizada uma aula expositiva de 50 minutos a respeito da história do consumo das sociedades humanas, onde se discorrerá sobre a aceleração do consumo e de sua intensidade no mundo ocidental a partir do século 20. A proposta é situar as políticas públicas de redução de consumo de recursos dentro de uma preocupação mais ampla em retardar o avanço dos prejuízos decorrentes do consumismo. Mas também fará parte da aula a reflexão sobre a pouca responsabilidade das instituições governamentais na gerência de seus gastos públicos anteriores à recente preocupação em rever custos. Será apresentada a projeção de slides preparada pela SEEDUC a fim de se tomar conhecimento das metas da Secretaria de Estado de Educação para o consumo consciente. Posteriormente, a turma assistirá o filme “Ilha das Flores”, cuja temática principal é o consumo (des)necessário, o lixo e o funcionamento da sociedade que vive do/para o lixo, o que levará cerca de 50 minutos. Em seguida, a turma será dividida em dois blocos, os quais cumprirão, cada qual, o objetivo de mapear e viabilizar argumentos para defender sua posição em relação ao consumo. Um dos grupos deverá embasar seus argumentos na necessidade de reduzir o consumo e o outro grupo deverá argumentar no sentido de defender o direito de consumir.
1º tempo Exposição dialogada 50 minutos 2º tempo Vídeo: Ilha das Flores 50 minutos 3º tempo Debate: redução de consumo x direito de consumo 50 minutos
Recursos
Datashow, lousa, arquivo ppt sobre Consumo Consciente, filme Ilha das Flores.
Avaliação
Os alunos produzirão uma redação de 20 linhas relacionando os slides da projeção “Consumo Consciente”, o filme Ilha das Flores e o debate realizado.
COLÉGIO ESTADUAL EVANGELINA PORTO DA MOTTA Professor: Leandro Rosetti Disciplina: História Quantidade de aulas: 03 tempos de 50 minutos Público-alvo: 9º ano – turma 901 2º bimestre
AULA: HISTÓRIA DO CONSUMO
Objetivo geral
Promover reflexões a respeito da importância e dos limites relacionados ao hábito das sociedades humanas de consumo, atentando para a conscientização em relação ao consumo consciente e para a redução dos prejuízos ecológicos, culturais e sócio-econômicos decorrentes do consumismo.
Objetivos específicos
Reduzir o consumo de energia no ambiente escolar; Consumir conscientemente os recursos disponíveis no ambiente escolar; Debater sobre as causas do consumismo e sobre as necessidades de reduçãõ de consumo.
Metodologia
Será realizada uma aula expositiva de 50 minutos a respeito da história do consumo das sociedades humanas, onde se discorrerá sobre a aceleração do consumo e de sua intensidade no mundo ocidental a partir do século 20. A proposta é situar as políticas públicas de redução de consumo de recursos dentro de uma preocupação mais ampla em retardar o avanço dos prejuízos decorrentes do consumismo. Mas também fará parte da aula a reflexão sobre a pouca responsabilidade das instituições governamentais na gerência de seus gastos públicos anteriores à recente preocupação em rever custos. Será apresentada a projeção de slides preparada pela SEEDUC a fim de se tomar conhecimento das metas da Secretaria de Estado de Educação para o consumo consciente. Posteriormente, a turma assistirá o filme “Ilha das Flores”, cuja temática principal é o consumo (des)necessário, o lixo e o funcionamento da sociedade que vive do/para o lixo, o que levará cerca de 50 minutos. Em seguida, a turma será dividida em dois blocos, os quais cumprirão, cada qual, o objetivo de mapear e viabilizar argumentos para defender sua posição em relação ao consumo. Um dos grupos deverá embasar seus argumentos na necessidade de reduzir o consumo e o outro grupo deverá argumentar no sentido de defender o direito de consumir.
1º tempo Exposição dialogada 50 minutos 2º tempo Vídeo: Ilha das Flores 50 minutos 3º tempo Debate: redução de consumo x direito de consumo 50 minutos
Recursos
Datashow, lousa, arquivo ppt sobre Consumo Consciente, filme Ilha das Flores.
Avaliação
Os alunos produzirão uma redação de 20 linhas relacionando os slides da projeção “Consumo Consciente”, o filme Ilha das Flores e o debate realizado.
Aula expositiva e debate sobre Cidadania e o Consumo consciente Ano 2º ano - Sociologia Tema do currículo mínimo: Cidadania
Faremos um debate com o objetivo de trabalhar a conscientização em relação à cultura da preservação de bens naturais e do consumo consciente, mostrando suas múltiplas formas de uso e sua importância para a vida e para a história dos povos. Os alunos serão responsáveis por construir propostas de mudanças de comportamento a partir de nossa comunidade escolar e desenvolver sua atuação cidadã em relação ao tema Pretendo apresentar uma visão ampla que envolve os inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando relacionados ao desperdício, colocando-os como atores desse processo. Ampliando a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente e ao consumo, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação, inserindo e relacionando os conceitos de cidadania e sustentabilidade. Dessa maneira, se faz necessário conscientizar que a escassez desses bens é causada pela própria sociedade que não valoriza esse bem público, e que de fato precisamos economizar nossa água, trabalhando o a sociedade como grande causadora de tais questões
É possivel trabalhar essa questão (em língua inglesa) através do filme “Quem controla a água” (Water Makes Money). Além de falar contemplar a questão da crise hídrica ainda consigo trabalhar vocabulário e construções gramaticais pertinentes a cada série.
Minha aula seria uma discussão pra conscientização mesmo...
Daria um texto desse tipo aqui: RESUMO – ÁGUA
Conflitos Há risco de a disputa pela água escassa se transformar em guerras, de acordo com a ONU . A maior preocupação é com os países que compartilham o uso de rios e lagos. Até 2030, a água será o grande motivo de guerra na África. As principais causas dos conflitos são a incapacidade dos países de gerenciar a água, a falta de financiamento, o despreparo técnico e a destruição dos mananciais pelo uso irracional e pela poluição.
Distribuição Apenas 0,002% da água do planeta está disponível para consumo. Para não esgotá-la, é preciso usar no máximo a mesma quantidade de água renovada pelas chuvas. Há regiões onde esse limite já se encontra ultrapassado e as fontes estão secando.
Agricultura O cultivo de alimentos consome 70% da água do planeta. Para nutrir a população mundial crescente e vencer a atual crise de alimentos, sera necessário retirar mais água da natureza com o objetivo de irrigar as plantações. Esse aumento poderá entrar em conflito com o uso pelas indústrias e pelas residências. Calcula-se que o consumo total de água crescerá 50% nos países em desenvolvimento até 2025.
Uso racional A tarefa de gerenciar os recursos hídricos exige promover o uso racional e reduzir o desperdício (boa parte da água é desperdiçada nos sistemas de irrigação, nos canos até chegar às residências e também nas torneiras). É preciso, ainda, evitar impactos causados pelo homem, como a poluição por resíduos industriais e esgotos, que pioram a qualidade e reduzem a quantidade de água para o consumo.
Brasil O Brasil é o país mais rico em água, mas sua distribuição é desigual. Há fartura em regiões pouco habitadas, como a Amazônia, e escassez nas áreas mais populosas e nos lugares que sofrem com a seca. Os comitês de bacia, criados a partir da Lei das Águas, multiplicam-se no país para incentivar o uso equilibrado dos recursos hídricos.
E proporia uma discussão em cima dele, e tentaria levar pra realidade deles... E pensaria em criar uma campanha de conscientização pra ser aplicada no meio escolar e meio comum...
Minha aula seria uma discussão pra conscientização mesmo...
Daria um texto desse tipo aqui: RESUMO – ÁGUA
Conflitos Há risco de a disputa pela água escassa se transformar em guerras, de acordo com a ONU . A maior preocupação é com os países que compartilham o uso de rios e lagos. Até 2030, a água será o grande motivo de guerra na África. As principais causas dos conflitos são a incapacidade dos países de gerenciar a água, a falta de financiamento, o despreparo técnico e a destruição dos mananciais pelo uso irracional e pela poluição.
Distribuição Apenas 0,002% da água do planeta está disponível para consumo. Para não esgotá-la, é preciso usar no máximo a mesma quantidade de água renovada pelas chuvas. Há regiões onde esse limite já se encontra ultrapassado e as fontes estão secando.
Agricultura O cultivo de alimentos consome 70% da água do planeta. Para nutrir a população mundial crescente e vencer a atual crise de alimentos, sera necessário retirar mais água da natureza com o objetivo de irrigar as plantações. Esse aumento poderá entrar em conflito com o uso pelas indústrias e pelas residências. Calcula-se que o consumo total de água crescerá 50% nos países em desenvolvimento até 2025.
Uso racional A tarefa de gerenciar os recursos hídricos exige promover o uso racional e reduzir o desperdício (boa parte da água é desperdiçada nos sistemas de irrigação, nos canos até chegar às residências e também nas torneiras). É preciso, ainda, evitar impactos causados pelo homem, como a poluição por resíduos industriais e esgotos, que pioram a qualidade e reduzem a quantidade de água para o consumo.
Brasil O Brasil é o país mais rico em água, mas sua distribuição é desigual. Há fartura em regiões pouco habitadas, como a Amazônia, e escassez nas áreas mais populosas e nos lugares que sofrem com a seca. Os comitês de bacia, criados a partir da Lei das Águas, multiplicam-se no país para incentivar o uso equilibrado dos recursos hídricos.
E proporia uma discussão em cima dele, e tentaria levar pra realidade deles... E pensaria em criar uma campanha de conscientização pra ser aplicada no meio escolar e meio comum...
O tema da água pode ser muito bem explorado nas turmas de 2º ano, a partir do conteúdo Revolução Industrial, levando o aluno a compreender as mudanças socioeconômicas e ambientais resultantes do processo de industrialização. Os rios que cortam o município de Duque de Caxias são exemplos da degradação que a urbanização e a industrialização podem provocar.
O GÊNERO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
ResponderExcluirSugestão para o 8º ano do Ensino Fundamental
A presente atividade propõe, através da análise do texto de divulgação científica, a superação do enfoque gramatical descontextualizado, priorizando a análise linguística, como processo de construção de sentidos.
Atividade
Inicialmente, solicita-se a leitura de um texto de divulgação científica sobre o tema àgua, mobilizando os alunos para o conteúdo; e, em seguida, a realiza-se o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
O alvorecer de um século de sede
ResponderExcluirA quantidade de água no mundo é limitada, fato mais do que conhecido. A raça humana e as outras espécies que partilham o planeta, não se podem esperar uma oferta infinita. A água cobre cerca de dois terços da superfície da Terra, é certo. Mas a maioria é muito salgado para o uso. Outra grande quantidade é de difícil acesso.
Apenas 2,5% da água do mundo não é salgada, e dois terços desta porcentagem está nas calotas polares e geleiras.
No final das contas, os seres humanos têm disponível menos de 0,08% de água de toda a Terra. Contudo, para as próximas duas décadas, estima-se que o uso da água pelas atividades humanas sofrerá aumento de cerca de 40%.
Realidade: Crua e Nua
Em 1999, a United Nations Environment Programme (UNEP) informou que 200 cientistas de 50 países haviam identificado a escassez de água como um dos dois problemas mais preocupantes para o novo milênio (o outro foi o aquecimento global).
Nós usamos cerca de 70% da água que temos na agricultura. Mas o Conselho Mundial da Água acredita que até 2020 precisaremos de mais 17% d'água do que está disponível, se quisermos alimentar o mundo.
Então, se continuarmos como estamos, mais de milhões irão para a cama com fome e sede a cada noite.
Hoje, um em cada cinco pessoas em todo o mundo não tem acesso à água potável e um em cada dois não tem saneamento básico.
A cada dia, mais de 30.000 crianças morrem antes de completar seu quinto aniversário, mortos ou por fome ou por doenças facilmente evitáveis.
E a água segura e adequada é fundamental para uma boa saúde e uma dieta adequada. Na China, por exemplo, são necessárias 1.000 toneladas de água para produzir uma tonelada de trigo.
Ineficiência atrás crise da água
Existem várias razões para a crise da água. Um deles é o simples aumento da população e o desejo de melhores condições de vida. Outra é a ineficiência da maneira que nós usamos parte de nossa água. A irrigação permite que haja desperdícios em uma escala astronômica, com a água escorrendo para longe ou simplesmente evaporando antes que ela possa fazer algum bem.
E a poluição decorrente de falta de tratamento de esgoto e efluentes tem tomado conta da maior parte das reservas. O Mar de Aral, na Ásia Central é um dos mais claros exemplos do que a poluição pode fazer, para a terra, assim como a água. O Tiete e Pinheiros são outros exemplos mais próximos.
Cada vez mais, os governos buscam solucionar seus problemas de água, afastando-se da dependência das chuvas e águas superficiais, subterrâneas e usando fontes de água subterrâneas em seu lugar.
Mas isso é como fazer as retiradas constantes de uma conta bancária, sem nunca pagar nada para elas.
À procura de soluções
E utilizando-se das águas subterrâneas insubstituíveis não significa apenas o esgotamento definitivo dos recursos.
Rios, pântanos e lagos que dependem dele podem secar também. Salina da água do mar pode fluir para substituir a água fresca que tem sido bombeado para fora.
Possíveis soluções
Existem algumas maneiras para começar a resolver o problema. Os sistemas de irrigação por gotejamento, que a água diretamente sobre as plantas poderia ser melhor estudado ao longo do mundo, principalmente no Brasil, pois a técnica é desconhecidas pela maioria dos agricultores.
As alterações climáticas irão, provavelmente, trazer mais chuva para algumas regiões e menos para outros, e seu impacto global permanece incerto. Tratamento da totalidade de efluentes industriais e esgotos domésticos é primordial. Pais pobres ou em desenvolvimento são bastante deficientes nessas práticas. demaneira geral, o meio ambiente é um lugar coletivo e deve ser preservado para essa e para gerações futuras.
Despeço-me por aqui. Vou comemorar esse dia, bebendo bastante água. Água que passarinho bebe.
Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/755497.stm
Com o intuito de orientar o registro e a sistematização do conhecimento prévio, apresenta-se uma tabela, incentivando os alunos a preenchê-la, em grupos:
ResponderExcluirTEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
1 Quem escreve
2 Para quem é escrito
3 Qual o seu objetivo
4 Local de publicação
5 Conteúdo temático
6 Organização geral (estrutura)
7 Marcas linguísticas (características do texto)
Após este levantamento inicial, solicita-se a seguinte atividade de interpretação e compreensão do texto:
1. Observe se o autor é identificado.
2. Comente o título do texto, analisando se ele mantém as características de um texto de divulgação científica.
3. Ao tratar de um tema científico, o autor procura torná-lo mais compreensível. Você considera que esta estratégia atinge o seu objetivo, ou seja, o texto mais fácil de entender e atraente dos que os artigos de divulgação científica em geral? Justifique.
4. Vamos comparar as marcas do discurso científico presentes no texto com as que já estudamos sobre o gênero. Faça uma legenda, escolhendo uma cor para cada item abaixo, e pinte o texto o texto de acordo com a cor:
- Utilização de termos técnicos
- Depoimento de autoridade
- Preocupação com a norma culta da língua
- Impessoalidade (marca de terceira pessoa)
Caríssimos colegas,
ResponderExcluirdividi o material em três partes (introdução, texto e atividades), pois o sistema não aceitou o planejamento integral.
Grande abraço a todos!
Silvia Bonini
Texto injuntivo - 1º ano do ensino médio
ResponderExcluirTipos textuais é parte do conteúdo, então vou orientar meus alunos a produzirem dois textos injuntivos. Um sobre a água e outro sobre energia. Vou utilizar como base do meu trabalho o seguinte texto retirado da web:
Bula (Genérico Preservação Água)
Nome Do Remédio: Torneira fechada – Água preservada!
Forma Farmacêutica e Apresentação: Remédio em gotas, uso geral: adulto, criança e idosos, uso manual.
Composição:
Vida para todos 100mg
Preservação 100mg
Saúde 100mg
H2o 100mg
Informações Ao Paciente
Ação Do Medicamento: Após tomar este medicamento, a pessoa será mais econômica, e terá respeito à preservação da água.
Indicações do medicamento
Riscos Do Medicamento: Se não utilizar o medicamento com precaução, terá riscos de sede, de fome, e até de morte.
Contraindicações: Não desperdice água de forma alguma.
Advertências: Desperdiçar água pode causar racionamento.
Precauções: É proibido esquecer o uso do medicamento.
Interações Medicamentosas: Alertar aos que desperdiçam água e divulgar e compartilhar informação.
Modo de uso: Utilizar água somente para o necessário.
Como usar: Use com moderação.
Posologia: 24 horas do dia.
Reações Adversas: A falta de água pode destruir a vida humana e animal.
Conduta Em Caso De Super Dose: Quanto mais você economizar, mais chance de vida terá.
Cuidados de Conservação:Jamais se esquecer da importância da água, lembre-se dos ricos que poderão ocorrer.
Dessa forma estarei trabalhando o conteúdo e também fazendo um alerta com os mesmos sobre a importância do consumo consciente de água e energia. Enviarei fotos da produção dos alunos ao facebook da escola.
Profª Tereza
História em quadrinhos - 6º ano
ResponderExcluirPedir aos alunos que pesquisem em casa meios de utilizarmos a água e a energia com consciência, evitando assim, o desperdício. O assunto será discutido em sala de aula e logo após a discussão, será proposto aos alunos que montem uma história em quadrinhos com base no tema "Uso consciente da água e energia".
Nesta atividade os alunos estarão aplicando as características do gênero textual história em quadrinhos, que já foram estudadas em aulas anteriores.
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ResponderExcluirSociologia - E.M. - Erick Carvalho
ResponderExcluirA História das coisas.
a proposta aqui tem início com a exibição do curta "a História das coisas". O curta metragem, que tem aproximadamente 20 minutos, propõe uma reflexão sobre os impactos e as consequências de práticas de consumo já arraigadas em nossa cultura e procura conscientizar a humanidade sobre a urgência de uma mudança nos hábitos de consumo visando a preservação do planeta e das relações sociais.
Introduzimos o debate para falarmos da relação existente entre ecologia social e os sistemas produtivos atuais formadores de uma sociedade de consumo que alimenta a motivação produtiva deste sistema por uma série de técnicas ligadas a prática do consumo em si (obsolescência planejada, flexibilização das identidades, crise dos sistemas produtivos, hipertrofia das relações capitalistas atuais) .
A busca por um "uso consciente" da energia aqui é ligada com atuação de uma sociedade de consumo global, mudanças na esfera do trabalho, flexibilização de mão de obra, e práticas corporativas globais que em escala macro agem diretamente no consumo energético do planeta por meio de chamadas políticas verde que nem sempre são tão verdes assim em sua tática de validação de lucros e exploração. Ligamos estes conceitos com a instrumentalização produtivas dos recursos naturais e seu efeito direto sobre os diferentes sistemas de interação biosocial e, sobretudo, nos impactos para nós seres humanos vivendo em sociedade.
Ensino Religioso-Marcia Regina
ResponderExcluirEnsino Fundamental
Poema-Água - fonte de tantos bens.
Diná Raquel
Água que brota da terra e jorra das fontes e vai
Corre em filete, engrossa a corrente, em rios se faz,
Água de lagos, ribeirões, mananciais,
Água que cai como chuva, que desce pra terra,
que volta pro mar.
Água ,sinal de vida, de purificação
No Ganges, no Himalaia e no rio Jordão,
Água benta, água orada,
Ou fluidificada...
Importante em casa, no templo, no terreiro sim,
São nomes, são gestos, são crenças enfim.
Atividades:
O tema Água para a proposta de planejamento do ER, leva o aluno a refletir na SACRALIDADE deste elemento da natureza, bem como da importância da preservação de rios e mananciais para a sobrevivência humana.Há muito que se explorar nas diferentes tradiçõesz religiosas como as diversas formas de batismo(por imersão, por aspersão), como banho de purificação, como elemento de cura, enfim abre-se um leque para a pesquisa dependendo do nível de compreensão da turma.Seguem algumas perguntas que podem direcionar o debate:
1-Na tradição religiosa de sua família pratica-se o batismo?
2-De que forma ele é feito?
3-Entreviste um líder religioso ou um membro da comunidade para conhecer como é realizado o batismo na sua igreja.
4-No poema acima aparecem os nomes dois rios sagrados,identifique-os.
Obs:Para os alunos que não possuem religião pode-se pedir que eles façam uma listagem de formas de economia de água e de energia, evitando-se o desperdício.
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ResponderExcluirquestão foi ministrada na turma do 8* ano em fevereiro. A pergunta foi: Como podemos nos conscientizar a respeito da falta de agua e aumento da energia? Entre todas as boas respostas, a melhor foi: Melhor é continuar com o GATO DE LUZ! Tá muito cara a energia elétrica professora! Amo meus alunos. Rsrsrssrrs Cinthia
ResponderExcluirA Crise Hídrica No Sudeste
ResponderExcluirObjetivo: Perceber que a água é um bem a ser preservado e que o sistema hídrico está em colapso.
O professor propõe um estudo dirigido com questões para serem debatidas em sala, partindo de dois textos motivadores:
“Consumo consciente da água”, disponível em: http://www.escolakids.com/consumo-consciente-de-agua.htm
“Crise da água muda hábito de moradores de São Paulo”, disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,crise-da-agua-muda-habito-de-moradores-em-sao-paulo,1642145
Uma das habilidades e competências propostas para o bimestre prevê a elaboração de cartazes para a realização de apresentações orais. Sendo assim, após o estudo dirigido, os alunos podem se dividir em grupos para confeccionar um cartaz informativo dividido nas seguintes partes:
- Para que serve a água?
- Que atitudes a sociedade pode tomar para preservar este bem comum?
Por fim, tem-se a apresentação oral dos cartazes produzidos.
Aline Guedes
Já ministrei no primeiro bimestre aulas sobre esse tema. Inclusive, a avaliação de LPT possuiu charges referentes ao tema exposto e os alunos tiveram que escrever um artigo de opinião sobre esse determinado assunto, que foi amplamente discutido em forma de debate nas aulas do mês de abril. As questões que nortearam o debate foram: como e de que forma podemos colaborar com o consumo consciente da água? Como isso nos afeta financeiramente? O que os órgão governamentais estão fazendo em relação a todas essas questões? Qual a sua opinião sobre este assunto... Enfim, foram várias questões levantadas pelos alunos que geraram outras discussões. Depois, eles puseram isso no papel e voltaram a escrever sobre o tema na prova. Essa é uma dica para os demais professores de Português: debater o tema, deixando vir à tona os conhecimentos dos alunos e posteriormente fazer uma produção textual. Além de fazer o exercício da escrita, ele compartilha as informações fornecidas pelos colegas, no momento da discussão, de uma forma informal, como uma espécie de conversa.
ResponderExcluirSugestão para o 6o ano do Ensino Fundamental
ResponderExcluirAtravés de imagens retiradas de jornais ou revistas, mostrar aos alunos os erros mais comuns em relação ao uso da água e da energia pelas pessoas. Montar cartazes com o que é certo ou errado ( Right or Wrong), descrever em Inglês os erros e acertos presentes nas imagens. Os alunos estarão trabalhando um vocabulário novo em Inglês e a conscientização do cuidado que devemos ter com o nosso planeta. Ao final da elaboração desses cartazes, haverá um momento de discussão sobre os erros e acertos cometidos por alunos e funcionários, em sala de aula e em toda a nossa escola, . Para finalizar essa discussão, eles escreverão em Inglês, em um outro cartaz, o que é Permitido (Allowed) e o que é Proibido (Prohibited) fazer em nossa escola, em relação ao consumo de água e energia. Através dessa aula buscaremos soluções para esse problema que só vem se agravando a cada dia que passa e além de ampliar o vocabulário dos alunos, será ensinada a Forma Imperativa (The Imperative Form) dos verbos em Inglês.
amigos, como no início do ano, essa notícia saia todos os dias nos noticiários, levei para sala recortes de jornal e propus que falássemos sobre o assunto. Muitas idéias, nenhuma solução em massa. Verdadeiramente, é um problema de todos. CINTHIA
ResponderExcluirDentro da matemática esse tema pode ser bem trabalhado no conteúdo de geometria espacial (volume) usando a capacidade da caixa d'água da casa de cada aluno e porcentagem. Sempre com o auxílio de matérias de jornais e revistas. E trazendo o tema para debate.
ResponderExcluirAlinhado ao Currículo Mínimo, sugiro que seja trabalhada junto aos alunos a definição de charge, como uma ilustração que visa a satirizar criticamente, por meio de um desenho, algum acontecimento atual envolvendo uma ou mais personagens.
ResponderExcluirA proposta de trabalho seria a produção de uma charge relacionada ao uso consciente de água e energia. O texto abaixo serviria como embasamento teórico:
Água – A importância do uso consciente desse bem natural
Por Silvio Catani, gerente de marketing da Itron na América Latina
No Brasil, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Em todo o mundo, esse número chega a 1 bilhão. O Brasil possui cerca de 15% dos recursos hídricos disponíveis no mundo, entretanto, o volume de água disponível para consumo humano é de cerca de 3%, o que torna ainda mais essencial a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos.
Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da UNICEF, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente por problemas relacionados à água – seja por falta dela ou pela ingestão de água de má qualidade. Outro relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) revela que cerca de 1 bilhão de pessoas, especialmente na África, usa fontes de água impróprias para o consumo. Enquanto isso, em países ricos, o consumo de água é exagerado.
Consumir água com exagero em um lugar é contribuir para que falte em outro local, o que prejudica a todos, direta ou indiretamente. Os moradores das regiões mais ricas da Grande São Paulo, por exemplo, gastam em média 220 litros de água per capita por dia e, os mais pobres, 130 litros. A OMS recomenda 120 litros por dia. Ou seja, parte da população poderia economizar diariamente até 100 litros de água.
Por isso, o consumo consciente é hoje uma necessidade e pode ser feito por meio de ações simples do dia a dia, como reduzir o tempo do banho, ou fechar a água enquanto se escova os dentes. Além disso, ao longo dos anos, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para ajudar o consumidor no combate ao desperdício da água.
Um exemplo é a medição individualizada. Até hoje, a maioria dos condomínios brasileiros possuem apenas um hidrômetro na entrada do prédio/condomínio e a conta de água é dividida pelo número de condôminos. Com isso, os moradores dos prédios não tem muita noção de quanto e como eles gastam água. Com a medição individualizada, cada apartamento terá o seu medidor e pagará por aquilo que consumiu, o que, além de ser uma forma mais justa de cobrança, ajuda no controle de vazamentos e também com os desperdícios diários.
Mais que mudanças de hábitos é importante que as pessoas se conscientizem da importância de se economizar água e passem essa cultura para seus filhos e netos. Se a redução no consumo e no desperdício não começar a mudar já, é bem provável que em pouco tempo sofreremos com os racionamentos e a escassez de água.
Conforme a Declaração Universal dos Direitos da Água, publicado em Organização das Nações Unidas, em 1992, a água faz parte do patrimônio do planeta sendo cada cidadão responsável por este recurso. “Sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”.
Alunos do 7º ano
ResponderExcluirEncontrei no site do mec(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27995), uma atividade interessante sobre desperdício de água, aonde seria legal trabalhar junto com a atividade, o conceito de grandezas diretamente proporcionais, fazendo o aluno refletir que pequenas coisas e hábitos ruins podem se tornar grandes problemas para o futuro do planeta.
Segue abaixo a atividade.
Professor, para essa atividade, organizar os alunos em grupos ( 3 a 4 alunos por grupo). Em cada grupo designar um aluno encarregado de coordenar o grupo, um relator, um apresentador e um coletor de informações ou dados. A seguir, propor aos grupos, a seguinte problemática: Qual é o desperdício aproximado de água em litros de uma torneira pingando em 1 dia?
Sugestão de encaminhamento:
Permita que os grupos de alunos saiam no pátio e simulem a situação. De repente até podem encontrar uma torneira aberta e verificar de que forma podem calcular o desperdício. Permita que os alunos elaborem suas conjecturas e encontrem instrumentos apropriados para a coleta e o cálculo. Para medição, podem utilizar copos de plástico (água ou de café), garrafa, seringa, etc.
Acompanhe os grupos, fazendo orientações e encaminhamentos. Solicite que registrem todas as suas observações. Contando a quantidade de gotas para encher o instrumento de medida, bem como tempo necessário para isso.
Dependendo do gotejamento (vazão), será o resultado da atividade.
Observe que ao encontrarem a quantidade de água desperdiçada em 1 minuto, devem multiplicar por 60 para saber o desperdício em hora e em seguida multiplicar por 24 para saber no dia.
Após os resultados, proponha novamente uma rodada para socializar e discutir as observações dos alunos.
Sugestões de questionamentos:
- Vocês acharam esse desperdício grande ou pequeno? Por quê?
- Quantas garrafas do tipo PET (2 litros) poderiam encher com a quantidade deágua gasta por uma torneira pingando durante 1 dia?
- Ao final de um mês, quantos litros de água serão desperdiçados por uma torneira pingando? E ao final de um ano?
- O que poderíamos fazer com essa água.
Professor, nesta atividade você também pode propor aos alunos a exploração do desperdício de água em casa. Propondo que verifiquem vazamentos; reduzir o tempo do banho; fechar torneira enquanto escovar os dentes; lavar o carro com balde; e evitar a mangueira ao lavar calçadas
Tema - Distribuição do consumo de água e um consumo mais consciente
ResponderExcluirObjetivo da aula: Desenvolver uma consciência sobre o uso da água de forma consciente.
Aula: A aula seria desenvolvida sobre a distribuição da água, partindo do princípio que nem toda a água do planeta é doce, a partir deste norte os alunos teriam acesso a real quantidade de água doce disponível para consumo humano. Após, mostrar que o quantitativo de água para consumo é muito pequeno quando comparado a quantidade de água salgado.
Depois dos alunos terem conhecimento sobre a distribuição de água doce, cada um elaboraria uma ideia para um consumo mais consciente no seu dia-a-dia. Na aula, ainda poderia ser abordada questões sobre aquíferos subterrâneos e o derretimento das geleiras.
Sugestão para o 2º ano. Ensino Médio.
ResponderExcluirObjetivos: Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no mundo e as suas implicações.
Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes não preservando o meio ambiente.
Será apresentado o texto "El día Mundial del Agua". Após leitura iniciar discussões e debates sobre várias dimensões dos problemas questionados no texto. Em seguida, os alunos poderão responder as perguntas e salientar os principais pontos (positivos e negativos).
El Día Mundial del Agua
Al conmemorarse el 22 de marzo como el Día Mundial del Agua es necesario reflexionar sobre la escasez de este vital líquido. Así que todos tenemos la obligación de ahorrar agua, pues es un bien muy escaso y esta escasez de agua acarrea un sin fin de problemas: sequía, falta de alimentos, hambre, pobreza, enfermedad y migración que afecta ya a todos los continentes. Cerca de 1.200 millones de personas, casi una quinta parte de la población mundial, vive en áreas de escasez física de agua. Esto se constituye uno de los principales desafíos del siglo XXI al que se están enfrentando ya numerosas sociedades de todo el mundo.
A lo largo del último siglo, el uso y consumo de agua creció a un ritmo dos veces superior al de la tasa de crecimiento de la población y, aunque no se puede hablar de escasez hídrica a nivel global, va en aumento el número de regiones con niveles crónicos de carencia de agua. La Comisión Económica para América Latina (CEPAL) destaca que en esta región, donde existe más agua dulce en el mundo, pero hay escasez en extensas zonas del continente, como en Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Perú y México. De acuerdo con indicadores editado por la Agencia Europea de Medio Ambiente Europa sufre hoy escasez de agua. Desde que se comenzaron a registrar los datos en la década de los años 40, España, Portugal y en el oeste de Francia las reservas de agua están en un nivel más bajo. Nueve países pueden considerarse con un estrés hídrico moderado (un 32% de la población europea): Rumania, Bélgica, Dinamarca, Grecia, Turquía y Portugal. Por último, cuatro países, Chipre, Malta, Italia y España padecen estrés hídrico, afectando a un 18% de la población Europea. En definitiva, España se puede considerar como uno de los países europeos que padece mayor escasez de agua.
Por todo eso ahora es más urgente que nunca un consenso entre los países sobre la necesidad de coordinar las políticas internacionales, nacionales y locales a fin de orientar con mayor eficacia la utilización de los recursos hídricos. Ahorrar agua significa, especialmente, no contaminarla y ni desperdiciarla, es necesario que cada uno practique bien esta acción.
(Texto retirado del Grupo Portal de Idiomas)
1-De acuerdo con el texto, ¿cuál es la región dónde existe más agua dulce en el mundo?
2-Según el texto, ¿por qué tenemos la obligación de ahorrar agua?
3-¿Lo qué significa ahorrar agua? Transcribe la parte del texto que contiene esa información.
4-¿Qué informan los indicadores de la Agencia Europea de Medio Ambiente y cuál el país europeo que cita como lo que más sufre con la escasez de agua?
5-De acuerdo con el texto, ¿lo qué es necesario hacer en la fecha en la que se conmemora el día del agua?
Esta sugestão poderá ser aplicada em qualquer série por se tratar de uma gincana (sem restrição etária),porém seguindo o currículo mínimo para o 2º ano do Ensino Médio, podemos utilizá-la para trabalhar a competência: valorização e cuidado do meio ambiente como um ecossistema que deve ser estável e sustentável.
ResponderExcluirTema: ÁGUA - elemento essencial de sobrevivência.
A turma deverá ser dividida em dois grupos com a mesma quantidade de participantes,estes receberão duas garrafas do tipo Pet (sendo uma cheia de água e a outra vazia) e um copo não descartável cada grupo. De um lado do espaço proposto ficarão as garrafas vazias e do outro as cheias, os participantes deverão se posicionar em fila atrás da garrafa vazia, e o primeiro aluno de cada fileira deverá portar o copo vazio. A gincana consiste em, ao sinal do professor,o portador do copo deverá sair correndo ao encontro da garrafa cheia pertencente ao seu grupo, encher o copo com água e retornar ao seu grupo o mais rápido possível, evitando que se entorne a água do copo e passar a tarefa para o próximo da fila, e assim sucessivamente até que se consiga esvaziar a garrafa. Vence a gincana o grupo em que houver menor desperdício em menor tempo.
CONCLUSÃO DA ATIVIDADE: Quando existe um desafio, eles sempre se empenham ao máximo pelo simples objetivo de ganhar e aproveitando todo este esforço aplicado, podemos conscientizá-los sobre o uso diário da água mostrando que economizar pode não ser uma tarefa muito fácil, mas recompensadamente possível.
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ResponderExcluirTrabalho em dupla, utilizando a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes.
ResponderExcluira) Inicialmente eu coloco a letra da música para os alunos. Depois, entrego sua cópia impressa para a turma.
b) Os alunos deverão escrever a principal mensagem transmitida pela letra da música.
c) Cada dupla deverá produzir um desenho que ilustre a importância da água para a vida no planeta.
d) A dupla apresentará 2 formas diferentes de economizar água.
Planeta Água
“Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...”
Olá a todos!
ExcluirMuito boa a letra da música,em sintonia com a atual situação que estamos vivenciando,interessante a aula com uma abordagem bem ampla e sugestiva .
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ResponderExcluir_Nível dos reservatórios do Rio de Janeiro
ResponderExcluirAula destinada a alunos do 2° ano do Ensino Médio - ( Disciplina de RPM )
Como estamos estudando porcentagem , a aula seria sobre o cálculo percentual do volume útil dos reservatórios, fazendo uma comparação com o mesmo volume há uma década. Explicando diferença ente volume morto e o volume útil de cada reservatório, sendo necessária a compreensão da necessidade de economizarmos água.
Uma sugestão boa para aula que pode ser aplicada , é a situação que estamos passando em relação ao valor das contas de energia elétrica, que subiram muito,e está se tornando artigo de luxo.Há vários fatores que contribuem para o alto preço das tarifas,não é só o uso das usinas térmicas,o problema vai muito mais além.Pode-se no campo da matemática abordar o estudo das porcentagens nos aumentos das contas ,em geografia pode comentar o desmatamento como influência direta no clima.Enfim o tema é bem rico para ser abordado em sala de aula em qualquer disciplina.Como tema de uma aula em matemática eu traria duas contas de períodos diferentes e discutiria com eles :consumo,média,porcentagem,gráficos e sugestões para se poupar energia e consequentemente sobrar um dinheiro para ser usado em outras despesas.
ResponderExcluirCOLÉGIO ESTADUAL EVANGELINA PORTO DA MOTTA
ResponderExcluirProfessor: Leandro Rosetti
Disciplina: História
Quantidade de aulas: 03 tempos de 50 minutos
Público-alvo: 9º ano – turma 901
2º bimestre
AULA: HISTÓRIA DO CONSUMO
Objetivo geral
Promover reflexões a respeito da importância e dos limites relacionados ao hábito das sociedades humanas de consumo, atentando para a conscientização em relação ao consumo consciente e para a redução dos prejuízos ecológicos, culturais e sócio-econômicos decorrentes do consumismo.
Objetivos específicos
Reduzir o consumo de energia no ambiente escolar;
Consumir conscientemente os recursos disponíveis no ambiente escolar;
Debater sobre as causas do consumismo e sobre as necessidades de reduçãõ de consumo.
Metodologia
Será realizada uma aula expositiva de 50 minutos a respeito da história do consumo das sociedades humanas, onde se discorrerá sobre a aceleração do consumo e de sua intensidade no mundo ocidental a partir do século 20. A proposta é situar as políticas públicas de redução de consumo de recursos dentro de uma preocupação mais ampla em retardar o avanço dos prejuízos decorrentes do consumismo. Mas também fará parte da aula a reflexão sobre a pouca responsabilidade das instituições governamentais na gerência de seus gastos públicos anteriores à recente preocupação em rever custos. Será apresentada a projeção de slides preparada pela SEEDUC a fim de se tomar conhecimento das metas da Secretaria de Estado de Educação para o consumo consciente. Posteriormente, a turma assistirá o filme “Ilha das Flores”, cuja temática principal é o consumo (des)necessário, o lixo e o funcionamento da sociedade que vive do/para o lixo, o que levará cerca de 50 minutos. Em seguida, a turma será dividida em dois blocos, os quais cumprirão, cada qual, o objetivo de mapear e viabilizar argumentos para defender sua posição em relação ao consumo. Um dos grupos deverá embasar seus argumentos na necessidade de reduzir o consumo e o outro grupo deverá argumentar no sentido de defender o direito de consumir.
1º tempo
Exposição dialogada
50 minutos
2º tempo
Vídeo: Ilha das Flores
50 minutos
3º tempo
Debate: redução de consumo x direito de consumo
50 minutos
Recursos
Datashow, lousa, arquivo ppt sobre Consumo Consciente, filme Ilha das Flores.
Avaliação
Os alunos produzirão uma redação de 20 linhas relacionando os slides da projeção “Consumo Consciente”, o filme Ilha das Flores e o debate realizado.
COLÉGIO ESTADUAL EVANGELINA PORTO DA MOTTA
ResponderExcluirProfessor: Leandro Rosetti
Disciplina: História
Quantidade de aulas: 03 tempos de 50 minutos
Público-alvo: 9º ano – turma 901
2º bimestre
AULA: HISTÓRIA DO CONSUMO
Objetivo geral
Promover reflexões a respeito da importância e dos limites relacionados ao hábito das sociedades humanas de consumo, atentando para a conscientização em relação ao consumo consciente e para a redução dos prejuízos ecológicos, culturais e sócio-econômicos decorrentes do consumismo.
Objetivos específicos
Reduzir o consumo de energia no ambiente escolar;
Consumir conscientemente os recursos disponíveis no ambiente escolar;
Debater sobre as causas do consumismo e sobre as necessidades de reduçãõ de consumo.
Metodologia
Será realizada uma aula expositiva de 50 minutos a respeito da história do consumo das sociedades humanas, onde se discorrerá sobre a aceleração do consumo e de sua intensidade no mundo ocidental a partir do século 20. A proposta é situar as políticas públicas de redução de consumo de recursos dentro de uma preocupação mais ampla em retardar o avanço dos prejuízos decorrentes do consumismo. Mas também fará parte da aula a reflexão sobre a pouca responsabilidade das instituições governamentais na gerência de seus gastos públicos anteriores à recente preocupação em rever custos. Será apresentada a projeção de slides preparada pela SEEDUC a fim de se tomar conhecimento das metas da Secretaria de Estado de Educação para o consumo consciente. Posteriormente, a turma assistirá o filme “Ilha das Flores”, cuja temática principal é o consumo (des)necessário, o lixo e o funcionamento da sociedade que vive do/para o lixo, o que levará cerca de 50 minutos. Em seguida, a turma será dividida em dois blocos, os quais cumprirão, cada qual, o objetivo de mapear e viabilizar argumentos para defender sua posição em relação ao consumo. Um dos grupos deverá embasar seus argumentos na necessidade de reduzir o consumo e o outro grupo deverá argumentar no sentido de defender o direito de consumir.
1º tempo
Exposição dialogada
50 minutos
2º tempo
Vídeo: Ilha das Flores
50 minutos
3º tempo
Debate: redução de consumo x direito de consumo
50 minutos
Recursos
Datashow, lousa, arquivo ppt sobre Consumo Consciente, filme Ilha das Flores.
Avaliação
Os alunos produzirão uma redação de 20 linhas relacionando os slides da projeção “Consumo Consciente”, o filme Ilha das Flores e o debate realizado.
Aula expositiva e debate sobre Cidadania e o Consumo consciente
ResponderExcluirAno 2º ano - Sociologia
Tema do currículo mínimo: Cidadania
Faremos um debate com o objetivo de trabalhar a conscientização em relação à cultura da preservação de bens naturais e do consumo consciente, mostrando suas múltiplas formas de uso e sua importância para a vida e para a história dos povos. Os alunos serão responsáveis por construir propostas de mudanças de comportamento a partir de nossa comunidade escolar e desenvolver sua atuação cidadã em relação ao tema
Pretendo apresentar uma visão ampla que envolve os inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando relacionados ao desperdício, colocando-os como atores desse processo. Ampliando a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente e ao consumo, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação, inserindo e relacionando os conceitos de cidadania e sustentabilidade.
Dessa maneira, se faz necessário conscientizar que a escassez desses bens é causada pela própria sociedade que não valoriza esse bem público, e que de fato precisamos economizar nossa água, trabalhando o a sociedade como grande causadora de tais questões
É possivel trabalhar essa questão (em língua inglesa) através do filme “Quem controla a água” (Water Makes Money). Além de falar contemplar a questão da crise hídrica ainda consigo trabalhar vocabulário e construções gramaticais pertinentes a cada série.
ResponderExcluirTo um pouco atrasada... Mas to aqui...
ResponderExcluirMinha aula seria uma discussão pra conscientização mesmo...
Daria um texto desse tipo aqui:
RESUMO – ÁGUA
Conflitos
Há risco de a disputa pela água escassa se transformar em guerras, de acordo com a ONU . A maior preocupação é com os países que compartilham o uso de rios e lagos. Até 2030, a água será o grande motivo de guerra na África. As principais causas dos conflitos são a incapacidade dos países de gerenciar a água, a falta de financiamento, o despreparo técnico e a destruição dos mananciais pelo uso irracional e pela poluição.
Distribuição
Apenas 0,002% da água do planeta está disponível para consumo. Para não esgotá-la, é preciso usar no máximo a mesma quantidade de água renovada pelas chuvas. Há regiões onde esse limite já se encontra ultrapassado e as fontes estão secando.
Agricultura
O cultivo de alimentos consome 70% da água do planeta. Para nutrir a população mundial crescente e vencer a atual crise de alimentos, sera necessário retirar mais água da natureza com o objetivo de irrigar as plantações. Esse aumento poderá entrar em conflito com o uso pelas indústrias e pelas residências. Calcula-se que o consumo total de água crescerá 50% nos países em desenvolvimento até 2025.
Uso racional
A tarefa de gerenciar os recursos hídricos exige promover o uso racional e reduzir o desperdício (boa parte da água é desperdiçada nos sistemas de irrigação, nos canos até chegar às residências e também nas torneiras). É preciso, ainda, evitar impactos causados pelo homem, como a poluição por resíduos industriais e esgotos, que pioram a qualidade e reduzem a quantidade de água para o consumo.
Brasil
O Brasil é o país mais rico em água, mas sua distribuição é desigual. Há fartura em regiões pouco habitadas, como a Amazônia, e escassez nas áreas mais populosas e nos lugares que sofrem com a seca. Os comitês de bacia, criados a partir da Lei das Águas, multiplicam-se no país para incentivar o uso equilibrado dos recursos hídricos.
E proporia uma discussão em cima dele, e tentaria levar pra realidade deles... E pensaria em criar uma campanha de conscientização pra ser aplicada no meio escolar e meio comum...
To um pouco atrasada... Mas to aqui...
ResponderExcluirMinha aula seria uma discussão pra conscientização mesmo...
Daria um texto desse tipo aqui:
RESUMO – ÁGUA
Conflitos
Há risco de a disputa pela água escassa se transformar em guerras, de acordo com a ONU . A maior preocupação é com os países que compartilham o uso de rios e lagos. Até 2030, a água será o grande motivo de guerra na África. As principais causas dos conflitos são a incapacidade dos países de gerenciar a água, a falta de financiamento, o despreparo técnico e a destruição dos mananciais pelo uso irracional e pela poluição.
Distribuição
Apenas 0,002% da água do planeta está disponível para consumo. Para não esgotá-la, é preciso usar no máximo a mesma quantidade de água renovada pelas chuvas. Há regiões onde esse limite já se encontra ultrapassado e as fontes estão secando.
Agricultura
O cultivo de alimentos consome 70% da água do planeta. Para nutrir a população mundial crescente e vencer a atual crise de alimentos, sera necessário retirar mais água da natureza com o objetivo de irrigar as plantações. Esse aumento poderá entrar em conflito com o uso pelas indústrias e pelas residências. Calcula-se que o consumo total de água crescerá 50% nos países em desenvolvimento até 2025.
Uso racional
A tarefa de gerenciar os recursos hídricos exige promover o uso racional e reduzir o desperdício (boa parte da água é desperdiçada nos sistemas de irrigação, nos canos até chegar às residências e também nas torneiras). É preciso, ainda, evitar impactos causados pelo homem, como a poluição por resíduos industriais e esgotos, que pioram a qualidade e reduzem a quantidade de água para o consumo.
Brasil
O Brasil é o país mais rico em água, mas sua distribuição é desigual. Há fartura em regiões pouco habitadas, como a Amazônia, e escassez nas áreas mais populosas e nos lugares que sofrem com a seca. Os comitês de bacia, criados a partir da Lei das Águas, multiplicam-se no país para incentivar o uso equilibrado dos recursos hídricos.
E proporia uma discussão em cima dele, e tentaria levar pra realidade deles... E pensaria em criar uma campanha de conscientização pra ser aplicada no meio escolar e meio comum...
O tema da água pode ser muito bem explorado nas turmas de 2º ano, a partir do conteúdo Revolução Industrial, levando o aluno a compreender as mudanças socioeconômicas e ambientais resultantes do processo de industrialização. Os rios que cortam o município de Duque de Caxias são exemplos da degradação que a urbanização e a industrialização podem provocar.
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